“O homem não é mais do que a série dos seus atos”. Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Gingle Wang nascida em 7 de fevereiro de 1998 é uma atriz e escritora taiwanesa. Gingle começou sua carreira de atriz em 2017 no filme: All Because of Love. Sua descoberta veio em 2019 com o filme de terror psicológico Detention, onde sua atuação ganhou o prêmio de Melhor Atriz no 22º Taipei Film Awards e uma indicação de Melhor Atriz Principal no 56º Golden Horse Awards. Ela foi descrita pelo Harper`s Bazaar Taiwan como “uma estrela em ascensão entre a nova geração de atrizes taiwanesas”. Gingle Wang nasceu no distrito de Beitou, Taipei, Taiwan. Foi criada em uma casa com “mãe solteira”, ela é próxima afetivamente da mãe, embora tenha poucas lembranças do pai. Em 2009, Gingle ingressou na Escola Secundária Municipal Tian-Mu de Taipei, mas foi para a Flintridge Sacred Heart Academy, nos Estados Unidos da América (EUA), no ano seguinte. Em 2013, Gingle publicou seu romance de estreia, intitulado: Bale Love, sob o pseudônimo curioso de Jun Jun, aos 15 anos. Quando ela estudou sozinha nos EUA, escrever a ajudou a lidar com suas dificuldades. Além disso, ela esperava que sua mãe pudesse se recuperar do divórcio por meio de seu romance, que apresentava a protagonista uma mulher divorciada, parecida com sua mãe. Dois anos depois, ela escreveu Cockroach Philosophy, seu segundo romance. Em 2016, ela retornou dos Estados Unidos para Taiwan e foi admitida na Temple University, exatamente no Japan Campus em 2017, onde se formou em Ciência Política. A estreia como ator de Gingle Wang ocorreu no filme de romance de 2017, All Because of Love. Sua escalação para esse papel social foi atribuída à sua atenção, fator que ela ganhou aos 17 anos no canal do YouTube com gravações de passageiros cantando KTV no banco de trás de um táxi em 2015.
Em
2018, ela foi escalada como protagonista feminina do filme: The Outsiders,
baseado na série de televisão homônima de 2004. Ela também fez uma participação como protagonista feminina em Possession. Sua atuação em 2018 nos
episódios 5 e 6 da série de TV On Children foi indicada para Melhor
Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme de TV no 54º Golden Bell Awards.
Gingle investiu profundamente (e com sabedoria) em seu papel como Molly Lin e
sentiu que ressoava num nível pessoal com a personagem. O papel inovador
de Gingle em 2019 como protagonista feminina no filme de terror psicológico
sobrenatural de John Hsu, Detention, ambientado durante o período do
“Terror Branco” em Taiwan e baseado no videogame de mesmo nome. Foi o filme
nacional de maior bilheteria em 2019 em Taiwan e o 15º de todos os tempos. Por
sua atuação, Gingle foi indicada para Melhor Atriz Principal no 56º Golden
Horse Awards e ganhou Melhor Atriz no 22º Taipei Film Awards. Ela continuou a
estrelar séries de televisão em 2019, desempenhando um papel principal em Yuan
Chengmei na série de 15 partes Brave to Love. Em seguida naquele mesmo
ano, ela surge como Yin Yue, uma atriz coadjuvante na série de 10 episódios Yong-jiu
Grocery Store. O filme de Gingle veio em 2021, adiado devido
a atrasos na produção (pela pandemia), aparecendo em um papel coadjuvante como
Wang Ting em Pluralidade, dirigido por Aozaru Shiao.
No mesmo ano, ela trabalhou ao lado de Alyssa Chia em papéis principais femininos como a extraordinária “dupla mãe e filha” no aclamado The Falls, de Chung Mong-Hong. Sua atuação confirmou a indicação para Melhor Atriz Principal no 58º Golden Horse Awards. Gingle também estrelou o romance de fantasia de Giddens Ko, Till We Meet Again, o segundo filme nacional de maior bilheteria de 2021 em Taiwan e o 14º de “todos os tempos”, onde ela interpretou uma estudante insatisfeita que se tornou estagiária deus do amor, ao lado de seu parceiro divino Ah Lun, interpretado por Kai Ko. Em 22 de outubro de 2021 o drama intitulado: More Than Blue: The Series foi lançado mundialmente na Netflix. A série de dez partes, com um ano de produção, apresentava Gingle com Cream, “uma estudante órfã do ensino médio, e segue suas aventuras com K, interpretada por Fandy Fan”. Gingle fez uma apresentação Especial nas partes dois e três, lançadas em dezembro de 2021 e março de 2022, respectivamente, da série de televisão de três partes “Light the Night”, onde interpretou uma Rose mais jovem, a protagonista feminina da série, e foi amplamente elogiada pelo papel no lançamento da série. Gingle teve um papel coadjuvante no filme de comédia/mistério sobrenatural de 2023, intitulado: Marry My Dead Body, a colega policial do protagonista masculino. Obteve um papel principal na série de drama político Wave Makers. Gingle Wang tem quatro tatuagens corporais, a saber: o nome da irmã “Maple”, o aforismo latino “carpe diem”, o versículo bíblico “Salmo 90:9”, e o nome inglês de sua mãe junto a uma rosa, a flor favorita de sua mãe. Ela gosta muito de ler, assim como escrever romances e assistir séries de história e cultura. Suas escritoras favoritas são Echo Chan e Xi Murong. Além disso adora a arte da fotografia, explorar a natureza íntima e externalizada ecologicamente através da prática viajar.
Dirigido por Wong Ching-Po “Os Três Males” é um thriller policial taiwanês de 2023, que penetrou o catálogo da Netflix, combinando o realismo com o absurdo, a violência com a tranquilidade, de uma obra fora da representação fílmica convencional e, por vezes, desigualmente social. Ao descobrir que é apenas o “terceiro fugitivo” mais procurado de Taiwan, um criminoso embarca em uma jornada para ultrapassar os dois primeiros. A primeira parte cinematográfica de Os Três Males produz ação intensa e empolgante, com cenas realistas e convincentes. Ethan Ruan brilha na interpretação do protagonista, trazendo carisma e complexidade ao seu personagem. Ele cresceu em Taichung, Taiwan, vindo de uma família de militares: seu pai era soldado, sua mãe era enfermeira militar e seu irmão mais novo, piloto da Força Aérea. Inicialmente como nadador competitivo, as inúmeras conquistas e prêmios de Juan, incluindo o primeiro lugar no Taichung City Duathlon, que lhe renderam a admissão na prestigiada National Teaching First Sênior High School. No entanto, durante a adolescência, Ethan Juan acabou desistindo do esporte e apenas concluiu o referente Ensino Médio após passar por cinco escolas diferentes. Depois disso, Ethan teve vários empregos de meio turno. Durante este tempo, Juan também frequentou e mais tarde se formou na Universidade Hsing Wu, se especializando em Turismo. Hsing Wu University é composta por quatro faculdades: Gestão de Negócios, Turismo e Hotelaria, Design e Artes Populares. A escola oferece 18 cursos de graduação e quatro de pós-graduação. Em 2002 acompanhava um amigo à audição para seleção de teste cinematográfico, Ethan Juan foi “descoberto” pela Agência de talentos, e começou sua carreira per se com o videoclipe de Penny Tai para “Once Fell In Love”. Todavia, Juan foi modelo trabalhando em “tempo integral” antes de se tornar um ator popularmente reconhecido.
Neste
ínterim, Friedrich Hegel é pioneiro quando admite no famoso § 387 que “o
espírito que se desenvolve na sua idealidade é o espírito enquanto cognoscente”.
Porém o conhecimento não é aqui
aprendido simplesmente tal como ele é a determinidade da ideia enquanto lógica:
mas como o espírito concreto se determina em relação a ele. Na antropologia
hegeliana o espírito subjetivo é: A) Em si ou imediato. Assim ele
é alma ou espírito-da-natureza; objeto da Antropologia. B) Para si ou mediatizado, ainda
enquanto reflexão idêntica sobre si e sobre o Outro: o espírito na relação
ou particularização. É a consciência, o objeto da Fenomenologia do Espírito. C)
O espírito que se determina em si mesmo, enquanto sujeito para si. É o objeto
da Psicologia. Na alma, a consciência desperta; a consciência se põe como
razão, que está desperta imediatamente para [ser] a razão que se sabe, e que
por sua atividade se libera para [ser] a objetividade, para [ser] a consciência
do seu conceito. Ipso facto, seguindo os passos da dialética hegeliana,
diz-nos o seguinte: Assim como, no conceito em geral, a determinidade
que nele se apresenta é uma progressão do desenvolvimento, assim também no
espírito cada determinidade em que ele se mostra é o momento do
desenvolvimento, e na determinação progressiva é avançar para a sua meta, [que]
é fazer-se e tronar-se para si o que é em si. Cada grau é no
interior desse seu processo; e o seu produto é que para o espírito (isto
é, para a forma de espírito que tem nesse grau) ele seja o que no seu começo
era somente em si, ou para nós.
A
maneira psicológica de considerar [as coisas], aliás a maneira habitual,
indica em forma narrativa o que é o espírito ou alma, o que sucede à alma,
o que a alma faz, de modo que a alma é pressuposta como sujeito [todo]
pronto, em que as determinações desse tipo vêm à luz apenas como exteriorizações
a partir das quais se deve conhecer o que é a alma – o que possui nela como
faculdades e potências; sem [se ter] consciência de que a exteriorização
do que ela é põe para ela em conceito aquilo mesmo por que a alma atingiu uma
determinação mais alta. É preciso distinguir – e excluir – da progressão que se
vai considerar aqui o que é cultura e educação. Essa esfera só se refere
aos sujeitos singulares como tais, [de modo] que o espírito universal
seja neles levado prontamente à existência. Na visão filosófica do espírito
como tal, ele próprio é considerado como cultivando-se educando-se conforme a
progressão do seu conceito; e suas exteriorizações, [considerando-se] como os
conceitos de seu produzir-se rumo-a-si-mesmo, de se concluir consigo mesmo: só
por meio disso é ele espírito efetivo. Isto é, a diferença entre espírito
subjetivo e espírito objetivo não deve, pois, ser vista como uma diferença
rígida. Já no começo temos de apreender o espírito factual não como simples
conceito, como algo simplesmente subjetivo, mas como ideia, como uma unidade
do subjetivo e do objetivo; e cada progressão desse começo consiste em um
ultrapassar essa primeira subjetividade simples do espírito, um progresso no
desenvolvimento de sua realidade ou objetividade.
Esse desenvolvimento produz uma série de figuras que, se devem na certa ser indicadas pela empiria, não podem, ao contrário, na consideração filosófica, ficar colocadas exteriormente lado a lado, mas têm de ser conhecidas como a expressão correspondente de uma série necessária de conceitos determinados, e só têm interesse para o pensar filosófico na medida em que exprimem tal série de conceitos; sua necessidade só ressaltará seu desenvolvimento. Em síntese: as três formas principais do espírito subjetivo são: 1°) a alma, 2°) a consciência e 3°) o espírito como tal. Quer dizer, enquanto alma, o espírito tem a forma da universalidade abstrata; enquanto consciência, a da particularização; enquanto espírito essente para si, a singularidade. Assim se apresenta no seu desenvolvimento, o desenvolvimento do conceito. Por que [motivo] as partes da Ciência correspondentes a essas três formas do espírito subjetivo receberam o nome de Antropologia, Fenomenologia e Psicologia será esclarecido a partir de uma indicação preliminar mais precisa do “conteúdo de sentido” da ciência do espírito subjetivo. Metodologicamente, o espírito imediato deve formar o começo de nossa consideração; esse espírito é o espírito-natureza, a alma. Mas no começo o conceito do espírito ainda não pode ter a realidade mediatizada que ele obtém no pensar abstrato; pois só assim corresponde à idealidade do espírito – mas é necessariamente uma realidade ainda não-mediatizada, ainda não posta; por conseguinte, uma realidade essente, estranha ao espírito, dada pela natureza. Devemos, pois, começar pelo espírito ainda preso na natureza, referido à sua corporeidade, não essente junto a si, ainda não livre. Essa base do homem – se podemos assim dizer - é o objeto da Antropologia.
