“Eram sombrios, atormentados pelo passado. Eu quis fazer um filme de personagens como estes”. Quentin Tarantino
O filme do diretor norte-americano Quentin Tarantino, Os Oito Odiados (2015), é o oitavo longa-metragem do cineasta. É um filme sem heróis, talvez condicionado historicamente pelo fim da Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América entre os anos de 1861 a 1865. Uma diligência se desloca por uma paisagem montanhosa e invernal. Os passageiros são o caçador de recompensas John Ruth, interpretado por Kurt Russell, quase irreconhecível com farto bigode, que pretende entregar a fugitiva Daisy Domergue, representada por Jennifer Jason Leigh para obter dinheiro na cidade de Red Rock. Ao longo da estrada eles encontram dois contraditórios forasteiros: Marquis Warren, interpretado por Samuel L. Jackson, um ex-soldado negro que se tornou também um caçador de recompensas, e Chris Mannix, interpretado por Walton Goggins, no papel de um sulista renegado que diz ser o mais novo xerife da cidade. Um caçador de recompensas é um civil que tenta capturar criminosos fugitivos para receber recompensas financeiras. Nos Estados Unidos da América (EUA), os caçadores de recompensa econômica são homens relativamente comuns. Em 1873, na Suprema Corte de Justiça norte-americana, o caso Taylor vs. Taintor deu autoridade quase ilimitada para os caçadores de recompensas. No Brasil está em curso, não um prêmio, pois estes em geral obtém cargos como valor de troca, mas licença para matar. Diferente de um policial, eles não precisam de um mandado para invadir uma casa. Além disso, não precisam de treinamento e, geralmente, não possuem licença.
Quando falamos em classe social para pensarmos esse determinado tipo de preconceito, não devemos considerar apenas esse sentido visto na dialética de Marx, o qual pressupõe a existência da luta de classes com interesses antagônicos e complementares na sociedade capitalista, o que não deixa de ser importante. Deve-se falar em classe social em sentido mais amplo, considerando os diversos grupos sociais numa classificação socioeconômica, sua posição ou status na estrutura social, fato que sugere a existência não apenas de duas classes, mas de tantas outras frações a depender como os níveis de renda, de escolaridade, de acesso à assistência médica, entre outros fatores. Em outras palavras, devemos pensar a ideia de preconceito de classe social para além da chave burguês/proletário. Considerando a existência de classes mais abastadas economicamente (milionários, ricos, classe média alta) e outras com menos recursos (classe média, média baixa, pobres, miseráveis), sendo o trabalho o fator determinante de sua posição social e, dessa forma, do preconceito de classe.
Exilado da Espanha, desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39), Luis Buñuel foi convidado a voltar ao seu país natal em 1960 por General Franco. Nessa viagem de volta, Buñuel escreveu e dirigiu Viridiana, estrelado por Silvia Pinal com produção do marido dela, Gustavo Alatriste. Foi o primeiro filme espanhol do diretor. Lançado em 1961, o filme causou controvérsias tanto na Espanha quanto no Vaticano, tendo sido ordenado que todos os negativos fossem destruídos. A produção, contudo, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes e as cópias que tinham sido enviadas a Paris foram preservadas e mais tarde distribuídas. Viridiana foi lançado na Espanha, 16 anos depois, em 1977. Em seguida ao escândalo de Viridiana, Buñuel voltou ao México, mas manteve a mesma equipe de produção. Decidiu então fazer outro filme estrelado por Pinal. Originariamente com o título “Os náufragos da Rua da Providência”, foi renomeado como “O anjo exterminador”, que Buñuel tirou de uma peça inacabada de seu amigo José Bergamín. Foi lançado no México em 1962 gerou controvérsias como o filme predecessor. Buñuel completou a trilogia com Pinal e Alatriste e o filme de 1965, Simón del Desierto.
Neste filme, com influências do surrealismo, Buñuel despe a sociedade aristocrata, em que ricos personagens se veem presos numa das salas de uma mansão após um jantar formal. Não há nada físico que os impeça de sair, porém algo os faz refém de portas e grades imaginárias. Com o decorrer dos dias, as convenções sociais vão caindo, as barreiras imaginárias permanecem, e as máscaras desprendem-se de cada personagem, aflorando os mais primitivos instintos: o improviso de um banheiro, desejos sexuais reprimidos, a fome, a sede e até mesmo a morte. A crítica à Igreja, como sempre em Buñuel, está presente em diversos momentos, como com os cordeiros que passeiam pela mansão e são devorados pelas pessoas presas. Devido a uma nevasca, lembrando cenas de Akira Kurosawa, eles ficam presos num armazém, onde encontrarão figuras tão ou mais sinistras do que eles mesmos: um vaqueiro (Michael Madsen), um general confederado (Bruce Dern) e um enforcador (Tim Roth).
De
todo modo a patologia nos apresenta um grande número de estados em que a
delimitação do Eu ante o mundo externo se torna problemática, e nos faz lembrar
a expressão de despedida de Gilles Deleuze, que tomamos de empréstimo, através
das palavras, entre as palavras, que se vê e que se ouve: - “A vergonha de ser
um homem: haverá razão melhor para escrever?”. Ipso facto, no prefácio à
2ª edição da obra Da Divisão do Trabalho Social, de Émile Durkheim
(2010) lembra-nos da ideia que ficou na penumbra na primeira edição e que
parece útil ressaltar e determinar melhor, pois ela esclarecerá melhor algumas
partes do presente trabalho. Trata-se do papel que os agrupamentos
profissionais estão destinados a desempenhar na organização social dos povos
contemporâneos. Mas o que proporciona,
particularmente nos dias de hoje, excepcional gravidade a esse estado é o
desenvolvimento então desconhecido, que as funções econômicas adquiriram nos
últimos dois séculos, aproximadamente.
Estamos
longe do tempo em que eram desdenhosamente abandonadas às classes inferiores,
pois diante delas, vemos as funções militares, administrativas, religiosas
recuarem cada vez mais. Somente as funções científicas, adverte o pragmático
sociólogo, que encetou sua obra magnífica em torno de dez anos de produção
ininterrupta, de reconhecimento, estão em condição de disputar-lhes o lugar – e
ainda assim, a ciência contemporaneamente só tem prestígio na medida em que
pode servir à prática, isto é, em grande parte, às “profissões econômicas”. É
por isso que se pode dizer, não sem alguma razão, que elas são ou tendem a ser
essencialmente industriais. Uma forma de atividade generalizada que tomou lugar
na vida social não pode permanecer tão desregulamentada, em sua atividade, sem que disso resulte os impactos sociais sobre a
divisão do trabalho e as mais profundas perturbações.
Mas sofrer na vida social e afetiva não é uma fatalidade. É, em particular, como decorre e testemunhamos, uma fonte de desmoralização geral real. Pois, precisamente porque as funções econômicas absorvem o maior número de cidadãos, para o pleno desenvolvimento da vida social, há uma multidão de indivíduos, como dizia Freud, cuja vida transcorre quase toda no meio industrial e comercial; a decorrência disso é que, como tal meio é pouco marcado pela moralidade, a maior parte da existência transcorre fora de toda e qualquer ação moral. A tese funcionalista expressa na pena de Émile Durkheim, como uma espécie de antídoto da civilização, e que o sentimento do dever cumprido se fixe fortemente em nós, é preciso que as próprias circunstâncias em que vivemos permanentemente desperto. A atividade de uma profissão só pode ser regulamentada eficazmente por “um grupo próximo o bastante dessa mesma profissão para conhecer bem seu funcionamento, para sentir todas as suas necessidades e poder seguir todas as variações destas”. O único grupo que corresponde a essas condições é o que seria formado por todos os agentes de uma mesma condição reunidos num mesmo corpo. E que a sociologia durkheimiana conceitua de corporação ou grupo profissional. É na ordem econômica que o grupo profissional existe tanto quanto a moral profissional. Desde que, não sem razão, com a supressão das antigas corporações, não se fizeram mais do que tentativas fragmentárias e incompletas para reconstituí-las em novas bases sociais.
GRAY, Lewis Cecil, History of Agriculture in the Southern United States to 1860: Contributions to American Economic History. Washington: Carnegie Institute of Washington, 1933; LYOTARD, Jean-François, Économie libidinale. Paris: Éditions de Minuit, 1974; GENOVESE, Eugene, A Economia Política da Escravidão. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 1976; BERMAN, Marshall, All That Is Solid Melts into Air: The Experience of Modernity. London: Penguin Books, 1981; LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand, Vocabulário da Psicanálise. 9ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1986; FREUD, Sigmund, “Os Instintos e suas Vicissitudes”. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996; vol. XIV; TOCQUEVILLE, Alexis de, A Democracia na América. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000; JANK, Marcos Sawaya, Agricultura e política agrícola nos Estados Unidos da América. Tese de Livre Docência em Economia, Administração e Sociologia. São Paulo: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2002; BAILYN, Bernard, As Origens Ideológicas da Revolução Americana. Bauru (SP): EDUSC, 2003; MORETTI, Franco, Signos e Estilos da Modernidade: Ensaio sobre a Sociologia das Formas Literárias. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007; ARENDT, Hannah, Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo e Totalitarismo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007; GLUCKSMANN, André, O Discurso do Ódio. Rio de Janeiro: Difusão Europeia do Livro, 2007; DURKHEIM, Émile, Da Divisão do Trabalho Social. 4ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010; SANTOS, Fabrício Cordeiro dos, A Cinefilia no Cinema de Quentin Tarantino. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Mestrado em Comunicação. Faculdade de Informação e Comunicação. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013; OLIVEIRA, Adriano Anunciação, Cópias em Glória: O Cinema Bastardo de Quentin Tarantino. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Instituto de Letras. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2014; ECO, Umberto, Apocalípticos e Integrados. Coleção Debate, vol. 19. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015; COUTO, José Geraldo, “Os Oito Odiados, Réquiem pelos Estados Unidos”. In: http://outraspalavras.net/08/01/2016; ; entre outros.
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