Mister Pip – Cultura, Educação & Utilidade do Livro.
Ubiracy de Souza Braga*
“Ao quebrar o silêncio a linguagem realiza o que o silêncio pretendia e não conseguiu obter”. Merleau-Ponty
Em
1766 Bougainville recebeu de Luís XV de França a missão de navegar ao redor do
globo em uma expedição com um naturalista, cartógrafo e astrônomo. Tornou-se o
14° navegador da história, e o primeiro francês a conseguir o feito: a
realização dessa volta ao mundo revigorou o prestígio da França após suas
humilhantes derrotas durante a Guerra dos sete anos. Bougainville zarpou em
1766 com dois navios, La Boudeuse e L'Etoile. Esteve no Rio de Janeiro em
1767 e reuniu dados sobre as fortificações, administração e comércio. – “Se
inicialmente recebera boa acolhida das autoridades locais, incidentes no sul,
envolvendo portugueses e espanhóis, provocaram mudança na atitude do vice-rei
em relação aos franceses”, segundo descreve Maria Fernanda Bicalho. Ele e seus
oficiais foram proibidos de permanecer nos arredores da cidade, inviabilizando
a coleta de espécies vegetais pelo naturalista Philibert Commerson, célebre e
precursor por suas ideias conservacionistas.
Em
seu álbum Pitoresco, entretanto, retrata os principais monumentos naturais e
artificiais e o aspecto geral das cidades e populações: a prancha 34, por
exemplo, reproduz a “Cascade de la Grande Tijuca, près Rio-Janeiro”, que é hoje
chamada a cascatinha da Tijuca, no Parque do Açude, Alto da Boa Vista. Visitou
a ilha de Taiti em abril de 1768 e por pouco perdeu a oportunidade de se tornar
seu descobridor, desconhecendo a visita anterior de Samuel Wallis no HMS Dolphin
menos de um ano antes. Em março de 1769, a expedição completou sua
circum-navegação e chegou em Saint-Malo, com a perda de somente sete dos 200
homens que compunham a tripulação, fato excepcional naquela época, e um crédito
extra ao bom comando da expedição de Bougainville. Sua viagem foi também
excepcional “pelo fato de ter sido a primeira a incluir uma mulher, Jeanne
Baré, empregada do naturalista da expedição” acima mencionado, Philibert
Commerçon. Descrevendo o Taiti no seu livro de 1771, Voyage Autour du Monde,
Bougainville ofereceu visão de um paraíso terrestre onde homens e mulheres
viviam felizes, em completa inocência, longe da corrupção da civilização. Ele
ilustrou o conceito de “nobre selvagem”, e influenciou as ideias utópicas de
filósofos importantes como Jean-Jacques Rousseau antes do advento da revolução clássica francesa.
Segundo
Merleau-Ponty, a esfera humana é uma espécie de “intermundo”, o qual pode ser
explicado como o contexto histórico, a simbologia, ou a verdade a ser
construída. Algo que acena com a possibilidade de uma significação das coisas,
apesar de todos os paradoxos existenciais. Neste sentido, ser é visto pelo
outro como uma fração de mundo, a interação entre as consciências e a ligação
dialética entre o senhor e o escravo no sentido hegeliano. Contudo, as obras
mais significativas de Merleau-Ponty são as de natureza psicológica, para o que
nos interessa, entre elas: A Estrutura do Comportamento, de 1942, e
Fenomenologia da Percepção, de 1945 antes de seu engajamento afetivo do ponto de vista comunista. Na sua fase de inferência política
elaborou uma série de ensaios de teor marxista como: Humanismo e Terror, de 1947,
que pode ser considerado sociologicamente uma apologia do comunismo soviético de fins da década de 1940. Em 1955 ele passa
por modificação na sua weltanschauung sobre este regime, no ensaio: As
Aventuras da Dialética, de 1955, no qual o marxismo é visto como um método
para se avançar sobre a questão tópica da verdade na fenomenologia.
Ao
distanciar-se de suas primeiras obras e buscar uma nova ontologia,
Merleau-Ponty busca o Espírito Selvagem e o Ser Bruto, no que ilustramos
idealmente através de nossa compreensão. Sua interrogação vem exprimir-se numa espantosa nota de
trabalho de “O visível e o Invisível”, na medida em que para ele: “o Ser é o
que exige de nós criação para que dele tenhamos experiência”. Frase cujo
prosseguimento reúne emblematicamente arte e filosofia, pois a nota continua:
“filosofia e arte, juntas, não são fabricações arbitrárias no universo da
cultura, mas contato com o Ser justamente enquanto criações”. Por que devemos entender a sequência do processo comunicativo de criação?
Porque entre a realidade dada como um fato, instituída, e a essência secreta
que a sustenta por dentro há o momento instituinte, no qual o Ser vem a ser:
para que o ser do visível venha à visibilidade, solicita o trabalho do pintor;
para que o ser da linguagem venha à expressão, pede o trabalho do escritor;
para que o ser do pensamento venha à inteligibilidade, exige o trabalho do
pensador. Pensar permite aos seres humanos modelarem sua percepção do mundo social ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma afetiva e efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Esses trabalhos são criadores.
E justamente
porque tateiam ao redor de uma intenção de exprimir alguma coisa para a qual
não possuem modelo que lhes garanta o acesso ao Ser, pois é sua ação que abre a via de acesso para o contato pelo qual
pode haver experiência do Ser. Que laço amarra num tecido único experiência,
criação, origem e Ser? Aquele que prende Espírito Selvagem e Ser Bruto. Que
é Espírito Selvagem? É o espírito de práxis, que quer e pode alguma coisa, o
sujeito que não diz “eu penso”, e sim “eu quero”, “eu posso”, mas que não
saberia como concretizar isto que ele quer e pode senão querendo e podendo.
Isto é, agindo, sob determinadas condições sociais, realizando uma experiência e sendo essa própria experiência. O
que torna possível a experiência criadora é a existência de uma falta ou de uma
lacuna a serem preenchidas, sentidas pelo sujeito como intenção de significar
alguma coisa muito precisa e determinada da existência humana. Somente depois do ato criador é que a experiência se torna possível. O ser bruto e o espírito selvagem são condições essências, por meio das quais vai se dá o rompimento óbvio com a tradição.
Analítica e historicamente
estamos no início da década de 1990, numa ilha tropical chamada Bougainville a
qual sofre as graves consequências de uma guerra civil. Com o conflito, o lugar torna-se um caos. É
lá que mora Matilda, uma inocente garota de 13 anos e narradora da história. Isolados
por um bloqueio político, econômico e militar, os habitantes da ilha vivem com
dificuldades e privações desde que os brancos colonizadores fecharam a mina,
única fonte de riqueza de toda a comunidade. Para Matilda, o bloqueio tem um
significado ainda mais doloroso - a menina nunca mais vira seu pai desde então.
Um único branco permanece na aldeia: o Sr. Watts. Cabe a ele reabrir a escola e ensinar algo útil as
crianças, de modo a refletir a cultura. Sr. Watts, ou “olho arregalado”, como
todos o chamam, é um homem misterioso e excêntrico. Branco, alto e sempre
metido em seu terno de linho, mantinha o hábito de usar um nariz de palhaço ao
levar sua mulher Grace, uma negra nativa da ilha, para passear como uma rainha
em uma carroça. Ninguém saberia dizer por que “olho arregalado” permanecera em
Bougainville depois do bloqueio. Sua história social só começa a vir à tona quando as
crianças são chamadas de volta à escola. Ele começa a ler para a turma, em voz
alta, o seu velho exemplar de “Grandes Esperanças”, de Charlie Dickens. Pip, o
personagem principal da história, torna-se imediatamente um cativo na vida
daquelas crianças que logo perceberão que, sobretudo numa ilha em guerra, o
poder da imaginação pode ser algo
muito valioso. O
filme, de 2012, é baseado em acontecimentos reais e no livro “O Sr. Pip”, de
Lloyd Jones. O livro “O Sr. Pip”, por sua vez, é baseado no livro: “Grandes Esperanças”
de Charles Dickens. Fascinada pela história do livro e por Mr. Pip, personagem
principal do romance, a jovem Matilda (Xzannjah Matsi) é a mais entusiasmada
com as aulas e se torna muito próxima de Mr. Watts. Em uma pequena ilha da
Papua Nova Guiné, Mr. Watts (Hugh Laurie) é o único homem branco. Este
professor decide reabrir uma escola, e ensinar às crianças a história do livro:
“Grandes Expectativas”, de Charles Dickens. A adolescente Matilda fica
fascinada com o romance, mas seus sonhos são interrompidos pela dura realidade
local, quando inimigos chegam à ilha em busca de rebeldes, e um mal entendido
leva-os a crer que o jovem Pip é um homem perigoso. O pai de Matilda
trabalhador da mina é transferido contra sua vontade, sinal distintivo que é atributo de poder, de dignidade, de posto, de comando, deixando a menina sozinha e sua
mãe na ilha. Matilda vê no Mr. Watts a figura de um pai. Mr. Pip se
torna um mito na ilha, graças às leituras de Watts. Em Mr. Pip, exibido no Festival de Toronto, Canadá.
Hugh Laurie arma-se de um grande carisma e um quê de mistério no papel do professor Watts, o único homem branco na ilha Bounganville, em guerra com Papua Nova Guiné por conta de uma mina gigantesca de cobre explorada pelos australianos.Uma das almas tocadas por Watts, que costuma chegar à vila todas as manhãs usando um nariz de palhaço e arrastando um riquixá com sua mulher, é Matilda (Xaznnjah Matsi). Seu pai está na Austrália, e a mãe Delores (Healesville Joel) é católica fervorosa. A garota se encanta com as leituras de Grandes Esperanças, de Charles Dickens, e sonha acordada com sua visão do Senhor Pip, um homem que ascende socialmente. O
protagonista da obra de Dickens é o assunto mais comentado de Bougainville, fazendo
com que as pessoas esqueçam a violência de uma guerra civil e a ausência de
seus familiares. O livro narra, sob a perspectiva da história oral e do olhar de
Matilda, como o personagem de um dos grandes escritores do século XIX, Charles
Dickens, é capaz de mudar a vida da jovem e de sua comunidade. Diariamente, Sr.
Watts, didaticamente lia um capítulo do livro, acompanhado a questão do tempo e
movimento comunitário, despertando nas crianças a curiosidade por um mundo
nunca antes visto e renovando a esperança de dias melhores.
Personagem inesquecível, o sr. Watts merece um parágrafo apenas para si, chamado pelas crianças de Olho Arregalado (Pop Eye) no original, apelido que deveria ter sido mantido por motivos óbvios), ele vive afastado da vila, junto da enlouquecida sra. Watts, a quem transporta numa espécie de liteira. Nessas ocasiões, ele usa um nariz de palhaço, substituído por um terno ao serem iniciadas as aulas. É então que o sr. Watts opera mudanças na vila, lendo todos os dias às crianças algumas páginas de Grandes Esperanças, o romance de Dickens, o maior escritor do século XIX, de acordo com ele. E é assim que, gradativamente os meninos e meninas se apaixonam por seu professor e também pelo sr. Pip do título, típico herói dickensiano a sobrepujar com sacrifícios e o auxílio de milagres as vicissitudes da vida na Inglaterra vitoriana. Então surge o inominável, a violência incontida narrada sem sentimentalismos, direta e irrefreável como uma bala de fuzil. De repente, em apenas uma longa cena, a realidade mostra suas armas. A imaginação já havia anteriormente instilado nos corações e mentes de Matilda e dos habitantes de Bougainville, porém, as grandes esperanças que somente a literatura tem o poder de instilar, aguçando o espírito humano, atribuindo-lhe forma. A leitura é o principal meio de comunicação e processo de trabalho que liga o ser a sociedade. Através dela construímos correlações de sentidos e significados diversos, conspícuos, contraditórios, complementares sobre o mundo. A partir da prática literária podemos construir diferentes interpretações na formação de uma comunidade que passam a compartilhar formas de aprender juntos a ler e contradizer o texto.
A Região Autônoma
de Bougainville, também reconhecida como Salomão do Norte, é uma região autônoma
na Papua-Nova Guiné é considerada a maior do grupo Ilhas Salomão. A maior ilha
é Bougainville, e também inclui a província adjacente a ilha de Buka, segunda maior ilha da Região Autônoma de Bougainville, em Papua-Nova Guiné, ocupada pelo homem desde tempos do Paleolítico, há cerca de 30000
anos. A ilha foi invadida pelo Japão durante a 2ª guerra mundial (1939-1945).
Embora a ilha tenha sido metralhada e bombardeada por forças aéreas aliadas, os
exércitos aliados nunca lutaram na ilha. Os japoneses se renderam quando os
aliados na península de Selau, nas proximidades da ilha de
Bougainville. É
um filme deslocado mal divulgado, nem tão badalado. Mas um filme de exceção para ser bem lembrado! Mr. Pip é um drama de guerra dirigido por Andrew
Adamson, o mesmo diretor do fabuloso As Crônicas de Nárnia e os primeiros Shrek.
É baseado no livro que leva ao leitor o nome do filme, do autor neozelandês Lloyd
Jones. Hugh Laurie é o protagonista vivendo um professor de literatura,
com o elenco Xzannjah, Healesville Joel, Eka Darville, e outros. Laurie
atuou em oito temporadas na série House lembrado pelo seu personagem,
Dr. Gregory House, que venceu dois prêmios Globo de Ouro.
Bibliografia
geral consultada.
JAPIASSU, Hilton, O
Mito da Neutralidade Científica. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1975;
PERLMAN, Janice, O Mito da Marginalidade. Favelas e Política no Rio de
Janeiro. 3ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977;
MERLEAU-PONTY, Maurice, Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Editora
Martins Fontes, 1996; Idem, Le Visible et le Invisible. Paris: Éditions
Gallimard, 1996; BICALHO, Maria Fernanda Baptista, “La Géographie Politique de
L`Espace Colonial Urbain”. In: Arquivos do Centro Cultural Caloustre
Gulbenkian. Paris, vol. XXLII, pp. 25-31, 2001; Idem, “Cidades e Elites
Coloniais. Redes de Poder e Negociação”. In: Varia História. Belo
Horizonte, volume 29, pp. 17-38, 2003; MORIN, Edgar, Introducción al
Pensamiento Complejo. Barcelona: Editorial Gedisa, 1998; Idem, O Método
4 – As Ideias. Habitat, Vida, Costumes, Organização. 4ª edição. Porto
Alegre: Editora Sulina, 2008; MOUTINHO, Luiz Damon Santos, “O Invisível como
Negativo do Visível: A Grandeza Negativa em Merleau-Ponty”. In: Trans/Form/Ação.
Volume 27 n° 1. Marília (SP), 2004; SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas, A
Carnalidade da Reflexão: Ipseidade e Alteridade em Merleau-Ponty. São
Leopoldo: Editora Nova Harmonia, 2009; TALAMINI, Jaqueline Lesinhovski, O
Uso do Livro Didático de História nas séries Iniciais do Ensino Fundamental: A
Relação dos Professores com os Conceitos Presentes nos Manuais. Dissertação
de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba: Universidade
Federal do Paraná, 2009; CHAUÍ, Marilena, “Merleau-Ponty: A Obra Fecunda”. In: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03;
GRESS, Thibaut, “Maurice Merleau-Ponty: Oeuvres”. In: Actu-Philosophia,
6 de fevereiro de 2011; SILVA, Luan do Carmo da, O Conceito de Lugar no
Livro Didático e o Processo de Ensino-Aprendizagem. Dissertação de
Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Estudos
Socioambientais. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014; entre outros.
__________________
* Sociólogo (UFF), Cientista Político (UFRJ), doutor em Ciências junto à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
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