Dissidentes
ingleses (English dissenters) chamados de “não conformistas”, foram
reformadores na Inglaterra que preferiram não continuar vinculados à Igreja
Anglicana e fundaram suas próprias congregações religiosas, nos séculos XVII e
XVIII. No início, tentaram uma reforma mais profunda na Igreja Anglicana, mas,
depois, preferiram fazer rupturas, pois a Igreja Anglicana, “controlada pelos
Reis da Inglaterra”, continuou a ser muito semelhante à Igreja Católica Romana.
Uma característica comum desses grupos era a defesa da Separação entre a Igreja
e o Estado nacional. Após 1660, ano nevrálgico no qual ocorreu a Restauração da
Monarquia na Inglaterra, as rupturas se intensificaram. A Restauração de 1660
promoveu o episcopado e limitou, ainda mais, os direitos civis dos dissidentes,
principalmente, após o chamado Ato de Uniformidade de 1662, que “tornou
obrigatória a ordenação episcopal para todos os pastores”. Vale lembrar que The
Institutes of Natural and Revealed Religion, escrito pelo ministro dissidente e
polímata inglês do século XVIII Joseph Priestley (1773-1834), entre 1772 e 1774
é uma obra extensa de três volumes destinada à educação religiosa publicada por
Joseph Johnson, um influente Livreiro e Editor londrino do século XVIII. Seu
argumento central do ponto de vista antropológico é que a revelação e a lei
natural devem coincidir. Revelação divina é a denominação, de modo
genérico, para todo conhecimento alegadamente transmitido ao homem diretamente
por um deus ou deuses muitas vezes o meio de pensamento e trabalho religiosos
por onde este reconhecimento foi passado também é chamado assim.
A
revelação é o ato social de revelar ou desvendar ou tornar algo claro,
ou óbvio e compreensível por meio da comunicação ativa ou passiva com a
Divindade. A Revelação pode originar-se diretamente de uma divindade ou por um
intercessor ou agente, como um “anjo” ou “santidade”; alguém que tenha
experimentado tal contato é denominado profeta. Várias religiões possuem textos que as mesmas acreditam ter sido revelados por deuses ou de modo
sobrenatural. Os judeus ortodoxos, cristãos e muçulmanos acreditam
que a Torá foi recebida de Javé no monte Sinai bíblico. A maior parte dos
cristãos acredita que tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento foram
inspirados por Deus. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão foi revelado por Deus
a Maomé palavra por palavra através do anjo Gabriel (Jibril). No
hinduísmo, alguns Vedas são considerados Apauruṣeyā, ou seja, “composições
não humanas”, porque teriam sido revelados diretamente, e, portanto, são
chamados de Shruti, “o que é ouvido”. As 15 000 páginas “escritas a mão”
pela mística Maria Valtorta (1897-1961) foram interpretadas como “ditadas
diretamente por Jesus, enquanto ela atribuiu o Livro de Azarias a seu
anjo da guarda”. Aleister Crowley afirmou que o Liber AL vel Legis lhe foi revelado
através de um ser superior que chamava a si próprio de Aiwass.
Marcas físicas deixadas pela revelação são chamadas estigmas. Em casos raros, como o de Juan Diego Cuauhtlatoatzin, as revelações deixam marcas físicas. O conceito católico de “locução interior” fala de uma voz interior ouvida pelo receptor da revelação. Nas religiões abraâmicas, o termo se refere ao processo através do qual Deus revelaria, ao mundo dos homens, sua existência, sua vontade e sua Divina Providência. O termo estigma e seus sinônimos ocultam uma dupla perspectiva de âmbito social. Assume o estigmatizado que a sua característica distintiva já é conhecida ou é imediatamente evidente ou então que ela não é nem conhecida pelos presentes e nem imediatamente perceptível por eles? No primeiro caso, conceitualmente, está-se lidando com a condição real de desacreditado, no segundo com a condição em tese do desacreditável. Esta é uma diferença importante, socialmente, mesmo que um indivíduo estigmatizado em particular tenha, provavelmente, experimentado ambas as situações. Todavia, para Erving Goffman, podem-se mencionar três tipos característicos de estigmas diferentes. Em primeiro lugar, há as prováveis abominações do corpo – as várias deformidades físicas. Em segundo, a representação do “sentimento de culpa” individual, percebidas como “vontade fraca”, “paixões tirânicas”, ou não naturais, crenças falsas e rígidas, desonestidade, sendo essas inferidas a partir de relatos reconhecidos de, por exemplo, distúrbio mental, prisão, vício, alcoolismo, ideia de “homossexualismo”, homoerotismo, desemprego, tentativas de suicídio e comportamento afetivo radical. Há os estigmas tribais de raça, etnia, minorias, nação e ceticismo e “estigmas de re(li)gião”, que podem ser transmitidos de linhagem e contaminar por igual todos os membros de uma família.
A relação sexual converte-se então num
desejo de estar no corpo do outro, um viver e um ser vivido por ele numa fusão
de corpos que se prolonga como ternura por suas fraquezas, suas ingenuidades,
seus defeitos e imperfeições. Não importa mesmo quem seja essa pessoa, pois na
paixão nasce uma força terrível que nos leva à fusão e nos torna
insubstituíveis, únicos um para o outro. O ente amado se converte naquele que
não pode ser senão ele - o absolutamente especial. E isso acontece mesmo contra
a nossa vontade, e apesar de acreditarmos por algum tempo que podemos viver sem
ele, e que podemos encontrar essa mesma felicidade em outra pessoa qualquer.
Mas não ocorre bem assim. Basta uma breve separação para termos a certeza de
que este amado é portador de algo inconfundível, algo que sempre nos faltou,
que se revelou através dele e que sem ele não podemos encontrar de novo, enfim,
que represente simbolicamente a diversidade e a unicidade de quem amamos. Os
fatos sociais por si mesmos, só aparentemente nos demonstram que nossa
sexualidade de manifesta de maneira comum, quotidiana e de maneira
extraordinariamente, afetiva, descontínua. A sexualidade se transforma indefinidamente
no meio de ação social normal pelo qual a vida explora as fronteiras compreendidas
como do impossível, os horizontes do imaginário individual (sonho) e da
natureza, mas o que é revelador, acidental ou não, é que estamos diante do
estado nascente progressivamente de compreensão da vida.
O corpo percorre a história da ciência e da filosofia. De Platão a Bergson, passando por Descartes, Espinosa, Merleau-Ponty, Freud, Marx, Nietzsche, Weber e principalmente Foucault, quando a definição de corpo demonstra um puzzle. Quase todos reconhecem a profusão da visão dualista de Descartes, que define o corpo como uma substância extensa em oposição à substância pensante. Podemos perceber que seguindo este modo científico de compreensão da realidade, sobretudo com o advento da modernidade, o corpo foi facilmente associado a uma máquina. O corpo foi pensado como um mecanismo elaborado por determinados princípios que alimentam as engrenagens desta máquina promovendo o seu bom funcionamento. Isto quer dizer que através dos exercícios de abstinência e domínio que constituem a ascese necessária, o lugar atribuído ao conhecimento de si torna-se mais importante: a tarefa de se pôr à prova, de se examinar, de controlar-se numa série de exercícios bem definidos, coloca a questão da verdade – do que se é, do que se faz e do que é capaz de fazer – no cerne da constituição do sujeito moral. E, afinal o ponto de chegada dessa elaboração é ainda e sempre definido pela soberania do indivíduo sobre si mesmo. Foucault (2014) nos adverte sobre a questão abstrata da analítica do poder que se constitui o marco histórico e pontual de “docilidade dos corpos”. Para ele o soldado é alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia: e se é verdade que deve aprender aos poucos o ofício das armas, lutando, as manobras como a marcha, as atitudes como o porte da cabeça se originam, em boa parte, de uma retórica corporal com significado e sentido de honra.
A história social da arte tem como representação a atividade humana realizada com o propósito estético e comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de interpretar “as coisas do mundo”. Em sua historicidade as artes visuais têm sido classificadas de várias formas, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, da arte como a manifestação individual e coletiva par excellence da criatividade humana. O alargamento da lista das principais artes durante o século XX definiu-as essencialmente em arquitetura, escultura, música, dança, pintura, poesia, incluindo o teatro e a narrativa literária, o cinema e a fotografia. Quando considerada a sobreposição de termos entre as chamadas artes plásticas e as artes visuais, incluem-se também do ponto de vista tecnológico o design e as artes gráficas. As artes gráficas, também reconhecida como design, é uma ciência, que tem como objetivo, a criação de soluções utilizadas para servir de forma funcional o ser humano. A arte e o design estão presentes na história desde a identificação etnográfica da pré-história, através de desenhos e sinais que simbolizavam objetos e acontecimentos relevantes no âmbito da memória individual (sonho) e coletiva (os ritos, os símbolos).
Todavia,
enquanto a arte propõe-nos uma interpretação subjetiva de suas obras, o design
comparativamente propõe algo de sentido objetivo, onde as pessoas serão capazes
de entender e podem vir a comprar o produto e/ou serviço apresentado, ou
aderindo à uma ideia, no caso de uma propaganda. Marca é a representação
de uma “entidade”, qualquer que seja ela, objeto/símbolo que permite
identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma
simples pegada. Na teoria social da comunicação, pode ser um signo, um símbolo
ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca. O termo é
frequentemente usado mesmo hoje em dia como referência a uma determinada
empresa: um nome, uma marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o
produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, não é incomum
estar se referindo, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito
e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada
graficamente pela composição de um símbolo e/ou logotipo, tanto individualmente
quanto per se combinados.
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que o reino da aparência social em termos da sua representação gráfica. Marca não é um conceito fácil de definir. A marca em essência representa relação produção-consumo com uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. A garantia de qualidade surge com as marcas, mas uma marca é um símbolo mais complexo. Um artefato é conexo à estrutura mental e cultural que definirá o reconhecimento social da obra de arte. O século XX se caracterizou por uma ênfase no questionamento das antigas bases da arte, propondo-se a criar um novo paradigma de cultura e sociedade e “derrubar” tudo o que fosse representado pela tradição. Até meados do século passado as vanguardas foram enfeixadas no rótulo de modernismo, e desde então elas se sucedem cada vez com maior rapidez, chegando a um estado quase de total pulverização dos estilos e estéticas, que convivem, dialogam, se influenciam e se enfrentam quase sempre mutuamente. Também surgiu uma tendência de solicitar a participação in fieri do público no processo de criação, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens e incorporar ao domínio artístico uma variedade de temas, estilos, práticas e tecnologias antes desconhecidas ou excluídas. O problema metodológico na definição do que é arte é que esta definição varia com o tempo e espaço de acordo com a diversidade de culturas.
O
filme muda dialeticamente de estratégia na segunda metade, quando Chen Gui-lin
se vê envolvido com uma extraordinária “seita religiosa”. Essa mudança social brusca
de gênero pode ser um ponto de divisão técnica do trabalho para o público.
Enquanto alguns podem apreciar “a abordagem única e as reviravoltas inesperadas”,
outros devem “se sentir desconcertados pela falta de coesão entre as duas
partes do filme”. A transição de um “enredo de gângster” para um drama social,
envolvendo uma seita religiosa é abrupta e pode aparentemente encontrar-se deslocada
para alguns telespectadores. “Os Três Males” oferecem uma visão realista do
submundo criminoso de Taiwan, explorando temas como “redenção”, “mortalidade” e
“legado”. A atuação social do elenco é sólida, com destaques para Ben Yuen e
Chen Yi-wen, os “vilões brutais” que cruzam o caminho de Chen Gui-lin. Além
disso, em termos técnico-metodológico, o filme representa excelente realização, no plano teórico e histórico, com
sequências de ação em áreas amplas, abertas ou fechadas, bem coreografadas e
uma direção visualmente inovadora. A fotografia reflete a atmosfera sombria e
perigosa do mundo criminoso, enquanto a trilha sonora contribui para a tensão e
o suspense.
