O
desprezo como categoria social pode servir a um propósito com utilidade de uso em uma comunidade com tendência moral. Uma ética de
desprezo fornece uma amplitude muito maior de respostas do que outros sistemas de pensamento concorrentes de ética, sejam eles baseados na ética das ações, julgando as
ações por sua correção ou incorreção ou na ética dos sentimentos, por exemplo,
ética do ressentimento. Sentindo desprezo por coisas que são consideradas
antiéticas, imorais ou moralmente desagradáveis, pode-se tanto demonstrar analogamente que são
más quanto removê-las da comunidade moral. O desprezo tem cinco
características. O desprezo requer um julgamento a respeito da aparência ou
posição do objeto de desprezo. Em particular, o desprezo envolve o julgamento
de que, por causa de alguma falha ou defeito moral ou pessoal, a pessoa
desprezada comprometeu sua posição em relação a um padrão interpessoal que o
desrespeitador considera importante. Isso pode não ter sido feito
deliberadamente, mas por falta de status. Essa falta de status pode
fazer com que o desdenhoso classifique o objeto de desprezo como totalmente sem
valor ou como não atendendo totalmente a um determinado padrão interpessoal. O desprezo é uma resposta a uma falha humana e burocrática percebida em cumprir um padrão
interpessoal.
O desprezo é uma maneira de considerar ou atender ao objeto de desprezo, e essa forma de olhar tem um elemento afetivo desagradável. No entanto, o desprezo pode ser experimentado como uma emoção altamente visceral semelhante ao nojo, ou como um descaso frio. O desprezo tem um certo elemento comparativo. Nos estudos de David Hume sobre o desprezo, sugeriu que este sentimento requer essencialmente apreender as “más qualidades” de alguém “como realmente são”, ao mesmo tempo que faz uma comparação entre a pessoa e nós. Por causa desse elemento reflexivo, o desprezo também envolve o que podemos chamar de “auto-sentimento positivo” do desdenhoso. Uma característica do desprezo é o retraimento psicológico ou distância que uma pessoa normalmente sente em relação ao objeto de seu desprezo. Esse distanciamento psicológico é uma forma essencial de expressar a não identificação de alguém com o objeto de seu desprezo e impede a identificação simpática com o objeto de desprezo. O desprezo por uma pessoa envolve uma forma de negativamente e comparativamente em relação a ou atender a alguém que não viveu plenamente de acordo com um padrão interpessoal que a pessoa que estende o desprezo pensa ser importante. Essa forma de consideração constitui um afastamento psicológico do objeto de desprezo.
Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Asimov é considerado um dos mestres da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein (1907-1988) e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos “três grandes” dessa área da literatura. A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também reconhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras correlatas de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de obras de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, de aproximadamente 90 000 cartas ou postais, e obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de John Dewey, exceto em filosofia. A maioria de seus livros mais populares sobre ciência, explicam categorias e conceitos científicos de uma forma histórica, voltando no tempo o mais longe possível, quando a ciência em questão estava nos primeiros estágios. Ele providencia, muitas vezes, datas de nascimento e falecimento dos cientistas que menciona, etimologias e guias de pronunciação técnicos. Exemplos incluem, Guide to Science, os três volumes de Understanding Physics e a Chronology of Science and Discovery, e trabalhos sobre Astronomia, Matemática, a Bíblia, escritos de William Shakespeare e Química.
Catartídeos representa uma família de aves distribuída no continente americano. Popularmente, podem ser chamados de “condores”, “urubus” ou “abutres do Novo Mundo”, entretanto não são aparentados com os abutres verdadeiros e as similaridades são atribuídas à evolução convergente devido aos hábitos alimentares necrófagos. O posicionamento taxonômico da família é ainda controverso, sendo, atualmente, agrupado na ordem Accipitriformes ou numa ordem própria, a Cathartiformes. Na classificação tradicional, pertencia aos Falconiformes. São aves de médio a grande porte, possuindo 56 a 134 cm e pesando entre 850 g e 15 kg. Sibley e Ahlquist consideram o grupo uma subfamília da família Ciconiidae. Os urubus e condores habitam exclusivamente o continente americano e ocupam uma enorme variedade de habitat, desde os Andes às regiões tropicais e semitropicais da América Latina. Em algumas regiões do Brasil, é chamado erroneamente de “corvo”. Sua denominação popular “urubu” tem origem no vocábulo indígena tupi uru`bu. Alimentam-se basicamente de cadáveres e têm o olfato extremamente apurado, capazes de detectar um pequeno cadáver a grandes distâncias.
