A
Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado
pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos
os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o
território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e o local de residência
do Papa, referido como o Palácio Apostólico. O nome “Vaticano” já era utilizado
na época da República Romana para o Ager Vaticanus, uma área pantanosa
na margem Oeste do Tibre em frente à cidade de Roma, localizada entre o
Janículo, a Colina do Vaticano e Monte Mario, descendo para o Monte Aventino e
até a confluência do riacho Cremera. Por causa de sua proximidade com sua
arqui-inimiga, a cidade etrusca de Veii, outro nome para o Ager Vaticanus
era Ripa Veientana ou Ripa Etrusca e por ter sido submetida às inundações do
Tibre, os romanos consideraram esta parte desabitada de Roma como
insalubre e sinistra. A qualidade particularmente baixa do vinho do Vaticano,
mesmo após a recuperação da área, foi comentada pelo poeta Marcial entre 102 e
104 d.C.
Tácito escreveu que em 69, o Ano dos Quatro Imperadores, quando o exército do Norte que levou Vitélio ao poder chegou a Roma, “uma grande proporção acampou nos bairros insalubres do Vaticano, o que resultou em muitas mortes entre os soldados comuns; e estando o Tibre por perto, a incapacidade dos gauleses e germânicos de suportar o calor e a consequente ganância com que bebiam da corrente enfraquecia os seus corpos, que já eram uma presa fácil para a doença”. O topônimo Ager Vaticanus é atestado até o século I: depois, apareceu outro topônimo, Vaticanus, denotando uma área muito mais restrita: a colina do Vaticano, atualmente a Praça de São Pedro e possivelmente também a Via della Conciliazione. Sob o Império Romano, muitas vilas foram construídas lá, depois que Agripina, a Velha (14 aC-18 de outubro de 33) drenou a área e planejou seus jardins no início do século I. No ano 40, seu filho, o imperador Calígula (31 de agosto 12–24 de janeiro de 41 d.C.; r. 37–41) construiu em seus jardins um circo para cocheiros (40 d.C.) que mais tarde foi concluído por Nero, o Circo Gaii et Neronis, geralmente chamado, simplesmente, de Circo de Nero ou Circus Neronis. A construção do circo começou durante o reinado de Calígula numa propriedade que era de sua própria mãe, Agripina, no chamado Agro Vaticano, o moderno rione do Borgo, e foi terminado pelo imperador Cláudio.
O Circo de Nero foi construído num eixo Leste-Oeste similar ao da moderna Basílica de São Pedro e da antiga Basílica de Constantino, com um obelisco marcando o centro da espina e com seu próprio eixo mais para o sul da basílica atual, isto é, para a esquerda se você estiver olhando de frente para a fachada da basílica na Praça de São Pedro. As interpretações mais antigas analisavam as ruínas colocando a entrada do edifício na extremidade Leste em direção ao fundo da basílica e consideravam que o circo era menor do que de fato sociologicamente se acredita hoje que ele era. Atualmente, os estudiosos inverteram o eixo em 170 graus e indicam a entrada voltada para o Oeste, na direção do centro de Roma. A Via Cornélia corria ao lado da lateral Norte do circo e seu curso é conhecido com precisão por causa dos túmulos pagãos que foram descobertos em períodos variados em suas margens. As memórias de Sante Bartoli relatam que quando o papa Alexandre VII estava construindo a ala Leste da colunata de Bernini e a fonte Leste, um túmulo foi descoberto com um baixo-relevo sobre a porta representando uma cena de um casamento. Outros túmulos foram descobertos na sequência, incluindo um conjunto de túmulos alinhados exatamente com o túmulo de São Pedro em 9 de novembro de 1616: “Naquele dia, eu adentrei numa sala sepulcral quadrada cujo teto estava ornamentado com desenhos pintados no estuque.
