domingo, 26 de abril de 2015

Fiódor Dostoiévski - Liberdade Individual & Alma de Personagens.

Ubiracy de Souza Braga*

       “Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes”. Marquês de Sade

                                        
                                                          Fiódor Dostoiévski no Haymarket (1874).

          Considerado um gênio do mal, segundo Máximo Górki. Perigoso, segundo Josef Stálin. Até 1953 o currículo autoritário/totalitário soviético para estudos universitários sobre o escritor o classificava como “expressão da ideologia reacionária burguesa individualista”. Segundo ele mesmo, seu mal era uma doença chamada consciência. O inverno se aproxima de Moscou a passos de neve. Estamos a 30 de novembro de 1821. No hospital Maria, destinado aos pobres da cidade, Maria Feodórovna Netchaiev ouve os primeiros gritos de seu segundo filho - Fiodor Mikhailovitch Dostoievski - cujo destino nem a mãe nem o pai - o doutor Mikhail Andrévitch Dostoievski - seriam capazes de adivinhar naquele momento de angústias e esperanças. Além disso, o que está escrito na lápide do túmulo de Fiódor Dostoiévski (1821-1881) em São Petersburgo deu frutos, no âmbito da literatura e da filosofia, a saber: Nietzsche, Sartre, Camus, Kafka, Freud, Proust, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, todos devem tributo ao russo, nascido em Moscou. Epiléptico como Machado de Assis, influenciou o existencialismo, o modernismo literário, a psicologia e a teologia. Foi condenado à morte por ler textos censurados, mas teve a pena alterada quando já estava de frente para o pelotão de fuzilamento, sendo então levado à Sibéria para quatro anos de trabalhos forçados.
           Apenas após seu retorno da prisão na Sibéria - Dostoievski foi preso por tramar contra o Czar -, repetiria o escritor seu sucesso inicial com a semi-biográfica obra Recordações da Casa dos Mortos, uma coleção de fatos sociais e eventos políticos ligados à vida nas prisões da Sibéria. O próprio Dostoiévski passou quatro anos exilado em uma dessas prisões, em função de sua condenação por envolvimento com o Círculo Petrashevski, um grupo literário russo banido pelo czar Nicolau I, a qual trata dos anos que passou na prisão. Mais tarde sua fama aumentaria drasticamente graças a obras como Crime e Castigo, onde existem sujeitos ordinários e extraordinários, os primeiros,  condenados a viver uma vida normal e obedecer às normas sociais, enquanto que os segundos, extraordinários: Napoleão Bonaparte, podendo transgredir as normas sociais e levar a sociedade a um novo estágio, O Idiota, uma modernização do ideal ético cristão, o Príncipe Míchkin, também era a forma como Dostoiévski se contrapunha ao niilismo ocidental europeu, por isso o personagem pode ser visto como estando em direta contraposição ao Raskolnikov de Crime e Castigo, uma das principais retratações niilista, e Os Demônios, obra foi motivada por um episódio verídico: o assassinato do estudante I. I Ivanov pelo grupo niilista liderado por Sergey Nechayev em 1869.
              Ao recriar esse evento, o escritor cria uma das suas maiores obras, à altura de Crime e Castigo. Besy é um estudo profundo do pensamento político, social, filosófico e religioso de seu tempo. O narrador, ao mesmo tempo que observa a ação, participa dela, pois é um personagem narrando a estranha história social que desenrolou-se em sua cidade no interior da Rússia. Foi entretanto já próximo da morte que Dostoiévski consolidou-se um dos maiores escritores de todos os tempos com sua obra-prima Os Irmãos Karamazov, uma das mais importantes obras da literatura russa e mundial, ou, melhor conforme afirmou Freud, leitor de Dostoiévski: “a maior obra da história”.  Freud considera esse romance, juntamente com Édipo Rei e Hamlet, três importantes livros com a representação de personagens a respeito do embate pai & filho, e retratam o Complexo de Édipo. Fiódor Dostoiévski foi muito influenciado por tradições folclóricas, representada  por algumas ideias que acreditavam que as águas de rios, mares e lagos, representavam a fronteira entre “o mundo dos vivos e o mundo dos mortos”. 

                                        
             
          Por conta da influência que arrecadou através dessa cultura – onde o homem está entre a vida e a morte –, as personagens da literatura de Dostoiévski estão constantemente expostas a ocasiões complexas, beirando os limites da razão e  da lógica, e os limites  que o ser humano é capaz de  realizar diante de problemas universais; contudo, em geral, suas personagens podem ser classificadas em diferentes categorias: “cristãos humildes e modestos”, “autodestrutivos e niilistas”, “cínicos e libertinos”, “intelectuais rebeldes”, enquanto regidos por ideias e não imperativos sociais ou biológicos. Lembra-nos a “filosofia na alcova: ou os preceptores imorais” (cf. Sade, 1999). Embora alguns biógrafos insistam que a primeira “crise” de Dostoiévski aconteceu antes da prisão, às cartas que ele enviou ao irmão deixaram bastante claro que ele só começou a apresentar a doença durante sua prisão. Os estudos médicos nunca chegaram a um acordo sobre sua epilepsia. Freud, por exemplo, afirmou que era uma doença histérica, e não epilepsia. Não só compreendida pela análise das Cartas, mas também pelos testemunhos deixados por seus contemporâneos, podemos perceber que Dostoiévski nunca abandonou a religião Ortodoxa, na qual fora criado, ao contrário da lenda que se formou posteriormente. A partir de Freud, o Inconsciente passa a ser uma instância psíquica de interpretação analítica com leis próprias, regida pelo imperativo da satisfação e que, a todo o momento, quer irromper praticamente na consciência e, para tanto, romper com o recalque. 
          Recalque, representa um dos conceitos fundamentais da concepção de psicanálise, tendo sido desenvolvido através da observação por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o Eu. Freud dividiu a repressão psicológica em dois tipos: a repressão primária, na qual o inconsciente é constituído; e a repressão secundária, que envolve a rejeição de representações inconscientes. A repressão é o processo psíquico através do qual o sujeito rejeita determinadas representações, ideias, pensamentos, lembranças ou desejos, submergindo-os na negação inconsciente, no esquecimento, bloqueando, assim, os conflitos geradores de angústia. – “O recalcado se sintomatiza”, diz Freud. Ou seja: pela repressão, os processos inconscientes só se tornam conscientes através de seus derivados - os sonhos ou os sintomas neuróticos.  De acordo com Freud, o recalque ganha expressiva força simbólica  e é um dos conceitos fulcrais da psicanálise.

Consiste em um mecanismo que remete para o nível inconsciente emoções, pulsões e afetos do cotidiano da vida social que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo. A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo. Freud classificou este mecanismo em duas categorias: recalcamento primário (inscrição de experiências no inconsciente) e recalcamento secundário (a rejeição de experiências inscritas no inconsciente). Recalque diferencial é uma expressão utilizada na engenharia civil que descreve a diferença entre os recalques de dois elementos de uma fundação. Se um prédio é construído sobre uma camada de argila fina, pode ocorrer recalque diferencial, que em muitas ocasiões origina fissuras diagonais nas estruturas. O recalque diferencial causa distorções nas estruturas psíquicas e sociais, e dependendo da sua magnitude, podendo chegar a causar fissuras ou trincas.

Nele, no inconsciente, estaria tudo aquilo que diz respeito ao próprio sujeito, mas que o eu (a consciência) não pode e na maioria das vezes não quer reconhecer. Enfim, na tentativa de melhor explicar o que vem a ser o Inconsciente em Freud, vos remeto a um trecho da obra de F. Dostoiévski, Memórias do Subsolo:
“Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos seus amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em grande segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até de si próprio; e, em cada homem honesto, acumula-se um número bastante considerável de coisas do gênero. E acontece até o seguinte: quanto mais honesto é o homem, mais coisas assim ele possui. Pelo menos, eu mesmo só recentemente me decidi a lembrar das minhas aventuras passadas e, até hoje, sempre as contornei com alguma inquietação. Mas agora, que não lembro apenas, mas até mesmo resolvi anotar, agora quero justamente verificar: é possível ser absolutamente franco, pelo menos consigo mesmo, e não temer a verdade integral? Observarei a propósito: Heine afirma que uma autobiografia exata é quase impossível, e que uma pessoa falando de si mesma certamente há de mentir” (Dostoiévski,1962: 173-174).
