segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Dante Alighieri – Os Templários e os Bancos

     Ubiracy de Souza Braga*
 
“O mundo é cego, e tu vens exatamente dele”. Dante Alighieri

 












A “Divina Comédia” narra uma viagem imaginária de Dante Alighieri. O poeta romano Virgílio, seu autor clássico preferido, é o guia no caminho pelo “Inferno” e “Purgatório”, onde se encontram personalidades históricas e muitos poderosos deste período histórico. No Paraíso, Dante é levado por sua amada Beatriz, a um final feliz. O sentido original da palavra “commedia”, em italiano, era oposto ao de tragédia, que terminava mal para os personagens. O poema tem estrutura épica, base filosófica, e foi escrito na língua toscana, muito próxima do italiano contemporâneo. No final do século 13, Dante Alighieri afirmava que essa língua chamada de “vulgar”, isto é, o vernáculo, era ainda mais nobre que o latim, pois não era artificial e nem privilégio de poucos letrados. A decisão de Dante de escrever seu grande poema em italiano, a língua falada pelo povo - e a inovação, no século seguinte, com o surgimento da imprensa de tipos móveis, foram marcos na alfabetização e na liberalização da sociedade europeia. O poeta foi médico-farmacêutico, mas não estava interessado na profissão. Entrou na corporação de ofício dos boticários por causa de uma lei de 1295, que reservava os cargos públicos a nobres membros de alguma Corporação de Artes e Ofícios. 


            Dante combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, em 1289, contra os de Arezzo. De 1295 a 1300, fez parte do Conselho dos Cem, que governava a cidade. Ele chefiou uma delegação de embaixadores de Florença a Roma, para negociar a paz com o papa Bonifácio 8º, que enviara uma tropa para pacificar a região da toscana. Exceto Dante, a comitiva retornou à cidade. Enquanto ele estava retido pelo papa, a cidade foi ocupada por uma facção rival, que matou a maioria dos membros do partido ao qual o poeta era ligado. Dante Alighieri foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença. Se fosse capturado por soldados da cidade provavelmente seria queimado vivo. Após passar por vários principados, em 1318, ele foi convidado para ser hóspede de Guido Novello da Polenta, príncipe de Ravena, onde morreu em 1321, o mesmo ano em que terminou de escrever os versos acerca do Paraíso, a parte final de sua “Divina Comédia”.  O conhecimento é a arma mais poderosa do ser humano civilizado. Assim como a prensa de Gutenberg significou a retirada do monopólio da produção textual da Igreja, a criação de espaços públicos para consulta e leitura de livros foi o passo decisivo da popularização dos saberes acumulados pelo homem ao longo da história.
           A Biblioteca de Malatesta Novello em Cesena, Itália, é considerada a primeira biblioteca pública nunca no mundo. Inaugurado em 1452, o edifício era propriedade do município da cidade e permitiu aos leitores fazerem uso livremente de sua coleção. Como a Itália foi o berço do Renascimento cultural que viria a transformar definitivamente o modo como se vive em sociedade, a extravagância foi logo copiada em países como Inglaterra, Portugal, Espanha e Alemanha. A “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão” (“Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici), reconhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo ou simplesmente como “Templários”, foi uma ordem militar de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges, usavam mantas brancas com a característica cruz vermelhas, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros, onde originalmente se estabeleceram o monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa e do voto de pobreza e da fé em Cristo denominando-se “Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão”.           
O sucesso dos Templários esteve comparativamente vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimônia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França - também conhecido como Felipe, O Belo - profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o papa Clemente V para que tomasse medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados publicamente. Em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem, base sobre a qual se eleva sua teologia, deu origem a especulações e lendas, que mantêm o nome dos templários vivo até aos dias atuais. O banco é uma das maiores invenções da era medieval. Como a Ordem dos Templários possuía milhares de terras com castelos fortificados e bem guardados, os templários se ofereciam para guardar os pertences de qualquer nobre ou comerciante por uma pequena taxa de manutenção.


 
Como os templários gozavam da imagem naturalizada de “heróis do cristianismo” e da sua correta conduta ética, conseguiram a confiança de diversos reis e nobres que submeteram suas fortunas aos templários. O banco templário ainda oferecia mais dois importantes serviços com valor de troca. O primeiro era o empréstimo de ouro que devia ser devolvido com a correção monetária com juros “caso você quisesse manter a cabeça grudada no pescoço”. O segundo era uma carta de crédito para comerciantes e peregrinos. Essas pessoas podiam trocar seu dinheiro por uma carta de crédito nominal, feita com um código complexo e secreto que podia ser trocada pelo mesmo valor em dinheiro em qualquer posto templário por uma aparente pequena taxa de juros. E como garantia se você falsificasse a carta e tentasse lucrar com o dinheiro dos templários, sua pena seria a morte ou a mão decepada. Esse sistema econômico foi tão eficiente que a Ordem dos Templários pode ser considerada historicamente a primeira multinacional globalizada de sucesso do mundo ocidental.
Com o florescimento do comércio no fim da Idade Média, a função de banqueiro se tornou algo muito comum em termos de prosperidade comercial para o desenvolvimento na Europa. Nas feiras da Europa Central, quando as pessoas chegavam com valores em ouro para trocar por outro produto, era o banqueiro quem fazia a pesagem de moedas, avaliação da autenticidade e qualidade dos metais, em troca de uma comissão. Com o passar do tempo, os banqueiros passaram a aceitar depósitos monetários e, em troca, o banco emitia uma espécie de certificado. Todavia, foi após a percepção de que nem sempre as pessoas retiravam tudo o que haviam depositado, ou seja, sempre haveria dinheiro para circular, que surgiu a ideia de conceder empréstimos mediante o pagamento de juros. Esta foi a base para o enriquecimento dos banqueiros, que deixaram de ser simplesmente “cambistas” ou agiotas. Contudo, a cobrança de juros era algo de total desaprovação da Igreja, aspecto que explica o porquê da existência de muitos judeus no ramo bancário na história econômica
O mais famoso agiota da literatura viveu em Veneza se chamava: Shylock, personagem de William Shakespeare, do “Mercador de Veneza”. Em termos absolutos, o valor de troca de um bem pode ser medido em termos da quantidade média de horas de trabalho necessárias para produzi-lo. Por contraste, o preço do bem é normalmente medido em unidades monetárias. O assunto empréstimo foi central neste romance, o agiota Shylock se dispõe a emprestar o dinheiro em troca de uma garantia da parte do amigo de Barsanio, o comerciante Antônio. Em qualquer empréstimo o risco das coisas dar errado é grande, e talvez seja por isso, que as pessoas que emprestam dinheiro precisam economicamente ser compensadas, com um valor pago pelo que emprestou além do montante emprestado que é chamado de juros. Mas porque Shylock se tornou o grande vilão do valor de troca entre pessoas? Eles eram um dos muitos judeus agiotas que viviam nos guetos de Veneza.A cidade os tolerava, pois eram os únicos que poderiam fornecer o serviço comercial que os mercadores cristãos eram proibidos de fazer, e poderiam cobrar juros pelos seus empréstimos. Por isso que os maiores banqueiros foram judeus. Os judeus se sentavam em suas mesas, as suas “tavule” em seus bancos, os “banci”, raiz da palavra italiana para “bancos”, num local conhecido por Banco Rosso. Pinturas de Giorgio Vasari, Frederico Zuccari e Domenico di Michelino retratam bem a crença de um inferno para os agiotas. No final da historia Shylok é proibido de cobrar o meio quilo de carne de Antônio exigido no empréstimo em caso de inadimplência. O tribunal o proíbe de derramar sangue de um veneziano, por ele ser judeu a lei determina ainda a perda de seus bens por planejar a morte de um cristão. Então porque ele confiou o empréstimo, como é acentuado como um grande vilão do romance de William Shakespeare – “Mercador de Veneza”?  A explicação é histórica e sociológica no que permite compreendermos a particularidade da relação entre trabalho e valor. 
            No final da Idade Média, com o aumento das atividades econômicas, dos ofícios, do lucro e da tentativa de autonomia dos comerciantes, desenvolve-se a imagem do usurário na sociedade e no âmbito cultural. A nobreza apoiada pelo clero sente-se abalada estruturalmente, pois tem seus interesses ameaçados por esta nova classe que surge. No tempo de Francisco de Assis e da senhora Pobreza, a verdade é que os pobres eram desprezados e a usura vista nos comerciantes, que se tornavam agiota, podia ser um meio de ascensão social freado apenas pelo espantalho do inferno. A prática do ócio era um pecado visto que o clero e a nobreza, do século XIII ao XVI sentem-se ameaçados por um grupo que está cada dia ganhando mais poder econômico, e por consequência, poder político na Europa. Este grupo é chamado por Marx como burguês, os comerciantes locais. Eles, muitas vezes, utilizavam-se do privilégio de ter dinheiro de sobra, virando agiotas. Este ato foi condenado pela Igreja e pela nobreza medieval. Ora, é um comerciante que não faz um trabalho físico que irá provar sua dedicação para com Deus. Você simplesmente senta em sua cadeira, espera seus clientes virem e pedir seu dinheiro emprestado, para assim você vender “tempo” à este cliente.
Durante a época de Shakespeare, a agiotagem era uma ocupação comum entre os judeus, devido à crença entre os cristãos da época de que a usura era um pecado, e por ser uma das poucas profissões que era permitido aos judeus exercerem na Europa medieval, tendo em vista que as leis proibiam qualquer outro tipo de ocupação.  Na peça teatral, Shylock é um agiota judeu que empresta dinheiro a seu rival cristão, Antônio, colocando como fiança uma libra da carne de Antônio. Quando este, após se ver falido, não consegue pagar o empréstimo, Shylock exige “a libra de carne”, como vingança por Antônio tê-lo insultado e cuspido anteriormente. Neste meio tempo, a filha de Shylock, Jéssica, foge com um amigo de Antônio, Lourenço, e se tornou uma cristã, levando dinheiro e joias de sua herança, aumentando ainda mais o ódio e a fúria de Shylock. A prática do ócio era um pecado visto que o clero e a nobreza, do século XIII ao XVI sentem-se ameaçado por uma classe embrionária. Este “grupamento social” é representado pela burguesia, os comerciantes locais. Eles, muitas vezes, utilizavam-se do privilégio de ter dinheiro de sobra, virando agiotas. Este ato foi condenado pela Igreja e pela Nobreza Medieval. Ora, pois, você é um comerciante que não faz um trabalho físico que irá provar sua dedicação para com Deus. Você senta em sua cadeira, espera seus clientes virem e pedir seu dinheiro emprestado para assim você vender “tempo” a este cliente. 
O objetivo era apenas proteger o bem.  No entanto, a moeda homogênea e sem carimbo pode ser facilmente utilizada pelo banco para novos empréstimos, já que nada garante que a sua moeda está guardada nas reservas bancárias.  No caso de um banco com 100% de reservas sobre depósitos, de fato seu dinheiro está guardado no cofre.  Mas quando se trata de reservas fracionárias, o banco está se alavancando em cima do seu dinheiro, e é falsa a afirmação de que seu depósito está disponível para saque a qualquer momento.  Isso só funciona quando algumas poucas pessoas resolvem resgatar suas economias - quando muitos decidem sacar seus depósitos ao mesmo tempo, o banco não tem lastro para honrar sua dívida com os depositantes.  Uma corrida bancária expõe um fato oculto pelos bancos: a total falta de liquidez de quase todos eles que desfrutam de multiplicação monetária através do crédito sem lastro.  Nem sempre foi assim, como demonstra Murray Rothbard.  O esquema de reservas fracionárias não passa de uma fraude, segundo o economista. 
A produção de mercadorias e a circulação desenvolvida de mercadorias com a formação de um mercado global, através do comércio, constituem os pressupostos históricos em que aquele surge o mercado mundial e abrem no século XVI a moderna constituição biográfica do capital. Se abstrairmos do conteúdo material da circulação de mercadorias, da troca dos diversos valores de uso, e considerarmos apenas as formas econômicas que este processo gera, encontraremos então como seu último produto no âmbito da circulaçãoo dinheiro. Este último produto da circulação de mercadorias é a primeira forma fenomênica do capital. Historicamente, o capital contrapõe-se à propriedade fundiária, por toda a parte e em primeiro lugar, sob a forma de dinheiro, como fortuna em dinheiro, capital mercantil e capital usurário. Contudo, não é necessário voltarmos atrás à génese do capital para reconhecermos o dinheiro como a sua primeira forma fenomênica. A mesma história desenrola-se diariamente diante dos nossos olhos. Cada novo capital pisa o palco: o mercado de mercadorias e de  trabalho ou mercado que se transforma em capital através de processos determinados.


Os bancos assumem o compromisso de pagar seus depósitos imediatamente, mas não são capazes de honrar este compromisso com todos os depositantes.  Estariam insolventes.  Isso seria ilegal com todos os outros bens, menos com o dinheiro. A circulação de mercadorias é o ponto de partida do capital. Como portador consciente deste movimento, o possuidor de dinheiro torna-se capitalista. A sua pessoa, ou antes, a sua algibeira, é o ponto de partida e o ponto de chegada do dinheiro. O conteúdo objetivo daquela circulação - a valorização do valor - é o seu fim subjetivo e apenas na medida em que a crescente apropriação da riqueza abstrata é o único motivo propulsor das suas operações ele funciona como capitalista ou como “capital personificado”, dotado de vontade e consciência. O valor de uso não é, portanto, nunca de tratar como fim imediato do capitalista. E também não o ganho singular, mas apenas o movimento incansável do ganhar. Este impulso absoluto de enriquecimento, esta caça apaixonada ao valor é comum ao capitalista e ao entesourador: mas enquanto que o entesourador é o capitalista louco, o capitalista é o entesourador racional. A incansável multiplicação do valor, a que o entesourador aspira na medida em que tenta salvar o dinheiro da circulação, alcança-a o capitalista esperto quando o entrega de novo à circulação. Com razão afirmava o fabuloso Barão de Itararé: “O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro”.
Bibliografia geral consultada:
BUSIGNANI, Alberto, I Diamanti dell’arte – Botticelli. Firenze: Sadea Editore, 1965; BOSCO, Umberto, Dante la vita e le opere. Torino: ERI, 1966; NAPOLEONI, Claudio, Smith, Ricardo, Marx. Considerazioni sulla storia del pensiero econômico. Torino: Boringhieri Editore, 1970; LUCCHESI, Marco Américo, Breve Introdução ao Inferno de Dante - Poesia e Teologia. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1986; MAURO, Walter, Invito alla lettura di Dante Alighieri. Milano: Gruppo Ugo Mursia Editore, edizione 5, 1990; BARBER, Malcolm Barber, The New Knighthood: A History of the Order of the Temple. Cambridge University Press, 1994; DEMURGER, Alain, Os cavaleiros de Cristo: templários, teutônicos, hospitalários e outras ordens militares na Idade Média (sécs. XI-XVI). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002; SOARES DE AZEVEDO, Mateus, A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã, Judaísmo. Rio de Janeiro: Editor Record, 2006; ALIGHIERI, Dante, Tutte le opere - Divina Commedia, Vita Nuova, Rime, Convivio, De vulgari eloquentia, Monarchia, Egloghe, Epistole, Quaestio de aqua et de terra. Introduzione di Italo Borzi. Commenti a cura di Giovanni Fallani, Nicola Maggi e Silvio Zennaro. Roma: Newton Compton Editori, 2007; PIKETTY, Thomas, Le Capital au XXIe siècle. Colecção Les Livres du Nouveau Monde. Paris: Éditions Du Seuil; 2013; JONES, Gareth Stedman, Karl Marx: Grandeza e Ilusão. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2017; outros.
_______________
 
* Sociólogo (UFF), cientista político (UFRJ), doutor em ciências junto à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário