“Depois de encarnar a linguagem, o personagem real vem naturalmente”. Lucy Liu
Cada
dança usa gestos para narrar uma história. Um conhecedor pode entender seu
simbolismo. Um gesto de mão, representa ler uma carta de amor. O canto de um
lenço na boca falta de modos. As mangas longas do quimono para simbolizar
situações de fortes emoções em lágrimas. A utilização dos quimonos iguala a
estampa para a estação. Há estampas multicoloridas para cada estação do ano.
Algumas mulheres vão além. Subdividem as estampas e cores por mês. Assim, cada
mês representativo do ano é representado por uma estampa e gama de cores
específica. A maquiagem da gueixa é sua grande característica marcante. Mas
esta é usada de acordo com seu grau de experiência. É um processo demorado
aplicado antes de se vestir para evitar sujar o quimono. Quando aprendiz, a
gueixa usa a maquiagem de forma regular e mantém todo o rosto branco.
Ela
realmente só usa a maquiagem quando precisa dançar ou para demonstrar seu
desempenho a algum cliente. Quem aplica essa maquiagem na gueixa podem ser a
sua “onee-san” (ou irmã mais velha) ou pela “okaa-san” (ou gueixa-mãe), de sua
casa de gueixas. Sua aplicação é feita com muito cuidado, pois, ao cometer um
erro, o aprendiz que está a maquiar seria obrigado a limpar tudo e começar
novamente. O tempo de duração dessa maquiagem pode ser de até duas horas. É
impossível ver uma maquiagem assim e instantaneamente não associar a imagem a
elas. As mulheres daquela deste tempo e até nos dias atuais usavam pó de
farinha de arroz ou um pó à base de chumbo misturado com água. Vira uma pasta
fina e com ela, aplicavam na pele como se fosse uma base, aplicando pelo rosto
todo, pescoço e colo. Têm o hábito também de arrancar todos os pelos das
sobrancelhas e depois de aplicarem a pasta branca no rosto, faziam sobrancelhas
falsas no alto da testa. E um hábito higiênico chamado Ohaguro que consiste em
escurecer os dentes com uma mistura que envolve os procedimentos de utilização
de limalha de ferro oxidado mergulhada em uma solução ácida. A aplicação desta
mistura deve ser repetida a cada dois dias, porque em caso contrário os dentes
voltam a ser branco.
Nos estágios iniciais da história cultural japonesa, existiam artistas do sexo feminino chamado “saburuko” (“meninas que servem”), que eram em sua maioria “meninas vagando” cujas famílias haviam sido deslocadas nas lutas no fim do século VII. Algumas “dessassaburukos” vendiam serviços sexuais, enquanto outras com uma melhor educação ganhavam a vida entretendo uma alta classe da sociedade em encontros sociais. Após a corte imperial mudar a capital para Heian-kyō (Kyoto) em 794, no início do período Heian, as condições que formam a cultura japonesa da gueixa começaram a surgir, e depois se tornaram o lar uma elite política obcecada pela beleza e mistério dessa cultura. Na cultura japonesa, a mulher ideal era uma mãe modesta e gerente da casa. Para o prazer sexual e apego romântico, os homens procuravam por cortesãs. No Japão, a condição comportamental de gueixa é simultaneamente cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição. Ao longo dos séculos, ocorreu um aprimoramento nesse contexto social que foi desenvolvido pelo aperfeiçoamento da técnica dessas artes e pela estrutura rígida e polida para se tornar uma gueixa e permanecer como tal.
Lucy Alexis Liu é filha de Tom Liu, engenheiro civil, e Cecília Liu, bioquímica, Lucy é a segunda filha do casal, tendo como irmão John Liu. Apesar da origem chinesa, Lucy Liu cresceu num bairro italiano e diz que sofreu “alienação cultural”, por ter uma aparência asiática. A atriz completou a escola secundária em 1986, na Stuyvesant H.S. e estudou na Universidade de Nova Iorque por um ano, mas acabou desistindo dessa universidade e foi estudar na Universidade de Michigan, onde se formou especificamente em Línguas e Culturas Asiáticas, enquanto do ponto de vista artístico estudava representação, dança e representação de técnicas vocais. As práticas orientais de Liu vão muito além da sua formação na Universidade. Ela é fluente em Chinês Mandarim, a língua mais falada no mundo, com mais de um (01) bilhão de falantes nativos e pratica artes marciais indonésias, inclusive Kali Eskrima Silat (K.E.S.A.), que é uma luta rude com facas e varas. A sino-americana ficou reconhecida por seu papel na série de televisão Ally McBeal e participou de vários filmes com papeis notáveis, incluindo “Chicago”, “Kill Bill” e “Charlie`s Angels”. Ela está presente semanalmente nas participações no seriado de TV “Elementary” quando representa uma versão contemporânea do personagem Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle, mas com as histórias se passando nos Estados Unidos da América (EUA). É estrelada por Jonny Lee Miller, como Holmes e Lucy Liu, como Watson, com a analogia fantástica da singular Drª. Watson.
O desporto e as artes marciais são duas formas de conhecimento que apresentam algumas diferenças na sua essência. Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Atualmente, as artes marciais, para além de praticadas enquanto treinamento militar, policial e de defesa pessoal, são também praticadas como Desporto de combate. No início do século XX, as artes marciais mudaram radicalmente os seus fundamentos e passaram a ter uma presença mais espiritual e introspetiva na mente de todos os seus praticantes. O termo “Do” que está presente em várias disciplinas marciais, como o Judo, Karate-Do, Taekwondo, Aikido, Kendo, entre outras, significa arte e método e é por isso que todas as modalidades marciais são uma referência no desporto mundial, pois cultivam a ordem e um método de ensino disciplinado dos seus elementos. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física cotidiana, como as brigas de rua, é a organização de técnicas num sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual como a prática de exercícios físicos utilizado em exercícios da escola.
No período histórico moderno e contemporâneo, diversas práticas e saberes marciais ficaram vinculadas unicamente à luta e à defesa pessoal, situação muito distinta do Oriente, do ponto de vista da análise comparada, que as integra a um sistema filosófico que prepara o praticante também física e espiritualmente, criando uma consciência da futilidade de viver competindo e de utilizar sua arte para defender quem não tem o mesmo preparo disciplinar. Mas a Europa também mantinha uma tradição filosófica de unir a arte marcial às ciências, desde o período greco-romano, passando pelos nobres europeus na Idade Média e cientistas no Renascimento, todos aplicavam o método científico em suas práticas. Atualmente, pessoas de elite de uma boa parte do mundo estudam artes marciais por diferentes aspectos desde a estética a outros motivos pessoais: condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física, lazer, desenvolvimento pessoal de disciplina, participação em um grupo social e estruturação da personalidade, visto que a prática de condicionamento possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo, focalizando-o positivamente. O enfoque na respiração proporciona benefícios físicos e psicológicos, como diminuição do cansaço, potencialização dos movimentos, aumento da autoconsciência etc. O episódio Paint it Black, o 22º da segunda temporada da intrigante série Elementary foi a primeira experiência de Lucy Liu na direção.
Lucy Liu nasceu em 1968, em Nova Iorque, e, como filha de pais emigrantes chineses tentou sempre preservar a sua herança cultural. Licenciou-se em Língua e Cultura Chinesa na Universidade de Michigan, que, como local da sua primeira representação, numa peça teatral, ficou como marco de origem do salto para uma carreira profissional. Entre 1990 e 1996, desempenhou pequenos papéis em séries como os Ficheiros Secretos, uma série de televisão norte-americana de ficção científica criada por Chris Carter e exibida originalmente entre 10 de setembro de 1993 e 19 de maio de 2002 e Serviço de Urgência é um seriado de televisão norte-americano criado pelo escritor e ex-médico Michael Crichton. O nome ER é uma abreviação das iniciais em inglês de Emergency Room, ou em português: Sala de Emergência. A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do Country General Hospital, um fictício hospital de Chicago, Illinois. Após uma curta participação em Jerry Maguire (1996), inspirado no agente desportivo Leigh Steinberg, que atuou no filme como consultor técnico na equipe. Lucy Liu alcançou a notoriedade com a série televisiva Ally McBeal (1997-2002) onde desempenhou o papel da popular personagem Ling Woo. A série narra as aventuras de uma advogada e seu desejo de encontrar um parceiro ideal para se casar e de estar bem na vida, profissional e emocionalmente.
Neste caso toda a trama se desenrola num escritório de advocacia, em Boston, onde Ally e o resto de seus colegas excêntricos trabalham e vivem situações bastante irreais. Seu talento abriu as portas para seu dom na carreira cinematográfica, em sucessos reveladores: Payback (1999), um filme norte-americano do ano de 1999 do gênero policial e suspense baseado no livro de mesmo nome do autor Donald E. Westlake. Foi dirigido por Brian Helgeland e estrelado por Mel Gibson, Gregg Henry, Maria Bello e Lucy Liu. Em Shangai Noon (2000), um western que ocorre no ano de 1881, Chon Wang (Jackie Chan) é um desastrado guarda do Imperador da China. Quando a Princesa Pei Pei (Lucy Liu) é raptada da Cidade Proibida, Wang sente-se responsável e insiste em se juntar ao “batalhão de salvamento”, que parte para os Estados Unidos da América. “Charlie`s Angels” (2000), três belas, talentosas e inteligentes mulheres trabalham para Charlie, o chefe de uma agência de detetives que, sem armas, precisam desvendar o sequestro de um bilionário, utilizando apenas equipamentos de alta tecnologia, suas habilidades em lutas e seu charme feminino, Chicago (2002), o filme explora o tema do status de celebridade instantânea na cidade de Chicago da década de 1920. Dirigido e coreografado por Rob Marshall, e adaptado por Bill Condon, venceu seis prêmios Oscar em 2003, incluindo o de melhor filme do ano. Foi o primeiro musical a receber este prêmio desde Oliver!, de 1968, e Kill Bill (2003), no papel de O-Ren Ishii. Foi também na série Ally McBeal, sucesso televisivo que demarcou a sua grande oportunidade como artista, ingressando no elenco durante quatro excitantes temporadas.
Provisoriamente podemos dizer: vingança é a perseguição que resiste, opõe-se e subestima. E terá esta perseguição suportada e conduzida à reflexão até hoje vigente. Quando procede a mencionada dimensão atribuída ao espírito de vingança? Então é preciso que tal dimensão seja vista desde a sua constituição íntima. Para que tal olhar venha a ter em certa medida algum sucesso, consideremos em que configuração essencial se manifesta modernamente. Esta estruturação essencial do ser vem à fala numa forma clássica, segundo a palavra de Nietzsche, no pensamento até hoje vigente determinado pelo “espírito de vingança”. Como pensa Nietzsche a essência da vingança, posto que ele a pensa metafisicamente? Podemos pensar á medida que temos a possibilidade para tal. Porém, ainda não nos garante que o possamos na possibilidade. Permitir que algo, segundo o seu próprio modo de ser, venha para junto de nós; resguardar insistentemente tal permissão. Podemos somente isso para o qual temos gosto – isso a que se é afeiçoado, à medida que o acolhemos. Verdadeiramente só gostamos do que, previamente e a partir de si mesmo, dá gosto. E nos dá gosto em nosso próprio ser à medida que tende para isso. Através desta tendência, reivindica-se nosso próprio modo de ser, agir e pensar. Nós o guardamos se não o deixamos fugir da memória, representante que é da concentração do pensamento. É o que cabe pensar cuidadosamente, sendo a palavra conselheira de nosso modo próprio de pensar.
O escopo por excelência da moralidade, é em virtude de características bastante particulares de que teria o privilégio e que não se encontrariam em outro lugar em nenhum grau. A série Elementary de televisão estadunidense criada por Robert Doherty, estreou na CBS em 27 de setembro de 2012. Ela apresenta uma versão contemporânea do personagem Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, mas com as histórias se passando nos Estados Unidos da América. É estrelada por Jonny Lee Miller, como Holmes e Lucy Liu, como Watson. Na série, Watson foi transformado em mulher, interpretada por Lucy Liu. Em Sherlock (Jonny Lee Miller) é um ex-consultor da famigerada Scotland Yard que chega a Nova Iorque após passar um período em um centro de reabilitação.
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