terça-feira, 8 de setembro de 2015

Gabriela Leite & Elena Staller: Análise de Putas Parlamentares.

Ubiracy de Souza Braga*

     Escolher marido por dinheiro. Que miséria! Não há pior espécie de prostituição”. Graciliano Ramos
 

  

             Gabriela Leite foi uma das mais destacadas mulheres ativistas  dos direitos civis e  dos direitos trabalhistas cada vez mais precarizados das prostitutas brasileiras. Morreu de câncer, na cidade do Rio de Janeiro. Paulistana e de família tradicional, abandonou o curso de Filosofia e Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) para imergir, aos 22 anos conscientes de sua posição social (cf. Dumont, 1992) na chamada “Boca do Lixo”. Relativamente a região de São Paulo era de grande concentração de “garotas de programas”, na década de 1970. Aos 61 anos, ela rejeita a categoria “ex-prostitutas” em suas apresentações artísticas. E com razão, pois está muito ativa no movimento de defesa dos direitos civis das prostitutas, tendo fundado, uma Organização Não Governamental em 1992, a Davida. Uma das principais conquistas da instituição deve-se a inclusão, em 2002, da ocupação da categoria antropológica “trabalhador do sexo”, na classificação burocrática brasileira das ocupações (CBO), permitindo que prostitutas possam se registrar no padrão Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como autônomas, e garantir uma aposentadoria na vida. Autora do livro “Filha, mãe, avó e puta – A história de uma mulher que decidiu ser prostituta” foi transformada em peça teatral, “Gabriela”, que lutava contra um câncer, e teve o reconhecimento de ser uma das contempladas do Prêmio “Trip Transformadores 2012”.
           A Previdência Social no Brasil possui mais de 100 anos de história social e política.  Tem como ponto de partida a Lei Elói Chaves regulamentada com o Decreto n° 4.682 de 1923. Ela criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para empregados de empresas ferroviárias, estabelecendo assistência médica, aposentadoria e pensões, válidas também para seus familiares. Em três anos, a lei seria estendida para trabalhadores de empresas portuárias e marítimas. Na década de 1930, através da promulgação de diversas normas, os benefícios sociais foram sendo ampliados para a maioria das categorias de trabalhadores, dos setores público e privado. Foram criados institutos de previdência para gestão e execução da seguridade social brasileira. Em 1960, foi criada a Lei Orgânica de Previdência Social, unificando a legislação referente aos institutos de aposentadorias e pensões já beneficiando todos os trabalhadores urbanos. Os trabalhadores rurais passariam a ser contemplados em 1963. Em 1966, com a alteração de dispositivos da Lei Orgânica da Previdência Social, foram instituídos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, com indenização para o trabalhador demitido que também pode ser usada para quem puder comprar sua casa própria, articulado ao Instituto Nacional de Previdência Social - INPS que reuniu os seis institutos de aposentadorias e pensões existentes. Em 1974, foi criado o Ministério da Previdência e Assistência Social. Até então, o tema ficava sob o comando do Ministério do Trabalho e Emprego. A extensão dos benefícios da previdência a todos os trabalhadores se dá com a Constituição de 1988, que passou a garantir renda mensal vitalícia a idosos e portadores de deficiência, desde que comprovada a baixa renda e que tenham qualidade de segurado. Em 1990, o INPS mudou de nome para ser chamado de Instituto Nacional de Seguridade Social. 

A Previdência Social brasileira é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele parar de trabalhar. Para ter direito social a esse benefício, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram e que se aposentaram. Esse salário substitui a renda do trabalhador que contribuiu quando ele para de exercer sua função: a) seja por doença, b) idade avançada, ou, c) condições de trabalho prejudiciais à saúde como locais com excesso de barulho ou poeira e outras formas de insalubridade sociais. Tese: O déficit da Previdência Social é um assunto polêmico que aparece sistematicamente na mídia. São aproximadamente R$ 50 bilhões que faltam para fechar a conta entre o quanto o governo arrecada e o quanto paga. Há várias explicações para esse rombo. Os representantes dos aposentados argumentam que se o dinheiro arrecadado para tal fim não tivesse sido aplicado em outros setores do governo, o déficit não existiria. Outros dizem que a inclusão dos trabalhadores rurais, cuja maioria provavelmente não contribuiu, aumentou o déficit. Além disso, a Previdência Social já foi alvo de vários corruptos que sangraram os cofres públicos com aposentadorias para mortos, perícias médicas falsas ou superfaturamento de benefícios. Um dos casos mais famosos é da quadrilha chefiada pela advogada Georgina de Freitas, presa em 1998. Somente este grupo teria roubado dos cofres públicos cerca de R$ 800 milhões.


 
Trata-se de homenagem ao fato de ter lançado, anteriormente a grife “Daspu” (2005) – uma provocação à luxuosa grife “Daslu” e, ao mesmo tempo, “uma cooperativa de produção de roupas constituída por ex-prostitutas que não seguiram no mercado do sexo por conta da idade”, representando a menção irônica (cf. Kierkegaard, 2005; Facioli, 2010) à maior loja de artigos de luxo do país, morreu em outubro de 2013, à noite no Rio de Janeiro, vítima de câncer no pulmão, aos 62 anos. Gabriela prostituiu-se na “Boca do Lixo”, em São Paulo, na Vila Mimosa, no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte. Em 1987 organizou o 1º Encontro Nacional de Prostitutas e em 1992 fundou a ONG Davida. Ela cursou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e em 2009 lançou “Filha, mãe, avó e puta”, livro em que narra sua vida. Em 2010 Gabriela foi candidata a deputada federal pelo PV – Partido Verde, mas infelizmente não se elegeu. A ativista, que passava por quimioterapia para tratamento do  câncer, dá nome ao projeto de lei de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) que “propõe a regularização dos profissionais do sexo”. O projeto é analisado em uma comissão da Câmara dos Deputados e se passar o país fará jus à sociedade mais justa e igualitária.   
Em muitos países, chamam-se deputados aos representantes do povo “eleitos para o Parlamento”. Um deputado, no Parlamento, tem poder legislativo, isto é, no Parlamento os deputados decidem se aprovam ou não decretos-lei ou mesmo leis. Deputados também fazem perguntas ao governo, de caráter geral ou não, de forma a averiguar o seu trabalho. Qualquer pessoa em tese pode ser eleita para o mandato de deputado, desde que pertença a um partido político e reúna um número mínimo de votos. Quantos mais votos tiver o partido, maior número de deputados pode eleger para o Parlamento. Teoricamente todos os deputados que pertencem ao mesmo partido deveriam exercer o mesmo voto sobre uma matéria: chama-se a isto “disciplina de voto”. Em suma, um deputado é alguém eleito pelo povo para representá-lo como parlamentar e a quem o povo que o elegeu confia as decisões sobre variados assuntos.                                     
Em primeiro lugar, a ironia (cf. Kierkegaard, 2005; Facioli, 2010) é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizadores, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser ativo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição. O termo “ironia Socrática”, levantado por Aristóteles, refere-se ao método socrático de interpretação da realidade.
Neste caso, não se trata de ironia no sentido moderno da palavra empregado na política. A ironia de situação é a disparidade existente entre a intenção e o resultado: quando o resultado de uma ação é contrário ao desejo ou efeito esperado. Da mesma maneira, a “ironia infinita” (“cosmic irony”) refere-se à disparidade entre o desejo humano e as duras realidades do mundo externo. Certas doutrinas afirmam que a ironia de situação e a ironia infinita, não são ironias de todo. É também um estilo de linguagem caracterizado por subverter o símbolo que, a princípio, representa. A ironia, enfim, utiliza-se como uma forma de linguagem pré-estabelecida para, a partir e de dentro dela, contestá-la. É, sobretudo neste aspecto que entendemos a ironia de Gabriela Leite. Ora, vale lembrar que puta do ponto de vista da linguagem, pode representar um substantivo feminino; prostituta, um adjetivo feminino; com muita raiva e, last but not least, adverbio de intensidade; equivalente a muito, usado para alimentar a intensidade do adjetivo: - Ah que tédio, vou ali comer uma puta; - Ha ha, eu não paguei e ela ficou puta comigo!; - Nossa não pagar ela foi uma puta sacanagem!
Há pouco mais de um século o inventor da psicanalise Sigmund Freud (1972; 1996) desandou de vez o caldo para descobrir o inconsciente e, afirmar, que não conseguimos exatamente desvelar aquilo que pensamos. O espelho do Narciso arranhado é consciência de Platão aos nossos dias que tudo poderia ser motivo de dúvida. Na insegurança e desorientação das massas, o capitalismo globalizado fez sua mágica. Além do coelho, tirou da cartola casas, carros, evangélicos megalomaníacos, tudo mais para desviar o foco das angústias. Porém, isso tudo não passa de uma forma de abstração. Quando alguém fala que está em crise existencial, precisa descobrir qual o seu motivo. Pois não há um sintoma freudiano nomeado como “crise existencial”. Existem sim castrações de desejo nos sujeitos que o angustiam. Muitos sentem dificuldades ao tentar definir a “razão” de estarem insatisfeitas com a vida.
Do ponto de vista ideológico é fato que numa das primeiras cenas do filme: “Bruna Surfistinha”, a cafetina que a acolhe no prostíbulo ironicamente diz que ela teria sua carteira de trabalho registrada como profissional do sexo, com todos os direitos inerentes a qualquer trabalhador, o que causou espanto na personagem. Evidentemente isto não é possível porque a lei considera crime a exploração da prostituição, com pena de reclusão de um a quatro anos (“crime de rufianismo”). Entretanto, do ponto de vista político o Estado brasileiro reconhece desde 2002 “a profissão de prostituta”, ano em que o Ministério do Trabalho oficializou a profissão em sua Classificação Brasileira de Ocupações, item 5198, definindo quem a pratica como sendo: “a profissional do sexo, garota de programa, garoto de programa, meretriz, messalina, michê, mulher da vida, prostituta, puta, quenga, rapariga, trabalhador do sexo, transexual (profissionais do sexo) e travestis (profissionais do sexo)”. Isto garante o direito trabalhista de recolher contribuições previdenciárias, como “profissional do sexo”, e garantir direitos civis a todos os trabalhadores, como aposentadorias e auxílio doença na vida social. 

Para a consciência – e a consciência filosófica considera que o pensamento que concebe constitui o homem real e, por conseguinte, o mundo só é real quando concebido -, portanto, o movimento das categorias surge como ato de produção real – que concebe um simples impulso do exterior, o que é lamentado – cujo conteúdo é o mundo; e isto é exato na medida em que a totalidade concreta enquanto totalidade-de-pensamento, enquanto concreto-de-pensamento, é de fato um produto do pensamento, da atividade de conceber; ele não é pois, de forma alguma o produto do conceito que engendra a si próprio, que pensa exterior e superiormente à observação imediata e à representação, mas um produto da elaboração de conceitos a partir da observação imediata e da representação. O todo, afirma Marx, na forma em que aparece no espírito como todo-de-pensamento, é um produto do cérebro pensante, que se apropria do mundo do único modo que lhe é possível, de um modo que difere da apropriação desse mundo pela arte, pela religião, pelo espírito prático. Antes como depois, o objeto real conserva a sua independência fora do espírito; e isso durante o tempo em que o espírito tiver uma atividade meramente especulativa, meramente teórica. Por consequência, nunca é demais repetir, também o emprego do método teórico é necessário que o objeto, a sociedade, esteja constantemente presente no espírito como dado primeiro. Em relação à propriedade, a categoria mais simples surge, pois, como a relação de comunidades simples de famílias ou de tribos.               

Na sociedade num estágio superior, ela aparece como a relação social mais simples de uma organização mais desenvolvida. Mas pressupõe sempre o substrato concreto que se exprime por uma relação de posse. O dinheiro pode existir e existiu historicamente antes de existir o capital, os bancos, o trabalho assalariado, etc. Nesse sentido, podemos dizer que a categoria de trabalho mais simples pode exprimir relações dominantes de um todo menos desenvolvido ou, pelo contrário, relações subordinadas de um todo mais desenvolvido, relações que existiam já historicamente antes que o todo se desenvolvesse no sentido que encontra a sua expressão numa categoria concreta. Assim, abstração mais simples, que a economia política moderna coloca em primeiro lugar e que exprime uma relação muito antiga e válida para todas as formas de sociedade, só aparece, no entanto, sob esta forma abstrata como verdade prática enquanto categoria da sociedade mais moderna. Poder-se-ia dizer que esta indiferença constituída nas relações sociais em relacionadas a forma determinada de trabalho, que se apresenta noutros países como produto histórico, se manifesta como uma disposição natural. Este exemplo do  trabalho mostra com toda evidência que até as categorias mais abstratas, ainda que válidas – precisamente por causa de sua natureza abstrata – para todas as épocas, não são menos, sob a forma determinada desta mesma abstração, o produto de condições históricas, políticas e sociais e só se encontram plenamente válidas nestas condições e no âmbito do quadro de pensamento destas condições reais de existência. Ilona Staller  do Partito Radicale Roma (1989).

 A reflexão analítica de Marx sobre a questão da ideologia é atualíssima e passou a se desenvolver criticamente a partir do famoso “ajuste de contas de sua consciência filosófica com Hegel”. Foi na Crítica do Direito Público Hegeliano, escrita em Kreuznack, uma cidade localizada no estado da Renânia-Palatinado, Alemanha, em meados de 1843, que Marx se insurgiu contra o modo de Hegel interpretar a relação do Estado com a sociedade civil. Os Manuscritos de Kreuznach formam um momento único na história da filosofia, momento em que um pensador ainda imaturo e enfrentou, num combate decisivo, a obra de um filósofo consagrado, no seu momento de mais extremado conservadorismo. E não se intimidou com a estatura de seu adversário. Ao contrário, encarou-o com sabedoria e irreverência, seguindo o desenrolar de sua argumentação por meio de citações do texto que se faziam acompanhar de uma refutação indignada e ferina. Sem o instrumental necessário de preparação abstrata da teoria para tal confronto intelectual, Marx serve-se, em grande parte, do materialismo antropológico de Ludwig Feuerbach, com o qual este apresenta a sua crítica da religião, como também da filosofia rousseauniana, para realizar a pretendida crítica analítica da política; esta consubstanciada no Estado prussiano justificado pelo conservadorismo político de Friedrich Hegel. Ainda assim, em muitos momentos, Marx permanecerá enredado no idealismo hegeliano, embora com perspectivas de superação de tal idealismo estacionário que, ao fundir ser e pensar, real e racional, finito e infinito, acaba por aceitar toda a sorte de injustiças sócio-políticas do momento político.

Isto é, segundo sua concepção dialética que só deve ser justificada pela apresentação do próprio sistema, tudo decorre de entender e exprimir o verdadeiro, não como substância, mas precisamente como sujeito. A substância viva é o ser, que na verdade é sujeito, ou que é na verdade efetivo, mas só na medida em que é o movimento do pôr-se-a-si-mesmo, ou a mediação consigo mesmo do tornar-se outro. Como sujeito, é representação da negatividade pura e simples, e justamente por isso é o fracionamento do simples ou a duplicação oponente, que é de novo a negação dessa diversidade indiferente e de seu oposto. Só essa igualdade se reinstaurando, ou só a reflexão em si mesmo no seu ser-Outro, é que são o verdadeiro; e não uma unidade originária enquanto tal, ou uma unidade imediata enquanto tal. O verdadeiro é o vir-a-ser de si mesmo, o círculo que pressupõe seu fim como sua meta, ipso facto tese e a antítese, que o tem como princípio, e que só é efetivo mediante sua atualização e seu fim. Friedrich Hegel era crítico das filosofias claras e distintas, uma vez que, para ele, o negativo era constitutivo da ontologia. Neste sentido, a clareza não seria adequada para conceituar o próprio objeto. Introduziu um sistema de pensamento para compreender a história da filosofia e do mundo, chamado geralmente dialética: uma progressão abstrata na qual cada movimento sucessivo surge, pois, como solução das contradições inerentes ao movimento anterior.

Marx vinha de um período de interpretação de mais de seis anos de percurso hegeliano, sabia quanto devia ao autor da Fenomenologia do Espírito, mas se dava conta de que a abordagem da vida política pelo mestre encerrava uma grave distorção, segundo Konder (2002), que antes não havia sido notada. Na incisiva ruptura com o ponto de vista hegeliano, Marx atribuía-lhe um formalismo inaceitável. O Estado, invenção dos homens, resultado da atividade concreta deles, era transformado por Hegel numa chave - formal - pela qual se abria a porta para a compreensão do sentido do movimento dos seres humanos. Marx percebeu o equívoco e o destacou: - “Não é a Constituição que faz o povo, mas o povo que faz a Constituição”.  A situação em que os homens criaram e continuam criando seus Estados torna o equívoco hegeliano compreensível. O Estado é uma criação de homens divididos, confusos, alienados. Foi o que Marx observou quando escreveu: “O ser humano é o verdadeiro princípio do Estado, mas é o ser humano não livre. O Estado, então, é a democracia da não-liberdade, a consumação da alienação. A ideia de uma construção teórica “distorcida”, porém ligada a uma situação histórica ensejadora de distorção, é, no pensamento de Marx, desde o primeiro momento de sua articulação original, uma ideia que vincula a ideologia à alienação ou ao estranhamento. 

Isto é, a existência do Estado como um “corpo estranho”, que submete a sociedade ao seu controle, impondo a sua ordem, é um sintoma da alienação, do estranhamento – do fenômeno que Marx costuma chamar de Entfremdung, em alemão – resultante dos movimentos históricos nos quais os seres humanos que compõem a sociedade atuam muito desunidos e perdem a capacidade de se realizar no mundo que estão empenhados em dominar. É inevitável que os indivíduos sejam levados a alimentar a ilusão de um Estado racional, adequado à promoção da lei no funcionamento da sociedade. Essa maneira de conceber o Estado como lugar onde a razão prevalece foi o que Marx, em 1843, criticou mais incisivamente em Friedrich Hegel. Nessa crítica da concepção de teoria que se deu conta do que era, de fato, uma construção ideológica. Marx percebeu com clareza que a concepção hegeliana suavizava, atenuava, a contradição entre a sociedade e o Estado, pois a perspectiva hegeliana não era suficientemente ampla para observar o movimento geral dessa relação contraditória e encaminhar criticamente o pensamento na direção da direção do quadro constituído. Os horizontes de Hegel permaneciam estrangulados pela ótica da propriedade privada e Friedrich Hegel conseguia olhar para o Estado, afinal, era o ângulo interno “do qual o próprio Estado se via”. O Estado se considera universal, por isso não se dá conta do quanto está envolvido, comprometido com a propriedade privada. Marx escreveu: Qual é o poder do Estado político sobre a propriedade privada?

É o próprio poder da propriedade privada, sua essência trazida à sua existência. E o que resta ao Estado político em oposição a essa essência? A ilusão de que é determinante, quando, de fato, é determinado. Trata-se de uma ilusão ideológica. Os seres humanos que pertencem a sociedades profundamente divididas são levados a misturar e confundir o universal e o particular. Em seus escritos da segunda metade de 1843, Marx insistia em proclamar que esses seres humanos ainda não haviam conseguido se tornar indivíduos “de um novo tipo”, capazes de compreender a realidade simultaneamente a partir da ótica de suas respectivas singularidades e a partir da ótica do gênero humano. Marx se apoiava numa concepção de Ludwig Feuerbach para criticar Friedrich Hegel e caracterizava, feuerbachianamente, o indivíduo típico burguês como alguém que ainda não era ein wirkliches Gattungswesen, isto é, “um verdadeiro ser da sua espécie”. Por quê?  Segundo Konder, ainda estava prisioneiro de um horizonte estreito e, quando tentava se elevar ao nível da universalidade, enrolava-se em consideradas abstrações pseudo-universais. Nessa direção abstrata, os indivíduos se distanciam uns dos outros. Mesmo no ensaio de Marx a questão judaica fustiga a ilusão de uma universalidade que é pressuposta, porém, se acha, em geral, posta fora do alcance das pessoas. Os homens tentam pensar o quadro histórico das condições em que se encontram, procuram alcançar uma visão de conjunto, porém se perdem nas falaciosas “boas intenções”, ou naquilo que Marx caracterizava como a “abstratividade inócua da religião”. A filosofia que não supera os limites da perspectiva da burguesia se perde num círculo vicioso. Marx propunha uma crítica analítica implacável. 

Não queremos perder de vista - mutatis mutandis - o caso de Cicciolina, nome artístico de Ilona Staller, nascida Elena Anna Staller em Budapeste, em 26 de novembro de 1951 que é uma ativista política, ex-atriz pornográfica, cantora e escritora húngara naturalizada italiana. Nasceu em Budapeste, na Hungria, descendente de uma pequena família de burgueses, que, com a revolução bolchevique, findaram por perder várias terras das quais tinham posses. Aos três anos de idade, perdeu o pai vitima de um câncer. Foi criada pelo padrasto, que era funcionário do ministério publico húngaro, e sua mãe, que era parteira. Aos treze anos, entrou para a agência de modelos MTI, ainda na Hungria. No verão de 1968, Cicciolina entrou para o serviço secreto de seu país e tinha a função de investigar os motivos pelos quais estrangeiros estariam em territórios húngaros. Depois da morte de um politico norte-americano que estava sob a investigação policial, Ilona deixou os serviços secretos.  Após reconhecer um italiano em Budapeste, Ilona tornou-se sua amante e, depois de certo tempo, ofereceu-lhe dinheiro e muito sexo em troca de casamento, para que assim, ela pudesse conseguir nacionalidade italiana. Casaram-se no papel e, após conseguir sua cidadania, Ilona pegou um trem em Budapeste e desembarcou em Milão, cidade onde fez filmes pornográficos produzidos pela recém-nascida indústria pornô. Após os filmes eróticos, vieram os convites para participações em cinema convencional. 
            Em 1973, após ver um ensaio sexy de Ilona Staller na revista Playmen, Riccardo Sccicchi, que era estudante de arquitetura e fotografo da revista citada, fascinou-se pela imagem “sensual-inocente” da jovem húngara e logo tratou de contatá-la. Depois de fazer várias fotos de Ilona, Riccardo montou, na agencia que trabalhava uma exposição de fotos da moça. Lá, encontrava-se o dono de uma das poucas rádios livres da Itália, que a convidou para fazer um programa em sua rádio. Foi assim que Ilona Staller atingiu o estrelato na década de 1970: apresentando um programa de temática sexual desenvolvido por ela e Riccardo Sccicchi na rádio Luna, em Roma, sob o pseudônimo de Cicciolina. Com o sucesso do programa, Cicciolina era considerada a rainha da sexualidade na Itália. Paralelamente, também desenvolveu e apresentou um programa na Radio San Paolo, em Nápoles. A presença de Cicciolina em programas de emissoras de televisão livres reduzia consideravelmente a audiência da televisão estatal italiana, que era controlada pelas rédeas “beatas” do governo. Para conquistar a audiência perdida, a TV estatal RAI contratou Cicciolina para apresentar oito programas na emissora, dando carta branca para fazer o que quisesse. Depois de gravado o primeiro programa, a equipe de edição da emissora ficou por muito tempo editando o programa e acabou por não mostrar partes eróticas do mesmo, fazendo Cicciolina processar a emissora por não cumprimento de contrato. A Radiotelevisione Italiana é uma empresa de televisão e rádio estatal italiana. RAI é um acrônimo para Radio Audizioni Italiane, ou seja, Rádio Audições Italianas. Antes se chamava EIAR (Ente Italiano per le Audizioni Radiofoniche) e ocupava-se apenas de transmissões radiofônicas, até que em 3 de janeiro de 1954 a RAI TV começou a emitir sinais televisivos em escala nacional. 
         Foi graças à aquisição de equipamento de alta tecnologia doado pela família de Antonio Bernocchi que, aos de 11 de setembro de 1949, o primeiro vídeo programa de TV experimental, com a transmissão do Museu de Trienal de Milão, começou na Itália, para continuar após o programa oficial de 3 de janeiro de 1954, organizado pela televisão estatal RAI sempre a partir “Bernocchi Triennale” de Milão. Aproveitando o sucesso de sua sexy personagem nos programas de rádio e no show business, Ilona passou a desenvolver junto com Riccardo shows eróticos e apresentar-se com turnê por toda a Itália e países da Europa. Seduzida pelo sucesso de Cicciolina e seus shows, a gravadora musical RCA a contratou e assim Ilona Staller tornou-se também cantora. Após ser várias vezes censurada e processada pelo crime de atentado ao pudor ao mostrar suas partes intimas nos shows, Cicciolina achou outra maneira de transgredir e chamar a atenção sem precisar cometer o tal crime: passou a misturar temáticas politicas em suas apresentações. Filiou-se, no inicio da década de 1980, ao Partido do Sol - o primeiro partido ambientalista da Itália e em seguida ao Partido Radical. Para divulgar suas propostas no campo político, ela abriu a produtora italiana de filmes pornográficos e primeira agencia de casting pornô em parceria com Riccardo Schicchi, chamada Diva Futura, e tornou-se atriz de sua própria empresa, misturando sexo e ideias politicas nos enredos de seus filmes.
Cicciolina foi eleita em 1987 para o parlamento italiano, sendo a segunda deputada mais votada, lutando contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte, o uso da energia nuclear, a questão da fome e a censura. Lutou pelos impostos ambientalistas sob a emissão de CO2 dos automóveis, pela liberdade sexual, legalização da prostituição, direitos humanos e dos animais, e educação sexual nas escolas. Na década de 1990 e inicio dos anos 2000, se ofereceu sexualmente a Saddam Hussein e Osama Bin Laden, respectivamente, em troca da paz mundial. Curiosamente em 1990, mostrou os seios para o Brasil inteiro através de uma matéria sobre sua vida feita em sua casa pelo apresentador Datena, da TV Bandeirantes e, em 1997, fez parte do elenco da novela Xica Da Silva, da extinta Rede Manchete, ao lado de Taís Araújo. Em 1991, fundou o Partido do Amor e em 2012 o Partido Democracia, Natureza e Amor. Em 2013 se filiou ao Partido Liberal Italiano. Além de apresentadora de rádio, atriz convencional e pornô, e política, Cicciolina também é escritora com reconhecimento literário com os livros: “Confessions” e “Per Amore e Per Forza”.            
Para a compreensão hermenêutica de Roland Barthes a história atual é o desvio em direção à gregaridade: os regionalismos, por exemplo, são pequenas gregaridades que tentam reconstituir-se. – “Acredito agora que a única marginalidade verdadeiramente consequente é o individualismo. Mas há que se retomar esta noção de uma forma nova”. Dizia-se ainda que Sócrates fosse atopos, o que significa dizer e quer dizer “sem lugar”, inclassificável. É um adjetivo que relacionamos ao objeto amado, tanto mais que, enquanto sujeito apaixonado simulado, não saberia me reconhecer como “atopos”, mas, ao contrário, como uma pessoa banal cujo dossiê é bastante conhecido. Ou seja, sem tomar partido no sentido político quanto ao fato social de ser inclassificável, devo reconhecer que sempre trabalhei por repentes. Quando um conjunto de posições parece reificar-se, constituir uma situação social pouco precisa, então efetivamente, por mim mesmo sem o pensar, sinto o desejo de ir noutra direção. E é nisso que, afirma Roland Barthes, “eu poderia me reconhecer como um intelectual; a função do intelectual sendo ir sempre a outra direção quando as coisas pegam”. 
Bibliografia geral consultada.

D`EUSANIO, Alda, Il Peccato in Parlamento. Chi ha Paura di Cicciolina?. Trento: Reverdito Editore, 1987; OVERALL, Christine, “What`s Wrong with Prostitution? Evaluating Sex Work”. In: Signs, 17 (4): 705-724 (1992); BARTHES, Roland, O Grão da Voz. Rio de Janeiro: Editor Francisco Alves, 1995; KONDER, Leandro, A Questão da Ideologia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2002; STALLER, Ilona, Le Confessioni Erotiche di Cicciolina. Tradotto da Giulia Bontempi. Milano: Editore Olympia Press, 1988; Idem, Per Amore e Per Forza: l`Autobiografia di Cicciolina. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2007; DI QUARTO, Andrea; GIORDANO, Michele, Moana e le Altre. Vent`anni di Cinema Porno in Italia. Roma: Gremese Editore, 1997; FACIOLI, Adriano, A Ironia: Considerações Filosóficas e Psicológicas. Curitiba (PR): Editor Juruá, 2010; RISSIO, Isabela Pesce Storrolli, A Prostituição no Brasil: Trabalho, Silêncio e Marginalização. Monografia de Bacharelado. Setor de Ciências Jurídicas. Faculdade de Direito. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011; HEIM, Daniela, “Prostitución y Derechos Humanos”. In: Cuadernos Electrónicos de Filosofia del Derecho, n° 23, 2011; MORAES, Dênis de, O Velho Graça: Uma Biografia de Graciliano Ramos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012; CAPELA, Gustavo Moreira, O Direito à Prostituição: Aspectos de Cidadania. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito. Brasília: Universidade de Brasília, 2013; BARRETO, Diva Rodrigues Daltro, Luta por Invisibilidade ou Reconhecimento? Um Estudo sobre a História de Vida de Acompanhantes de Luxo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia. Universidade Federal do Ceará, 2014; LACERDA, Rosangela Rodrigues Dias, Reconhecimento do Vínculo Empregatício para o Trabalho de Prostituta. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Direito. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015; GOMES, Samara Rafaela da Silva, O Reconhecimento dos Profissionais do Sexo como Destinatários da Tutela Sócio Laboral. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. Centro de Ciências Jurídicas. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2015; entre outros.

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* Sociólogo (UFF), Cientista Político (UFRJ), Doutor em Ciências junto à Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado da Coordenação do curso de Ciências Sociais. Centro de Humanidades. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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