sábado, 29 de abril de 2017

George Harrison - Bangladesh & Rock da Filantropia.

                                                                                                    Ubiracy de Souza Braga

“Pode ser que não apareçam todos, mas se 10% deles vier, será ótimo. Hare Krishna”. George Harrison

                                               
           Bangladesh: Nação Bengali, oficialmente República Popular do Bangladesh, é um país asiático, circundado quase por inteiro pela Índia, exceto ao  sudeste, onde tem fronteira com Myanmar, e ao sul, o litoral no golfo de Bengala. O país está listado entre as economias do grupo “Próximos Onze”. A capital do país é Daca. O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos dos aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh e Bengala Ocidental que formam uma região reconhecida como Bengala. Bangladesh era reconhecido pelo nome de Bengala Oriental. O atual nome Bangladesh significa “nação bengali”, ou “nação de Bengala”. Existe vida vegetal em abundância no clima quente e úmido. A maior parte do país é composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos rios e cursos d`água que as cruzam. Os rios, durante a época das cheias, depositam solo fértil ao longo de suas margens. Mas muitas dessas enchentes também causam grande destruição nos vilarejos rurais. Bangladesh em análise comparada é o 8º país do mundo em número humano com cerca de 150 milhões de habitantes.

O rápido crescimento populacional do país trouxe um sério problema de superpopulação. O território do país é um pouco maior do que o estado brasileiro do Amapá, mas o número de habitantes é, aproximadamente, 220 vezes maior. Os habitantes locais são chamados “bengaleses” ou “bengalis”, que representam 98% da população total de Bangladesh. Cerca de 85% dos habitantes são muçulmanos o que torna Bangladesh o 3º maior país de maioria muçulmana, sendo a quase totalidade do restante composta de hindus. A Constituição declara Bangladesh um estado secular, ao mesmo tempo que estabelece o islã como religião oficial. Como uma potência média na política mundial, Bangladesh é uma “democracia parlamentar unitária e uma república constitucional que segue o sistema Westminster de governança”. O país está dividido em oito divisões administrativas e 64 distritos. A região conhecida por Bangladesh foi governada, em períodos da sua história, por hindus, muçulmanos e budistas. Tornou-se parte do Império Britânico, quando o Reino Unido, em 1858, assumiu o controle político da Índia. Os sangrentos conflitos entre hindus e muçulmanos provocaram a divisão da Índia em duas nações, em 1947, quando se tornou independente. O Paquistão é formado pelo Paquistão Ocidental e Oriental, criado pelas regiões nordeste e noroeste da Índia.

A maioria da população nas duas áreas é composta de muçulmanos. Bangladesh conquistou sua Independência do Paquistão em 1971, depois da guerra civil de nove meses entre o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental. De 1947 a 1971, a região que hoje é Bangladesh foi o Paquistão Oriental. Mais da metade da população do Paquistão morava lá. Há muito tempo a região é caracterizada por uma grande pobreza. A maioria dos habitantes é composta de agricultores pobres, que se esforçam para tirar seu sustento de pequenos lotes de terra. Muitos dos trabalhadores das cidades ganham apenas alguns centavos por dia. Cerca de 52,1% da população com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever. Apesar de Bangladesh continuar enfrentando os desafios da crise de refugiados ruaingas, corrupção, e os efeitos adversos da mudança climática, o país é uma das economias emergentes e líderes de crescimento do mundo. A economia de Bangladesh é a 39ª maior do mundo em Produto Interno Bruto nominal, e a 29ª maior por PPP. A percentagem da população urbana de Bangladesh é inferior à da maioria das nações do sul da Ásia. Somente cerca de 18% da população, vive nas cidades. Apesar disso, Daca, a capital e maior cidade do país, é considerada uma das maiores cidades do mundo, em termos de população, tendo mais de 7 milhões de habitantes dentro de seus limites e mais de cinco milhões nas cidades e povoados periféricos.

          George Harrison foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Músico, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido carinhosamente como “o Beatle quieto”, Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma muito bem-sucedida carreira solo. Também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista “Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos”, da revista Rolling Stone. Durante sua carreira, o músico usou vários pseudônimos, entre eles: Arthur Wax, Carl Harrison, George Harrysong, George O`Hara, Hari Georgeson, Nelson Wilbury e Spike Wilbury. Além de músico, também foi um importante produtor musical e cofundador da corporação HandMade Films. Como produtor de cinema criou o selo Bangladesh e colaborou com artistas como Monty Phyton e Madonna.


            Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 25 de fevereiro de 1943, o último de quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison e sua esposa Louise, nascida Louise French. Possuía raízes irlandesas, uma vez que seu avô materno, John French, nascera no Condado de Wexford, na Irlanda, imigrando para Liverpool, onde se casou com a jovem do subúrbio londrino, Louise Woollam.  Tinha uma irmã, Louise, de mesmo nome de sua mãe, nascida a 19 de agosto de 1931, e dois irmãos, Harry, nascido a 1934 e falecido nos anos 1990 e Peter, nascido a 1940 e falecido em 2007. Sua mãe, Louise (1911-1970), trabalhava em uma loja de Liverpool e Harold (1909-1978), seu pai, era um motorista de ônibus que, anteriormente, havia trabalhado como dispensário de barcos na White Star Line. Sua família era de formação católica. Nasceu na casa aonde viria a morar pelos seus primeiros seis anos de vida, o número 12 da Arnold Grove, situada em Wavertree, Liverpool. Em 1950, uma modalidade de “council house” foi oferecida à família, que se mudou para o número 25 da Upton Green, em Speke.
            No começo dos Beatles, George Harrison era visto pelo outros membros do grupo como um garoto, por ser o mais jovem dentre eles. Ele foi o primeiro Beatle a ir aos Estados Unidos da América, quando visitou sua irmã Louise em Benton, Illinois, em setembro de 1963. Em 1964, ele voltaria aos Estados Unidos com os Beatles, época em que eles se apresentaram no programa de TV, Ed Sullivan Show. Durante esta visita, Harrison ganhou uma guitarra modelo “360/12” da Companhia Rickenbacker; esta guitarra de 12 cordas fez parte de vários solos de George por volta de 1965. Durante o auge da beatlemania, George ficou conhecido como o “quiet Beatle” (“Beatle tímido”), devido a sua maneira introspectiva e tendência a falar pouco durante as entrevistas. Apesar da imagem de “beatle tranquilo”, a maioria dos amigos, como Eric Idle, membro do Monty Python, assegura que na intimidade ele era muito falante, contradizendo a imagem vulgarizada que a imprensa especulava a seu respeito. Harrison escreveu a primeira canção em 1963, “Don`t Bother Me”, no 2° álbum dos Beatles.   
         Historicamente foi a partir de 1965 que George Harrison começou a contribuir  frequentemente com composições para o grupo. No álbum Help! ele lançou duas composições próprias: “I Need You” e “You Like Me Too Much”. Um importante marco em sua carreira aconteceu durante a turnê norte-americana de 1965, quando David Crosby, do grupo The Byrds, introduziu George à cultura indiana através do trabalho do músico Ravi Shankar. George ficou fascinado pelo som indiano e se tornou um dos maiores responsáveis pela popularização da música indiana nos anos 1960. Após comprar um sitar, ele introduziu pela primeira vez na música pop um instrumento indiano, na canção “Norwegian Wood” do álbum Rubber Soul. Após essa experiência, escreveu algumas canções que utilizaram outros instrumentos indianos como a tabla e o sitar. Entre essas canções destacam-se “Love you too”, do álbum Revolver (1966) e “Within you without you”, do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Ainda em 1967, ele foi responsável pela inclusão de Ravi Shankar no Festival Pop de Monterey.
            O Monterey International Pop Music Festival ocorreu de 16 a 18 de junho de 1967 no Monterey County Fairgrounds, em Monterey, na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips do The Mamas & the Papas e o publicitário Derek Taylor. Entre os membros da comissão do festival, estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys. Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada a instituições de caridade. Mais de 200. 000 pessoas compareceram ao festival, considerado o começo do Verão do Amor dos hippies. Monterey foi a primeira apresentação nos Estados Unidos do magnífico guitarrista Jimi Hendrix que “foi agendado devido à insistência de Paul McCartney, The Who e Ravi Shankar,” e a estreia para o público de Janis Joplin e Otis Redding que morreria tragicamente  meses depois.
         Muitos executivos de gravadoras estavam na plateia, e a maioria das bandas ganhou contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não aparição - os Beach Boys não puderam comparecer devido a problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966. Monterey foi o 1º grande festival de rock do mundo, na realidade, o primeiro festival de roque do mundo, o Fantasy Fair and Magic Mountain Music Festival, havia acontecido uma semana antes, em Mount Tamalpais, no Condado de Marin, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente o Festival de Woodstock. O festival corporificou a imagem sociológica da “Califórnia como espelho da contracultura”. O festival também foi tema de um aclamado documentário de D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop, foi um cineasta e documentarista norte-americano do Direct Cinema. Eles tornaram importantes artistas performáticos, especialmente músicos e políticos são os principais temas de seus documentários. No começo dos anos 1960 Pennebaker, juntamente com Richard Leacock e Robert Drew, fundou a Drew Associates. Em 1963 Leacock e Pennebeker deixaram a empresa para formar a própria produtora. Esta produtora, Pennebaker Hegedus Filmes, realizou documentários de influência na cultura pop norte-americana e de resto na Europa.   

Outro marco importante na vida de George ocorrera durante as filmagens de Help! em 1965, nas Bahamas. Na época, ele começou a se interessar pela religião hindu ao ler um livro sobre reencarnação. Em 1966, ele e sua mulher Pattie Boyd foram à Índia, onde ele conheceu vários gurus, locais sagrados e estudou o sitar. De volta à Inglaterra, George conheceu Maharishi Mahesh Yogi e começou a desenvolver a meditação transcendental. Influenciados por George Harrison, os Beatles foram à Índia fazer meditação espiritual em 1968. Em 1969, produziu o single “Hare Krishna Mantra”, interpretado por devotos do templo londrino de Radha-Krishna. No mesmo ano, ele e John Lennon conheceram Bhaktivedanta Swami Prabhupada, fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON). Pouco depois, Harrison abraçaria a tradição Hare Krishna, em particular o canto de mantra usado como meditação privada e chamado japa-yoga, talvez similar ao Rosário na tradição católica. “Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: - “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nos Upanishads, é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E Rama é outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como bom, que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amável.
Bangladesh, oficialmente República Popular do Bangladesh é um país asiático, rodeado quase por inteiro pela Índia, exceto à sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e ao sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. O país está listado entre as economias chamadas “Próximos Onze”. A capital do país é Daca. O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos dos aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh. Na verdade, o Bangladesh e Bengala Ocidental formam uma região da Ásia conhecida como Bengala. O Bangladesh era historicamente conhecido pelo nome de Bengala Oriental. O atual nome Bangladesh significa “nação bengali” ou “nação de Bengala”. Existe vida vegetal em abundância no clima pari passu quente e úmido da região. A maior parte do país é composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos rios e cursos d`água que as cruzam. Os rios, durante a época das cheias, depositam solo fértil ao longo corredor de suas margens. Mas muitas dessas enchentes cíclicas também causam grande destruição nos vilarejos rurais.                              
Há muito tempo a região é caracterizada por uma grande pobreza. A maioria dos habitantes é composta de agricultores pobres, que se esforçam para tirar seu sustento de pequenos lotes de terra. Muitos dos trabalhadores das cidades ganham apenas alguns centavos por dia. Em torno de 52 % da população com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever. Aproximadamente 85% dos habitantes são muçulmanos, sendo a quase totalidade dos restantes compostas de hindus. A percentagem da população urbana de Bangladesh é inferior à da maioria das nações do sul da Ásia. Somente em torno de 18% da população vivem nas cidades. Apesar disso, Daca, a capital a maior cidade do país, é considerada uma das maiores cidades do mundo estatisticamente em termos de população, tendo mais de sete milhões de habitantes residindo dentro de seus limites e mais de cinco milhões nas cidades e povoados periféricos. Bangladesh é um país dito “subdesenvolvido”, mas tem uma economia de mercado em rápido crescimento. É um dos principais exportadores mundiais de têxteis e vestuário, bem como peixes, frutos do mar e juta, além de ter indústrias emergentes competitivas internacionalmente em áreas como construção naval, ciências da vida e tecnologia. O país também tem um setor empresarial social forte e é considerado largamente em economia como sendo de fato o “berço das microfinanças”.        
Com o crescimento etnográfico de suas composições, George Harrison começou a ter dificuldades de incluí-las nos álbuns dos Beatles, pois John Lennon e Paul McCartney tinham um vasto material a ser incluído e não sobrava espaço social para suas composições. Durante a gravação do álbum The Beatles de 68, por exemplo, George teve três músicas excluídas: “Sour Milk Sea”, “Not Guilty” e “Circles”, além de quatro músicas incluídas: “While My Guitar Gently Weeps”, “Piggies”, “Savoy Truffle” e “Long, Long, Long”. As discussões entre os membros dos Beatles tornaram-se mais frequentes após a morte do empresário Brian Epstein, em 1967. Durante as gravações do álbum The Beatles (1968), George tentou abandonar a banda. Entre 1968 e 1969, Paul McCartney não percebeu a mudança culturalmente com a apreensão das técnicas indianas em Harrison e se  mostrava irritado com a forma com a qual tocava sua guitarra durante as gravações.
A tensão entre ambos se torna evidente durante os ensaios preliminares mono do projeto Get Back, no Twickenham Studios; descontente com a situação toda entre os Beatles, George Harrison abandonou o grupo em 10 de janeiro de 1969, mas retornou a seu trabalho em 22 do mesmo mês, depois de reuniões de negócios com os outros Beatles. O projeto etnomusicológico resumiu-se, sendo gravado no Apple Studios em multi-tracks e lançado como documentário sob o título de “Let It Be”, onde se pode ver Harrison dizendo a Paul: - “Tocarei o que queiras que toque ou não tocarei nada se não queiras que toque nada”. Porém, antes do fim dos Beatles, George Harrison já havia lançado dois álbuns solo: Wonderwall Music, de 1968, e Electronic Sound, de 1969. O primeiro com músicas instrumentais foi trilha sonora do filme homônimo. O álbum contou com a participação de Ringo Starr e Eric Clapton, todos, inclusive George usando pseudônimos. O segundo, considerado um “álbum experimental”, trouxe várias músicas tocadas em sintetizador Moog e uma capa com um desenho de sua própria autoria. Em 1970, o fim dos Beatles é anunciado e cada um segue sua démarche.
  
Após a separação do grupo, em 1970, ofuscado por anos por John Lennon & Paul McCartney, George Harrison lançou grande parte do material que havia acumulado e iniciou sua carreira artística solo. O primeiro álbum de George, All Things Must Pass, de 1970, foi um sucesso de crítica e de público. É considerado por muitos como o melhor disco de um ex-Beatle e um dos melhores discos da história. O álbum era triplo, quando lançado em vinil, o primeiro álbum triplo da história do rock que em CD, se tornou duplo. O álbum atingiu o primeiro posto das paradas de sucesso britânicas e norte-americana, incluía sucessos como as músicas “My Sweet Lord”, “Isn`t It a Pity” e “What is Life”. Anos mais tarde a canção “My Sweet Lord”, presente no álbum, lhe trouxe problemas devido a uma acusação de violação de direitos autorais. A canção era bem parecida com “He`s so Fine”, single de 1963, do grupo The Chiffons. George negou a acusação, mas em 1976, foi condenado por ter inconscientemente “plagiado a canção”. As discussões sobre os pagamentos aos danos causados levaram o caso até 1990. Durante este período, violando os preceitos éticos legais, o empresário dos Beatles, Allen Klein, comprou a editora Bright Tune, dona dos direitos de “He`s so Fine”, e trocou de lado, entrando na justiça contra George Harrison - obviamente para poder capitalizar nos pagamentos dos danos que Harrison eventualmente teria que fazer a Editora. Anos depois, Harrison comprou os direitos de ambas canções: “He`s So Fine” e “My Sweet Lord”. Quando o álbum foi remasterizado em compact disc, a música ganhou uma versão nova chamada “My Sweet Lord 2000”.
O Concerto para Bangladesh, em inglês: “The Concert for Bangladesh” foi um Evento constituído por dois (02) shows beneficentes organizados por pelo ex-beatle George Harrison e por Ravi Shankar. Os dois shows ocorreram na tarde e na noite de 1° de Agosto de 1971 no Madison Square Garden, em Nova York, e foram assistidos por mais de 40.000 pessoas. Foi o primeiro evento beneficente desse porte na história social da música e contaram com vários artistas consagrados como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel. O concerto arrecadou no total US$243.418,51 que foi administrado pela UNICEF - O Fundo das Nações Unidas para crianças, em inglês: United Nations Children's Fund, é um órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças. Sua sede está localizada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. As vendas do álbum e do compact disc continuam a beneficiar o fundo de George Harrison para a UNICEF.
O UNICEF tem como objetivo promover os direitos e melhorar a vida de todas as crianças, em todas as situações. Iniciou suas atividades em dezembro de 1946, como um fundo de emergência para ajudar as crianças de todo o mundo, que sofreram com as consequências da guerra, formado por um grupo de países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas alguns anos depois, milhões de crianças de países pobres continuavam ameaçadas pela fome e pela doença. Em 1953, o UNICEF tornou-se uma instituição permanente de ajuda e proteção a crianças de todo o mundo, e é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Está presente em 193 países. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações em programas de desenvolvimento em longo prazo nos setores chave da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
O evento gigantesco foi gravado por câmeras e lançado em cinema. Em 2003 foi lançada uma edição especial em DVD duplo com inúmeros extras. A produção do disco triplo e da edição sonora do filme ficou a cargo do famosíssimo Phil Spector, que havia desenvolvido a técnica denominada “wall of sound”, que foi usada no disco All Things Must Pass, produção esta motivo de discórdias entre o produtor e o músico. O disco triplo ganhou um prêmio Grammy na época, que foi recebido pelo baterista Ringo Starr. Já o filme do concerto apresentou uma mescla das duas apresentações Madison Square Garden. Existia uma desconfiança e uma tensão acerca da aparição de Bob Dylan, que apesar de ter ensaiado com Harrison, não havia dado certeza da presença. O mesmo quase ocorreu com Eric Clapton, que estava passando por um momento difícil em razão de seu crescente vicio em heroína e cocaína. Após este show, Clapton se auto exilou em sua mansão retornando somente em 1973, marcado por um evento no Teatro Rainbow em Londres, organizado por Pete Townsend do The Who. O evento é marcante pelo fato de unir dois ex-membros dos The Beatles.  Após a realização do concerto, houve outros incluindo um concerto no mesmo Madison Square Garden em 1972, em prol às crianças incapacitadas da instituição capitaneada por George Rivera.
Bibliografia geral consultada.
BERTOLDI, Maria Teresa Jorgens, A Comunicação Visual do Beatles como Sedução no Imaginário Social e Cultural. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009; OLIVEIRA, Miriam Santos Ribeiro, A Nação e seus Imigrantes: Análise do Discurso Nacionalista Hindu Contemporâneo sobre Comunidade Hindu Ultramarina. Tese de Doutorado em Sociologia. Departamento de Sociologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012; ADAMI, Vitor Hugo da Silva, O Pensamento Coletivo Hare Krishna e seus Modos de Instrumentalização: Um Estudo sobre Comunidades Globalizadas e Identidades Locais. Tese de Doutorado. Espanha: Universitat Rovira Virgili, 2013; ALENCAR, Bruno Maia de, All You Need is Love: O Processo de Formação de uma Banda Ghost. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo: Universidade Paulista, 2015; SAES, Diogo Xavier, A Retórica dos Beatles: A Visualidade e as Relações Multissensoriais entre Música, Imagem e o Contexto Sessentista nas Capas dos Discos dos Beatles de 1965 a 1968. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015; VIOLIN, Marcelo Henrique, Hari`son: Uma Interpretação Histórica das Canções Devocionais de George Harrison de 1970 a 1973. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História Social. Centro de Letras e Ciências Humanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017; MIRANDA NETO, Affonso Celso de, Eram os Deuses Guitarristas? Heróis e Mitos no Imaginário Social da Cultura de Massa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017; GRANATYR, Jones, Modelo Afetivo de Confiança e Reputação Utilizando Personalidade e Emoção. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017; BALDELLI, Debora, Práticas Espirituais e Expressivas no Contexto Migratório: Uma Etnografia do Movimento Hare Krishina na Cidade de Lisboa. Instituto de Etnomusicologia. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2017;  entre outros.

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