Taiwan é uma pequena ilha com cerca de 23 milhões de habitantes que funciona como uma democracia semipresidencialista. Localizada a 180 km da China, a ilha luta para que permaneça independente e não seja reconhecida como parte do território chinês. Para garantir sua soberania contra um dos maiores impérios do mundo, Taiwan apostou na tecnologia e desenvolveu o Escudo de Silício, uma estratégia que evita o ataque dos vizinhos chineses. O termo foi criado por Craig Addison, um jornalista que escreve para o veículo comunicativo The South China Morning Post. O profissional lançou o livro: Silicon Shield: Taiwan`s Protection Against Chinese Attack e deu uma entrevista à BBC falando sobre o tema. O primeiro esclarecimento que o jornalista fez é que Taiwan não possui um escudo de verdade, como os antimísseis que Israel utiliza para evitar ataques aéreos da Palestina. No caso, a terminologia funciona como uma estratégia da ilha, já que ela é líder mundial na fabricação de chips semicondutores. Os produtos, que são essenciais na fabricação de celulares, computadores, videogames e carros, são geralmente feitos de silício e acabam sustentando parte da economia moderna. Um ataque chinês ao país poderia, portanto, afetar extraordinariamente a produção dos chips e causar um estrago inconsequente, sem proporções, não só na economia chinesa, mas mundial. - O escudo de silício é semelhante ao conceito de “Destruição Mútua Assegurada” (MAD) que teve progênie na chamada política de Guerra Fria, porque qualquer ação militar no estreito de Taiwan seria tão prejudicialmente para a China quanto para Taiwan e os Estados Unidos da América.
O
termo discurso pode ser definido sociologicamente do ponto de
vista lógico da análise política. Quando pretendemos significar algo a outro é
porque temos a intenção de lhe transmitir um conjunto de informações coerentes
- essa coerência é uma condição essencial para que o discurso seja entendido.
São as mesmas regras gramaticais utilizadas para dar uma estrutura
compreensível ao discurso que simultaneamente funcionam com regras lógicas para
estruturar o pensamento. Um discurso político, comparativamente, tem uma estrutura
social e finalidade muito diferente do discurso econômico, mas politicamente
pode operar a dimensão econômica produzindo efeitos sociais específicos em
termos de persuasão. Os economistas assumiram que o estudo das ações econômicas
do homem poderia ser feito abstraindo-se as outras dimensões culturais do
comportamento humano: dimensões morais, éticas, religiosas, políticas, etc., e
concentraram seu interesse naquilo que eles identificaram como as duas funções
elementares exercidas por todo e qualquer indivíduo: o consumo e a produção. O homo
economicus nada mais é do que um fragmento qualquer de ser humano, a sua
parcela que produz e consome no mundo das mercadorias, cujo único critério de
verdade apoiava-se na evidência. O conceito de “homo economicus” é um postulado
da racionalidade global vigente. É caracterizada pelo triunfo dos economistas
que encontraram nele, a semelhança dos biólogos no darwinismo, e na psicologia
uma teoria do comportamento coerente.
Um
estudo de ideologias da administração, por outro lado, não está
preocupado com as origens do espírito capitalista, mas sim com as armas
ideológicas empregadas na luta pela ou contra a industrialização. E quando
ideologias são formuladas para defender um conjunto de interesses econômicos, é
mais esclarecedor examinar a estratégia de argumentação do que insistir em que
o argumento é autointeressado. Os argumentos em serviço próprio dos grupos
dominantes podem não parecer um campo de estudos promissor, no entanto,
sociologicamente Reinhard Bendix acredita que essas ideias desenvolvidas podem
ser consideradas um sintoma das relações sociais de classe em mudança, ou seja,
indícios para a compreensão das sociedades industriais. Portanto, Bendix
(2019), propõe analisar detalhadamente, se já não é um truísmo, as evidências
observáveis dos fenômenos do mundo social em seus próprios termos. Segundo o
autor, é nesse nível das ações sociais que ocorre a experiência humana, e o
estudo das ideologias da gestão empresarial ilustra que ele também pode
constituir uma abordagem para o entendimento da estrutura social. As
interpretações gerenciais dadas para a relação de autoridade nos
empreendimentos econômicos, juntamente com a concepção em oposição assimétrica,
mas em nível de complementariedade na relação capital “versus” trabalho acerca
de sua posição enquanto classes na sociedade industrial emergente constituem
uma imagem conjunta das relações de classe. Imagem em tempo e espaço e que
diferem de um país para outro. Esse aspecto da estrutura social em
transformação é analisado pelo exame da posição ideológica em termos de seus
corolários lógicos. Enquanto um conjunto de práticas e saberes sociais estão
relacionados à autoridade dos empregadores e, em sentido mais amplo, à posição
de classe de empregadores e empregados na sociedade.
Três
correntes filosóficas são responsáveis pela criação deste
conceito: o hedonismo, o utilitarismo e o sensualismo. O hedonismo, que afirma
que o homem está sujeito, tal como os animais, à lei natural dos instintos e
que, portanto, se encontra implícita a procura do prazer, do bem-estar e
distanciamento da dor. O utilitarismo, para quem o útil é valioso e contrapõe o
prazer calculado ao irracional, classificando os prazeres nobres e pobres. O
sensualismo quando afirma serem os sentidos a fonte do conhecimento. Os
economistas construíram um método teórico unanimemente aceite, elaboraram-se
práticas econômicas que se encontra em todas as obras fundamentais: a lei da
maximização da utilidade e leis sobre a utilidade marginal, aplicadas ao consumo
e à produção. A razão biopsicológica essencial a toda a atividade humana é o
interesse pessoal. Este primeiro princípio é então afetivo, pois define a única
razão da atividade econômica; o homem não obedece, senão, à razão
consumista. No nível de análise puramente
econômico, oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um
grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de
produtos e/ou serviços. Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência
imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas.
De
tal forma que cada uma pessoa enredada tem que considerar os comportamentos e as reações das
outras quando toma decisões de mercado. No oligopólio, os bens produzidos podem
ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a
concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço
pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço. As causas
típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de
eficiência e características da procura. Nestes mercados existe concorrência na balança,
mas as quantidades produzidas são menores, porque inversamente na prática, para que os preços sejam maiores que
nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio, as
quantidades realmene sejam superiores e os preços per se sejam menores.
Tanto
o monopólio quanto o oligopólio, comparativamente, contribuem para uma
concorrência imperfeita. A diferença entre monopólio e oligopólio é que no
monopólio existe apenas um fornecedor ou vendedor, que domina o mercado,
enquanto que no oligopólio existem poucos fornecedores do mesmo produto. Quando
um produto é considerado essencial para a economia de um país, muitas vezes
esse país estabelece leis que impedem a criação de monopólios e oligopólios.
Talvez o maior exemplo de oligopólio no Brasil seja o mercado de
telecomunicações, no qual poucas empresas controlam o mercado. No caso da
telefonia móvel, a fusão das empresas consistiu no primeiro oligopólio nesta
área do mercado. Também são conhecidos oligopólios no caso da montagem de
veículos, na produção de ônibus, por exemplo, o que pode contribuir decisivamente
para o aumento do preço das passagens do transporte público. Capital financeiro
pode ser entendido como o capital representado por títulos, obrigações,
certificados e outros papéis negociáveis e rapidamente conversíveis em
dinheiro. Em termos simplificados, a lógica financeira oligopolizada consiste
em “fazer dinheiro a partir de dinheiro”, sem necessariamente passar pelas mãos
visíveis de trabalhadores esfera da produção de mercadorias. O domínio
crescente de caráter rentista, isto é, que não tem como finalidade a produção,
mas a remuneração do detentor de um ativo - na economia mundial
globalizada ocorre pelo menos desde início da década de 1980.
Nos
mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da
procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas. A
concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser
feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço,
qualidade, imagem, fidelização, etc. O oligopólio pode permitir que as empresas
obtivessem lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso econômico,
caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os
mesmos lucros como um monopólio. Em um oligopólio, as alterações nas condições
sociais de atuação de uma empresa irão influenciar o desempenho de outras
empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o
número de empresas do oligopólio é reduzido. Em contrapartida, um truste é uma
coligação econômica ou financeira, um agrupamento de empresas que tem como
objetivo diminuir e eliminar a concorrência, parcelarizando o mercado. Quando
se verifica a formação de trustes, a concorrência é transferida para a área da
qualidade e apoio ao cliente, porque não existe concorrência no que diz
respeito aos preços. No oligopólio, muitas vezes ocorre à criação de um cartel,
onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do
produto comercializado. Tanto os cartéis como o truste exercem poder de pressão
sobre o mercado. Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidas
continuam independentes no âmbito legal.
Bibliografia
Geral Consultada.
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