Havia
um medalhão no centro com uma figura em alto relevo. A porta abria para a Via
Cornélia, que estava no mesmo nível. Este túmulo está localizado sob o sétimo
degrau na frente da porta central da igreja. Me disseram que o sarcófago que é
agora utilizado como fonte no pátio da Guarda Suíça foi descoberto na época de
Gregório XIII no mesmo local e que continha o corpo de um pagão”. O circo
ficava no local do primeiro martírio organizado e patrocinado pelo estado
romano em 65. A tradição defende que, dois anos depois, São Pedro e muitos
outros cristãos foram mortos ali. As circunstâncias foram detalhadas por Tácito
numa reconhecida passagem em seus Anais. O local das crucificações no
Circo de Nero pode ter sido ao longo da espina, como sugerido pelos antigos
Atos de Pedro, que descrevem o local de seu martírio como sendo inter duas
metas, que eram os dois marcos de virada nos
circos romanos. Esta identificação é provavelmente genuína dado o trauma
provocado pelo evento na comunidade cristã da época e posterior. O obelisco no
centro da espina do circo, trazido para Roma por Calígula, permaneceu no local
original, em frente à igreja de Santa Maria della Febbre, até ser removido para
a Praça de São Pedro no século XVI pelo arquiteto Domenico Fontana. A igreja
também foi demolida na obra.
A
localização tradicional do túmulo de São Pedro fica nesta região, no cemitério
já mencionado, no local onde está o altar da Basílica de São Pedro. Uma
basílica foi construída por Constantino sobre o local usando parte da estrutura
ainda existentes do Circo de Nero. Ela foi posicionada de tal forma que a
abside ficou centrada no túmulo de São Pedro (e hoje abaixo do altar da nova
basílica). O circo propriamente dito já havia sido abandonado em meados do
século II quando a área foi repartida e concedida a particulares para a
construção de túmulos numa nova necrópole. Porém, é provável que a maior parte
das ruínas tenha sobrevivido até 1450, quando elas foram finalmente destruídas
durante a construção da nova Basílica de São Pedro. O Obelisco do Vaticano foi
originalmente levado por Calígula de Heliópolis no Egito para decorar a espinha
de seu circo e é, portanto, seu último remanescente visível. Esta área se
tornou o local do martírio de muitos cristãos após o Grande Incêndio de Roma
em 64. A tradição antiga afirma que foi neste circo que São Pedro foi “crucificado
de cabeça para baixo”. Em frente ao circo havia um cemitério separado pela Via
Cornélia.
Monumentos
fúnebres e mausoléus e pequenos túmulos, bem como altares para deuses pagãos de
todos os tipos de religiões politeístas, foram construídos até a construção da
Basílica Constantiniana de São Pedro na primeira metade do século IV. O mito de
Átis e Cibele pode estar relacionado com rituais de culturas agrárias
ancestrais, que envolviam a fertilidade e a prosperidade. Nesses rituais, um
deus jovem, filho ou amante de uma deusa, morria e renascia anualmente,
fertilizando a terra. Os sacerdotes de Cibele, chamados de Galli, também eram
castrados. Os textos romanos representam os Galli de forma negativa, como
emasculados em seu corpo, vestimentas e performatividades. Um santuário
dedicado à deusa frígia Cibele e seu consorte Átis permaneceu ativo por muito
tempo depois que a antiga Basílica de São Pedro foi construída historicamente nas
proximidades. Cibele era uma deusa frígia que simbolizava a fertilidade da
natureza e era reconhecida como “Mãe dos Deuses” ou Deusa-mãe. O seu
culto começou originalmente na Ásia Menor e se espalhou por vários territórios
da Grécia Antiga. Restos desta antiga necrópole foram trazidos à luz
esporadicamente, durante reformas gerenciadas por vários papas ao longo dos
séculos, aumentando em frequência durante a Renascença até que foi escavada por
ordens do Papa Pio XII de 1939 a 1941.
A
Basílica Constantiniana foi construída em 326 sobre o que se acredita que seja
o túmulo de São Pedro, que teria sido sepultado naquele cemitério. A partir de
então, a área tornou-se mais populosa devido à atividade da basílica. Um
palácio foi construído nas proximidades no século V durante o pontificado do
Papa Símaco que reinou de 498 a 514. O Tratado de Latrão, de 1929, que
criou a cidade-Estado do Vaticano, descreve-a como uma nova criação (preâmbulo
e no artigo III) e não como um vestígio dos muito maiores Estados Pontifícios
(756–1870), que anteriormente abrangiam a região central da Itália. A maior
parte desse território foi absorvida pelo Reino de Itália em 1860 e a porção
final, ou seja, a cidade de Roma, com uma pequena área perto dela, dez anos
depois, em 1870. Os papas residem na área, que em 1929 tornou-se a Cidade do
Vaticano, desde o retorno de Avinhão em 1377. Anteriormente, residiam no
Palácio de Latrão na colina Célio oposto de Roma, que Constantino
deu ao Papa Milcíades em 313.
A
assinatura dos acordos que estabeleceram o novo Estado teve lugar neste último
edifício, dando origem ao nome Tratado de Latrão, pelo qual é reconhecido. Vaticano
ou Cidade do Vaticano, oficialmente Stato della Città del Vaticano é a sede da
Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima, cujo
território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da
Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população estimada
de 1 000 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo administrada por
um Estado. A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. É
distinta da Santa Sé, que remonta ao cristianismo primitivo sendo a principal
sé episcopal de 1,5 bilhão de católicos romanos (latinos e orientais) do mundo.
Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicadas em italiano; documentos
oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades
ainda têm passaportes distintos: a Santa Sé, como não é um país, apenas trata
de questões de passaportes diplomáticos e de serviço; o Estado da Cidade do
Vaticano cuida dos passaportes comuns. Em ambos os casos, os passaportes
emitidos são muito poucos.
A burocracia dos tempos modernos preconizou sua origem nas mudanças religiosas verificadas após os últimos eventos no Renascimento. O moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais o sociólogo Max Weber denominou o estudo clássico A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. O trabalho árduo e sujo, a poupança compulsória e o ascetismo que proporcionaram a reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio e consumo burguês urbano em símbolos materiais e improdutivos de vaidade humana, a honra e o prestígio. O capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem as formas de racionalidade que surgiram a partir das mudanças éticas religiosas. Inicialmente em países protestantes, Inglaterra e Holanda e não necessariamente em países católicos, conquanto essas formas de racionalidade se apoiaram nas mudanças religiosas. A partir da distinção no plano de análise teórica entre racionalidade finalística e valorativa, melhor dizendo, sine ira et studio, a formulação técnico-metodológica ideal-típica da sociologia de Max Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade técnica e burocrática, proliferou nas instituições modernas como os governos, a representação da forma de Estado, e ainda o âmbito de um conjunto de práticas e saberes sociais e culturais do indivíduo moderno.
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo é considerada a grande obra de Max Weber e é o seu texto mais lido e conhecido. A primeira parte desta obra foi publicada em 1904 e a segunda veio a público em 1905, depois da viagem do autor e de sua esposa aos Estados Unidos. Analisando todo o processo em seu conjunto, Weber verifica que dos dogmas e, em especial, dos impulsos morais do protestantismo, derivados após a reforma de Lutero, surge uma forma de vida de caráter metódico, disciplinado e racional. Da base moral do protestantismo surge não só a valorização religiosa do trabalho e da riqueza, mas também uma forma de vida que submete toda a existência do indivíduo a uma lógica férrea e coerente: uma personalidade sistemática e ordenada. Sem estes impulsos morais não seria possível compreender a ideia de vocação profissional, concepção que subjaz as figuras modernas do operário e do empresário. A moral dos círculos protestantes possui uma relação sociológica de afinidade eletiva com o comportamento (espírito) que subjaz ao sistema econômico e, ainda que não derive deste fator unicausal, trata-se de um impulso vital para o entendimento do mundo tanto moderno quanto contemporâneo.
No final da Ética Protestante, Max Weber destaca para o que nos interessa - objeto de nossa argumentação que, apesar de secularizada, ou seja, desprovida de fundamentos religiosos, a vida aquisitiva da economia moderna generalizou-se para todo conjunto da vida social: os puritanos queriam tornar-se monges, hoje todos têm que segui-los. Esta avaliação também ganha contornos críticos, pois Weber constata que a lógica da produção, do trabalho e da riqueza envolve o mundo moderno como uma jaula de ferro (Eisernen Käfig) e se pergunta qual o destino dos tempos modernos: o ressurgimento de velhas ideias ou profecias ou uma realidade petrificada, até que a última tonelada de carvão fóssil seja queimada? Em tons que lembram Nietzsche, ele dirá ainda sobre os homens dos tempos atuais: “especialistas sem espírito, nulidades sem coração”. Esta visão crítica do capitalismo encorajou certos pensadores marxistas como Georg Lukács, Karl Löwith, Michael Löwy a ressaltarem algumas afinidades do seu pensamento com a visão marxista, corrente que, sem menosprezar as sensíveis diferenças entre as duas formas de pensamento, foi sendo denominada de webero-marxismo. No entanto, diferente da visão marxista, que privilegia os condicionamentos econômicos, Max Weber, coerente com uma visão multicausal dos fenômenos sociais, destaca seus fatores culturais e, mais tarde, concordando com Marx, enfatizará também os fatores materiais ou níveis de análise com domínio econômico no surgimento das instituições modernas.
O trabalho etnológico do sociólogo é fazer sociologia, fazer aparecer o objeto para além das normas, das categorias e dos controles da organização social. O sociólogo há muito deixou de ser um mero observador por trás das relações. Sua pesquisa se torna necessariamente uma intervenção, mesmo se ela é recusada ou se os seus efeitos são anulados. Não é mais possível separar ao nível político o estudo da organização e o dos comportamentos sociais. A posição dos atores sociais é menos abstrata, não pode ser mais definida em relação a escalas de estratificação, à distância entre o grupo de pertencimento e os grupos de referência que se constituem em instâncias de poder etc. Ela deve ser expressa diretamente em termos de influência do ator sobre a decisão que o afeta. À observação em uma organização de relações abstratas sucede a pesquisa-ação sobre mecanismos de decisão. O “campo” de estudo é menos limitado, mas as relações são mais fáceis de identificar, já que o ator se define logo em relação a outros e não em relação a regras ou escalas.
Pensadores católicos modernos apoiaram-se tanto nos textos de Max Weber no que diz respeito ao aspecto de influência protestante quanto nos de Bernard Groethuysen para afirmar que “o ethos católico é anticapitalista”. Essa afirmação se encontra no livro de Amintore Fanfani, Catholicism, Protestantism and Capitalism, publicado em 1935. Como exemplo de Weber, o autor – na época um jovem intelectual católico que depois se tornaria um dos líderes do Partido Democrata Cristão e primeiro ministro da Itália – define o capitalismo como um sistema de racionalização econômica à prova de influências externas. Para Fanfani, se o protestantismo favorece a supremacia do espírito capitalista, ou melhor, legitima-o e santifica-o – tese de Weber, revista e corrigida por Hector Menteith Robertson -, “existe um abismo intransponível entre as concepções da vida católica e capitalista”. Por causa desse abismo, o catolicismo mostra uma “repugnância muito marcada” pelo capitalismo – não por um ou outro de seus aspectos, pois quase todos são acidentais, mas pela própria essência do sistema. Evidentemente, nem todos os intelectuais católicos concordam com uma concepção tão radical, e o próprio Amintore Fanfani, quando foi primeiro-ministro depois da guerra, comportou-se como um administrador típico da economia capitalista.
Apesar disso, seu livro se tornou como diz Michael Novak num novo prefácio escrito em 1984, um “locus classicus do sentimento anticapitalista entre os intelectuais católicos”. Michael Novak, eminente neoconservador religioso norte-americano, é um bom exemplo do pensamento católico pró-capitalista. E, no entanto, segundo Löwy (2014: 86 e ss.), as numerosas queixa que ele faz contra o que chama de “preconceito anticapitalista do catolicismo” e a desaprovação explícita do que considera uma falha grave de sua própria tradição religiosa é uma prova, ainda que involuntária, da existência de uma espécie de afinidade negativa (Wahlverwandtschaft) ou antipatia cultural entre a ética católica e o espírito do capitalismo. Novak acusa a igreja católica de ser excessivamente conservadora. E não há dúvida de que esse preconceito anticapitalista do catolicismo e essa hostilidade contra a sociedade burguesa moderna tiveram, desde o princípio, uma orientação poderosamente conservadora, restauradora, retrógrada – em suma, reacionária. Além disso, ela tomou frequentemente a forma sinistra do antissemitismo, o judeu servindo de bode expiatório pelos males resultantes da usura, do poder corruptor do dinheiro e da ascensão do capitalismo. Paralelamente a essa tendência dominante, existia outra sensibilidade católica, motivada, por certa simpatia pelos sofrimentos dos pobres e atraídas também em certa medida pelas utopias socialistas e comunistas.
É interessante notar que vários desses autores utopistas, dentre eles Ernest Bloch, Eric Fromm, serviram-se da obra de Max Weber para denunciar o protestantismo e celebrar a civilização católica moderna – o que é absolutamente contrário á intenção do autor de A ética protestante e o espírito do capitalismo. Contudo, poucos escritores socialistas elaboraram uma crítica mais profunda, radical e corrosiva da sociedade burguesa moderna, do espírito de acumulação capitalista e da lógica impessoal do dinheiro do que Charles Péguy. Ele fundou uma tradição especificamente francesa de anticapitalismo progressista cristão (principalmente católico, mas, ás vezes, ecumênico) que perdurou no século XX por meio de figuras tão diversas quanto Emmanuel Mounier e seu grupo reunido em torno da revista Esprit, o pequeno movimento de cristãos socialistas na época da Frente Popular e a rede de resistência antifascista Testemunho Cristão durante a 2ª guerra mundial. Sem contar com os padres operários dos anos 1940 e 1950, os diversos movimentos e redes cristãos, além de boa parte da juventude católica, que nos anos 1960 e 1970 simpatizou ativamente com diversos movimentos socialistas, comunistas ou revolucionários, que desde o fim da guerra manifestaram grande interesse pelo marxismo e pelo socialismo: Henri Desroche, Jean-Yves Calvez, Marie-Dominique Chenu, Jean Cardonnel, Paul Blanquart e muitos outros.
Embora haja cristãos socialistas ligados à Igreja católica em muitos países, não encontramos em nenhum outro – fora da América Latina – uma tradição religiosa anticapitalista de esquerda tão ampla e considerável como na cultura católica francesa. Não é à toa que nas primeiras manifestações de cristianismo progressista na América Latina – a esquerda cristã brasileira de 1960-1962, cujo protagonista principal foi a Juventude Universitária Católica (JUC) – estivessem diretamente ligadas a essa cultura francesa. A chamada “Igreja dos pobres” da América Latina é herdeira da rejeição ética do capitalismo pelo catolicismo – a afinidade negativa – e, sobretudo dessa tradição francesa e europeia de socialismo cristão. Herbert de Souza, o Betinho, um dos principais dirigentes da JUC brasileira, prestou homenagem ao ethos anticapitalista católico tradicional num artigo publicado em 1962. O cristianismo da libertação na América Latina, não é simplesmente um prolongamento do anticapitalismo tradicional da Igreja. É essencialmente criação da nova cultura religiosa, que exprime condições específicas: capitalismo dependente, pobreza em massa, violência institucionalizada e religiosidade popular, de consequências consideráveis, com sua profunda aversão ao cosmo capitalista que se propaga.
JACQUES, Elliott, Teoria Generale della Burocrazia.Turim: Edizioni Isedi, 1979; GOMES, Rita Helena, A Desobediência em Hobbes. Tese de Doutorado em Filosofia. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007; PLAÇA, Joyce Torres, A Comunicação no Movimento Wesleyano: Pistas para uma Mídia Metodista Hoje. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Faculdade de Humanidades e Direito. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010; EIRÓ, Maria Idati, O Sentido da Pedagogia por Competências: De Bolonha à América Latina. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010; CAMPOS, Daniel Vasconcelos, Irracionalidade e Destino no Pensamento de Max Weber. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia e Metodologia. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013; LÖWY, Michael, A Jaula de Aço. São Paulo: Editorial Boitempo, 2014; HOBBES, Thomas, Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. 1ª edição. São Paulo: Editora Martin Claret, 2014; FANTA, Daniel, A Posição de Max Weber no Debate sobre os Juízos de Valor. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade d São Paulo, 2014; FEREIRA, Mariana Toledo, “A Questão Universitária em Max Weber: Entre Escritos Metodológicos e Sociologia Política”. In: Plural, 22(1), 182-208; 2015; VASCONCELOS, Caio Eduardo Teixeira, A Teoria Crítica de Max Weber. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015; FAJARDO, Maxwell Pinheiro, “Onde a Luta se Travar”: A Expansão das Assembleias de Deus no Brasil (1946-1980). Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências e Letras. Assis: Universidade Estadual Paulista, 2015; ROSA, Wanderley Pereira da, Por uma Fé Encarnada: Teologia Social e Política no Protestantismo Brasileiro. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Teologia. Departamento de Teologia. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015; entre outros.
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