O abutre representa uma ave pertencente à Accipitridae, uma família de aves muito diversificada que é composta, além de abutres, por águias e gaviões. Abutres, também conhecidos como abutres-do-velho-mundo, são aves de rapina que ocorrem apenas na Europa, Ásia e África, onde são encontrados, geralmente, em regiões de savanas, pastagens e semidesertos. Trata-se de aves grandes, com mais de um metro de comprimento a depender da espécie, que apresentam bico com a ponta curvada, cauda pequena e cabeça geralmente nua, isto é, não possuem penas nessa região. Como há diversas espécies de abutres, diferentes características físicas podem ser observadas. No caso dos abutres-egípcios (Neophron percnopterus), por exemplo, a cabeça e as costas apresentam a cor branca, e as penas de voo são quase pretas. Nessa espécie, o rosto tem coloração amarelada e não possui penas. A ausência de plumagem ajuda na regulação da temperatura e evita que alimento se agarre às penas. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, abutres não apresentam olfato bem desenvolvido. Para conseguirem seu alimento, eles contam com sua excelente visão, sentido que usam para avistar a carcaça de um animal ou mesmo outros abutres se alimentando. Apesar de ser comum observar abutres se alimentando juntos, eles não apresentam um comportamento reconhecido.
Abutres são aves monogâmicas que constroem ninhos grandes, onde colocam os seus ovos. Destacam-se por serem animais com baixos níveis reprodutivos, uma vez que colocam uma média baixa de ovos por ano e apresentam maturidade tardia. Algumas particularidades são observadas a depender da espécie. Os abutres-egípcios, por exemplo, constroem ninhos e os renovam durante a época reprodutiva. Essa espécie se reproduz uma vez por ano e geralmente bota dois ovos, que demoram cerca de 39 a 45 dias para eclodir. Após o nascimento do filhote, macho e fêmea se revezam para defender o local e levar comida ao filhote. A comida pode ser levada no bico ou regurgitada. Após cerca de um mês de nascimento, os filhotes já são capazes de caçar seu alimento. A expectativa de vida da espécie não é reconhecida, mas em cativeiro pode viver mais de 30 anos. O abutre é uma ave com uma dieta necrófaga, ou seja, se alimenta de carniça. Em caso de escassez de alimento, os abutres podem se alimentar de animais moribundos, entretanto isso não faz do abutre um predador.
Urubu
é uma gravação indispensável no acervo de qualquer pessoa que queira se
aprofundar na música de Antônio Carlos Jobim, ou Tom Jobim. A importância do
álbum na carreira de Jobim fica evidente entre outros discos dele. Aqui o
ouvinte vê e ouve claramente a preocupação de Jobim com a ecologia. Do título e
da capa com um urubu peru e também da pintura do próprio filho de Tom, Paulo
Jobim, no verso ao repertório, Urubu é
rico em material ecológico. “Bôto” é uma colaboração de Jobim com Jararaca. O
animal em si é um golfinho de água doce nativo dos afluentes dos rios Amazonas
e Orinoco. O óbvio título da música apenas toca a superfície da importância
deste animal, considerado por muitos como uma espécie primitiva. A letra também
menciona outras espécies, como caranguejos (caranguejos) e arraias (raias), papagaios
(papagaios) e jandaias (periquitos). Em seguida, nos aprofundamos na floresta
amazônica com inhambu (codorna),
jereba (urubu), camiranga e urutau
(outros tipos de urubus).
Musicalmente
falando, “Bôto” começa com um berimbau (um arco musical de uma corda) solo e
evolui para uma toada, um gênero musical brasileiro com harmonias simples e
constantes. Semelhante sentimento campestre e ecológico é apresentado em
“Correnteza”, onde ouvimos falar do ingá, das chuvas e das manadas de gado à
beira de um rio. Urubu também é Jobim apaixonado. “Lígia”, por exemplo,
traz o bardo do amor que Jobim foi. Existe até uma história interessante sobre
“Lígia”. Existem duas versões da música, sendo que a segunda versão contém
algumas letras de Chico Buarque. Chico, porém, optou por não ter seu nome
listado como coautor porque a música foi escrita em 1972, quando a ditadura
militar ainda mantinha a música de Chico Buarque sob severo escrutínio. “Lígia” e “Ângela” são dois exemplos da arte
de Jobim na música e nas letras das canções de amor.
Um
lado marcante de Urubu é também o fato de o álbum mostrar o lado clássico de
Jobim. Na versão original do LP, as peças instrumentais ficavam no lado B do
álbum. Embora “Valse” tenha sido escrita pelo filho de Jobim, Paulo, as quatro
peças instrumentais são melodicamente grandiosas e homogêneas. “Saudade do
Brasil” recebe arranjo soberbo nas mãos de Ogerman. Cordas, violoncelos e
flautas crescem em crescendo e são acompanhados por um coro feminino angelical
no meio da composição. O tema da valsa explorado em “Valse” é ampliado em
“Arquitetura de Morar”, com os sopros e cordas a desempenharem um papel mais
destacado. Aqui nesta peça ouvimos ecos de outras composições mais populares de
Jobim, como “Águas de março”. Para o número de encerramento do álbum, “Homem”
(Homem) é mais vibrante e explosiva.
Há também o mito socialmente difundido de que os abutres atacam fêmeas durante o parto, porém o que se observa esses indivíduos se alimentando de restos de placenta ou de filhotes nascidos mortos. Para manter uma dieta baseada na ingestão de animais mortos, os abutres contam com um pH extremamente baixo no seu trato digestório. O pH baixo ajuda a matar micro-organismos patogênicos, evitando que os abutres fiquem doentes. Devido ao hábito necrófago, o animal apresenta uma importante função ecológica: garante a limpeza do ambiente. Ao retirar os animais mortos da natureza, os abutres, bem como comparativamente com outras espécies necrófagas, impedem que alguns insetos e bactérias se multipliquem exageradamente no ambiente e contribuam, por exemplo, para a proliferação de doenças. Os abutres são animais muito semelhantes fisicamente com os urubus. Além disso, ambos se destacam por se alimentarem de animais mortos. Entretanto, apesar da semelhança física e de hábito alimentar, urubus pertencem a outra família de aves, a Cathartidae. É importante destacar, sociologicamente falando que autores denominam os abutres de abutres-do-velho-mundo e os representantes da família Cathartidae de abutres-do-novo-mundo.
Paulo Jobim era reconhecido no meio musical pelo talento gigantesco, pelas amizades solidamente construídas ao longo de anos de trabalho em estúdios e palcos, pela discrição e generosidade. Filho mais velho do maestro Tom Jobim, ele morreu em 4 de novembro, aos 72 anos, deixando um legado de composições, colaborações e memórias de seus amigos. O Instituto Moreira Salles (cf. Leitão, 2013) guarda em seu acervo uma série de imagens dele, ao lado pai, quando acompanhou Tom numa sessão de fotos realizada por Otto Stupakoff num dia de 1964 atipicamente cinzento e frio na Praia de Ipanema. Paulo, que tinha então 14 anos, acabou sendo fotografado ao lado do pai – ambos lindamente parecidos. Em 2016, Paulo comentou para o IMS a série de imagens. Ao revê-las, observou que o que ainda chamava sua atenção era o visual “todo arrumadinho” para a ocasião. - “Não sei para qual lugar ou ocasião foram feitas aquelas fotos, só me lembro que estávamos na praia de suéter. O que era algo muito diferente, interessante”. Paulo Jobim atuou como instrumentista e arranjador em shows e gravações de discos de numerosos artistas. Com o pai, evidentemente, e também Chico Buarque, Sarah Vaughan, Astrud Gilberto, com quem se apresentou nos anos 1980, Lisa Ono e Milton Nascimento, entre muitos outros. Milton incluiu uma das mais belas canções de Paulo, Valsa, com letra de Ronaldo Bastos, no disco Clube de Esquina n° 2.
A representação da equação: Lixo na cidade + (mais) autodeterminação = (igual) “heteronomia”, é um ideia de aproximação conceitual para denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Opõe-se, por assim dizer, no âmbito da vida cotidiana das cidades metropolitanas ao conceito de autonomia, onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente, opondo-se também a noção de “anomia” que representa a ausência de regras. A “heteronomia” é a característica da norma jurídica que estabelece que esta se imponha à vontade sobre as vontades. E, sendo exterior a ela, está diante do cinismo e da violência do Estado criada onde a consciência moral, em determinadas condições sociais e políticas evolui da heteronímia para a autonomia. A heteronomia significa que a sujeição às normas jurídicas não está dependente do livre arbítrio de quem a elas está sujeito. Sua verificabilidade refere-se a uma imposição exterior de que decorre da sua natureza obrigatória. Na América Latina a heteronomia foi imposta pelos colonizadores e pela Igreja católica, resultando em uma cultura paternalista, alienada, irracional, acrítica, com dependência emocional cativa.
O
Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos representa uma
agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada à
promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis, de maneira a
que todos os seus residentes disponham de abrigo adequado. Foi estabelecida em
1978, após a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos
Humanos, a Habitat, e tem por sede o escritório regional das Nações
Unidas em Nairóbi, Quênia. O programa foi formado a partir da Resolução da
Assembleia Geral da ONU nº 56/206 de 21 de dezembro de 2001, como uma transformação
do Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, que tinha sido criada
em 1977. A anterior Comissão para Assentamentos Humanos foi também convertida
no Conselho de Governo da UN-Habitat, passando a ser um órgão subsidiário da
Assembleia Geral. Desde janeiro de 2018, a diretora executiva é Maimunah Mohd
Sharif, que serviu como prefeita da ilha de Penang antes da nomeação na
UN-Habitat pelo secretário-geral das Nações Unidas António Guterres. A área de
atuação do UN-Habitat foi definida pela Agenda Habitat, adotada pela segunda Conferência
das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat II) em Istambul, em
1996. Os objetivos da Agenda Habitat são a garantia de abrigo adequado para
todos e o desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis em um mundo
urbanizado.
A
atuação do UN-Habitat vem também da resolução 3327 (XXIX) da Assembleia Geral,
que estabeleceu a Fundação de Habitat e Assentamentos Humanos das Nações
Unidas; a resolução 32/162, pela qual a Assembleia estabeleceu o Centro das
Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat); e a resolução
56/206, pela qual a Assembleia transformou a Comissão de Assentamentos Humanos
e o Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat), incluindo a
Fundação de Habitat e Assentamentos Humanos das Nações Unidas, em UN-Habitat. O
mandato do UN-Habitat é derivado de outras metas de desenvolvimento acordadas
internacionalmente, incluindo aquelas contidas na Declaração do Milênio das
Nações Unidas (Resolução 55/2 da Assembleia), em particular a meta de alcançar
uma melhoria significativa na vida de pelo menos 100 milhões de moradores de
favelas até o ano de 2020; e a meta de água e saneamento do Plano de
Implementação da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que busca
reduzir para metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso sustentável a
água potável e saneamento básico. Por meio da resolução 65/1 da Assembleia, os
Estados Membros se comprometeram a continuar trabalhando em prol de cidades sem
favelas, além das metas atuais, reduzindo as populações de favelas e melhorando
a vida de seus moradores.
CALDERONI, Sabetai, Os Bilhões Perdidos no Lixo. 4ª edição. São Paulo: Humanitas Editora; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1983; ALVES, William Lopes, Compostagem e Vermicompostagem no Tratamento de Lixo Urbano. 2ª edição. Jaboticabal: Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão, 1998; MACHADO, Paulo Affonso Leme, Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Editora Malheiros, 1998; ARAGÃO, Liduína Gisele Timbó, As Trilhas da Cidade pelas Memórias dos Trabalhadores do Lixo de Fortaleza. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2002; SCHNEIDER, Dan Moche, Deposições Irregulares de Resíduos da Construção Civil na Cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003; BUCHANAN, Allen, Justice, Legitimacy, and Self-Determination: Moral Foundations for International Law. Estados Unidos da América: Oxford University Press, 2007; WELLER, Marc, Autonomy, Self-Governance and Conflict Resolution. Kindle Edition. Taylor &; Francis, 2007; Entrevista com Carlos Lopes: “O Brasil não é um Líder Ambiental”. In: Revista Época. Edição735, 18 de junho de 2012; LEITÃO, Egídio, “Antonio Carlos Jobim: Urubu”. In: https://musicabrasileira.org/26/08/2013; ARAÚJO, Gustavo Rodrigues Borges de, O Problema do Destino na Obra de Sigmund Freud. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015; MELLO, Antonio Antunes de, A Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Município de Cuité/PB, numa Perspectiva de Atendimento a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2015; GALON, Tanyse, Do Lixo à Mercadoria, do Trabalho ao Desgaste: Estudo do Processo de Trabalho e suas Implicações na Saúde de Catadores de Materiais Recicláveis. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2015; entre outros.
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