            Cabe lembrarmos que, em 1927, Freud juntou à tragédia antiga e ao drama shakespeariano uma terceira vertente: Os Irmãos Karamázov. Segundo ele, o romance de  Dostoiévski “era o mais freudiano dos três”, pois em vez de mostrar um inconsciente disfarçado de destino (como Édipo Rei) ou uma inibição culpada, ele põe em cena, sem máscara alguma, “a própria pulsão assassina, isto é, o caráter universal do desejo parricida”: cada um dos três irmãos, com efeito, é habitado pelo desejo de matar realmente o pai. Quatro facetas Freud distingue na rica, como ele mesmo diz, personalidade de Dostoiévski: “o artista criador, o neurótico, o moralista e o pecador”. Contudo, Édipo tem que descobrir quem assassinou o Rei antes dele. Olhando para o assassino, Édipo começa a prender sobre suas origens e seu verdadeiro eu. Hamlet, por outro lado, representa o príncipe da Dinamarca, tentando vingara a morte do pai. Daí o parti pris nestas notas de leitura tendo como referência a psicologia de seus personagens. Freud irá destrinchar em sua obra cada uma dessas facetas.
De acordo com ele, o caráter moralista é o aspecto mais facilmente acessível. No entanto, o resultado final das batalhas morais de Dostoiévski não foi lá muito glorioso. Para Freud, depois das mais violentas lutas para reconciliar as exigências “instintuais” do indivíduo com as reivindicações da comunidade, que é muito bem precisa em Carl Schorske (1990), Dostoiévski veio a cair na posição retrógrada de submissão à autoridade temporal e espiritual, de veneração pelo czar e pelo Deus dos Cristãos, e de um estreito nacionalismo russo. Ou seja, quando em O Idiota, o desenrolar da trama cujo tema central recai na problemática do indivíduo puro, superior, que acaba sendo para os demais, numa sociedade corrompida, um idiota, um inadaptado. Ou ainda, quando nos aponta pistas nesta direção pois acredita Freud que: “Esse é o ponto fraco dessa grande personalidade. Dostoiévski jogou fora a oportunidade de se tornar mestre e libertador da humanidade e se uniu a seus carcereiros. O futuro da civilização humana pouco terá por que lhe agradecer” (Freud, 1928: 182).
            O realismo crítico foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. E como os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais, para lembramos de Alain Touraine, a característica principal deste movimento foi dá-se com a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano. Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política dos problemas sociais que interpelam o indivíduo constituindo-o em sujeito como, por exemplo, a questão tópica da miséria, pobreza, exploração, corrupção, e outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
Em O Diário de um Escritor, em russo, Dnevnik pisatelya apresenta-nos uma série de artigos iniciados em 1873 e recordou que após concluir Gente Pobre é o primeiro romance de Dostoiévski, escrito em 1846 quando tinha 25 anos e tem como personagens humildes habitantes de São Petersburgo. O livro revela uma impressionante maturidade se considerarmos a idade do autor. Podemos vê-lo como um manifesto da sua concepção de literatura, porque encontramos aqui presentes as especificidades que o distinguiriam ao longo de toda a sua obra. Os problemas sociais diários relacionados com a habitação, a comida e o vestuário. O frio e uma sociedade que escarna solenemente dos pobres.  Um livro de Dostoiévski, mais um, sociologicamente com uma feroz crítica social, mas também na esfera da política. Provavelmente uma das obras que o mandou para a cadeia siberiana. Não seria um livro de Fiódor se uma carga psicológica não carregasse as personagens, onde os seus passados pessoais se misturam com os seus feitios e reações. Para García Lorca, “o insigne escritor russo, Fedor Dostoiévski, muito mais pai da revolução russa do que Lenine”.
Deu uma cópia para seu amigo Dmitry Grigorovich, que a entregou ao poeta Nikolai Alekseevich Nekrasov. Com a leitura do manuscrito “em voz alta”, ambos ficaram extasiados pela percepção social da obra. Às quatro horas da manhã, foram até Dostoiévski para dizer que seu primeiro romance era uma obra-prima. Nekrasov mais tarde entregou a obra a Bielínski. “Um novo Gogol apareceu!”, disse Nekrasov. “Pra você, os Gogol nascem como cogumelos!”, Bielínski respondeu. Logo depois, porém, o crítico concordaria. Ele estava extasiado com o movimento realista na Europa, e considerou o romance de Dostoiévski como a primeira tentativa do gênero na Rússia. Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances são de caráter psicológico, abordando temas polêmicos para a segunda metade do século XIX.
As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a penetração da burguesia fomentando a sociedade de classes. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam “o preconceito, a intolerância e a exploração”. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva. Podemos citar como importantes obras da passagem do romantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de Balzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen de Prosper Merimée e Almas Mortas de Nikolai Gogol. Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são: Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz, entre os mais lidos e citados. Para a compreensão da neurose de Dostoiévski, Freud utiliza a análise do “sujeito do sintoma”, nesse caso da epilepsia. 
          Pois bem, Dostoievski era epilético e, segundo suposição de Freud, os sintomas neuróticos teriam assumido forma epilética a partir do assassinato de seu pai. Aí se torna visível a questão do parricídio; como demonstrado pelo complexo de Édipo, Dostoiévski, talvez como qualquer outra pessoa, teria ao mesmo tempo ódio do pai por vê-lo como rival pelo amor da mãe e identificação com ele através da admiração e desejo de ocupar seu lugar, fundando uma relação ambivalente. O ódio, no entanto, seria reprimido pelo que Sigmund Freud traz como “temor à castração”, e permaneceria no inconsciente. Quando presente um fator bissexual como constitucional da criança, o amor pelo pai faz com que o menino queira assumir a posição da mãe, porém, para isso a criança seria igualmente castrada, de modo que o medo da castração dessa vez causa, também à atitude feminina, representa pois a condição de um homoerótico latente.
A repressão do ódio pelo pai e a identificação com ele (por buscarem o mesmo lugar em relação à mãe) fundam o superego. Freud traz o exemplo de que “se o pai for duro, violento e cruel, o superego assume dele esses atributos, e, nas relações entre o ego e ele, a passividade que se imaginava ter sido reprimida é restabelecida”. Há relatos também de que as crises de Dostoievski o levavam a ter sensação de estar morto. Isso é explicado pelo sadismo do superego e a passividade do ego, em forma de punição; Dostoievski desejava de maneira inconsciente assumir a posição do pai, agora o pai está morto e ele “é” o pai. Daí as condições e possibilidades por relacionar Freud à obra de Dostoievski através da ideia de que todos os criminosos - e todo crime se fundamenta na vontade de matar o pai em busca de ser/ter o falo -, e à exceção dos psicóticos (cf. Braga, 2010), têm desejos inconscientes de serem punidos (principalmente através do sentimento de culpa), de modo que todo criminoso neurótico já é castigado por si mesmo, como é demonstrado em “Crime e Castigo”.
Enfim, não queremos perder de vista que Crime e Castigo, se baseia numa visão sobre religião e existencialismo, uma doutrina ético-filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino, portanto, apresenta-se na obra com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo. Os flagrantes traços autobiográficos, como a adoração pela mãe, o vício do jogo (O Jogador) e a fidelidade, bem como os traços estilísticos colocaram esta obra, entre as maiores da história da literatura universal e, certamente, junto com Os Irmãos Karamazov, a posição de maior escritor russo da história em conjunto com Lev Tolstoy.
O Idiota, em russo, Идиот, é um romance escrito em Florença, entre os anos de 1867 e 1868, pelo escritor. Publicado em 1869, o livro foi muito bem recebido pelos críticos da época. Nele Dostoiévski constrói um dos personagens mais impressionantes de toda literatura mundial, o humanista e epilético Príncipe Míchkin, mescla de Cristo e Dom Quixote. Escrito em meio a crises de epilepsia, perturbações nervosas, viagens e sob a pressão de severas dívidas de jogo, O Idiota é considerado pelo crítico estadunidense Harold Bloom um “Cânone Ocidental”, juntamente com Crime e Castigo e Memórias do Subsolo. As Notas do subterrâneo também traduzido como Memórias do Subsolo ou Notas do Subsolo, em russo, Записки из подполья, Zapíski iz pódpol'ia, é um pequeno romance de Fiódor Dostoiévski. Esta obra é considerada como a primeira obra existencialista do mundo. Apresenta-se como um excerto das memórias de um empregado civil aposentado que vive em São Petersburgo. O livro é dividido em duas partes, e pequeno quando comparado ao tamanho das outras obras-primas de maior fôlego do extraordinário Fiódor Dostoiévski.
A narrativa apresenta um homem amargo, isolado, sem nome, chamado geralmente de “Homem subterrâneo”. Este personagem, que não menciona seu nome em nenhum momento, encena na primeira parte do romance, que leva o nome de “O subsolo”, um grande solilóquio com a intenção de “comover” de alguma forma seu exigente público leitor. Este leitor é de suma importância que seja detectado na leitura, e portanto no processo social de comunicação, pois o discurso do narrador é “moldado” por seu receptor, o seu solilóquio, na verdade, é uma grande evocação de discursos alheios que são parodiados de uma forma zombeteira e às avessas. A personagem chega a dizer que é um homem mau, ou age como tal, mas que pode ser agradado e visto como uma pessoa de bem. Essa incapacidade de se livrar do peso moral o aflige. Diz que os homens sanguinários eram cultos e inteligentes, reforçando as ideias de Raskolnikov em Преступле́ние и наказа́ние, Prestuplênie i nakazánie, e que ele mesmo gostaria muito de encontrar um motivo pra dar sentido a sua vida, como os chamados homens de ação. Ele conclui que “o melhor é não fazer nada”.
Na segunda parte, nomeada de “A propósito da neve molhada”, há três episódios fascinantes que relatam de uma forma concreta como o nosso anti-herói é encurralado socialmente pelos discursos e ações de uma sociedade despótica. Essa narrativa é exposta com uma visão filosófica da consciência do protagonista, num dos melhores exemplos do recurso literário fluxo de consciência. Dostoiévski estava convencido de que o belo é um ideal e a dificuldade em descrevê-lo emerge em sua obra como uma tarefa infinita, pois “somente uma figura no mundo é positivamente bela: é Cristo, de modo que o fenômeno dessa figura ilimitadamente, infinitamente boa já é em si um milagre infinito”. Sendo assim, definir um traço real da personalidade de Míchkin é um desafio e certamente constitui para a maioria dos leitores o que Kierkegaard denominou o “escândalo”. No entanto, para Dostoiévski o real do artista não é outra coisa que o “real comum”. Em O Idiota a “verdade” emerge como um reconhecimento mais amplo e social da realidade humana. Precisamente porque diante das “realidades” terrenas, Dostoiévski sinaliza que a única possibilidade de demonstrar o conteúdo de sentido da fé religiosa-política é mediante uma espécie de aspiração idealista.
       O príncipe Míchkin é indivíduo cuja pureza de coração, aos olhos dos demais, parece idiota. Em decorrência de um amor extremamente puro, a humildade emerge como uma espécie de auto-humilhação que se mostra como um estado doentio, ou seja, como alguém desconectado do “real”. Seu olhar transformado pelo amor vê, no agir do outro, o que não pode ser visto pelo olho simplesmente físico, ou seja, somente os olhos da fé trazem à luz o que não é de modo objetivo a verdade. É por isso que o príncipe, em seu olhar transformado, consegue perdoar os “pecados”, pois objetivamente ele não vê o que os outros veem e é justamente por isso que ele perdoa. Seu olhar não é ingênuo e, no entanto, do mesmo modo que ele percebe o pecado, ele já o considera perdoado. Como Kierkegaard nas Obras do Amor, Míchkin nos vislumbra através do olhar amoroso, não é o conhecimento da verdade objetiva que traduz a sua prática amorosa, mas que esse mesmo olhar é capaz de encobrir uma multidão terrena de pecados. 
Nestes termos o conhecimento não produz elementos capazes de perceber perfeitamente a ação do outro e, nesse sentido, as possibilidades de interpretação serão sempre fundamentadas em uma decisão. O olhar amoroso se baseia não pelo conhecimento objetivo, mas em uma escolha, pois o pecado mesmo sendo visto é perdoado e, nesse sentido, já não é mais visto. A partir de nosso próprio conhecimento, estamos sempre diante da possibilidade de escolhas, ou seja, tanto podemos ver o outro com um olhar amoroso, percebendo nele boas qualidades, quanto desconfiar e perceber somente a maldade. Kierkegaard compreende que, aos olhos do mundo, aquele que nada descobre em relação à maldade alheia produz uma impressão bastante medíocre. Sob este aspecto, repetidas vezes ele afirma que o amoroso se assemelha a uma criança, se reconhece como tal, e deseja permanecer. Nesse sentido, o amoroso, assim como a criança, “não entende o mal e nem quer entender. No cinema, sua obra recebeu a adaptação do diretor Luchino Visconti, com Marcello Mastroianni e Maria Schell, pois, Le Notti Bianche (1957), que recebeu o Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza, com sonora assinada por Nino Rota, compositor preferido de Federico Fellini.
A São Petersburgo do século XIX é transportada para uma Livorno construída no Teatro 5 de Cinecittá. O roteiro é assinado por Suso Cecchi d`Amico. A TV brasileira também assistiu a uma adaptação da obra de Dostoiévski; Noites Brancas foi exibida como um caso Especial em 1973, na hegemônica Rede Globo de Televisão, com o mestre Francisco Cuoco e a saudosa Dina Sfat nos papéis principais, sob a direção genial de Oduvaldo Viana Filho. Lembramos ainda que o cineasta como Autor é responsável pela leitura que faz, e a partir dela o debate estabelecido não deve girar  necessariamente em torno da fidelidade à obra, uma vez que, felizmente não é possível conceber uma única interpretação para o texto lido. Ipso facto, o cinema, esteticamente, assim como qualquer tipo de arte, inclusive a literatura que serve de base, é a expressão de um indivíduo, de uma nação e certamente da cultura. Os leitores têm visões, valores, ideologias e imaginação sociológica singulares. Cabe ao espectador avaliar se o cineasta conseguiu transmitir a sua interpretação particular para o cinema de maneira lúdica, portanto, criativa. Em vista disso, a fidelidade ao original deixa de ser o critério maior de juízo crítico, valendo mais a apreciação do filme como uma sempre renovada experiência. Além de livro e filme estarem distanciados no tempo, escritor e cineasta não têm a mesma sensibilidade. E deveriam?
Bibliografia geral consultada.

SCHORSKE, Carl Emil, Viena Fin de Siècle. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1990; DOSTOIÉVSKI, Fiódor, Os Irmãos Karamázov. Rio de Janeiro: José Olympio Editora. 1962; Idem, Crime e Castigo. Tradução, prefácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2001; Idem, Coração Fraco e outras histórias. Rio de Janeiro: Editorial Presença, 2006; Idem, Gente Pobre. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010; GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo, Acaso e Repetição em Psicanálise: Uma Introdução à Teoria das Pulsões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986; FRANK, Joseph,  Dostoiévski: Os Anos de Provação, 1850-1859. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000; Idem, Dostoiévski: Os Efeitos da Libertação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002; FREUD, Sigmund, “Dostoiévski e o Parricídio”. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1990. Volume XXI; ARTEAGA, Cristiane Guimarães, O Herói da Modernidade em Dostoievski e Graciliano Ramos. Tese de Doutorado em Literatura Comparada. Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011; ALMEIDA, Giuliana Teixeira de, Pelo Prisma Biográfico: Joseph Frank e Dostoievski. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013; VASSOLER, Flávio Ricardo, Distoiévski e a Dialética. Fetichismo da Forma, Utopia como Conteúdo. Tese de Doutorado. Departamernto de Teoria Literária e Literatura Comparada. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015; PONTES, Madjer Ranyery de Souza, A Formação Literária de Fiodor Dostoievski e o Conceito de ´Homem Pequeno`. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015; VASSOLER, Flávio Ricardo, Dostoiévski e a Dialética: Fetichismo da Forma, Utopia como Conteúdo. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015; entre outros.
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* Sociólogo (UFF), Cientista Político (UFRJ), Doutor em Ciências junto à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais. Centro de Humanidades. Fortaleza:  Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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