domingo, 3 de janeiro de 2016

Por Um Fio de Vida – Ataques & Paranoia Norte-americana.

             Ubiracy de Souza Braga*

Deus criou a guerra para que os americanos pudessem aprender geografia. Mark Twain



            Samuel Langhorne Clemens nasceu na Florida, Missouri, em 30 de novembro de 1835 e faleceu em Redding, Connecticut, em 21 de abril de 1910. Reconhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances As aventuras de Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de “O Maior Romance Americano”. Twain cresceu em Hannibal, Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para inglês sankanka, Huckleberry Finn e Tom Sawyer. Após trabalhar como tipógrafo em diversas cidades, ajudou Orion, seu irmão mais velho, na administração de um jornal. Na ocasião, exerceu diferentes funções, como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se em seguida piloto de barcos a vela no Rio Mississippi, antes de se dirigir ao oeste para juntar-se a Orion em diligências a serviço do governo.

A jornada com o irmão terminou quando Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata. Frustrado nesse intento, experimentou posteriormente carreira no jornalismo. Enquanto repórter, escreveu o conto humorístico The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, que alcançou imensa popularidade e atraiu para seu autor atenção nacional. Seus diários de viagem, lançados depois, também foram um sucesso. Twain encontrara sua aptidão. Ele obteve grande êxito como escritor e palestrante. Seu raciocínio perspicaz e suas sátiras incisivas renderam-lhe a admiração de seus pares no âmbito do trabalho e o enaltecimento dos críticos de literatura e arte em geral, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Ele foi laureado como o “maior humorista americano”, sendo definido por William Faulkner como o “pai da literatura americana”.

Todos os dias, sempre no mesmo horário, Stu vai até a mesma cabine telefônica na esquina da 8ª Avenida com a Rua 53, em Nova York, para falar com a sua namorada. Antes de começar a ligar, tira a aliança do dedo, religiosamente, como se isso o isentasse da traição. Porém, numa metrópole como a Big Apple, você nunca está sozinho e Stu descobre isso quando o telefone toca para ele. Do outro lado da linha, um franco-atirador avisa que o tem na mira e que, além de conhecer toda a sua vida, quer mostrar para ele que o mundo não gira ao seu redor. O atraso no lançamento do filme foi consequência do caso do franco-atirador que atormentou a região de Washington no fim de 2002. Assim como “Efeito Colateral” e “A soma de todos os medos” tiveram que esperar a poeira do World Trade Center baixar para entrarem em cartaz. O filme: “Por um fio” teve de dar um tempo para o rifle de sniper ter que esfriar. O thriller se desenvolve quase que totalmente no interior da cabine telefônica. O final é de deixar monges nervosos, pois não se sabe nem quem é o tal atirador, nem o que ele quer.



Em primeiro lugar, a cada tragédia norte-americana, assistimos a uma sucessão de explicações lógicas, históricas, epistemológicas e/ou científicas para o que aparenta ser um caso insolúvel. Especialistas se alternam na mídia para analisar a “destrutividade que habita a alma humana”. Cientistas procuram genes extraviados ou neuro-hormônios que justificariam as condutas extremadas (cf. Freud, 1972). Políticos retomam intermináveis discussões sobre as causas sociais da criminalidade ou sobre o acesso às armas, cuja disponibilidade é um dos pilares do pensamento conservador norte-americano. Embora tenham importância, essas discussões desconsideram aspectos essenciais. Michel Foucault, por exemplo, em seu ensaio: “Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão”, entrega-se à arqueologia de um evento na França do século 19, em que a reconstituição dos fatos por meio do processo jurídico revela a lógica que levou a cometer o crime. Entre os presságios inscritos na história do réu, observa-se o horror pelas mulheres, o desprezo pela mãe que maltratava o marido. Com o gesto extremo, Pierre Rivière procurava libertar o pai da opressão familiar.              
Em segundo lugar, fobia, refere-se ao temor ou aversão exagerada ante algumas situações, objetos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares. São vários os tipos de fobias, mas  socialmente refere-se ao medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público. Desta forma surgem também, nos momentos de crise, dificuldades de interação social e em cumprir normalmente as atividades de vida diária. Uma grande variedade de estressores do sistema nervoso, tanto orgânicos como funcionais, podem causar uma reação de sintomatologia, semelhante, porém não igual, a estrutura psicótica. Muitos indivíduos têm experiências fora do comum ou mesmo relacionadas com uma distorção da realidade em alguma altura da sua vida sem necessariamente sofrerem grandes consequências para a sua vida. 

O terror, seguido do crime, evidencia o “social pela culatra”, individualmente ou através da força letal do Estado e situam politicamente os EUA como uma “metrópole de força”. Além disso, o espaço em seu telos realiza-se enquanto vivenciado, ou seja, um determinado lugar só se torna espaço na medida em que indivíduos exercem dinâmicas de movimento nele através do uso, e assim o potencializam e o atualizam. Quando ocupado, o lugar é imediatamente ativado e transformado, passando à condição de “lugar praticado”, compreendido analiticamente como fisicamente imóvel que depende das dinâmicas de deslocamentos de um coletivo para dar um novo significado e sentido e atualizar-se constantemente. O cinema é o melhor exemplo dessa nova característica. O filme já nasce multiplicado para tornar-se rentável, exibido em salas, cinemas, cidades, países numa escala globalizada. Enquanto arte produzida na modernidade que “vagueia livre” é de fato o melhor exemplo dessa nova característica.
Historicamente os Estados Unidos tem uma macabra tradição de “atiradores solitários”. Em alguns casos já se registrou a ação de duplas ou grupos de atiradores nos últimos anos todos os ataques ou a maioria deles foram realizados em escolas e universidades norte-americanas. Há muito tempo algo do gênero não acontecia em um cinema. Holmes abandonara recentemente, “de forma voluntária”, o programa de neurociência da faculdade de Medicina da Universidade do Colorado. O Massacre de Virginia Tech representou um assassinato em massa em ambiente escolar que ocorreu em 16 de Abril de 2007 no Instituto Politécnico da Universidade Estadual da Virgínia, conhecida como Virginia Tech, em Blacksburg, Virginia, Estados Unidos da América. Morreram 33 pessoas, incluindo o “solitário atirador”, e 21 pessoas ficaram feridas. É o mais mortífero ataque a uma universidade na história dos Estados Unidos da América.
Na vida real vejamos a cronologia de ataques nos EUA apenas em 2012. Em 11 de dezembro ao menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida após um homem não identificado atirar em um shopping Center no estado do Oregon, noroeste dos Estados Unidos. O incidente ocorreu no centro comercial Clackamas Town Center, perto da cidade de Happy Valley, nos arredores de Portland. Em 6 de novembro pelo menos um pessoa morreu após um atirador abrir fogo em uma fábrica de Fresno, na Califórnia, no mesmo dia em que o país decide pelo seu novo presidente. O incidente ocorreu dentro da fábrica de processamento de frangos Valley Protein Farms, em uma área industrial na periferia da cidade, quando um homem invadiu a empresa e disparou contra os funcionários. Em 1° de outubro a polícia encontrou o corpo do principal suspeito pelo tiroteio num SPA e salão de beleza nos arredores de Milwaukee, no meio oeste dos Estados Unidos da América, em que pelo menos três pessoas morreram e quatro ficaram feridas.
Autoridades acreditam que a tragédia está relacionada com “problemas domésticos”. O homem foi identificado como Radcliffe Franklin Haughton, 45, que tinha uma ordem de restrição contra ele. O tiroteio ocorreu no Azana Day Spa, no maior shopping Center de Brookfield, um distrito de classe média próximo de Milwaukee. Em 27 de setembro pelo menos seis pessoas morreram, além do atirador, e outras duas ficaram feridas em um tiroteio registrado em Mineápolis (Minnesota, EUA), informou a imprensa. Um homem armado entrou no escritório de uma empresa e abriu fogo contra vários funcionários antes de se suicidar. Em 31 de agosto pelo menos três pessoas - incluindo o atirador - morreram após um tiroteio em um supermercado de Old Bridge, em Nova Jersey. Em 24 de agosto um homem abriu fogo em um ponto próximo do Empire State Building, em Nova York, matando um ex-colega de trabalho antes de ser morto. Outras nove pessoas ficaram feridas por disparos feitos pela polícia.
Em 14 de agosto um homem matou duas pessoas no Texas ao resistir a uma ordem de despejo. De acordo com a polícia, Thomas Alton Caffall, 35, abriu fogo contra o policial Brian Bachmann no momento em que ele entregava a notificação. O ataque aconteceu em um ponto próximo do campus da universidade Texas A&M, em College Station . O policial, o atirador e uma terceira pessoa morreram. Em 5 de agosto um atirador entrou em um templo sikh, da religião monoteísta indiana nas cercanias de Milwaukee, no estado de Wisconsin, e matou seis fiéis antes de se suicidar. O ataque ocorreu na manhã de um domingo, durante uma cerimônia religiosa. Segundo o FBI, o ex-militar Wade Michael Page disparou contra si mesmo na cabeça após um policial de Oak Creek ter atirado em sua barriga para evitar que ele continuasse a matar os fieis. Em 20 de julho o ex-estudante James Holmes, 24, entrou armado em um cinema de Aurora, subúrbio da cidade de Denver (Colorado), e disparou contra a plateia, matando 12 pessoas e ferindo outras 58 durante a pré-estreia do filme: “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. E para sermos breves, em 2 de abril um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade Religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atirador assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.
Temos aí algumas semelhanças como ocorrera na cidade de Aurora (Colorado, EUA) palco de massacre durante a estreia do filme Batman. Curiosamente o estudante de neurociência James Holmes, 24 anos, o atirador que matou 12 pessoas e deixou 59 feridos em um cinema no estado norte-americano do Colorado, agiu sozinho. De acordo com as informações cedidas pela polícia, os indícios indicam que o jovem californiano de San Diego organizou o atentado pragmaticamente sem ajuda de ninguém. Ele comprou um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática Glock. Seu arsenal incluía mais de 3 000 balas para fuzil, 3 000 para duas pistolas Glock e 300 para uma escopeta. Além disso, a polícia precisou, com a ajuda de um robô, realizar uma “limpeza” em seu apartamento repleto de explosivos. Holmes em sua paranoia norte-americana máxima entrou armado na sala de cinema, “com cabelos tingidos de vermelho e vestindo roupas pretas, uma espécie de armadura e máscara de gás”. 

O estudante-assassino utilizou bombas de gás lacrimogêneo antes de abrir fogo contra a plateia, que assistia a uma sessão especial de estreia do novo filme do Batman, e afirmou categoricamente “ser o Coringa, arqui-inimigo do herói”. A polícia de Aurora confirmou os tipos e calibres das quatro armas utilizadas por James Holmes: um fuzil AR-15, uma escopeta 12 e duas pistolas calibre. 40. O esquadrão antibomba do FBI - Federal Bureau of Investigation, é a unidade primária do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA), servindo tanto como um organismo investigativo de auxílio de polícia criminal de âmbito federal como serviço de inteligência doméstico. O FBI tem jurisdição investigativa sobre as violações de mais de 200 categorias de crimes federais. Seu lema é: “Fidelity, Bravery, Integrity”, correspondente às iniciais FBI. Eles conseguiram desfazer as principais armadilhas usadas com explosivos montados por Holmes no apartamento onde morava. Os agentes retiraram uma rede de fios elétricos e um artefato incendiário, de acordo com o sargento da polícia local Casidee Carlson. 
O presidente norte- americano, Barack Obama, chegou ao Colorado em seguida para se reunir com as vítimas do massacre da cidade de Aurora, em meio à dor por mais uma tragédia provocada por armas de fogo nos Estados Unidos. O avião Air Force One procedente de Washington pousou no meio da tarde na Base Aérea de Buckley, na região de Denver, onde Obama foi recebido pelo governador do Colorado, John Hickenlooper. Da base aérea, Obama seguiu de automóvel para o hospital universitário de Aurora, onde cumprimentou o prefeito da cidade, Steve Hogan, e o chefe de Polícia, Dan Oates, antes de visitar os feridos no ataque e conversar com familiares das vítimas. A visita presidencial ocorreu depois da identificação das 12 pessoas que morreram no ataque daquela trágica  sexta-feira (20/07) em Aurora, durante a estreia do filme: “O Cavaleiro das Trevas ressurge”, entre as vítimas do massacre uma menina de seis anos. 

Bibliografia geral consultada. 

OAKESHOTT, Michael, Rationalism in Politics. London: Methuen Editor, 1962; FREUD, Sigmund, Obras Completas. Madrid: Editorial Biblioteca Neuva, 1972; DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix, El Antiedipo, Capitalismo y Esquizofrenia. Barcelona, 1973; FROMM, Erich, Anatomia da Destrutividade Humana. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1975; FOUCAULT, Michel, Eu Pierre Rivière, que Matei minha Mãe, minha Irmã e meu Irmão. Rio de Janeiro: Editor Graal, 1983; AUGÉ, Marc, La Guerre des Rêves: Exercices d`Ethono-Fiction. Paris: Éditions du Seuil, 1997; LACLAU, Ernesto, Política e Ideologia na Teoria Marxista: Capitalismo, Fascismo e Populismo. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1978; FREUND, Julien, Sociologie du Conflit. Paris: Presses Universitaires de France, 1983; GODOY, Claudio, La Paranoia en la Enseñanza de Jacques Lacan. Bogotá: Centro de Investigación y Docencia en Psicoanálisis, 2004; BERGSON, Henri, Ensaios sobre os Dados Imediatos da Consciência. Lisboa: Edições 70, 1988; AYALA, Francisco, Le Ragioni Dell`Evoluzione. Rome: Di Renzo Editore, 2005; CALIXTO, Flander de Almeida, A Palavra em Paulo Freire e a Palavra em Jacques Lacan. Tese de Doutorado. Faculdade de Ecucação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007; JERÓNIMO, Jérémy Silvares, A Nova Direita Radical Americana. O Movimento Tea Party: Entre a Homogeneidade e a Heterogeneidade Política. Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2013; PIKETTY, Thomas, “Um Estado Social para o Século XXI”. In: O Capital no Século XXI. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2014; entre outros.
_______________

* Sociólogo (UFF), Cientista Político (UFRJ) e Doutor em Ciências junto a Escola de Comunicações e Artes. São Paulo:  Universidade de São Paulo. Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais. Centro de Humanidades. São Paulo: Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário