terça-feira, 10 de novembro de 2015

Usain Bolt – Corpo-Máquina, a Técnica do Velocista Jamaicano.

                                   Ubiracy de Souza Braga*
 
 Eu faço tudo pelo meu país. É uma honra fazer isso pela Jamaica”. Usain Bolt
 
                   
O honorável Usain St. Leo Bolt nasceu em Trelawny, em 21 de agosto de 1986, numa paróquia da Jamaica no condado de Cornwall que tem como capital a cidade de Falmouth. País insular situado no Mar das Caraíbas que compreende a terceira maior ilha das Grandes Antilhas. O nome Jamaica provém da denominação que os “arawaks” davam a ilha - Xamayca, “tierra de los manantiales” ou “tierra de bosques y riachuelos”– pela abundância de agua em seus frondosos bosques. Os nativos arawaks habitavam vivendas feitas de palmas; eram pacíficos e praticavam uma agricultura autossuficiente. Desprezaram os guanahatabey, primeiros grupos étnicos radicados, que provinham de América do Norte. Eram bons navegadores, pescadores e artesãos em madeira e polimento de conchas marinhas. O canto e a dança eram importantes em suas vidas. Adoravam cemíes, mas acreditam em um só deus, criador de toda natureza. Todavia, um zemi ou cemi era uma divindade ou espírito ancestral, e um objeto escultural que abrigava o espírito, entre o povo taíno do Caribe. Eles também foram criados por culturas indígenas da América do Sul.
Usain Bolt é o velocista multicampeão olímpico e recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos, de revezamento 4 x 100 metros como integrante da equipe. É o único atleta na história mundial do atletismo que se tornou bicampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos. De forma consecutiva e que conquistou seis medalhas de ouro em provas de velocidade, tornando-se onze vezes campeão mundial. Com as sucessivas vitórias passou a ser chamado Lightning Bolt pela imprensa sensacionalista desportiva internacional. Entre os muitos prêmios que já recebeu tem como mais expressivos representam  Atleta do Ano, da IAAF - Federação Internacional de Atletismo e Laureus World Sportsman of the Year, recebido três vezes. Entre as honrarias contam-se de reconhecimento nacional Ordem da Jamaica (OJ) e a Ordem de Distinção (OD), outorgadas pelo governo jamaicano. É o mais bem pago e renomado atleta da história social do atletismo, segundo Jacques Rogge, e por especialistas internacionais “como uma lenda viva e o maior velocista de todos os tempos”.   
  

            A Jamaica é um reino da Commonwealth, com a rainha Elizabeth II como seu monarca e chefe de Estado. Seu representante designado no país é o governador-geral da Jamaica, atualmente Patrick Allen. O chefe de governo e primeiro-ministro da Jamaica é Portia Simpson-Miller. A Jamaica é uma monarquia constitucional parlamentar com o poder legislativo investido no parlamento bicameral nacional. Consiste de um senado e uma câmara composta por representantes eleitos pela população onde a cultura jamaicana tem uma forte presença global. Os gêneros musicais reggae, ska, rocksteady, dub, e, mais recentemente, dance hall e ragga são produções simbólicas que se originaram na vibrante e popular indústria fonográfica urbana da ilha. A Jamaica também desempenhou um papel importante no desenvolvimento do “punk rock”, através do estilo “reggae” e do “ska” que também influenciou o “rap”, visto que eles compartilham raízes, como estilos rítmicos neoafricanistas. Alguns rappers, como The Notorious B.I.G. e Heavy D, são de ascendência jamaicana. O reconhecido músico de reggae Bob Marley também era jamaicano.
Ian Fleming usou repetidamente a morfologia da ilha como uma configuração em seus romances de James Bond, incluindo Live and Let Die, Dr. No, For Your Eyes Only, The Man with the Golden Gun e Octopussy and The Living Daylights. O Golden Eye Hotel & Resort, na cidade de Oracabessa, costa norte da Jamaica, se tornou um destino muito interessante, afinal, foi ali, que nos anos 1950, que Fleming montou seu Quartel General criativo e escreveu os romances do espião 007. Anos depois a propriedade foi adquirida por ninguém menos que Chris Blackwell, fundador da Island Records que levou Bob Marley ao estrelato. Além disso, James Bond usa uma cobertura baseada na Jamaica em Casino Royale. Até agora, a única adaptação cinematográfica de James Bond que foi definida na Jamaica foi Dr. No. um filme americano-britânico de 1962, dos gêneros espionagem e ação, realizado por Terence Young, com roteiro de Richard Maibaum, Johanna Harwood e Berkely Mather baseado no romance Dr. No, de Ian Fleming. Este é o primeir longa-metragem da franquia James Bond e apresenta o ator escocês Sean Connery como protagonista. As filmagens para a ilha fictícia de San Monique em Live and Let Die ocorreram na Jamaica. O jornalista e escritor H. G. de Lisser usou seu país natal como cenário para muitos de seus romances.   
          Nascido em Falmouth, uma cidade e porto marítimo na foz do rio Fal, na costa sul da Cornualha, Reino Unido, Lisser trabalhou como repórter no Jamaica Times e em 1920 começou a publicar a revista Planter`s Punch. O romance The White Witch of Rosehall é um dentre seus romances mais reconhecidos. Ele foi nomeado Presidente Honorário da Associação de Imprensa da Jamaica. Trabalhou ao longo de sua carreira profissional para promover a indústria jamaicana de açúcar. O país na América com o maior grau de liberdade de imprensa pode ser uma surpresa para os analistas de mídia: segundo o Índex de Liberdade de Imprensa 2013, da Reporters sans frontières organização não-governamental internacional cujo objetivo declarado é defender a liberdade de imprensa no mundo. Foi criada na França por Robert Ménard, Rony Brauman e Jean-Claude Guillebaud, em 1985.  Curiosamente a Jamaica ocupa o primeiro lugar entre os países latinoamericanos em liberdade de imprensa. O país está no 13o lugar dos 179 países analisados para o Relatório deste ano, produzido pela organização internacional Repórteres sem Fronteiras (RSF). O índex mede o grau de liberdade que jornalistas, organizações privadas de notícias e cidadãos com acesso à rede mundial de computadores - internet - têm praticamente em seus países.
O esporte é uma parte integrante da vida nacional na Jamaica e atletas da ilha tendem a realizar a um nível bem acima do que poderia normalmente se esperar de um país pequeno geograficamente e demograficamente pouco populoso. Apesar do esporte mais popular no país ser o críquete, os jamaicanos tendem a ter bons desempenhos em competições internacionais no atletismo. Desde a Independência a Jamaica produziu consistentemente atletas de classe mundial no atletismo. Estudos apontam que, no período de colonização, a Jamaica era um ponto de distribuição de escravos para as Américas do Norte e Central e que os negros mais fortes e agressivos, provenientes da África Ocidental, permaneciam na região, colaborando na definição das características físicas dos jamaicanos. Outro fator genético apontado por alguns especialistas é a composição das fibras do corpo humano. Quando um atleta é dotado de mais fibras rápidas, a tendência é que se torne um velocista. E o país seria predominantemente composto por indivíduos com esse perfil. Até mesmo consumo de batata e inhame na base da dieta da população virou tese. Além disso, a energia proveniente da cana-de-açúcar e de outras frutas também estão na lista. A Colônia da Jamaica conquistou a independência do Reino Unido em 6 de agosto de 1962. Na Jamaica, esta data é comemorada como o Dia da Independência, um feriado nacional.
           Não por acaso que nas últimos seis décadas a Jamaica reproduziu dezenas de velocistas comparativamente de classe mundial, incluindo campeão olímpico e mundial Usain Bolt. Outros velocistas notáveis ​​incluem Arthur Wint, o primeiro medalhista jamaicano do ouro olímpico, Donald Quarrie, Roy Anthony Bridge, parte do Comitê Olímpico Internacional, Merlene Ottey, Delloreen Ennis, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Kerron Stewart, Aleen Bailey, Juliet Cuthbert, Veronica Campbell-Brown, Sherone Simpson, Brigitte Foster-Hylton, Yohan Blake, Herb McKenley, George Rhoden e Deon Hemmings. Herói da Olimpíada do Rio, Bolt lidera um histórico de grandes corredores produzidos pela ilha caribenha, que a cada edição do evento sobe ao pódio nas modalidades feminina e masculina. Mas afinal, o que tornou a Jamaica uma potência do atletismo? Pode ser a combinação de eventos históricos e científicos, desde uma vantagem genética de cidadãos jamaicanos à tradição criada no país, que fecha um ciclo de incentivos favorecendo o surgimento de grandes talentos.
            O espaço enquanto categoria social é também representado no registro afetivo e emocional. Usain Bolt fez do raio sua marca registrada - e como jamaicano demonstrou, mais uma vez, que é realmente uma força da natureza. Participou no campeonato mundial e nos Jogos Olímpicos, com exceção de uma, em que foi desqualificado por ter “queimado” a largada. Qual é seu segredo? Quando corredores amadores querem acelerar, eles costumam mover suas pernas o mais rápido possível. Então, é possível pensar que Bolt consegue a façanha ao mover suas pernas mais rápido do que seus rivais. Mas esta ideia não se sustenta. – “Velocistas de elite não movem suas pernas mais rápido do que os amadores”, diz Sam Allen, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. O que faz Bolt ir mais rápido é, na verdade, o fato de ele dar passadas mais longas e fortes. Pesquisas demonstram que um corredor amador normalmente dá entre 50 e 55 passos para completar uma prova de 100 metros, enquanto um velocista profissional dá em média 45. – “Atletas de elite têm mais impulsão, porque têm mais fibras musculares capazes de realizar movimentos rápidos. Eles passam menos tempo em contato com o chão, o que permite que se propulsionem para frente ainda mais rapidamente”, afirma Allen. Estudos do pesquisador Peter Weyand concluem que ao atingir a velocidade máxima, um corredor de elite como é Usain Bolt, normalmente passa 0,08 segundos em contato com o solo em cada passada, em comparação com 0,12 segundos de um corredor amador.
            Sam Allen afirma que os velocistas mais rápidos do mundo passam cerca de 60% do tempo no ar, sem tocar os pés no chão, enquanto um amador passa 50% do tempo assim. Mas a associação técnica para o êxito nas finalizações no caso de Bolt se destaca entre os principais velocistas do mundo, em parte por causa de sua altura. – “Bolt é um anormalidade genética. Com 1,95 metros de altura, ele não deveria ser capaz de acelerar tanto quanto consegue, por causa do comprimento de suas pernas”, diz o ex-velocista britânico Craig Pickering. Bolt normalmente completa uma prova de 100 metros rasos com rendimento de 41 passos, proporcionando economia de cerca de três ou quatro passos a menos que seus adversários. – “O comprimento da passada é o principal fator que diferencia um bom corredor, capaz de correr os 100 metros em menos de dez segundos, daqueles que não conseguem fazer isso”, afirma Pickering. Bolt se reafirma como um dos maiores atletas do esporte internacional. Depois de conquistar a medalha de ouro no revezamento 4x100m com a equipe da Jamaica, o velocista se tornou o maior campeão da história do Campeonato Mundial de atletismo, além de colecionar recordes e várias medalhas olímpicas. Bolt, já considerado uma “lenda viva”, superou os ícones norte-americanos Carl Lewis e Michael Johnson, com oito medalhas de ouro cada - mesmo número de Bolt, que leva vantagem por ter conquistado duas pratas em 2007, em Osaka.

                O Cristo Redentor é uma estátua Art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro.  Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina. O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.
                A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu a colocação de um monumento cristão no Monte do Corcovado para homenagear a Princesa Isabel, regente do Brasil e filha do Imperador Dom Pedro II. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra. Na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como “A redentora”, a Princesa Isabel não aceitou o pedido, conforme o aviso de 2 de agosto de 1888, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos homens”, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1889, o país se tornou uma república e, com a oficialização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi descartada.  A segunda proposta da estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. O grupo organizou um evento chamado “Semana do Monumento” para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram de católicos brasileiros. Os projetos para a “Estátua do Cristo” a representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo. A estátua do Cristo de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida.

O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonês. O rosto da estátua foi criado pelo escultor Gheorghe Leonida, que nasceu em Galati, na Romênia, em 1893. Estudou escultura no Conservatório Belas Artes de Bucareste, em seguida, após estudos de mais três anos na Itália, ele ganhou um prêmio de escultura Reveil (“Despertar”). Depois ele se mudou para Paris, onde sua obra Le Diable (“O Diabo”) foi premiada com o Grand Prix. Tornando-se famoso na França como retratista, ele foi incluído por Paul Landowski na equipe que começou a trabalhar no Cristo Redentor em 1922. Gheorghe Leonida contribuiu retratando o rosto de Jesus Cristo na estátua, fato que o tornou famoso. Um grupo de engenheiros e técnicos estudou as apresentações de Landowski e tomou a decisão de construir a estrutura em concreto armado (projetado por Albert Caquot) em vez de aço, mais adequado para uma estátua em forma de cruz. As camadas exteriores são feitas de pedra-sabão, escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso. A construção durou entre 1922 e 1931 e custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014). Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. 

   A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia, medindo 33 metros, que correspondem aos 33 anos que Cristo viveu. A eles se somam três metros da coroa, que representam os anos que Jesus dedicou a pregar; e 16,5 metros de pedestal, que é um meio de apoio para o monumento que tem 52,5 metros. É a maior escultura de Cristo no mundo e a de Cristo de la Concordia, na Bolívia, a segunda maior escultura de Cristo no mundo. É um dos atletas mais populares como prova a repercussão de suas vitórias nos trend topics do Twitter. Durante a cerimônia de inauguração, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes que acionada remotamente pelo pioneiro da rádio de ondas curtas, Guglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na Itália. A sua missa de inauguração aconteceu no Estádio de Laranjeiras, igualmente ocorrida no dia 12 de outubro de 1931. Em outubro de 2006 no 75º aniversário da conclusão da estátua, o Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Eusébio Oscar Scheid, consagrou uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, sob a estátua. Isso permite que os católicos possam realizar batismos e casamentos no local. No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Lisboa, Portugal, o monumental “Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo”. A decisão, após um concurso aparentemente informal, foi baseada em votos populares pela rede mundial internet e telefone, mas uma votação que ultrapassou a casa dos 100  milhões de votos. Todavia, o concurso não foi apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que apontou a falta de critérios técnicos, subjetivos e científicos para a escolha das benditas maravilhas.  

 
          A ascensão social de Usain Bolt para o auge da corrida mundial começou com o mais improvável dos eventos, com a sua primeira medalha que veio nos 80 metros com obstáculos, competição da terceira classe na Champs Ocidental realizada no campus da alma mater William Knibb Memorial High School (2013), em Martha Brae, Trelawny quando ele “pulou” a caminho de uma medalha de bronze. É sem dúvida o atleta mais naturalmente dotado que o mundo já viu, este confirmou seus enormes talentos quando ganhou as fenomenais três medalhas de ouro e quebrou três recordes mundiais nos Jogos Olímpicos de 2008, em Beijing, China. Usain Bolt tornou-se o primeiro homem na história cultural olímpica a ganhar as corridas de 100m e 200m em tempos recordes mundiais e depois como parte da equipe de 4x100m, que também quebrou o recorde mundial no final da competição. Ele recriou a história e se tornou mítico nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, defendendo pari passu três títulos olímpicos com vitórias nos 100m, 200m e 4x100m, fato histórico no mundo que o coloca como o último representante em novo recorde mundial de 36,84 segundos.
Do ponto de vista técnico-metodológico a biomecânica é a ciência que traz à tona a fórmula do sucesso de Usain Bolt, enquanto os fãs admiram a sua velocidade e carisma, a biomecânica de Usain Bolt intriga os engenheiros mecânicos como Anette Hosoi, professora do Massachusetts Institute of Technology que tem sido apoiado pela National Science Foundation.  Se formos analisar vídeos de atletas famosos como o norte-americano Carl Lewis, Asafa Powell, Tyson Gay e outros, irão perceber que estes dão em torno de 44 a 46 passos durante um tiro de 100 metros, já Bolt dá 41 passos devido as suas pernas serem mais longos, esta é uma vantagem física e com essa característica ele se tornou o recordista mundial com o tempo de 9,58s em 2009.  Contraditoriamente o homem mais rápido do mundo ele tem algumas dificuldades. Se por conta da sua altura, por um lado tem certa “desvantagem”, pois diferente dos outros velocistas ele tem mais massa para deslocar e precisa de mais força para mover seu corpo. Por outro lado, a cada passo, Usain Bolt gera uma enorme força física contra o chão demonstrando que ele possui força considerável e impulsão em seus músculos. O chão, do ponto de vista técnico, aplica essa força para trás, impulsionando-o para frente, ratificando a 3ª Lei de Newton que afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos. Um corpo produz a força e outro corpo recebe-a. Logo ele move mais massa que outros e se move mais rápido.                           
As observações de Aristóteles, que aparecem na história da metafísica como as primeiras explicações para o gesto de deambulação humana, foram ratificadas quase dois mil anos depois pela Terceira Lei de Newton. Mas a história ainda haveria que caminhar muito para transportar impressões observacionais subjetivas em quantificação do gesto, que só foi iniciada a partir da invenção relativamente recente da fotografia. Esta invenção representou o surgimento de uma nova possibilidade metodológica para as pesquisas sobre aspectos do movimento corporal. Deu origem a um ramo da Biomecânica conhecido como cinemetria, que tecnicamente propicia: a) o congelamento dos movimentos, b) o registro e, c) consequentemente, a quantificação geométrica por meio do fotograma – possibilitando sua descrição etnográfica precisa. Até os dias atuais, este tipo de aplicação da fotografia à biomecânica consiste num dos principais meios de obtenção de informações sobre a geometria do movimento, e é denominada Fotogrametria Não-Cartográfica. Os primeiros filmes utilizados para a análise biomecânica de movimentos animais e humanos, incluindo-se atividades ginásticas e marcha em diversas situações, foram feitos pelo fotógrafo anglo-americano Edouard Muybridge. Segundo John Barrow da Universidade de Cambridge, Bolt “tem muitas fibras musculares de contração rápida que possam responder rapidamente, juntamente com o seus passos largos é o que lhe dá um tempo rápido tão extraordinário”.
Físicos mexicanos analisaram  este feito e, num artigo publicado na revista European Journal of Physics, concluem em dados empíricos de testes que o poder que o atleta jamaicano põe em ação  no desenvolvimento de sua técnica é extraordinário. Segundo um modelo matemático da equipa de Jorge Hernández, da Universidade Autónoma do México (UNAM), o tempo de 9,58 segundos obtido por Bolt nos Mundiais de atletismo de Berlim necessitou de uma força média de 815,8 newtons. E o atleta jamaicano atingiu uma velocidade máxima de 12,2 metros por segundo, explica um comunicado do Instituto de Física, no Reino Unido, que edita a “European Journal of Physics”. O mais extraordinário do desempenho de Bolt, segundo os cientistas, é a energia mecânica (“trabalho”) que o atleta teve de desenvolver para vencer os efeitos da resistência do ar, que são ampliados pela sua grande altura. Tendo em consideração a altitude a que se encontra a pista de Berlim, a temperatura média do momento da corrida e o próprio perfil de Bolt, a equipe calculou que ele detinha um coeficiente de resistência aerodinâmica ou apenas coeficiente aerodinâmico de 1,2. Dito por outras palavras, ele é menos aerodinâmico do que a média das pessoas.
O físico teórico britânico John David Barrow, da Universidade de Cambridge, já teve também curiosidade de analisar o desempenho de Bolt e fez os seus próprios cálculos no ano passado, como lembra agora o jornal “The Independent”: concluiu que o homem mais rápido do mundo poderia ainda reduzir 0,13 segundos ao atual recorde mundial dos 100 metros, se no início da corrida melhorasse os tempos de reação e evidentemente corresse com as melhores condições climáticas possíveis de vento. Este último trabalho sobre o desempenho de Bolt visto à luz da física utilizou um aparelho que usa o laser para medir as velocidades, dados disponibilizados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). - “Os registos rigorosos da posição de Bolt e da velocidade durante a corrida foram uma excelente oportunidade para estudarmos os efeitos do arrasto num velocista. Se mais dados houver no futuro, será interessante ver o que distingue um atleta de outro”.
            Enfim, se muito tem se discutido, neste caso, sobre o limite de velocidade e do tempo mínimo que um velocista pode atingir ao correr os 100 metros. Essas discussões se tornaram cada vez mais frequentes devido às seguidas quebras de recordes realizadas pelo atleta jamaicano Usain Bolt. Mas a pergunta que fazemos é: Até que ponto as condições climáticas influenciam o resultado na prova de 100m? Existem vários fatores que podem interferir no desempenho do atleta na prova de 100 metros. Eles são classificados em fatores externos e internos. Dentre os fatores internos estão, por exemplo, a motivação, a técnica, a condição física e a fadiga. Já os fatores externos são exemplificados pela temperatura ambiente, umidade do ar, altitude, velocidade e direção do vento, rigidez e resistência da superfície da pista, entre outros. A influencia destes fatores no desempenho do atleta não fica restrita apenas a prova de 100 metros, sendo também aplicada a outras provas de atletismo.  Há uma explicação genética para a propensão jamaicana na pista. Um estudo de 2010 que analisou o DNA de velocistas do país encontrou uma grande incidência do gene ECA (enzima conversora da angiotensina). Pessoas com uma variante particular desse gene provavelmente têm um coração maior que a média, capaz de bombear oxigênio para os músculos mais rápido do que o normal - o que favorece a corrida. O mesmo estudo identificou outra vantagem genética: a população jamaicana apresenta uma variante desejada do gene ACTN3, que contém instruções para a criação de uma proteína por contrações fortes e repetitivas do músculo. Nos Estados Unidos América, essa variante é encontrada em 70% dos velocistas, enquanto na Jamaica, ela está em 75% da população geral. 
Bibliografia geral consultada.
ARNAUT, Jacques, História del Colonialismo. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1960; FRUCHT, Robert, “A Caribbean Social Type: Neither Peasant nor Proletarian”. In: Social and Economic Studies, 16 (2) 295-300; 1967; BROHM, Jean-Marie, Deporte, Cultura y Repression. Colección Punto y Línea. Barcelona: Editor Gustavo Gili, 1972; BORNHEIM, Gerd, O Idiota e o Espírito Objetivo. São Paulo: Editor Globo, 1980; HABERMAS, Jürgen, Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70, 1987; BOLTANSKI, Luc, As Classes Sociais e o Corpo. Rio de Janeiro: Editor Graal, 1989; WHITE, Timothy, Queimando Tudo: A Biografia Definitiva de Bob Marley. Rio de Janeiro: Editor Record, 1992; FALCON, Rafael, Lo Afronegroide en el Cuento Puerto-Riquenho. Miami: Ediciones Universales, 1993; SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da, Da Terra das Primaveras à Ilha do Amor: Reggae, Lazer e Identidade Cultural. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 1995; BETTI, Mauro, Educação Física e Sociedade. São Paulo: Editor Movimento 1991; Idem, A Janela de Vidro: Esporte, Televisão e Educação Física. Campinas: Editora Papirus, 1998; ARBELL, Mordechai, The Portuguese of Jamaica. Kingston: University of the West Indies Press, 2000; ALBUQUERQUE, Carlos, O Eterno Verão do Reggae. São Paulo: Editora 34, 1997; AYALA, Francisco, Le Ragioni Dell`Evoluzione. Rome: Di Renzo Editore, 2005; McGill Queen`s University Press, The History of Jamaica, 2006; SANTOS, José Luiz dos, Cinemática das Corridas de Atletismo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Instituto de Física. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012; BOLT, Usain, Mais Rápido Que Um Raio. Minha Autobiografia. São Paulo: Editor Planeta do Brasil, 2014;  ZOBOLI, Fabio; TERRA NOVA, Jéssica Vitorino da Silva; SANTOS, Suely Oliveira dos; MENEZES, Eduardo Carvalho Gomes de, Usain Bolt e o Corpo Máquina. Disponível em: periodicos.sbu.unicamp.br/vol.13n.2(2015)PARAISO, Cristina Souza, O Trato com o Conhecimento da Ginástica na Escola: Contribuições para uma Proposta Pedagógica Pautada na Abordagem Crítico-superadora da Educação Física. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015; entre outros.
_________________
* Sociólogo (UFF), Cientista Político (UFRJ), Doutor em Ciências junto à Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais. Centro de Humanidades. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário