domingo, 12 de abril de 2015

Apresentação

O “punho erguido”, também reconhecido como o “punho cerrado”, é um símbolo de solidariedade política. Também é utilizado como uma saudação para expressar unidade, força, desafio ou resistência político-social. A saudação remonta a antiga Assíria como um símbolo em face na violência política. A Assíria foi um reino acádio semita em torno da região do alto rio Tigre, no norte da Mesopotâmia, atual norte do Iraque, e que dominou por diversas vezes ao longo da história política os impérios existentes naquela região, desde a tomada da Babilônia até as suas reconquistas. Localizada numa região fértil e num entroncamento de importantes rotas comerciais, Babilônia tornou-se um destacado centro econômico e cultural, desenvolvendo uma civilização complexa, sofisticada e cosmopolita, documentada por muitos registros arqueológicos que atestam o cultivo da educação, do comércio, da ciência, da utilização de diversas técnicas e da arte, florescendo num vasto conjunto urbanístico cortado por canais e rico em monumentos, templos e edificações imponentes. Seu nome vem de sua capital original, a cidade de Assur. O termo também pode se referir à região, ou, mais precisamente, ao centro da região onde estes reinos se localizavam, pois Babilônia aparece tardiamente na história política da Mesopotâmia antiga, em comparação com outras grandes cidades dessa civilização, como Quixe, Uruque, Ur, Nipur ou Nínive. Os descendentes dos assírios ainda habitam o lugar e espaço, histórico e social de sua origem politicamente determinada, como sobrevivência, formando uma minoria cristã no Iraque. Na sociedade contemporânea o “punho cerrado” é usado principalmente por ativistas de esquerda.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas tendo como representação poderosos emblemas tais como: grupos marxistas, anarquistas, comunistas e pacifistas. A saudação com o “punho fechado” tem sido mais usada ao longo da história social por grupos de esquerda e de defesa de grupos politicamente oprimidos. A saudação junta sinais de resistência, solidariedade, orgulho e militância num gesto simples. O “punho fechado” simboliza a luta por melhores condições de vida e a resistência contra o fascismo e contra o capitalismo. O gesto alude à resistência, à vitória, ao êxito na batalha. Já o slogan “¡No pasarán!”, teve sua origem e significado quando obteve a sua cunhagem em francês durante a 1ª grande guerra (1914-18), mas, sobretudo, quando foi apropriado historicamente por ativistas na variedade de movimentos históricos e políticos. 
O uso do espanhol Tolokonnikova do slogan tem origem na Guerra Civil Espanhola (1936-39) - especificamente a partir de um discurso empolgante dado pelo líder republicano Dolores Ibárruri-Gómez, conhecido como “La Pasionaria”, durante o cerco contra a nacionalista falange de Madrid em 18 de julho de 1936. Como resultado, a própria expressão “Não passará!” tornou-se emblemática para a resistência da República contra Franco. Ibárruri-Gómez foi um membro co-fundador do Partido Comunista Espanhol e do movimento social “Mujeres Antifascistas” - uma organização de mulheres em oposição ao fascismo e de militância revolucionária. No entanto, essa heroica forma de resistência iria acabar em fracasso, para que a vitória franquista e os anos de repressão e censura viesse a depô-la. Apesar disso, o slogan continuou a se propagar, em última análise, sendo adotado pelos aliados durante a 2ª guerra mundial como universal de luta política antifascismo.


Por que é significativo que a ativista Nadezhda Andréievna Tolokonnikova tenha se apropriado deste slogan na Rússia em agosto de 2012? Consciente ou inconscientemente, a sua T-shirt fala de uma história cultural e política compartilhada entre a Espanha e a União Soviética no início do século 20. “La Pasionaria” - ela mesma uma militante feminista e revolucionária - admirou a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e citou Moscou como uma Meca para a esquerda, onde “pode-se receber e perceber a marcha da humanidade rumo ao comunismo”. A ascensão da ativista política feminina durante a Segunda República da Espanha - outros incluem María de la O Lejarraga e María Teresa León - aponta para um manifesto feminista compartilhado de resistência política. Esta imagem talvez capture a reflexão do público de forma mais intensa, porque alimenta a imagem profundamente arraigada das mulheres como personificação da nação, da Pátria. E também parece explicar que as próprias mulheres podem ser vistas e tornarem-se a representação de uma nação reprimida. Este é, em particular, pertinente para Nadezhda Tolokonnikova, que é mãe.
Desse modus operandi resulta o que se refere a um conjunto de práticas e saberes sociais, em torno de filosofias individualistas que estão frequentemente em conflito e dizem respeito à criminalização dos movimentos sociais contemporâneos. Pussy Riot é um grupo de punk rock feminista russo que encena, em Moscou, “performances” extemporâneas, de provocação política sobre o estatuto das mulheres representado pelas jovens Nadezhda Andreyevna Tolokonnikova, Yekaterina Samutsevich e Maria Alyokhina, contra a campanha do Primeiro-ministro Vladimir Putin para a presidência da Rússia. Em março de 2012, durante um concerto improvisado e não autorizado na Catedral de Cristo Salvador de Moscou, as ativistas da banda foram presas e acusadas de “vandalismo motivado por intolerância religiosa”. Elas representam um movimento social que conseguiu dar voz à crítica política reprimida contra o sistema de poder autocrático: a) vigente na Rússia e contra a diluição da linha que o separa da Igreja Ortodoxa Russa, b) espetacular e criativa na Catedral de Cristo Salvador em Moscovo, c) um local sagrado utilizado como tática e estratégia do grupo onde se esperava que as “manifestações de vida”, no sentido que emprega o filósofo Georg Simmel, tivessem impacto social e político em termos globais de ativismo político. Nadezhda representa o diminutivo de Nádia e significa esperança. 
Um sistema de ideias constitui-se de uma constelação de conceitos associados de maneira solidária, cujo agenciamento é estabelecido por vínculos lógicos, em virtude de axiomas, postulados e princípios de organização subjacente; tal sistema produz o seu campo de competência, enunciados com valor de verdade e, eventualmente, previsões quanto a fatos e acontecimentos que deverão manifestar-se. Mediadores entre os espíritos humanos e o mundo, os sistemas de ideias ganham consistência e realidade objetiva a partir de sua organização.  Ipso facto, todo sistema de ideias, seguindo Edgar Morin, é simultaneamente fechado e aberto. É fechado porque se protege e defende contras as degradações ou agressões externas. É aberto porque se alimenta de confirmações e verificações vindas do mundo exterior. Embora abstratamente não exista fronteira clara e estável entre uns e outros, podemos distinguir e opor dois tipos ideais: os sistemas de prioridade à abertura, que denominaremos teorias, e os sistemas que priorizam o fechamento, ou doutrinasÉ próprio da teoria admitir a crítica externa, conforme as regras aceitas pela comunidade que cuida, suscita e critica as teorias. 

O campo de existência das teorias é recente e frágil. Constitui-se, pela primeira vez, há 20 séculos, em Atenas, onde a instauração da filosofia abriu uma esfera de livre debate de ideias sem sanção, nem liquidação dos participantes. Posteriormente, a ciência europeia criou o seu próprio campo abstrato, onde toda teoria deve obedecer às regras empíricas ou de concepções lógicas limitadoras e aceitar as formas de verificações ou refutações que poderiam desmenti-las. Assim, um sistema de ideias permanece teoria enquanto aceita a regra do jogo competitivo e crítico, enquanto manifesta maleabilidade interna, isto é, capacidade de adaptação e modificação na articulação entre os seus subsistemas, assim como a possibilidade de abandonar um subsistema e de substituí-lo por outro. Noutros termos, uma teoria é capaz de modificar as suas variáveis que se definem em seu sistema. Em consequência, as características fechadas de uma teoria são contrabalanceadas pela busca de concordância entre a coerência interna e os dados empíricos que evidencia: é isso que constitui a sua racionalidade. A teoria é aberta por ser codependente. Depende do mundo empírico onde se aplica. A teoria vive em suas trocas com o mundo: metaboliza o real para viver. É tipo aberto de auto-eco-organização, segundo Edgar Morin que dá à teoria uma resistência constitutiva ao dogmatismo e à racionalização. Mas esse tipo aberto está correlativamente ligado às regras pluralistas do meio que a alimenta, isto é, as sociedades ou comunidades filosóficas ou, melhor, especificamente as sociedades científicas. As esferas filosóficas e científicas são esferas de existência democrática ou liberal para as teorias. Uma teoria aberta é uma teoria que aceita as ideias de sua própria morte: a experiência de opressão alimenta a ideia de liberdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário