Ubiracy de Souza Braga
“Papel
do juiz é resolver conflitos, e não criá-los”. Teori Albino Zavascki
O mundo ocidental globalizado vivência grandes
transformações políticas. Ante a intensiva interação social entre Estados e
suas populações, a fusão dos negócios e a implantação de novas tecnologias, a
difusão do conhecimento, a competitividade, já em escala planetária, os
direitos e deveres gerados no seio das diversidades legislativas. A
administração pública e a defesa dos interesses, bens e direitos envolvidos,
requerem a reformulação da administração dos negócios, influindo
na qualidade e natureza dos serviços e produtos ofertados. Como consequência
dessa necessidade nasceu a chamada “blindagem jurídica”, um instrumento
precioso para o enfrentamento dos desafios, que envolvem advogados e
administradores, para um constante esforço na divisão internacional da atividade intelectual na articulação de
procedimentos técnicos, visando a segurança econômica, social e jurídica dos
empreendedores e de seus interesses pessoais e empresariais. A
coerência desta articulação, aliada à teleologia das normas, à jurisprudência e
à doutrina, quando sopesadas na efetivação do negócio resulta no que deve ser defendido como imprescindível e proficiente, assim,
em seu brilhante nascedouro.
Esse direito, sob múltiplas influências de suas disciplinas carrega
particularidades que devem ser conhecidas e estudadas pelos profissionais que
ocupem posições jurídicas e administrativas nas empresas e sociedade para que
se realize a blindagem jurídica, como processo político de gestão estratégica permanentemente, indutora de segurança
jurídica com prosperidade. A blindagem, como deve ser entendida, é muito
distinta de qualquer tour de force em
busca das brechas da lei para a defesa de direitos, contrapondo-se as iniquidades,
ou amparados por destaques que possam afrontar o Estado de Direito, a
moralidade social e a tradição econômica consuetudinária. Pressupõe a condição
e possibilidade em nossa Carta Magna (1988). Nas democracias ocidentais o judiciário representa um poder soberano e tem a prerrogativa de declarar a inconstitucionalidade das leis e controlar os atos do executivo no âmbito do poder. Na verdade, na sua função primordial de pacificação de conflitos, a existência de um judiciário produtivo é de grande valia para regimes autoritários.
A preservação do judiciário através de sua burocracia funciona em seu papel de solucionador de conflitos. Portanto, a manutenção do judiciário e da relativa independência em relação a um conjunto de práticas e saberes autoritários, rendem dividendos políticos ao governo perante a formação de opinião pública perante a comunidade internacional. Assim, a paradoxal convivência entre judiciário e regimes autoritários é aparente, na medida em que não há incompatibilidade em que haja o controle político do judiciário que tende a ser exercido pela exclusão dos tribunais das áreas de litígios que contam politicamente para a sobrevivência do regime de governo. Quando um magistrado toma posse, o faz vestindo nesse momento solene uma peça denominada Toga, e jura respeitar, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis do país. O uso da toga investe o julgador de funções simbólicas importantes. A toga começou a ser usada na Roma Antiga e representa um dos principais símbolos da magistratura. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, que já presidiu a corte, afirmava que a toga, usada em todos os tribunais, é muitas vezes ignorada por magistrados de primeiro grau. No STF brasileiro, há um armário com becas para advogados que, eventualmente, esquecerem seus trajes. O preto, também usado pelos sacerdotes, simboliza o luto, a renúncia às cores da vida, a sobriedade, a abnegação, “a consagração absoluta à Justiça”. Outra função simbólica da toga é a de nivelamento dos juízes e também aos membros do Ministério Público e advogados.
No
Judiciário o pagamento dos salários de parte dos magistrados ultrapassa o teto
constitucional de R$ 33.763. Em 2016 a Justiça brasileira custou R$ 175
bilhões, quase 270% a mais que em 2015. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o valor é quase todo usado no
pagamento de salários. Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, por
exemplo, chegam a ganhar em apenas um mês quase R$ 100 mil. E mesmo diante de
um rombo nas contas públicas, estimado em R$ 185 bilhões em 2017, da estagnação
da economia e dos 14 milhões de desempregados, há juízes que não estão
satisfeitos. As distorções salariais entre a Justiça estadual e a Federal
estimulam o nivelamento. O assunto não é subjetivo. Envolve servidores
qualificados que dominam as leis e justificam suas benesses com elas. Os megassalários
são consequência do extrateto, uma série de penduricalhos legalmente
instituídos e trancados a sete chaves. Contudo,
a proteção ao sigilo fere determinações do Conselho
Nacional de Justiça (CNJ) sobre as práticas de transparência e à Lei de Acesso à Informação, segundo
pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2014, a instituição
solicitou dados estatísticos a 40 tribunais. Apenas 25 responderam e, desses,
somente 5 (cinco) explicaram objetivamente a origem dos números. Rafael
Velasco, coordenador do programa de transparência pública da Fundação Getúlio Vargas, explica que a
prática interfere no controle de gastos públicos.
A dificuldade em desvendar benefícios
no setor público é comum em todos os Poderes, destaca Velasco, mas é mais evidente no Judiciário. Um
analista federal identificou que a viúva de um desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (15ª
Região), em Campinas, recebeu quase R$ 700 mil de vantagens eventuais em dois
anos (2012 e 2013). No período, a beneficiária embolsou quase R$ 1,2 milhão. Quando
o juiz representado socialmente veste a toga, simbolicamente, rompe com o mundo
econômico de seus valores pessoais e assume os valores impessoais da ordem
jurídica. A última função simbólica da toga é a de acrescentar solenidade,
respeito, em outros tempos até sacralidade, ao ato de distribuir Justiça. A toga
dos magistrados e a beca dos membros do Ministério Público e dos advogados,
devido ao seu simbolismo e responsabilidade, só devem ser usadas quando no
exercício solene de suas funções, principalmente nas sessões dos tribunais de
justiça e do júri. Para Baudelaire, a explicação sobre o uso da cor preta nas
togas é política. Para ele, essa cor é um uniforme da igualdade, além de
representar a erudição e dignidade em geral. Se a toga é vista sob o aspecto do poder, carrega
na sua historicidade o principal símbolo da Justiça, uma carga de compromissos
e responsabilidades inerentes ao seu uso. Entre os muitos elementos que compõem
um julgamento na mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF),
está o traje usado por ministros e advogados: as togas para os magistrados,
as becas para os defensores. Embora muito parecidas, há uma diferença
primordial: só os juízes usam togas.
Os demais atores sociais no direito utilizam becas.
No
mundo ético, do ponto de vista filosófico, como para a percepção sensível a
supérflua multiplicidade das propriedades se condensa na oposição essencial
entre singularidade e universalidade, com maior razão para a percepção ética,
que é a consciência substancial e purificada, a multiplicidade dos momentos
éticos se torna a dualidade de uma lei da singularidade e de uma lei da
universalidade. Se, na percepção sensível, as coisas não têm outra substância a
não ser duas determinações de singularidade e universalidade que exprimem apenas a
oposição superficial recíproca dos dois lados. A singularidade tem a
significação da consciência “de-si” em geral, e não de uma consciência singular
contingente. A substância ética é nessa determinação a substância efetiva, o
espírito absoluto realizado na multiplicidade da consciência aí-essente. O
espírito é a comunidade, que representa para nós, ao entrarmos na figuração
prática da razão em geral, era essência absoluta; e que aqui emergiu em sua
verdade para si mesmo, como essência ética consciente, e como essência para a
consciência, que nós temos por objeto como escopo processual a distinção de
plano de análise e realidade.
É
o espírito que é para si enquanto se mantém no reflexo imanente dos indivíduos,
e que é em si – ou substância – enquanto os contém em si mesmo. Como substância
efetiva, o espírito é um povo; como consciência efetiva, é cidadão do povo, aí
tem imediatamente sua verdade. Esse espírito pode chamar-se a lei humana, por
ser essencialmente na forma da efetividade consciente dela mesma. Na forma da
universalidade, é a lei conhecida e o costume corrente. Na forma da
singularidade, é a certeza efetiva de si mesmo do indivíduo em geral. Com
efeito, o poder ético do Estado tem, como movimento do agir consciente de si,
sua oposição na essência simples e imediata da eticidade. Como universalidade
efetiva, o poder do Estado é uma força contra o ser-para-si individual; e como
efetividade em geral, encontra ainda outro que ele mesmo na essência interior. Porque
a eticidade é o espírito em sua verdade imediata, os lados, em que a
consciência do espírito se dissocia, incidem também nessa forma da imediatez; e
a singularidade passa aquela negatividade abstrata que, sem consolo nem
reconciliação em si mesma, deve recebê-los mediante uma ação exterior e
efetiva.
A
consanguinidade completa o movimento natural abstrato, por acrescentar o
movimento da consciência, interromper a obra da natureza e arrancar da
destruição o consanguíneo. Ou melhor, já que é necessária a destruição – seu
vir-a-ser o puro ser – a consanguinidade toma sobre si o ato da destruição.
Ipso facto, a comunidade – a lei do alto que vigora manifestamente à luz do dia
– tem sua vitalidade efetiva no Governo, como o lugar onde ela é indivíduo. O governo é o espírito efetivo, refletido
sobre si, o si simples da substância ética total. Sem dúvida, essa força
simples permite à essência expandir-se na organização de seus membros e
atribuir, a cada parte, subsistência e ser-para-si próprio. O espírito tem aí a
sua realidade ou seu “ser-aí”, e a família é o elemento dessa realidade. Ao
mesmo tempo, o espírito é a força do todo que congrega de novo essas partes no
Uno negativo, dá-lhes o sentimento de sua dependência e as conserva na
consciência de ter sua vida somente no todo. Pode assim a comunidade organizar-se,
de um lado, nos sistemas de independência pessoal e da propriedade, do direito
pessoal e do direito real. Igualmente, as modalidades suscetíveis do trabalho
podem articular-se e tornarem-se associações independentes, para os fins,
inicialmente singulares, da obtenção e do gozo de seus próprios bens. O
espírito da universal-associação é a simplicidade e a essência negativa desses
sistemas que se isolam.
Os
ministérios que integram o escol da presidência, auxiliando no poder que lhe
confere, possuem autonomia técnica, financeira e administrativa para executar
as ações nas suas relativas áreas de competência. Cabe a eles estabelecer
estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação política de recursos
públicos, igualmente como a criação de normas para acompanhar e avaliar
programas federais. O Ministério da Justiça, por exemplo, foi o primeiro a ser
criado no Brasil. Sua origem remonta à Secretaria de Estado de Negócios da
Justiça, instituída pelo regime do príncipe regente D. Pedro em julho de 1822. Atualmente,
os titulares das pastas são escolhidos pelo presidente da República. Eles são
responsáveis pela coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da
administração federal. Duas mudanças substanciais ocorreram em julho de 2016,
dois meses após o golpe de Estado de 17 de abril, após a presidente Dilma
Rousseff, do Partido do Trabalhadores (PT) ter sido deposta do governo: os critérios de nomeação de ministros
no governo federal; a criação das áreas especiais de proteção dos ministros do
Supremo Tribunal Federal. No primeiro caso, os senadores apressavam-se para formar um governo sem investigações policiais sobre o passado de seus ministros.
Pressionado pelos partidos políticos
que apoiaram o golpe de Estado a destravar nomeações para os respectivos escalões
burocráticos, o governo passara a admitir os maculados políticos dos partidos,
mesmo sem a premissa dos órgãos de inteligência, enformados pela Agência
Brasileira de Inteligência. A análise da ficha ideológica dos novos inquilinos foi feita a posteriori. - “Antes, a contratação só ocorria após a investigação
da Agência”. A pesquisa sobre o passado do candidato passou a ser realizada em
paralelo, mas sem impedir a nomeação no Diário
Oficial. O ministro Eliseu Padilha,
disse que queria evitar o “represamento” daquelas nomeações. Mas “em 95% dos
casos não há nenhum problema, e aí você é obrigado a segurar 100 por causa de
cinco”, disse o ministro ao justificar a decisão. A
mudança criou condições para que o governo pós-Dilma, o governo do golpe de
Estado de Temer e do consórcio PSDB/PMDB, nomeasse para o Ministério do
Trabalho uma deputada federal que tem processos trabalhistas contra si. Cristiane
Brasil (PTB-RJ) foi indicada para o cargo pelo próprio pai, o presidente
nacional do PTB, Roberto Jefferson.
O político foi condenado em novembro de
2012 a mais de 7 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem
de dinheiro no caso apelidado pela mídia de mensalão.
A indicação de Cristiane por Jefferson foi uma troca de favores de Temer ao
apoio do partido trabalhista, a pautas de interesse no Congresso – a principal
delas, a reforma da Previdência. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região
manteve a decisão que havia sido tomada em primeira instância, de impedir a
posse de Cristiane com argumento de que a nomeação fere o princípio da “moralidade
administrativa”. O governo não aceita a decisão do Tribunal Regional Federal -
TRF. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, anunciou que pretende
recorrer, enquanto Roberto Jefferson (PTB), o pai da nomeada, reforçou ao
jornal Folha de S. Paulo: - “Nós
manteremos a indicação”. A deputada teve dois processos trabalhistas. É
neste sentido ideológico que capa preta e a caneta do Relator do chamado “mensalão”,
ministro Joaquim Barbosa, fizeram com que ele fosse comparado a um herói
justiceiro dos quadrinhos na internet - rede mundial de computadores.
Na vida real, porém, o juiz Joaquim Barbosa também tem recorrido a
guarda-costas para se proteger das grandes possibilidades da chamada “queima de
arquivo”.
Desde o início do julgamento, o ministro manteve a escolta de sete
homens, que ele requisitou ao Supremo Tribunal Federal. A operação de blindagem
que alterou a vida do Relator do “mensalão” desde o início do processo não
pretendia ser exclusividade. No dia 14 de maio de 2005, aconteceu a divulgação,
pela revista Veja, de uma gravação
na qual o ex-chefe do Departamento de Contratação dos Correios, Maurício
Marinho, solicitava e também recebia “vantagem indevida para beneficiar um empresário”. Este era na
realidade o advogado curitibano Joel
Santos Filho, contratado por R$ 5 mil pelo/fornecedor dos Correios, Arthur
Wascheck Neto, para filmar esse funcionário. Para colher prova material do
crime de interesse de Arthur, Joel faz-se passar por um interessado em negociar
com a empresa de Correios. Logo
em seguida o Supremo Tribunal Federal propôs contratar 90 homens para fazer a segurança pessoal dos
magistrados. A Corte está preocupada com a proteção dos ministros após o fim do
julgamento. O preço do serviço é estimado em R$ 6,3 milhões, e os seguranças
que escoltará cada ministro será uma decisão pessoal dos magistrados. O
ministro Marco Aurélio de Mello, por exemplo, que se diz mais preocupado em
manter a privacidade terá apenas quatro seguranças. - “Continuo protegido pelos
meus jurisdicionados”. A maioria dos ministros terá escolta de oito seguranças.
Joaquim Barbosa, que assumiu a presidência do STF aumentou sua segurança com a
proteção de dez homens divididos em dois turnos, quatro de dia e seis à noite.
Para entrar na vida dos magistrados e fazer a segurança pessoal, os “guarda-costas”
terão remuneração de R$ 8 mil mensais, receberão treinamento especial, além de
informações sociais sobre os hábitos, rotina e vida familiar dos distintos
ministros. Também assinam um termo legal de sigilo, que os impede de revelar a
terceiros dados sobre a intimidade das autoridades, explica o especialista em
segurança privada Irenaldo Pereira Lima, presidente do Sindicato das Empresas
de Segurança do Distrito Federal. A arma-padrão
utilizada para a segurança é uma pistola calibre 38, guardada em um coldre
embaixo da axila. Relator
da operação “Lava Jato” no Supremo
Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki estava responsável pelos
processos que envolvem o esquema de corrupção da Petrobras desde março de 2014,
quando começaram a chegar à mais alta corte do país os primeiros recursos
contra decisões do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos casos na
primeira instância. Ao longo dos dois anos em que relatou a Lava Jato, Teori Zavascki tomou decisões
polêmicas e inéditas, como a ordem de prisão do então senador Delcídio do
Amaral (PT-MS) por tentativa de obstrução da Justiça. O magistrado também
surpreendeu o país ao determinar o afastamento do deputado federal Eduardo Cosentino
da Cunha (PMDB-RJ) do comando da Câmara dos Deputados e do mandato parlamentar.
O ministro afastou Eduardo Cunha da
presidência da Câmara. O afastamento havia sido solicitado pela Procuradoria Geral
da República (PGR) cinco meses antes “sob a alegação de que o peemedebista
estava atrapalhando as investigações da Lava Jato”. Além
de julgar os recursos contra decisões do juiz Sérgio Moro (PSDB), era
competência do ministro do STF, por exemplo, autorizar as operações da Polícia
Federal (PF) e do Ministério Público que envolvia pessoas com foro
privilegiado, como políticos e autoridades do Judiciário. Além disso, cabia ao
relator analisar pedidos de habeas corpus dos presos da operação Lava Jato. Teori Zavascki ainda era
responsável por homologar os acordos de delação premiada que envolvia pessoas
com foro. No momento, o caso mais importante que ainda aguardava sua
homologação era a delação premiada de 77 executivos do Grupo Odebrecht. O ato para reconhecer oficialmente a validade
jurídica dos acordos estava previsto para o início de fevereiro, quando Teori
retornaria do recesso do Judiciário. Porém, segundo juízes auxiliares do
magistrado, a intenção era antecipar para o final de janeiro a homologação dos
acordos de dirigentes da empreiteira. Com o aval de Teori Zavascki, a
Procuradoria Geral da República (PGR) poderia iniciar novas investigações criminais
com base nos depoimentos. A
capa preta e a caneta do relator do “mensalão”, ministro Joaquim Barbosa,
fizeram com que o magistrado fosse comparado a um herói justiceiro dos
quadrinhos na internet. Na vida real, porém, Barbosa tem recorrido a
guarda-costas para se proteger.
Desde o início do julgamento, o ministro não dá
um só passo sem a escolta de sete homens, que ele requisitou ao Supremo
Tribunal Federal. A operação de blindagem que alterou a vida do relator do
mensalão desde o início do processo não será exclusividade dele. O Supremo Tribunal
Federal vai contratar 90 homens para fazer a segurança pessoal dos magistrados.
A Corte está preocupada com a proteção dos ministros após o fim do julgamento.
O preço do serviço é estimado em R$ 6,3 milhões, registra o edital do pregão, e
o número de seguranças que escoltará cada ministro será uma decisão pessoal dos
magistrados. O ministro Marco Aurélio de Mello, por exemplo, mais preocupado em
manter a privacidade terá apenas quatro seguranças. -
“Continuo protegido pelos meus jurisdicionados”, brincou. A maioria dos
ministros terá escolta de oito seguranças. Joaquim Barbosa, por sua vez, que
assumirá a presidência do STF em novembro, aumentará sua segurança. Contará com
a proteção de dez homens divididos em dois turnos, quatro de dia e seis à
noite. Para entrar na vida dos magistrados e fazer a segurança pessoal, os
guarda-costas terão remuneração de R$ 8 mil mensais, receberão treinamento
especial, além de informações sobre os hábitos, rotina e vida familiar dos
ministros. Também precisarão assinar um termo de sigilo, que os impede de
revelar a terceiros dados sobre a intimidade das autoridades, explica o
especialista em segurança Irenaldo Pereira Lima, presidente do Sindicato das
Empresas de Segurança do Distrito Federal. A arma-padrão para utilização em
serviço é uma pistola calibre 38, como no cinema, “guardada em um coldre
embaixo da axila”.
Num
deles, foi condenada a pagar R$ 60 mil a um de seus motoristas. No outro, fez
acordo e pagou R$ 14 mil para evitar uma condenação. Ambos motoristas dizem que
trabalhavam sem registro em carteira, cumprindo carga horária superior ao
determinado na legislação trabalhista. Alguns especialistas em direito, no
entanto, dizem que, a despeito dos aspectos políticos e de imagem pública, o
fato não impede legalmente Cristiane Brasil (PTB-RJ) de assumir o cargo. Consta
na imprensa que ela passou o feriado de Ano Novo hospedada com mais três amigas
num hotel da Força Aérea no território de Fernando de Noronha, que é mantido
com dinheiro público. Numa foto, Cristiane aparece num logotipo da Força Aérea na faixada comercial do hotel. A
instituição afirmou que a hospedagem não fere a lei. Além disso, a deputada foi
apenas mencionada na delação da Odebrecht na mais longa história de
investigação brasileira nomeada pela Polícia Federal de operação Lava Jato. Leandro Andrade, executivo da empreiteira,
disse ter sido pago R$ 200 mil em espécie, o que ela nega.
Não
há qualquer investigação contra Cristiane neste caso, tanto quanto os casos
trabalhistas que não são, portanto, sigilosos. A delação premiada da Odebrecht
e a hospedagem no hotel, tampouco. Todas essas informações foram consultadas,
por exemplo, pela imprensa investigativa, que passou a publicar detalhes
negativos sobre a biografia da deputada. Os ministros do Supremo ganharam
notoriedade nos últimos anos. A exposição que vinha desde o julgamento do “mensalão”
cresceu com a chegada dos casos da Lava-Jato à Corte e alguns ministros passaram
a ser hostilizados por militantes. Relator da Lava-Jato, o ministro
Edson Fachin revelou em março que havia pedido auxílio da Polícia Federal para
investigar ameaças dirigidas a sua família. O relator da Lava-Jato passou a andar com seguranças armados desde então. - Nos
dias atuais, uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas
também com a segurança de membros de minha família. Tenho tratado deste tema e
de ameaças que têm sido dirigidas a membros de minha família - disse Fachin à rede
Globonews.
Por
segurança pessoal, o Supremo Tribunal
Federal (STF) contratou uma área especial de embarque para os integrantes
da Corte no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. De
acordo com o tribunal, o aluguel da nova área, que é diferente da sala que a
Corte tinha anteriormente no terminal de passageiros, ocorreu para garantir a
proteção individual dos ministros. O espaço, que tem um custo anual de R$ 374,6
mil, funciona desde julho do ano passado. - “Toda a questão em torno do uso do
embarque no Terminal 2 está relacionado à segurança dos ministros”, explicou a
assessoria do STF, ao ser procurada. No Terminal 1, ministros de tribunais
superiores, não apenas o STF, contam com “espaços exclusivos”. Assessores e
seguranças dos ilustres passageiros têm autorização para acompanhá-los até o
portão de embarque. Se precisarem ser acionadas, as polícias Federal, Civil e
Militar estão de plantão. Na sala “vip” anterior, os ministros tinham privilégio
de dispensa da fila do check in, mas
se juntavam aos passageiros no momento do embarque. A nova sala, no Terminal 2,
que fica a dois quilômetros do terminal usado por passageiros de voos
comerciais, permite que os ministros do STF aguardem pelo momento do embarque
em “espaço reservado”. Eles são levados de van até o local onde está o avião da
companhia aérea utilizada.
O
embarque é feito por escada lateral no finger.
Nesse caso, o ministro não precisa mais percorrer os corredores por onde passam
os demais passageiros, nem aguardar pela chamada para embarque no saguão em
frente ao portão onde está a aeronave. Levantamento das Contas Abertas,
realizado a pedido do jornalismo investigativo da rede Globo de televisão, demonstra
que o tribunal já pagou neste ano R$ 148 mil à Inframerica, a empresa administradora
do aeroporto, pelo serviço de “Fast pass”. Em nota, o Supremo Tribunal Federal afirma
que a nova área de embarque foi criada depois que o antigo contrato de aluguel
da sala de espera do tribunal, dentro do aeroporto, venceu. O Supremo diz ter
tentado se desfazer da sala e assegurar, no entanto, as credenciais de
segurança para acesso livre às áreas restritas do aeroporto, o que foi negado.
- “O contrato de aluguel na antiga sala do Terminal 1 estava encerrando na
gestão da Ministra Cármen Lúcia e o tribunal tentou manter as credenciais de
acesso dos seguranças à área restrita do aeroporto sem a necessidade da sala,
mas não conseguimos”, diz o informante do Supremo Tribunal Federal em nota à
imprensa.
Bibliografia
geral consultada.
BASTOS, Aurélio Wander, A Ordem dos Advogados e o Estado Democrático
no Brasil. Tese de Doutorado em Ciências Humanas. Universidade Candido Mendes: Instituto
Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, 2007; PAIXÃO, Leonardo André,
A Função Política do Supremo Tribunal Federal. Tese de
Doutorado. Faculdade de Direito. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007; PEREIRA, Bruno Ramos, O Uso da Proporcionalidade no Supremo Tribunal Federal: Análise do Votos do Ministro Gilmar Mendes (2004-2006). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009; ALMEIDA, Frederico Normanha Ribeiro de, A Nobreza Togada: As Elites Jurídicas e a Política da Justiça no Brasil. Tese de Doutorado em Ciência Política. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2010; LEWANDOWSKI, Andressa,
O Direito em Última Instância: Uma Etnografia do Supremo Tribunal Federal.
Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Instituto
de Ciências Sociais. Departamento de Antropologia. Brasília: Universidade de
Brasília, 2014; OLIVEIRA, Maria Rita de Holanda Silva, A Autonomia Parental e os Limites do Planejamento Familiar no Sistema Jurídico Brasileiro. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Direito. Faculdade de Direito do Recife. Universidade Federal de Pernambuco, 2016; PEIXOTO, Geovane de Mori, Segurança Jurídica e a Tipificação de Condutas para Caracterização do Ilícito de Improbidade Administrativa por Violação de Princípios. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Direito. Faculdade de Direito. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016; CAMPOREZ, Patrick, “Por Segurança, Ministros do Supremo Tribunal Federal têm Área Reservada para Embarcar
no Aeroporto de Brasília”. Disponível em: https://oglobo.globo.com/07/06/2018; LIMA, Luciano
Ferreira, “Blindagem Jurídica no Direito Brasileiro”. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/10/06/2018; entre outros.
Estou a procura de telhado de vidro, obrigada era oque eu procurava sobre telhado de vidro
ResponderExcluirUma sugestão que faço é que oportunamente você assista ao filme: "A Casa de Vidro". Após a súbita morte de seus pais em um acidente de carro, os irmãos Ruby (Leelee Sobieski) e Rhett (Trevor Morgan) são enviados para morar com Terry (Stellan Skarsgard) e Erin Glass (Diane Lane), seus novos pais adotivos. Mas, com o passar dos dias, Ruby passa cada vez mais a desconfiar que Terry e Erin já planejavam adotá-los antes mesmo de seus pais morrerem, de olho em US$ 4 milhões que ela e seu irmão possuem na forma de ações.
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