George Harrison - Bangladesh: Nação Bengali & Rock da Filantropia.
Ubiracy
de Souza Braga
“Pode ser que não apareçam todos, mas se
10% deles vier, será ótimo. Hare Krishna”. George Harrison
Bangladesh: Nação Bengali, oficialmente República Popular do
Bangladesh, é um país asiático, circundado quase por inteiro pela Índia,
exceto ao sudeste, onde tem fronteira com Myanmar, e ao sul, o litoral no golfo de Bengala. O país
está listado entre as economias do grupo “Próximos Onze”. A capital do país é Daca.
O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos dos
aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala
Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh e
Bengala Ocidental que formam uma região reconhecida como Bengala.
Bangladesh era reconhecido pelo nome de Bengala Oriental. O atual nome
Bangladesh significa “nação bengali”, ou “nação de Bengala”. Existe vida vegetal
em abundância no clima quente e úmido. A maior parte do país é
composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos rios e cursos d`água
que as cruzam. Os rios, durante a época das cheias, depositam solo fértil ao
longo de suas margens. Mas muitas dessas enchentes também causam grande
destruição nos vilarejos rurais. Bangladesh em análise comparada é o 8º país do mundo em número humano com cerca de 150 milhões de habitantes.
O
rápido crescimento populacional do país trouxe um sério problema de
superpopulação. O território do país é um pouco maior do que o estado
brasileiro do Amapá, mas o número de habitantes é, aproximadamente, 220
vezes maior. Os habitantes locais são chamados “bengaleses” ou “bengalis”, que
representam 98% da população total de Bangladesh. Cerca de 85% dos habitantes
são muçulmanos o que torna Bangladesh o 3º maior país de maioria
muçulmana, sendo a quase totalidade do restante composta de hindus. A Constituição
declara Bangladesh um estado secular, ao mesmo tempo que estabelece o islã como
religião oficial. Como uma potência média na política mundial, Bangladesh é uma
“democracia parlamentar unitária e uma república constitucional que segue o
sistema Westminster de governança”. O país está dividido em oito divisões
administrativas e 64 distritos. A região conhecida por Bangladesh foi
governada, em períodos da sua história, por hindus, muçulmanos e budistas.
Tornou-se parte do Império Britânico, quando o Reino Unido, em 1858, assumiu o
controle político da Índia. Os sangrentos conflitos entre hindus e muçulmanos
provocaram a divisão da Índia em duas nações, em 1947, quando se tornou
independente. O Paquistão é formado pelo Paquistão Ocidental e Oriental, criado
pelas regiões nordeste e noroeste da Índia.
A
maioria da população nas duas áreas é composta de muçulmanos. Bangladesh
conquistou sua Independência do Paquistão em 1971, depois da guerra civil de
nove meses entre o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental. De 1947 a 1971,
a região que hoje é Bangladesh foi o Paquistão Oriental. Mais da metade da
população do Paquistão morava lá. Há muito tempo a região é caracterizada por
uma grande pobreza. A maioria dos habitantes é composta de agricultores pobres,
que se esforçam para tirar seu sustento de pequenos lotes de terra. Muitos dos
trabalhadores das cidades ganham apenas alguns centavos por dia. Cerca de 52,1%
da população com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever. Apesar de Bangladesh
continuar enfrentando os desafios da crise de refugiados ruaingas,
corrupção, e os efeitos adversos da mudança climática, o país é uma das
economias emergentes e líderes de crescimento do mundo. A economia de
Bangladesh é a 39ª maior do mundo em Produto Interno Bruto nominal, e a
29ª maior por PPP. A percentagem da população urbana de Bangladesh é inferior à
da maioria das nações do sul da Ásia. Somente cerca de 18% da população, vive
nas cidades. Apesar disso, Daca, a capital e maior cidade do país, é
considerada uma das maiores cidades do mundo, em termos de população, tendo
mais de 7 milhões de habitantes dentro de seus limites e mais de
cinco milhões nas cidades e povoados periféricos.
George Harrison foi um artista
inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Músico, compositor, ator e
produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido carinhosamente como “o
Beatle quieto”, Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um “admirador do
misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do
Ocidente”. Após a dissolução da banda, ele teve uma muito bem-sucedida carreira solo.
Também obteve sucesso como membro do TravelingWilburys e como produtor de cinema e
musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista “Os 100 Maiores Guitarristas de
Todos os Tempos”, da revista RollingStone. Durante sua carreira, o músico
usou vários pseudônimos, entre eles: Arthur Wax, Carl Harrison, George
Harrysong, George O`Hara, Hari Georgeson, Nelson Wilbury e Spike Wilbury. Além
de músico, também foi um importante produtor musical e cofundador da corporação
HandMade Films. Como produtor de cinema criou o selo Bangladesh e colaborou com artistas como
Monty Phyton e Madonna.
Harrison nasceu em Liverpool, na
Inglaterra, em 25 de fevereiro de 1943, o último de quatro filhos de Harold
Hargreaves Harrison e sua esposa Louise, nascida Louise French. Possuía raízes
irlandesas, uma vez que seu avô materno, John French, nascera no Condado de
Wexford, na Irlanda, imigrando para Liverpool, onde se casou com a jovem do
subúrbio londrino, Louise Woollam. Tinha
uma irmã, Louise, de mesmo nome de sua mãe, nascida a 19 de agosto de 1931, e
dois irmãos, Harry, nascido a 1934 e falecido nos anos 1990 e Peter, nascido a
1940 e falecido em 2007. Sua mãe, Louise (1911-1970), trabalhava em uma loja de
Liverpool e Harold (1909-1978), seu pai, era um motorista de ônibus que,
anteriormente, havia trabalhado como dispensário de barcos na WhiteStarLine. Sua família
era de formação católica. Nasceu na casa aonde viria a morar pelos seus
primeiros seis anos de vida, o número 12 da Arnold Grove, situada em Wavertree,
Liverpool. Em 1950, uma modalidade de “council house” foi oferecida à família,
que se mudou para o número 25 da Upton Green, em Speke.
No começo dos Beatles, George Harrison
era visto pelo outros membros do grupo como um garoto, por ser o mais jovem
dentre eles. Ele foi o primeiro Beatle a ir aos Estados Unidos da América,
quando visitou sua irmã Louise em Benton, Illinois, em setembro de 1963. Em 1964,
ele voltaria aos Estados Unidos com os Beatles, época em que eles se
apresentaram no programa de TV, Ed Sullivan Show. Durante esta visita, Harrison
ganhou uma guitarra modelo “360/12” da Companhia Rickenbacker; esta guitarra de
12 cordas fez parte de vários solos de George por volta de 1965. Durante o auge
da beatlemania, George ficou conhecido
como o “quiet Beatle” (“Beatle tímido”), devido a sua maneira introspectiva e
tendência a falar pouco durante as entrevistas. Apesar da imagem de “beatle
tranquilo”, a maioria dos amigos, como Eric Idle, membro do MontyPython, assegura que na intimidade ele era muito falante,
contradizendo a imagem vulgarizada que a imprensa especulava a seu respeito.
Harrison escreveu a primeira canção em 1963, “Don`t Bother Me”, no 2° álbum dos Beatles.
Historicamente foi a partir de 1965
que George Harrison começou a contribuir frequentemente com composições para o grupo.
No álbum Help! ele lançou duas
composições próprias: “I Need You” e “You Like Me Too Much”. Um importante
marco em sua carreira aconteceu durante a turnê norte-americana de 1965, quando
David Crosby, do grupo TheByrds, introduziu George à cultura
indiana através do trabalho do músico Ravi Shankar. George ficou fascinado pelo
som indiano e se tornou um dos maiores responsáveis pela popularização da
música indiana nos anos 1960. Após comprar um sitar, ele introduziu pela primeira vez na música pop um instrumento
indiano, na canção “Norwegian Wood” do álbum Rubber Soul. Após essa experiência, escreveu algumas canções que utilizaram
outros instrumentos indianos como a tabla
e o sitar. Entre essas canções
destacam-se “Love you too”, do álbum Revolver
(1966) e “Within you without you”, do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967).
Ainda em 1967, ele foi responsável pela inclusão de Ravi Shankar no FestivalPop de Monterey.
O
Monterey International Pop Music Festival ocorreu de 16 a 18 de junho de
1967 no Monterey County Fairgrounds, em Monterey, na Califórnia, nos Estados
Unidos da América. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o
músico John Phillips do The Mamas & the Papas e o publicitário Derek
Taylor. Entre os membros da comissão do festival, estavam integrantes dos
Beatles e dos Beach Boys. Os artistas se “apresentaram de graça, com toda a
renda sendo doada a instituições de caridade”. Mais de 200. 000 pessoas
compareceram ao festival, considerado o começo do Verão do Amor dos hippies. Monterey foi a primeira apresentação nos Estados Unidos do
magnífico guitarrista Jimi Hendrix que “foi agendado devido à insistência de
Paul McCartney, The Who e Ravi Shankar,” e a estreia para o público de Janis Joplin e Otis Redding que morreria tragicamente meses
depois.
Muitos executivos de
gravadoras estavam na plateia, e a maioria das bandas ganhou contratos de
gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram
notados por sua não aparição - os Beach Boys não puderam comparecer devido a
problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e
o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas
em 1966. Monterey foi o 1º grande festival de rock do mundo, na
realidade, o primeiro festival de roque do mundo, o Fantasy Fair and Magic
Mountain Music Festival, havia acontecido uma semana antes, em Mount
Tamalpais, no Condado de Marin, e tornou-se modelo para futuros festivais,
principalmente o Festival de Woodstock. O festival corporificou a imagem
sociológica da “Califórnia como espelho da contracultura”. O festival também
foi tema de um aclamado documentário de D. A. Pennebaker, intitulado Monterey
Pop, foi um cineasta e documentarista norte-americano do Direct Cinema. Eles tornaram importantes artistas performáticos, especialmente músicos e políticos são os principais temas de seus documentários. No começo dos anos 1960 Pennebaker, juntamente com Richard Leacock e Robert Drew, fundou a Drew Associates. Em 1963 Leacock e Pennebeker deixaram a empresa para formar a própria produtora. Esta produtora, Pennebaker Hegedus Filmes, realizou documentários de influência na cultura pop norte-americana e de resto na Europa.
Outro
marco importante na vida de George ocorrera durante as filmagens de Help! em 1965, nas Bahamas. Na época,
ele começou a se interessar pela religião hindu ao ler um livro sobre
reencarnação. Em 1966, ele e sua mulher Pattie Boyd foram à Índia, onde ele
conheceu vários gurus, locais
sagrados e estudou o sitar. De volta à
Inglaterra, George conheceu Maharishi Mahesh Yogi e começou a desenvolver a
meditação transcendental. Influenciados por George Harrison, os Beatles foram à
Índia fazer meditação espiritual em 1968. Em 1969, produziu o single “Hare
Krishna Mantra”, interpretado por devotos do templo londrino de Radha-Krishna.
No mesmo ano, ele e John Lennon conheceram Bhaktivedanta Swami Prabhupada,
fundador da SociedadeInternacionalparaaConsciênciadeKrishna (ISKCON).
Pouco depois, Harrison abraçaria a tradição Hare Krishna, em particular o canto
de mantra usado como meditação privada e chamado japa-yoga, talvez similar
ao Rosário na tradição católica. “Hare Krishna” é uma abreviação do famoso
maha-mantra: - “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare
Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”. Esse antiquíssimo mantra, encontrado
nos Upanishads, é uma invocação
direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de
Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E
Rama é outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, é um
chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de
todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como bom, que possa ser desejado, a
pessoa mais amorosa e amável.
Bangladesh,
oficialmente República Popular do Bangladesh é um país asiático, rodeado quase
por inteiro pela Índia, exceto à sudeste, onde tem uma pequena fronteira
terrestre com Myanmar, e ao sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. O país
está listado entre as economias chamadas “Próximos Onze”. A capital do país é
Daca. O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos
dos aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala
Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh. Na verdade, o Bangladesh e
Bengala Ocidental formam uma região da Ásia conhecida como Bengala. O
Bangladesh era historicamente conhecido pelo nome de Bengala Oriental. O atual
nome Bangladesh significa “nação bengali” ou “nação de Bengala”. Existe vida
vegetal em abundância no clima paripassu quente e úmido da região. A maior
parte do país é composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos
rios e cursos d`água que as cruzam. Os rios, durante a época das cheias,
depositam solo fértil ao longo corredor de suas margens. Mas muitas dessas
enchentes cíclicas também causam grande destruição nos vilarejos rurais.
Há
muito tempo a região é caracterizada por uma grande pobreza. A maioria dos
habitantes é composta de agricultores pobres, que se esforçam para tirar seu
sustento de pequenos lotes de terra. Muitos dos trabalhadores das cidades
ganham apenas alguns centavos por dia. Em torno de 52 % da população com mais
de 15 anos não sabem ler nem escrever. Aproximadamente 85% dos habitantes são
muçulmanos, sendo a quase totalidade dos restantes compostas de hindus. A
percentagem da população urbana de Bangladesh é inferior à da maioria das
nações do sul da Ásia. Somente em torno de 18% da população vivem nas cidades.
Apesar disso, Daca, a capital a maior cidade do país, é considerada uma das
maiores cidades do mundo estatisticamente em termos de população, tendo mais de
sete milhões de habitantes residindo dentro de seus limites e mais de cinco
milhões nas cidades e povoados periféricos. Bangladesh é um país dito
“subdesenvolvido”, mas tem uma economia de mercado em rápido crescimento. É um
dos principais exportadores mundiais de têxteis e vestuário, bem como peixes,
frutos do mar e juta, além de ter indústrias emergentes competitivas
internacionalmente em áreas como construção naval, ciências da vida e
tecnologia. O país também tem um setor empresarial social forte e é considerado largamente em economia como sendo de fato o “berço das microfinanças”.
Com
o crescimento etnográfico de suas composições, George Harrison começou a ter dificuldades de
incluí-las nos álbuns dos Beatles, pois John Lennon e Paul McCartney tinham um “vasto
material” a ser incluído e não sobrava espaço social para suas composições. Durante a
gravação do álbum TheBeatles de 68, por exemplo, George teve
três músicas excluídas: “Sour Milk Sea”, “Not Guilty” e “Circles”, além de
quatro músicas incluídas: “While My Guitar Gently Weeps”, “Piggies”, “Savoy
Truffle” e “Long, Long, Long”. As discussões entre os membros dos Beatles
tornaram-se mais frequentes após a morte do empresário Brian Epstein, em 1967.
Durante as gravações do álbum TheBeatles (1968), George tentou abandonar
a banda. Entre 1968 e 1969, Paul McCartney não percebeu a mudança culturalmente com a apreensão das técnicas indianas em Harrison e se
mostrava irritado com a forma com a qual
tocava sua guitarra durante as gravações.
A
tensão entre ambos se torna evidente durante os ensaios preliminares mono do
projeto GetBack, no Twickenham Studios; descontente com a situação toda entre
os Beatles, George Harrison abandonou o grupo em 10 de janeiro de 1969, mas
retornou a seu trabalho em 22 do mesmo mês, depois de reuniões de negócios com
os outros Beatles. O projeto etnomusicológico resumiu-se, sendo gravado no
Apple Studios em multi-tracks e lançado como documentário
sob o título de “Let It Be”, onde se pode ver Harrison dizendo a Paul: - “Tocarei
o que queiras que toque ou não tocarei nada se não queiras que toque nada”. Porém,
antes do fim dos Beatles, George Harrison já havia lançado dois álbuns solo: WonderwallMusic, de 1968, e ElectronicSound, de 1969. O primeiro com
músicas instrumentais foi trilha sonora do filme homônimo. O álbum contou com a
participação de Ringo Starr e Eric Clapton, todos, inclusive George usando
pseudônimos. O segundo, considerado um “álbum experimental”, trouxe várias
músicas tocadas em sintetizador Moog e uma capa com um desenho de sua própria
autoria. Em 1970, o fim dos Beatles é anunciado e cada um segue sua démarche.
Após
a separação do grupo, em 1970, ofuscado por anos por John Lennon & Paul
McCartney, George Harrison lançou grande parte do material que havia acumulado
e iniciou sua carreira artística solo. O primeiro álbum de George, AllThingsMustPass, de 1970, foi um sucesso de crítica e de público. É
considerado por muitos como o melhor disco de um ex-Beatle e um dos melhores
discos da história. O álbum era triplo, quando lançado em vinil, o primeiro álbum
triplo da história do rock que em CD, se tornou duplo. O álbum atingiu o
primeiro posto das paradas de sucesso britânicas e norte-americana, incluía
sucessos como as músicas “My Sweet Lord”, “Isn`t It a Pity” e “What is Life”.
Anos mais tarde a canção “My Sweet Lord”, presente no álbum, lhe trouxe
problemas devido a uma acusação de violação de direitos autorais. A canção era
bem parecida com “He`s so Fine”, single
de 1963, do grupo TheChiffons. George negou a acusação, mas
em 1976, foi condenado por ter inconscientemente “plagiado a canção”. As
discussões sobre os pagamentos aos danos causados levaram o caso até 1990.
Durante este período, violando os preceitos éticos legais, o empresário
dos Beatles, Allen Klein, comprou a editora Bright Tune, dona dos direitos de “He`s so Fine”, e trocou de lado, entrando na justiça contra George
Harrison - obviamente para poder capitalizar nos pagamentos dos danos que
Harrison eventualmente teria que fazer a Editora. Anos depois, Harrison comprou
os direitos de ambas canções: “He`s So Fine” e “My Sweet Lord”. Quando o álbum
foi remasterizado em compactdisc, a música ganhou uma versão nova
chamada “My Sweet Lord 2000”.
O
ConcertoparaBangladesh, em
inglês: “The Concert for Bangladesh” foi um Evento constituído por dois (02) shows
beneficentes organizados por pelo ex-beatle George Harrison e por Ravi Shankar.
Os dois shows ocorreram na tarde e na noite de 1° de Agosto de 1971 no Madison
Square Garden, em Nova York, e foram assistidos por mais de 40.000 pessoas. Foi
o primeiro evento beneficente desse porte na história social da música e contaram
com vários artistas consagrados como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr,
Billy Preston e Leon Russel. O concerto arrecadou no total US$243.418,51 que
foi administrado pela UNICEF - O Fundo das Nações Unidas para crianças, em
inglês: UnitedNationsChildren'sFund, é um órgão das Nações Unidas que
tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar
resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Rege-se
pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos
se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta
internacionais para as crianças. Sua sede está localizada na cidade de Nova
Iorque, nos Estados Unidos. As vendas do álbum e do compactdisc continuam a beneficiar
o fundo de George Harrison para a UNICEF.
O
UNICEF tem como objetivo “promover os direitos e melhorar a vida de todas
as crianças, em todas as situações”. Iniciou suas atividades em
dezembro de 1946, como um fundo de emergência para ajudar as crianças de todo o
mundo, que sofreram com as consequências da guerra, formado por um grupo de
países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas alguns anos
depois, milhões de crianças de países pobres continuavam ameaçadas pela fome e
pela doença. Em 1953, o UNICEF tornou-se uma instituição permanente de ajuda e
proteção a crianças de todo o mundo, e é a única organização mundial que se
dedica especificamente às crianças. Está presente em 193 países. Em termos genéricos,
trabalha com os governos nacionais e organizações em programas de desenvolvimento
em longo prazo nos setores chave da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e
também em situações de emergência, ajudar a dar resposta às suas necessidades
básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
O
evento gigantesco foi gravado por câmeras e lançado em cinema. Em 2003 foi lançada
uma edição especial em DVD duplo com inúmeros extras. A produção do disco
triplo e da edição sonora do filme ficou a cargo do famosíssimo Phil Spector,
que havia desenvolvido a técnica denominada “wall of sound”, que foi usada no
disco AllThingsMustPass, produção esta motivo de discórdias
entre o produtor e o músico. O disco triplo ganhou um prêmio Grammy na época, que foi recebido pelo
baterista Ringo Starr. Já o filme do concerto apresentou uma mescla das duas
apresentações Madison Square Garden. Existia uma desconfiança e uma tensão
acerca da aparição de Bob Dylan, que apesar de ter ensaiado com Harrison, não
havia dado certeza da presença. O mesmo quase ocorreu com Eric Clapton, que
estava passando por um momento difícil em razão de seu crescente vicio em
heroína e cocaína. Após este show, Clapton se auto exilou em sua mansão
retornando somente em 1973, marcado por um evento no Teatro Rainbow em Londres,
organizado por Pete Townsend do TheWho. O evento é marcante pelo
fato de unir dois ex-membros dos TheBeatles.
Após a realização do concerto, houve outros incluindo um
concerto no mesmo Madison Square Garden em 1972, em prol às crianças
incapacitadas da instituição capitaneada por George Rivera.
Bibliografia
geral consultada.
BERTOLDI, Maria Teresa Jorgens, A Comunicação Visual do Beatles como Sedução no Imaginário Social e Cultural. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009; OLIVEIRA, Miriam Santos Ribeiro, A Nação e seus Imigrantes: Análise do
Discurso Nacionalista Hindu Contemporâneo sobre Comunidade Hindu Ultramarina. Tese
de Doutorado em Sociologia. Departamento de Sociologia. Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012; ADAMI, Vitor Hugo da Silva, O Pensamento Coletivo Hare Krishna e seus Modos de Instrumentalização: Um Estudo sobre Comunidades Globalizadas e Identidades Locais. Tese de Doutorado. Espanha: Universitat Rovira Virgili, 2013; ALENCAR, Bruno Maia de, All You Need is Love: O Processo de Formação de uma Banda Ghost. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo: Universidade Paulista, 2015; SAES, Diogo Xavier, A Retórica dos Beatles: A Visualidade e as Relações Multissensoriais entre Música, Imagem e o Contexto Sessentista nas Capas dos Discos dos Beatles de 1965 a 1968. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015; VIOLIN, Marcelo Henrique, Hari`son: Uma Interpretação Histórica das Canções Devocionais de George Harrison de 1970 a 1973. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História Social. Centro de Letras e Ciências Humanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017; MIRANDA NETO, Affonso Celso de, Eram os Deuses Guitarristas? Heróis e Mitos no Imaginário Social da Cultura de Massa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017; GRANATYR, Jones, Modelo Afetivo de Confiança e Reputação Utilizando Personalidade e Emoção. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017; BALDELLI, Debora, Práticas Espirituais e Expressivas no Contexto Migratório: Uma Etnografia do Movimento Hare Krishina na Cidade de Lisboa. Instituto de Etnomusicologia. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2017; entre outros.
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