segunda-feira, 3 de julho de 2023

Eduardo Tornaghi – Novela Global, Cinema & Crítica Cultural.

                                                                      A televisão ocupa hoje o lugar da literatura de massa”. José Paulo Paes

          Atuação é a arte dos atores, masculino e feminino,  como meio de trabalho e de representação social de outros artistas das artes cênicas. Consiste em imprimir, por meio de diversas técnicas ou mesmo da pura intuição, vida e realidade a um personagem. Muitas vezes tida como fruto da inspiração e até da possessão divina, assumem o controle social de um corpo humano, normalmente prejudicando a saúde e ou seu comportamento, ou da racionalização das emoções, é a parte específica do processo social e de método de trabalho dos artistas da cena pública e que nesta forma aparecem, diferentemente de dramaturgos e diretores. Filho de um mercador, por exemplo, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou desde muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decameron, e o poema alegórico, Amorosa Visione (1342) e, De Claris Mulieribus (1361), uma série de biografias de mulheres ilustres. O livro apresenta mulheres relegadas ao segundo plano, equiparadas aos homens, com os mesmos direitos de usufruir alguns prazeres da vida, em torno do amor, a liberdade e as aventuras livrescas. O que mais perturbou a sociedade estabelecida em termos de tempo e de lugar praticado foram o realismo e a sensualidade da narrativa. Nada até então havia sido provocado de forma tão chocante do ponto de vista da crítica estética e literária como os termos explícitos de Decameron que ocasionaram as duras críticas e todo o tipo de censuras religiosas.

         Decameron representa o primeiro grande estilo realista da literatura universal. Ao longo de dez dias, sete mulheres e três homens, para ocuparem as longas horas de ócio do seu isolamento combinam os dias em que cada um narraria uma história, subordinada a um tema designado por um deles. Boccaccio é considerado um dos principais precursores do humanismo, que foi de extrema importância no Renascimento Italiano, entre os séculos XIV e XVI na literatura e per se nas artes plásticas. É considerado um dos maiores contadores ou narradores de histórias sociais com uma narrativa singular, comparativamente enquanto social irradiado na Europa do século XIV. As origens da forma discursiva novela, como representação do gênero literário, remontam aos primórdios do Renascimento, designadamente a Giovanni Boccaccio (1313-1375), um importante escritor e poeta italiano do século XIV. Sua principal obra é Decameron, um conjunto de histórias curtas, em realidade do gênero representado pelos contos sociais. Trata-se de cem histórias narrada por dez pessoas, refugiadas numa casa de campo para escaparem aos horrores da Peste Negra (cf. Gottfried, 1983) a qual é objeto de vívida descrição no preâmbulo da obra. O nome pela qual ficou reconhecida é uma das mais devastadoras pandemias na história humana, resultando na morte de 75 a 200 milhões na Eurásia da demografia entre Europa e Ásia, e regiões costeiras entre o Oriente Médio, Sul da Ásia, Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Europa, ligado a massa interior da estepe eurasiana da Ásia Central e Europa Oriental.

Embora geograficamente em um continente separado, o Norte da África, histórica e culturalmente, tem sido integrado na história da Eurásia. No continente europeu, estima-se que tenha vitimado um terço da população em geral, sendo o auge da peste entre os anos de 1346 e 1353. Refira-se a analogia noutra obra que foi escrita em francês, com o mesmo tipo de estruturação: L`Heptamerón (1558), da autoria de Margarida de Navarra, rainha consorte de Henrique II de Navarra, e publicada de forma póstuma em 1558. Recebe seu nome originário do grego, que “quer dizer sete dias, estando o oitavo incompleto”. Neste caso, são dez viajantes que se abrigam da violenta tempestade numa abadia. Impossibilitados de comunicarem com o exterior, todos os dias cada um narra uma história, real ou inventada. Em jeito de epílogo, cada uma cena é concluída com comentários dos participantes, em ameno diálogo. Era intenção da autora que, à semelhança do Decameron, a obra compreendesse cem histórias, porém a morte impediu-a de realizar o seu intento, não indo além da segunda história do oitavo dia, num total extraordinário de 72 relatos etnográficos. Será também a morte prematura que poderá explicar certa pobreza de estilo literário, contrabalançada, porém por uma grande perspicácia de verve tanto social quanto psicológica. Os estudos de gênero em geral da literatura de língua portuguesa classificam uma narrativa em romance, novela ou conto.

                                       

É comum dividirmos do ponto de vista técnico-metodológico romance, novela e conto pelo número de páginas. Em média, a novela tem entre 50 e 100 páginas, com uso técnico-metodológico de 20 mil a 40 mil palavras. Entretanto, o romance tem diferenças importantes em relação ao gênero novela, e convém notar a diferença dos termos em diferentes línguas. Os equivalentes de novela em inglês, francês e espanhol são: novella, nouvelle e “novela corta” ou novele, respectivamente, enquanto o romance é chamado novel, em inglês, roman, em francês, e novela, em espanhol. Efetivamente, tradição, educação, linguagem são os componentes nucleares da cultura e formam os ídolos na perspectiva de poder dizer sua palavra. Das 16 novelas entre produzidas comercialmente entre 1975 e 2019, na televisão brasileira, ou que entre 1973 e 2016, Eduardo Tornaghi participou como ator, muitas delas com personagens importantes, está Dancin` Days, entrava no Globoplay, constituindo uma plataforma digital de streaming de vídeos e áudios sob demanda, desenvolvida e operada pela empresa rede Globo televisão.

Lançada em 3 de novembro de 2015, consagrou-se em 2020 com a marca de 20 milhões de usuários e tornou-se líder nacional de streaming. Em 2021, com a finalização do projeto Uma Só Globo do Grupo Globo, o Globoplay se tornou uma marca de uma nova empresa chamada Globo. O serviço oferece produções originais e exclusivas em parceria com os canais da Globo, produtoras internacionais e produtoras independentes, seja em filmes, séries, programas de TV ou podcasts. Tem como principais braços de produção de originais os Estúdios Globo, Globo Filmes, Direção Geral de Jornalismo da TV Globo (DGJE) e divisões de conteúdos do Grupo Globo. Numa ação inédita, a Globo antecipou pela plataforma, praticamente toda a temporada de Supermax, antes da estreia na TV. No dia 16 de setembro, o assinante pôde assistir pela plataforma, 11 episódios na íntegra, ficando apenas o último para ir ao ar simultaneamente com a TV. Pela primeira vez, em 2017, tanto assinantes e não-assinantes puderam acompanhar gratuitamente desfiles de carnaval e as apurações do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os melhores momentos da festa em Recife – com o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite -, e nas ruas de Salvador. As íntegras dos desfiles do Rio de Janeiro da Série A e Grupo Especial e de São Paulo ficaram disponíveis depois da exibição ao vivo.

E, neste sentido o programa humorístico Sai de Baixo representou um sitcom brasileiro, em formato de teleteatro, exibido pela TV Globo entre 31 de março de 1996 e 31 de março de 2002, totalizando 8 temporadas e 241 episódios. Criado por Luis Gustavo e Daniel Filho, o seriado contou com Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Marisa Orth em todas as temporadas como uma família “disfuncional morando em São Paulo” (cf. Sousa, 2020), com os papéis da empregada e do porteiro do lugar sendo interpretados respectivamente: por Tom Cavalcante, Cláudia Jimenez, Márcia Cabrita, Luiz Carlos Tourinho e Cláudia Rodrigues. Com episódios escritos por Miguel Falabella, Rosana Hermann, Maria Carmem Barbosa, Cláudio Torres Gonzaga e Euclydes Marinho, entre outros importantes roteiristas, o programa foi um sucesso de crítica artística e simultaneamente de audiência de público. A partir de maio de 2010 passou a ser reprisado pelo canal de TV por Assinatura Viva.

Em 2013, foram gravados 4 novos episódios, com parte do elenco original, em comemoração aos 3 anos do canal Viva, que foram exibidos entre 11 de junho e 2 de julho, e na TV Globo, entre 3 de novembro e 24 de novembro. Sai de Baixo fez muito sucesso em seu início, por se diferenciar dos demais humorísticos em exibição à época no Brasil. Sai de Baixo foi a primeira experiência de Miguel Falabella como comediante na televisão. O formato do programa era diferente comparativamente também das sitcons norte-americanas, no sentido de que era um programa humorístico bastante informal que por ser gravado no palco de um teatro paulistano, o Procópio Ferreira, estimulava assim a interação com o público. Os atores frequentemente interagiam socialmente com a plateia (quebrando a quarta parede), quando saíam do personagem, esqueciam as falas ou riam das próprias situações que estavam encenando. Cada episódio era gravado 2 vezes, como estratégia e na edição do humorístico eram misturadas, como tática de marketing aquelas melhores imagens de cada gravação. Muitos dos “erros eram editados e não apareciam no final, mas se fosse uma situação que desse graça à história poderia ir ao ar daquela forma”. 

Visando atender uma demanda de consumo do público, em 2018 houve o resgate de humorísticos clássicos da emissora como Toma Lá, Dá Cá, Os Normais, A Diarista e as versões clássicas da Escolinha do Professor Raimundo e Os Trapalhões. Em abril, foram disponibilizados episódios da TV Pirata, série de humor que fez história entre 1988 e 1992 na Globo. Em maio, passou a ter conteúdo voltado para as crianças. Além de receber séries e animações que já são sucesso entre as famílias brasileiras, o acervo conta com uma atração original e inédita: Escola de Gênios – coprodução do Gloob com a Mixer Films que conta a empolgante história de Isaac, um estudante de 12 anos que, por conta de suas habilidades incríveis em Matemática, ganha a oportunidade de estudar nessa escola especial. Entre novos amigos e experiências mirabolantes, Isaac descobre a Robótica, a ciência responsável pela tecnologia em máquinas e, com ela, a possibilidade de “ajudar a irmã tetraplégica a jogar videogame”. A Escola, onde jovens mentes brilhantes encontram maneiras divertidas e inusitadas de aprender, demonstra desafios surpreendentes e experimentos em diversas áreas de estudo, trazendo para as telas a pluralidade e a diversidade social entre as crianças. Além disso, o streaming libera episódios das séries para os assinantes.

A indústria cultural possibilitou nas décadas do século XX, a criação e o funcionamento de sociedades totalmente administradas, que já não precisam se empenhar em justificar suas prescrições e imposições sociais. Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção. O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado, aquela que encontra o equilíbrio entre oferta e demanda através da livre circulação de capitais, produtos e pessoas, sem intervenção estatal, e, por fim, ao conceito de capitalismo. Em virtude dos fatos sociais, do ponto de vista antropológico, entende-se que esses exageros característicos das sociedades de consumo são provenientes de fatores sociais e principalmente culturais. A massificação dos consumidores tende a aceitá-las passivamente, considerando-as normais, legitimadas pelo simples fato de existirem. Se para a ideologia dominante em uma sociedade determinada, tudo é opinião, não devemos perder de vista que algumas opiniões são falsas e outras corretas. O poder de persuadir os indivíduos das opiniões corretas está ligado à capacidade da ideologia da propaganda, que interpela o indivíduo constituindo-o em sujeito de consumo, com a capacidade de apoiar num vasto sistema reprodutivo educativo. Articulado sob as formas de organização da cultura, corrompida, proporcionado ao público consumidor. 

Do ponto de vista econômico não há dúvida de que o desenvolvimento, partindo de valores para chegar aos preços passa pela intermediação do valor do dinheiro, mas o valor do dinheiro afeta a todos os preços da mesma forma. A questão do valor é subjacente e explica, de fato, as relações entre os preços das mercadorias que refletem as relações entre as quantidades de trabalho socialmente necessário contidas nelas. As relações entre os preços, que na teoria de Marx são fundadas no valor-trabalho, vêm expressas, a grosso modo, na teoria econômica convencional pelo conceito de preços relativos. Os preços – obviamente de mercado – têm nos valores de mercado seu centro de gravitação. E no curto prazo são as variações nas quantidades de trabalho socialmente necessárias que afetam mais fortemente os preços de produção, pois afetam o preço de custo das mercadorias individuais, tanto produzidos por capitais específicos quanto na sua interação social no mercado, que impõe a tendência à equalização constante das taxas de lucro dos capitais individuais. O valor de mercado, em economia, refere-se ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Costuma-se contrapor o valor de mercado ao valor real do produto. O valor de mercado pode ir muito acima ou abaixo do valor comercial real, dependendo da estação que condiciona a escala dos preços dos produtos no mercado de consumo.

Em 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, realizou a transmissão ao vivo da 25ª edição do Planeta Atlântida. O público pode acompanhar todas as apresentações do Palco Planeta em tempo real, como Vitor Kley, Kevinho, IZA, Luan Santana, Dilsinho e Dennis DJ na sexta; e Melim, Natiruts, Dado & Bonfá tocam Legião Urbana, Anitta, Gustavo Lima, Alok e KVSH no sábado. Em maio, anunciou que vai lançar mais de 50 novelas antigas no portal e aplicativo. Em agosto, fechou parceria com Premiere para exibir jogos de futebol exclusivos e ao vivo pela plataforma. E ainda no final de agosto, anuncia adição de canais ao vivo da Globosat através de um pacote que engloba o conteúdo do Globoplay e os canais da programadora, com opções de contratar os add-ons dos canais Premiere e Combate. Em novembro, fechou uma parceria inédita com a The Walt Disney Company. Fazendo um combo, com o Disney+ esse pacote vai aliar os conteúdos do Globoplay, Canais Globo e Disney. Ainda em novembro, após várias críticas nas redes sociais, o Globoplay anunciou que vai alterar imagens em baixa qualidade, das novelas produzidas entre 2010-2011 para HD (algumas em SD) que já estão no catálogo da plataforma. O processo de mudança foi realizado aos poucos, e foi finalizado em abril de 2021 e em breve, as novelas Escrito nas Estrelas (2010) e Araguaia (2010-2011) foram readicionados no catálogo, agora em HD e também em SD. Em novembro de 2020, o Globoplay junto com o Gshow alcança a marca de 70 mil títulos no catálogo. O JustWatch apontou que o Globoplay foi o terceiro serviço de streaming que de forma espetacular mais teve títulos adicionados ao catálogo em 2020.

Além das produções nacionais e documentários originais, a plataforma também anunciou a inclusão de folhetins mexicanos através de uma parceria com a Televisa, sendo eles Imperio de Mentiras, Rubí (2020), o Amar a Muerte, La Usurpadora, Marimar e Maria do Bairro. Em março, é anunciada a entrada de Um Maluco no Pedaço. Houve também a adição de tramas turcas no catálogo, como a série Fatmagul: A Força do Amor já exibida no Brasil em 2015 pela Rede Bandeirantes e a série, New Life: Uma Nova Vida. Entre os dias 21 de julho e 8 de agosto, transmitiu ao vivo os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, disponibilizando 43 sinais exclusivos através do SporTV+, sem apresentar locução e com sinal gerado do Olympic Broadcasting Services (OBS), sendo distribuído gratuitamente para assinantes do plano Globoplay + canais ao vivo e clientes de operadoras parceiras. Em setembro, foi anunciado que o Globoplay chegará para o Canadá e em mais de 20 países europeus, como Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha, França e Suíça a partir de 14 de outubro. Em 19 de outubro de 2021, o Cine Marquise foi reinaugurado na Av. Paulista (SP), patrocinado pelo Globoplay, pela Sabesp e pela Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), e duas salas foram nomeadas com o nome do streaming, o “Globoplay 1” e “Globoplay 2”.

Na disputa por espaço no streaming, o Globoplay passou a investir em conteúdo original. Em 06 de setembro de 2018, estreou a sua primeira série original: Além da Ilha, uma comédia de suspense estrelada por Paulo Gustavo e produzida pela Floresta em parceria com o canal Multishow. Em 21 de setembro de 2018, estreou a série Assédio, a primeira série original produzida diretamente nos Estúdios Globo, protagonizada por Antonio Calloni, escrita por Maria Camargo e dirigida por Amora Mautner. Em 14 de novembro de 2018, estreou a primeira temporada da série Ilha de Ferro, com Maria Casadevall, Cauã Reymond, Taumaturgo Ferreira, Klebber Toledo, Sophie Charlotte e grande elenco. Em agosto de 2019, o Globoplay produziu uma quarta temporada de Sessão de Terapia - original do GNT e cancelada em 2014 - e conta novamente com a direção de Selton Mello, que também agora protagoniza a série. A produção também marca a estreia da atriz naturalizada norte-americana Morena Baccarin - reconhecida por produções hollywoodianas como V e Deadpool - em produções brasileiras e de língua portuguesa. Em 23 de agosto de 2019, foi lançado o projeto audiovisual de Luan Santana - Viva. O lançamento foi o primeiro conteúdo musical inédito a integrar o catálogo da plataforma. Em 13 de setembro de 2019, estreou a primeira temporada de Marília Mendonça - Todos os Cantos. Em formato de documentário, a produção demonstra os bastidores de popularidade do atual projeto musical da cantora sertaneja.

Todos os Cantos é o terceiro álbum ao vivo da cantora Marília Mendonça, lançado em 22 de fevereiro de 2019 pela gravadora brasileira Som Livre. O álbum foi baseado no projeto homônimo, um roteiro de shows gravados pela cantora em todas as capitais do Brasil durante os anos de 2018 e 2019. Diferentemente dos discos anteriores de Marília, o repertório de Todos os Cantos “não foi escrito pela cantora”. Mas, foi um sucesso comercial e reuniu várias canções que se tornariam sucessos na carreira da artista, como “Ciumeira”, “Bem Pior que Eu” e “Bebi Liguei”, todas liberadas como singles. O álbum venceu o Grammy Latino de 2019 na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Todos os Cantos contaram com um documentário lançado no dia 13 de setembro de 2019 pela plataforma de streaming Globoplay, que mostra os bastidores do projeto de Marília apresentando uma faixa nova ao vivo em todas as capitais do Brasil. O projeto Todos os Cantos tem shows surpresas e gratuitos em várias cidades, onde ela grava o vídeo de uma música nova e lança depois em seu canal no YouTube. Em 17 de maio de 2019, foi lançado a segunda parte do projeto, e em 16 de agosto de 2019 a terceira parte. Em 5 de novembro de 2021, em homenagem póstuma à cantora, que morreu no mesmo dia, os dois primeiros episódios do documentário foram exibidos em Especial programado de última hora pela TV Globo no lugar do Globo Repórter e de Verdades Secretas, enquanto os dois últimos foram exibidos em 7 de novembro dentro do Domingão com Huck. Um compilado de clipes do projeto também foi exibido no dia 7, substituindo o programa Zig Zag Arena.

No dia 13 de março de 2020, a plataforma lançou seu primeiro documentário original: Marielle - O Documentário. Dirigida por José Padilha, a série com 6 episódios traz à tona os bastidores e entrevistas com familiares da vereadora assassinada, Marielle Franco, e seu motorista, Anderson. A primeira aposta do Globoplay em documentários foi um grande sucesso e gerou muitos elogios, apesar do crime horrendo que não foi solucionado até hoje. Em 07 de fevereiro de 2020, estreou a primeira temporada da série Arcanjo Renegado. A obra narra a história de Mikhael (Marcelo Mello Jr.), um sargento comandante de uma equipe do BOPE no Rio de Janeiro, que depois de se envolver em uma operação que terminou em chacina, é transferido para uma unidade policial no interior do estado. No elenco também estão atores como Érika Januza, Leonardo Brício, Dani Suzuki, Álamo Facó, Rita Guedes, Flávio Bauraqui, entre outros. A obra, é uma coprodução do Globoplay e do Multishow com a Afroreggae Audiovisual. Tem criação de José Júnior, direção Geral de Heitor Dhalia e direção de André Godói. No dia 13 de abril de 2020, Marcelo Adnet começou a revirar suas gavetas dentre personagens “para compartilhar, de cara limpa, uma crônica diária direto de sua casa”. O humorista estreou o Sinta-se em Casa, um diário da quarentena produzido exclusivamente para o Globoplay. Vídeos de dois minutos, com imitações e devaneios variados sobre os assuntos mais relevantes do dia anterior: de política até Brasil Big Brother (BBB).

Em 2021, foi anunciado que o streaming do Telecine entraria no Globoplay com o objetivo de ampliar a capilaridade de distribuição e gerar uma experiência integrada com outros conteúdos. “A mudança visa concentrar nosso extenso portfólio em um único ambiente, proporcionando ganho de sinergia operacional”, explicou Silvero Pereira, CEO da empresa. - “Os aprimoramentos são para seguirmos com o compromisso de levar o melhor da magia do cinema em qualquer lugar e da forma que o público quiser”. A integração ocorreu, de fato, em janeiro de 2022, com a adição dos seis canais ao vivo do Telecine para assinantes do Telecine ou do combo Globoplay + Telecine. Globoplay anunciou em fevereiro que estaria entrando comercialmente no Japão e Austrália por meio da sua rede social, Globoplay Internacional, o streaming da Globo, com uma hashtag #GloboplayNoJapão e #GloboplayNaAustrália. Ainda fevereiro foi adicionado no catálogo do Globoplay, primeira animação adulta, As Fabulosas Aventuras dos Freak Brothers, a série é inédita no Brasil. Ela foi lançada em 2020 nos Estados Unidos pela Starburns Industries, que fez também a animação “Ricky and Morty”, que um sucesso. A animação é inspirada na famosa história em quadrinhos “The Fabulous Furry Freak Brothers”, criada por Gilbert Shelton e publicada originalmente entre 1971 e 1997.

Na trama autoral de Gilberto Braga, um marco na TV brasileira, Eduardo Tornaghi interpretava um psiquiatra recém-formado, mas com rosto de galã. Atuou em diversas telenovelas, filmes e peças teatrais. Na televisão obteve destaque como o Rafael da telenovela A Gata Comeu, de 1985.  Foi produzida pela TV Globo e exibida de 15 de abril a 19 de outubro de 1985, em 160 capítulos. Substituiu Livre para Voar produzida de 17 de setembro de 1984 a 13 de abril de 1985 em 184 capítulos e foi substituída por De Quina Pra Lua, de 21 de outubro de 1985 a 25 de abril de 1986, em 164 capítulos sendo ranking da 30ª “novela das seis” exibida pela emissora. Escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Marilu Saldanha, contou com a direção de José Carlos Pieri e Herval Rossano, também diretor-geral, sob a supervisão de Daniel Filho. A gerência de produção foi de Carlos Henrique de Cerqueira Leite. É um remake da novela A Barba-Azul, produzida e exibida às 19h00 pela extinta Rede Tupi, entre 1º de julho de 1974 a 15 de fevereiro de 1975, escrita também por Ivani Ribeiro para a extinta Rede Tupi e exibida em 1974. Contou participações de Christiane Torloni, Nuno Leal Maia, Mauro Mendonça, Anilza Leoni, Bia Seidl, Deborah Evelyn, Fátima Freire e Danton Mello. 

Eduardo Tornaghi atuou também em: A Moreninha, produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 20 de outubro de 1975 a 6 de fevereiro de 1976, em 79 capítulos, a novela Vejo a Lua no Céu, produzida pela TV Globo e exibida de 9 de fevereiro a 25 de junho de 1976, em 99 capítulos, Memórias de Amor, produzida pela TV Globo e exibida de 5 de março a 1 de junho de 1979, em 82 capítulos. Substituiu A Sucessora e foi substituída por Cabocla, sendo a 17ª “novela das seis” exibida pela emissora. Escrita por Wilson Aguiar Filho, baseada no romance O Ateneu, de Raul Pompeia, com direção de Gracindo Júnior e supervisão de Herval Rossano. Com Eduardo Tornaghi, Sandra Brea, Maneco Bueno, Myrian Rios, Gilberto Martinho e Jardel Filho nos papéis principais, O Espantalho, produzida pelos Estúdios Silvio Santos em 119 capítulos e exibida em 1977 pela TV Record e TVS, líderes da Rede de Emissoras Independentes, cadeia nacional. Escrita por Ivani Ribeiro, teve direção de José Miziara e David Grimberg e as atuações de Jardel Filho, Nathália Timberg, Rolando Boldrin, Theresa Amayo, Carlos Alberto Riccelli, Esther Góes, Eduardo Tornaghi, Carmen Monegal, Guilherme Corrêa e Suzy Camacho nos papeis principais.

A novela Vereda Tropical produzida pela TV Globo e exibida de 23 de julho de 1984 a 2 de fevereiro de 1985, em 164 capítulos. Substituiu Transas e Caretas e foi substituída por Um Sonho a Mais, sendo a 33ª “novela das sete” exibida pela emissora. Escrita por Carlos Lombardi, com argumento e supervisão de texto de Silvio de Abreu, teve direção geral de Jorge Fernando e Guel Arraes. Contou com as atuações de Lucélia Santos, Mário Gomes, Maria Zilda, Walmor Chagas, Geórgia Gomide, Gianfrancesco Guarnieri, Marieta Severo e Paulo Betti. Depois de A Gata Comeu, em 1985, em que namorou a mocinha de Christiane Torloni, ele deu uma de Ana Paula Arósio e não renovou contrato com a Globo. Dois anos depois, fez uma ponta na novela Carmem, da Manchete, vendeu o que tinha e sumiu da cena pública. A novela Carmem foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida entre 5 de outubro de 1987 e 14 de maio de 1988, às 21h30, totalizando 191 capítulos. A trama foi escrita por Glória Perez e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e José Wilker, contando com Lucélia Santos no papel principal. A telenovela foi reprisada pela emissora entre os dias 19 de março e 7 de junho de 1990, de forma compacta, em 70 capítulos, de segunda a sábado às 13h e mais tarde às 13h15.

No cinema atuou no longa-metragem O Principe, de 2005, escrito e dirigido por Ugo Giorgetti e em vários outros filmes durante as décadas de 1970 e 1980. Ugo César Giorgetti é um cineasta brasileiro. Trabalha como roteirista e diretor de filmes publicitários desde 1966, a princípio nas agências Alcântara Machado, C&N, Denison e Proeme, mais tarde nas produtoras Cia. de Cinema, Frame e Espiral. No início dos anos 1970 realizou dois curtas-metragens sobre aspectos da cidade de São Paulo. Seu primeiro longa-metragem, intitulado: Quebrando a Cara, iniciado em 1977, mas realizado apenas em 1986, é um documentário, rodado em 16 mm, sobre a carreira e as lutas do boxeador Éder Jofre. Entretanto, Jogo Duro, de 1985, é o primeiro longa-metragem do gênero drama e ficção de Giorgetti, em que narra a história social de um grupo de marginalizados que disputam a ocupação de uma casa em bairro nobre de São Paulo. O filme se passa na década de 1980 e retrata a vida de uma mulher e sua filha vivem clandestinamente em uma casa desocupada de um dos mais nobres bairros de São Paulo, no Pacaembu. O conflito se instala quando essa mulher passa a ser disputada por dois homens: um segurança particular e um empregado de uma imobiliária instalada na casa. O filme Festa recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado de 1989.

Em 2004 a Coleção Aplauso Cinema Brasil, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, publicou o volume Ugo Giorgetti - O Sonho Intacto, de Rosane Pavam. Desde 2006, Giorgetti assina coluna nas edições de domingo do jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente Eduardo Tornaghi dá aulas de teatro para comunidades “carentes”, do Rio de Janeiro na falta de melhor expressão, escreve e organiza eventos de literatura e divulgação de poesia contemporânea. Participa do Movimento Humano dos Direitos. Aos poucos, tem voltado ao meio artístico em pequenos papéis. Leme é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, localizado na mesma dependência da Praia de Copacabana. O bairro deve seu nome a Pedro Leme, descendente de flamengos madeirenses que migraram ao Brasil no século XVI. Na Madeira, existe ainda a Quinta do Leme do século XVI. A inauguração do Túnel Novo ou do Leme, em 1906, levou a linha de bondes da Companhia Ferrocarril do Jardim Botânico ao bairro, na Praça do Vigia. Neste ano na orla do Leme e Copacabana foi concluída a suntuosa Avenida Atlântica.  

No Morro da Babilônia ainda havia chácaras históricas, uma delas era pertencente a Wilhelm Marx, pai do famoso paisagista Roberto Burle Marx. E a ocupação de suas encostas se deu em 1915, alcançando seu auge a partir de 1934, quando foram criadas as Comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira. Entretanto, no Morro do Leme situava-se o Forte Duque de Caxias, construído em 1776, sendo desativado em 1975. Em 1971, houve a duplicação do calçadão. Curiosamente o bairro apresentava estruturas militares: o Forte da Ponta da Vigia, o Forte da Ponta do Anel, o Forte Duque de Caxias e o Forte Guanabara. Nos anos 1950 e 1960, a verticalização atinge o bairro, com a construção dos prédios dos hotéis Meridian da rede francesa Le Méridiens, rebatizado em 2009 como Windsor Atlântica Hotel, além de edifícios residenciais. O ator não é visto na “telinha” desde 2016, quando fez uma participação em “Rock Story”. Mas, mesmo longe dos holofotes, ele não se afastou da representação das artes. Morador do bairro do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro onde é uma figura reconhecida, e tem exercitado seu lado poético “promovendo encontros de leituras e recitais”, para a divulgação de trabalho, como um “militante da arte, da educação, da gentileza e da lucidez; poeta, ator, locutor, palestrante e produtor cultural”. Isto é importante.

Bibliografia geral consultada.

HOINEFF, Nelson, A Nova Televisão: Desmistificação e o Impasse das Grandes Redes. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará, 1996; THOMPSON, Edward Palmer, Costumes em Comum. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998; ORTIZ, Renato; BORELLI, Silva Helena Simões; HAMBURGER, Esther, O Brasil Antenado: A Sociedade da Novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005; OROZCO, Guillermo, “O Telespectador Frente à Televisão: Uma Exploração dos Processos de Recepção Televisiva”. In: Comunicação: Teorias e Metodologias. Volume 5, n° 1, pp. 27-42, 2005; HALBWACHS, Maurice, “A Memória nos Idosos e a Nostalgia do Passado”. In: Revista Brasileira de Sociologia da Emoção. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, vol. 7, nº 21, pp. 633-658. Dez. 2008; GASPAR, Osmar Teixeira, Mídias - Concessão e Exclusão. Um Estudo da Invisibilidade Seletiva Produzida pelos Meios de Comunicação de Massa contra a População Afro-brasileira e suas Implicações nas Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010; TEIXEIRA, Andres Kalikoske, A Telenovela Econômica: Mercados e Estratégias de Internacionalização. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2010; FERNANDES, Julio Cesar, A Memória Televisiva como Produto Cultural: Um Estudo de Caso das Telenovelas no Canal Viva. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Comunicação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013; CUNHA, Diego da Silva, “Usos e Abusos da Cultura. Richard Hoggart e a Cultura Vivida da Classe Trabalhadora”. In: Revista Comunicação Pública, vol. 9, nº 16, 2014; SOUSA, Paulo José de, Humor, Estereótipos e Preconceitos no Programa Sai de Baixo, da TV Globo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática. São Paulo: Universidade Paulista, 2020; BUENO JUNIOR, Marcelo Narcizo, Um Programa Televisivo sobre Inovação e Tecnologia para a TV Unesp: Desenvolvimento e Reflexões sobre Práxis. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura, Arte, Comunicação e Design. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2022; entre outros. 

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