domingo, 7 de janeiro de 2024

Os Colonos – Faroeste Revisionista & Lutas de Mestiços Chilenos.

      A poesia tem comunicação secreta com os sofrimentos do homem”. Pablo Neruda           

        The Settlers (Los Colonos, 2023) tem como representação um filme de drama ocidental revisionista, dirigido por Felipe Gálvez Haberle em sua estreia na direção, que co-escreveu o roteiro com Antonia Girardi em colaboração com Mariano Llinás. O filme é estrelado por Mark Stanley, Camilo Arancibia, Benjamin Westfall, Alfredo Castro, Mishell Guaña, Sam Spruell, Marcelo Alonso e Adriana Stuven. É uma coprodução entre Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan, França, Dinamarca, Suécia e Alemanha. No cinema & televisão, o drama é uma categoria ou gênero de ficção narrativa (ou semificção) que pretende ser mais sério dramaticamente do que humorístico em tom. O drama desse tipo social geralmente qualificado com termos adicionais que especificam seu supergênero, macrogênero ou microgênero específico, como novela, drama policial, drama político, drama jurídico, drama histórico, drama doméstico drama adolescente e drama de comédia (dramédia). Esses termos tendem a indicar um cenário histórico e pontual ou assunto específico, ou combinam a questão da interpretação da realidade de um drama com elementos que encorajam uma gama mais ampla de estados de espírito.  Para esses fins, um elemento primário em um drama é a ocorrência de conflito emocional, social ou politicamente e sua resolução no decorrer do enredo.  

Todas as formas de cinema ou televisão que envolvem histórias de ficção são formas de drama no sentido mais amplo se sua narrativa for alcançada por meio de atores que representam (mimese) personagens. Nesse sentido mais amplo, o drama é um modo distinto de romances, contos e poesia narrativa ou canções. Na Era Moderna, antes do nascimento do cinema ou da televisão, o drama dentro do teatro representava um tipo de peça que não era nem uma comédia nem uma tragédia. É esse sentido mais restrito que as indústrias de cinema e televisão, também chamadas culturais, juntamente com os estudos de cinema, adotaram. Radiodrama tem sua utilidade de uso em ambos os sentidos, mas objetivando e transmitido em uma apresentação ao vivo, também tem sido usado para descrever o lado mais intelectual e cognitivo da produção dramática do rádio. O fato social provoca uma série de mudanças nos hábitos dos moradores e também uma divisão heteróclita de ânimos: enquanto alguns ficam felizes com a TV, outros, mais pessimistas, temem uma invasão inoportuna que vai desestabilizar a vida de seus moradores. Em meio a uma série de conflitos e superstições, manter a calma e se adaptar às mudanças parece ser a solução adequada, mas sem antes causar um certo alvoroço.

A história da televisão começou no início do século XX por meio de experimentos realizados por diferentes inventores sociais. Seu desenvolvimento se deu graças a uma série de outros avanços tecnológicos que se estendiam desde o século XIX. Na véspera da 1ª grande guerra (1914-1918) foi prometido ao patriarca Shimun XIX Benyamin (1887-1918) um “tratamento preferencial em antecipação à guerra”. Pouco depois do início da guerra, no entanto, assentamentos assírios e armênios ao Norte de Hakkari foram atacados e saqueados por irregulares guerrilheiros curdos aliados ao exército otomano no genocídio assírio. Outros foram forçados a trabalhar em batalhões e posteriormente executados. O ponto de virada foi quando o irmão do patriarca foi feito prisioneiro enquanto estudava em Constantinopla, famosa por suas defesas maciças e complexas. O primeiro muro da cidade foi erguido por Constantino e cercava a cidade por todos os lados. Os otomanos exigiram a neutralidade assíria e o executaram como advertência. Em troca, o patriarca declarou guerra aos otomanos em 10 de abril de 1915. Os assírios foram atacados por curdos apoiados pelos otomanos, levando a maioria dos Hakkarianos aos cumes das montanhas, pois os que ficaram nas aldeias foram mortos. Shimun Benjamin conseguiu mover-se para Urmia, e tentou persuadi-los a enviar uma força aos assírios sitiados. Mar Benyamin Shimun, nasceu em Qudchanis em 1887.         

O transistor revolucionou o campo da eletrônica e abriu caminho para rádios, calculadoras e computadores menores e mais baratos, entre outras coisas. Transistor é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica. É composto de material semicondutor com pelo menos três terminais para conexão a um circuito externo. Uma tensão ou corrente aplicada a um par de terminais do transistor controla a corrente através de outro par de terminais. Alguns transistores são embalados individualmente, outros são embutidos em circuitos integrados. Provém de transfer varistor como é chamado pelos seus inventores. O transistor é o bloco de construção fundamental dos dispositivos eletrônicos modernos e é onipresente nos sistemas. Julius Edgar Lilienfeld (1882-1963) patenteou um transistor de efeito de campo em 1926, mas não foi possível construir um dispositivo de trabalho naquele momento. O primeiro dispositivo praticamente implementado foi um transistor de contato pontual inventado em 1947 pelos físicos norte-americanos John Bardeen (1908-1991), Walter Brattain (1902-1987) e William Shockley (1910-1989). O transistor está na lista de marcos do IEEE, sigla para Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas, a maior organização técnica e profissional do mundo em eletrônica, e Bardeen, Brattain e Shockley dividiram o Prêmio Nobel de Física (1956) pela criação inovadoramente tanto científica quanto de utilidade de uso ordinário. A maioria dos transistores é de silício puro, ou germânio, elementos que têm propriedades semelhantes que semicondutores e podem ser usados do ponto de vista técnico e socialmente.   

Do ponto de vista técnico-metodológico um transistor pode ter apenas um tipo de portador de carga, em um transistor de efeito de campo, ou pode ter dois tipos de portadores de carga em dispositivos de transistor de junção bipolar. Comparado com válvula termiônica, eles são menores e requerem menos energia para operar. Certos tubos de vácuo têm vantagens sobre os transistores em frequências de operação muito altas ou altas tensões operacionais. alguns transistores são feitos para especificações padronizadas por vários fabricantes. O tríodo termiônico é um tubo a vácuo inventado em 1906, que possibilitou a amplificação da tecnologia de rádio e a telefonia típica de longa distância. O tríodo, no entanto, era um dispositivo frágil que consumia uma quantidade substancial de energia. Em 1909, o físico William Eccles (1875-1966) descobriu o oscilador de diodo de cristal. O físico Julius Edgar Lilienfeld depositou uma patente para um field effect transistor (FET) no Canadá em 1925, que foi planejado para ser um substituto de estado sólido para o tríodo. O físico também apresentou patentes idênticas nos Estados Unidos da América em 1926 e 1928. No entanto, não publicou nenhum artigo sobre seus dispositivos, nem suas patentes citam exemplos específicos de algum protótipo funcional. Como a produção de materiais semicondutores de qualidade estava caminhando a décadas de distância, as ideias de amplificadores de estado sólido não teriam encontrado utilidade de uso nas economias nascentes nas décadas de 1920 e 1930, mesmo se tal dispositivo tivesse sido construído para o capital globalizado.

Em 1934, o inventor alemão Oskar Heil patenteou um dispositivo similar na Europa. Oskar Heil (1908-1994) foi um engenheiro elétrico e inventor alemão. Ele estudou multidisciplinarmente física, química, matemática e música na Universidade Georg-August de Göttingen e obteve seu doutorado em 1933, por seu trabalho em espectroscopia molecular. Na universidade Oskar Heil conheceu Agnesa Arsenjewa (1901-1991), uma promissora jovem física russa que também obteve seu doutorado na mesma universidade. Eles se casaram na cidade de Leningrado, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1934. Juntos eles se mudaram para o Reino Unido para trabalhar no Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge. Durante uma viagem à Itália, eles co-escreveram um artigo pioneiro sobre a geração de micro-ondas que foi publicado na Alemanha no Zeitschrift für Physik em 1935. Agnesa retornou à Rússia para prosseguir trabalhando no Instituto Físico-Químico de Leningrado com o marido. Ele retornou ao Reino Unido; Agnesa, enquanto mulher em condições e possibilidades trabalho se tornou assunto sensível, mas seu ersatz não teve permissão para sair. De volta à Grã-Bretanha trabalhou para a Standard Telephones and Cables. De 17 de novembro de 1947 a 23 de dezembro de 1947, John Bardeen e Walter Brattain da Bell Labs da AT&T em Murray Hill, Nova Jersey, nos Estados Unidos, realizaram experimentos e observaram quando dois pontos de ouro eram aplicados a um cristal de germânio, um sinal foi produzido com a potência de saída maior que a entrada.

O líder do Grupo de Física do Estado Sólido, William Shockley, viu o potencial nos meses subsequentes trabalhando para ampliar o reconhecimento sobre semicondutores. O termo transistor foi cunhado por John Robinson Pierce (1910-2002) como uma contração do termo transresistência. De acordo com Lillian Hoddeson e Vicki Daitch, autores de uma biografia de John Bardeen, Shockley propôs que a primeira patente do Bell Labs para um transistor deveria ser baseada no efeito de campo e que ele fosse nomeado como o inventor. Tendo desenterrado as patentes de Lilienfeld que entraram na obscuridade alguns anos antes, os advogados da Bell Labs desaconselharam a proposta de Shockley porque a ideia de um “transistor de efeito de campo” que usasse um campo elétrico como “grade” não era nova. Em vez disso, o que o trio da transresistência Bardeen, Brattain e Shockley inventaram em 1947 foi o primeiro transistor de contato pontualmente. Em 1948, o transistor de “ponto de contato” foi inventado independentemente pelos físicos alemães Herbert Mataré (1912-2011) e Heinrich Welker (1912-1981) enquanto trabalhavam na Compagnie des Freins et Signaux, uma subsidiária da Westinghouse localizada em Paris. Em reconhecimento a essa conquista reveladora científica, William Shockley, John Bardeen e Brattain receberam o Prêmio Nobel de Física de 1956 com a invenção “por suas pesquisas sobre semicondutores e sua descoberta do efeito do transistor”. O último Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a Jon Fosse em 2023.

Herbert Mataré tinha experiência anterior no desenvolvimento de retificadores de cristal de silício e germânio no esforço de radar alemão durante a 2ª guerra mundial (1939-1945). Usando esse conhecimento, ele começou a pesquisar o fenômeno da “interferência” em 1947. Em junho de 1948, testemunhando correntes fluindo através de pontos de contato, Mataré produziu resultados consistentes usando amostras de germânio produzidas por Welker, semelhante ao que Bardeen e Walter Brattain haviam realizado antes, em dezembro de 1947. Percebendo que os cientistas da Bell Labs já haviam inventado o transistor antes deles, a empresa colocou seu “transístor” em produção para utilidade de uso comercialmente na rede de telefonia da França. Os primeiros transistores de junção bipolar foram inventados por William Shockley (1910-1989), da empresa industrial e de pesquisa Bell Labs, que solicitou registro da patente em 26 de junho de 1948. Em 12 de abril de 1950, os químicos Gordon Teal (1907-2003) e Morgan Sparks (1916-2008), da Bell Labs, produziram com sucesso uma junção NPN bipolar que amplificava o transistor de germânio. A Bell Labs anunciou a descoberta deste novo transistor “sanduíche” em um comunicado de imprensa em 4 de julho de 1951.

A televisão na Turquia foi introduzida em 1964 pelo provedor de mídia do governo TRT. O primeiro canal de televisão turco, ITU TV, foi lançado em 1952. A primeira televisão nacional é o TRT 1. A televisão colorida foi introduzida em 1981. Naquela época o único canal com o nome de TRT 1, e transmitia em vários momentos da linha de dados. O primeiro canal privado de televisão da Turquia, Star, começou a ser transmitido em 26 de maio de 1989. Até a década de 1990, havia apenas um canal de televisão controlado pelo Estado, mas com a onda de liberalização, a transmissão de propriedade privada começou. O mercado de televisão da Turquia é definido por uma quantidade de grandes canais, liderados pelo Kanal D, ATV e Show TV, respectivamente com 14%, 10% e 9,6% de participação econômica concentrada de mercado. As plataformas de recepção são simultaneamente terrestres e de satélite, com quase 50% das casas usando satélite, 15% eram serviços pagos em 2009. Três serviços dominam o mercado multicanal: as plataformas de satélite Digitürk e D-Smart e o serviço de TV a cabo Türksat. Não queremos perder de vista que o extraordinário filme Vizontele representa uma produção cinematográfica baseada nas memórias fantásticas do próprio diretor.

            Os homens, lembram-nos Nietzsche (2008) que têm falado em suma do amor com tanta ênfase e idolatria porque nunca o tiveram em demasia e porque nunca podiam ficar saciados com esse alimento: é assim que acaba por se tornar para eles “alimento divino”. Se um poeta quisesse mostrar a imagem realizada da utopia do amor universal dos homens, certamente deveria descrever um estado atroz e ridículo de que nunca se viu igual na terra – cada um seria assediado, importunado, e desejado, não por um só amante, mas por milhares e mesmo por todos, graças a uma tendência irresistível que será insultado, que será amaldiçoado como o fez a humanidade antiga com o egoísmo; e os poetas dessa nova época, se lhe deixarem o tempo compor obras, sonharão apenas com o feliz passado sem amor, com o divino egoísmo, com a solidão de outrora ainda era possível na terra, com a tranquilidade, com o estado de antipatia, de ódio, de desprezo e quaisquer que sejam os nomes da cara animalidade que vivemos. Em questões intelectuais sobre costumes, agir uma única vez que seja ao encontro daquilo que reputamos preferível; ceder aqui, na prática do dia, conservando, contudo, a liberdade intelectual.

            Em 1893, Segundo, um mestiço chileno, Alexander MacLennan, um veterano escocês, e Bill, um mercenário americano, embarcam em uma expedição a cavalo para delimitar e recuperar as terras que o Estado concedeu a José Menéndez. O que parece ser uma expedição administrativa se transforma em uma caçada violenta aos Onas, os nativos do arquipélago da Terra do Fogo. O genocídio Selknam está no centro do filme. Graças às suas excelentes habilidades de tiro, Segundo é inicialmente escolhido como o único homem a acompanhar MacLennan em sua missão. No entanto, no dia da partida, José Menéndez informa MacLennan que um homem de sua escolha, um mercenário chamado Bill, se juntará a eles. MacLennan ostenta uma jaqueta vermelha característica e acredita-se que tenha servido como tenente no exército britânico. Quando estão sozinhos, Bill compartilha suas dúvidas sobre a confiabilidade de Segundo com MacLennan e questiona por que, como tenente, ele não tem mais homens o seguindo, ao que MacLennan responde que Segundo é disciplinado e que um homem disciplinado é melhor do que dez indisciplinados. Após vários dias de viagem sem ver ninguém, o trio encontra um grupo de soldados na fronteira argentina acompanhando um cientista encarregado de mapear a fronteira argentina. O trio participa de várias competições com os soldados, incluindo tiro, queda de braço e boxe. À noite, o cientista reflete sobre os perigos de deixar um militar entediado e demonstra um interesse perverso pelos nativos americanos. MacLennan questiona se o cientista sabe a localização de mais nativos.

Depois de deixar os soldados e o cientista em seu acampamento, o trio continua até encontrar um grupo de nativos americanos. MacLennan e Bill trabalham juntos para massacrar a maioria das pessoas ali, enquanto Segundo não consegue matar nenhum deles, embora considere atirar em Bill, mas acaba desistindo. Após o massacre, MacLennan e Bill se revezam estuprando uma jovem sobrevivente. Quando Segundo se recusa a se juntar a eles, MacLennan ameaça matá-lo se ele não o fizer. Como a vítima está caída fora da vista dos outros, Segundo finge concordar com o pedido de MacLennan, mas em vez disso mata a jovem ao alcançá-la, presumivelmente para poupá-la de mais sofrimento. Em seguida, o trio se depara com um grupo de soldados ingleses, cujo líder revela, durante um jantar compartilhado, que MacLennan não é tenente, mas apenas um soldado disfarçado de tenente. Bill demonstra surpresa por um oficial estar disposto a compartilhar uma refeição com um soldado raso, momento em que o oficial inglês atira e mata Bill, enojado. O oficial oferece a MacLennan uma mulher indígena americana como substituta de Bill, que MacLennan aceita. O oficial estupra MacLennan. Segundo, MacLennan e a mulher partem juntos na manhã seguinte.

Sete anos depois, José Menéndez está morando em uma bela mansão chilena em Punta Arenas e é acompanhado por sua filha e um clérigo quando recebem a visita de um homem chamado Marcial Vicuña, enviado da capital para avaliar o que pode ser feito pelo povo do Chile em comemoração ao seu centenário. Menéndez afirma que muitos homens já visitaram esta área antes e se concentraram apenas nos aspectos negativos, sem realmente ajudar. Vicuña pergunta se os aspectos negativos aos quais ele se refere incluem os feitos de homens como Alexander MacLennan, apelidado de O Porco Vermelho. Menéndez revela que MacLennan já morreu, mas trabalhou para ele por muitos anos e Vicuña conta uma história que leu, na qual afirmava que MacLennan e seus homens envenenaram uma baleia encalhada, resultando na morte de cem nativos americanos. Menéndez defende seu ex-funcionário, referindo-se a ele como Tenente MacLennan, e sua filha e o clérigo também defendem as ações tomadas contra os nativos. Quando não se consegue chegar a um acordo entre os quatro, Menéndez leva Vicuña para um escritório no andar de cima para que os dois possam "conversar seriamente". Vicuña explica que o governo de Santiago acredita que todos os grupos sociais devem viver e trabalhar juntos para alcançar a paz, ao que Menéndez diz que eles já vivem em paz nesta parte do Chile.

Vicuña afirma que um acordo foi alcançado com os Mapuche e agora deseja falar com os Onas para firmar um com eles. No entanto, ele afirma que seu principal objetivo é enterrar alguns dos aspectos mais violentos de como Menéndez chegou a possuir tantas terras. Marcial Vicuña viaja então para a Ilha de Chiloé para tentar encontrar Segundo, onde é recebido por uma indígena americana chamada Rosa, esposa de Segundo. Ela diz a Vicuña, cuja autoridade ela desrespeita, que Segundo está no mar e não tem certeza de quando ele voltará. No entanto, essa declaração é interrompida por Segundo saindo de casa, momento em que Vicuña pressiona Rosa para deixá-lo falar com Segundo. Uma vez dentro de casa, Vicuña explica a Segundo que deseja relatar detalhes dos crimes violentos que Menéndez o fez cometer. Ele pergunta como Segundo e Rosa se conheceram, e Segundo explica que Menéndez nomeou MacLennan como Juiz de Paz e que Rosa deveria ajudar a traduzir as discussões entre MacLennan e os nativos. No entanto, Segundo conta que MacLennan ofereceu um grande banquete à beira-mar para mais de trezentos nativos americanos. Assim que todos os presentes estavam bêbados, MacLennan, Segundo e outros pegaram rifles e começaram a matar todos os nativos, jogando-os no mar e estrangulando-os quando necessário. Vicuña então acomoda o casal em uma mesa do lado de fora da casa, com um jogo de chá à frente. Ele pede para sua assistente, Laura, encher as xícaras e, em seguida, instrui cada um a beber o chá enquanto ele os filma. Segundo o faz quase imediatamente, mas Rosa não, apesar das exigências e da insistência de Vicuña precisa fazer se quiser “fazer parte desta nação”.

O filme Os Colonos teve sua estreia mundial em 22 de maio de 2023, no 76º Festival de Cinema de Cannes, um festival de cinema criado em 1946, conforme concepção de Jean Zay, e até 2002 chamado Festival International du Film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. O “mercado do filme” (marché du film) acontece paralelamente ao festival. Depois foi exibido em 12 de agosto de 2023, na seção Competição de Ficção do 27º Festival de Cinema de Lima e logo em 7 de setembro de 2023, na seção Peça Central do 48º Festival Internacional de Cinema de Toronto. A MUBI anunciou que adquiriu os direitos de distribuição para vários territórios, incluindo América do Norte, América Latina, Reino Unido, Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, Turquia, Índia e Benelux. Eles planejam lançar o filme nos cinemas do Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, é uma nação insular situada no Noroeste da Europa. A Inglaterra, local de nascimento de William Shakespeare e dos trabalhadores revolucionários The Beatles, abrigam a capital, Londres, um centro financeiro e cultural globalmente influente. Também na Inglaterra, ficam o neolítico Stonehenge, as termas romanas de Bath e as centenárias universidades de Oxford e Cambridge e dos Estados Unidos da América. No site de críticas Rotten Tomatoes, 93% das 55 avaliações dos críticos são positivas, com uma classificação média de 7,5/10. O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 82 em 100, com base em 7 críticos, indicando “aclamação universal”.

Isto é, comportar-se como todos e manifestar assim, a todos, uma amabilidade e uma bondade para compensá-los de alguma forma das divergências de nossas opiniões: - tudo isso é considerado, entre os homens um pouco independentes, não somente como admissível, mas também como honesto, humano, tolerante, nada pedante e quaisquer que sejam os termos que se usa para adormecer a consciência intelectual: e é assim que tal faz batizar cristãmente seu filho apesar de ser ateu, outro cumpre seu serviço militar como todos, embora condene severamente o ódio, e um terceiro se apresenta à igreja com uma mulher porque ela “é de piedosa família e faz promessas diante de um padre sem sentir vergonha de sua inconsequência”.  A intolerância, por outro lado, é um filme mudo norte-americano considerado uma das obras-primas do cinema mudo.  Nos filmes mudos, o diálogo é transmitido através de gestos suaves, mímica e letreiros explicativos. A ideia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga quanto o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 1920, os filmes eram mudos em sua maior parte, devido à inexistência de tecnologia para tornar isso possível. Os anos anteriores à chegada do som ao cinema são reconhecidos como a chamada “era muda”, ou, a chamada “era silenciosa” entre os estudiosos do tema e historiadores. Considera-se que a arte cinematográfica atingiu a maturidade plena antes da substituição dos filmes mudos para a passagem de “filmes sonoros” e alguns cinéfilos defendem que a qualidade dos filmes baixou durante alguns anos, até que o novo meio sonoro estivesse totalmente adaptado ao cinema.

A América Latina está localizada na totalidade no hemisfério ocidental, cujas linhas imaginárias que atravessam são: o Trópico de Câncer, pelo qual é cortado o centro do México; o Equador, linha imaginária passada no Brasil, Colômbia, Equador e pelo qual perpassa o norte do Peru e o Trópico de Capricórnio, pelo qual são atravessados o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile. A América Latina é um complexo cultural das Américas a qual é distribuída irregularmente pelos hemisférios norte e sul, porque a maioria de suas terras é estendida ao sul da Linha do Equador. Na América Latina são comportadas diversas culturas, porque estão misturados línguas, etnias e costumes. Há predomínio do espanhol como língua dos países da América Latina, com a invasão e conquista das ilhas do Caribe em 1492, se estendeu rapidamente através da América com os colonos procedentes principalmente de Andaluzia e Extremadura, mas também de outras partes da Espanha, que se estabeleceram ali nos séculos XVI e XVII constituindo-se ao redor de 200 mil pessoas nesses séculos. É falado por mais de 370 milhões de latino-americanos, mas também o português, francês e, em certas regiões ao norte do continente, inglês e neerlandês. Há muitas e várias línguas nativas, merecendo destaque o quíchua, legado dos Incas e idioma que se fala no Peru, Equador, Bolívia e Argentina.

Línguas românicas oficiais na América Latina: português em laranja; espanhol em verde e francês em azul. A etnia dos habitantes da América Latina tem grande variação de país a país. Apesar da intensidade de mestiços, existem algumas nações em que a maior parte dos habitantes é branca como a Argentina e Uruguai, outras, ungidas no âmbito do processo civilizatório, onde quase todos os habitantes são de origem negra, como ocorre no Haiti, República Dominicana, Granada, Bahamas e Barbados e outras, onde está fortemente presente na origem continental o índio: Peru, Bolívia, México, Equador e Paraguai. Existem países mestiços de verdade: Colômbia e Venezuela e demais como o Brasil, no qual são existentes regiões de população com pequeno predomínio de brancos e demais onde é apresentada maior parte de negros, mestiços, mulatos ou índios. O Partido Democrata Cristão do Chile, também de Democracia Cristã, é um partido político chileno fundado em 28 de julho de 1957, através de diversos grupos sociais-cristãos. Participaram de sua criação a Falange Nacional e o Partido Conservador Social Cristão, grupos sectários do Partido Conservador, e que formavam a Federação Social Cristã. É integrante da Internacional Democrata Cristã. Atualmente, ele é o maior partido em termos de número de militantes com pouco mais de 113 mil membros. O PDC adere ao humanismo cristão surgido nos ensinamentos da encíclica social Rerum Novarum, ditada pelo papa Leão XII em 1891, e as posteriores, que buscam entregar diretrizes nas vidas socalmente das pessoas para poder criar uma sociedade mais justa contemporaneamente e que resolva os graves problemas sociais, provocados pela Revolução Industrial e as duras práticas egoístas do liberalismo.

Na história social do século XX no Chile, o PDC teve uma posição de centro democrática. Suas principais medidas na história do Chile são a Reforma Agrária, a Nacionalização do Cobre, oposição ao governo de Unidade Popular, sua participação na recuperação democrática, a defesa dos direitos humanos, violentados durante o Governo Militar que regeu o país sob comando de Augusto Pinochet (1973-1990) e a modernização do país nos últimos 15 anos, com sua participação nos governos da Concertación. O período da República Presidencialista, da Constituição de 1925 até o golpe de Estado de 1973, marcou uma mudança nas instituições do país. Três partidos passaram a dominar a política: o Partido Radical, o Partido Democrata Cristão do Chile e os Partido Socialista do Chile. Muitas empresas públicas foram criadas neste período. Seu final foi marcado pelo triunfo das ideias políticas de esquerda e socialistas. Entretanto, após o Golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 que derrubou o presidente democraticamente eleito Salvador Allende (1908-1973), um regime militar ditatorial tomou o poder violentados durante o Governo que regeu o país sob comando de Augusto Pinochet (1973-1990) a modernização nos últimos 15 anos, com sua participação nos governos da Concertación. Dezenas de milhares de apoiantes da oposição foram presos, torturados ou mortos, inclusive no exterior, outros deportados ou condenados ao exílio.

O cinema latino-americano sofreu com o problema do isolamento econômico entre os diferentes países, o que impediu a criação de um mercado latino-americano de cinema. Desse modo, a maior parte de sua produção depende da capacidade econômica de cada país e do tamanho de seus mercados internos. Desde a origem do cinema sonoro em 1930, até 1996, 89% da produção total cinematográfica se concentrou somente em três países: Argentina, Brasil e México. Até meados do século XX, o cinema mexicano e, em menor medida, igualmente o argentino, tiveram considerável presença latino-americana, com expoentes como Cantinflas ou Libertad Lamarque. No entanto, com o decorrer da década de 1960, praticamente a presença internacional do cinema mexicano e argentino desapareceu. O início veio como o Festival do Cinema Latino-americano de Pesaro na década de 1960, porém o momento-chave foi o Encontro de Cinema Latino-americano de 1967, seu ersatz no motor no chileno Aldo Francia do Cine Club de Viña del Mar, no cubano Alfredo Guevara do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica e no argentino Edgardo Pallero. Foi a primeira vez que se reuniram homens e mulheres do cinema de quase todos os países latino-americanos. Até o final da década surge uma geração de cineastas de grande importância, como os brasileiros Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, os argentinos Fernando Solanas e Leonardo Favio, os cubanos Tomás Gutiérrez-Alea e Santiago Alvarez, e os chilenos Raúl Ruíz, Miguel Littin e Lautaro Murúa, um movimento de “Novo Cinema Latino-americano”.

A década de 1960 foi demarcada pelo expressivo posicionamento social da população, o engajamento político e o reflexo da política nas artes, não foi diferente com o cinema. No círculo das artes é possível salientar as vozes de protesto que se dá através da música, do teatro, cinema e artes plásticas. Na música, o tropicalismo brasileiro se direcionava a problemática social em contexto latino-americano nos palcos, como: Arena conta Zumbi, Opinião, Barrela e Roda Vida, as adversidades da realidade do país. O cinema, se tornava algo diferente, sendo chamado em geral de Novo Cinema Latino-Americano, onde se era redefinindo sua poética, os diretores retrataram a seu modo, os sinais de um país em crise. Começa a ser transido a presença do pop e do novo realismo francês, com o disparo criativo dos artistas jovens da exposição que ficou conhecida como Opinião 65. Seguindo o espírito político contestador que percorreu por toda década, os movimentos cinematográficos dos anos 1960 são marcados pelo seu aspecto original, valorizando a criação de estilos próprio, no caso da América Latina. O Novo Cinema Latino-americano diferenciou-se notavelmente do cinema nacional do período 1930-1960, por orientar-se muito mais o cinema independente e relativamente afastado dos mecanismos comerciais relacionados com os sistemas globais de entretenimento.

A retomada do cinema latino-americano foi o período em que os países do cone-sul voltaram aos poucos ao antigo ritmo de produções cinematográficas de antes dos períodos de repressão. A partir da segunda metade da década de 1990, o número de produções aumentou e surgiu um novo gênero, os filmes que retratavam as ditaduras, como por exemplo: O que é isso, Companheiro? é um filme de 1997, dirigido por Bruno Barreto, com roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. Em 1970, Gabeira foi preso na cidade de São Paulo. Resistiu à prisão e tentou fugir em direção a um matagal que existia por perto. Vários tiros foram disparados e um deles atingiu suas costas, perfurando rim, estômago e fígado. Encarcerado, recebeu a liberdade em junho do mesmo ano, tendo sido trocado com outros 39 presos pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, que também havia sido sequestrado. O episódio foi justificado pelos sequestradores como uma tentativa de pressionar o regime militar a libertar quinze presos políticos ligados às organizações da esquerda política consideradas clandestinas naquele momento histórico. A ação teve sucesso em seus objetivos, uma vez que tais presos foram de fato libertados e exilados do país, porém pelo menos dois dos sequestradores não resistiram à tortura após serem capturados, enquanto outros foram obrigados a deixar o país. Ao longo de quase uma década, esteve em vários países dentre os quais o Chile, a Suécia e a Itália. Na Suécia, onde passou a maior parte do exílio, formou-se em Antropologia na Universidade de Estocolmo e a profissão de repórter até a função de condutor de metrô em Estocolmo.

Alguns nomes dos personagens ligados à guerra de guerrilha foram trocados em relação aos verdadeiros, tanto no livro como na vida real. O Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) foi uma organização política marxista que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Surgiu em 1964, no meio universitário da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ). Depois foi rebatizada em memória do dia em que Ernesto Che Guevara foi capturado, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967. Atualmente o grupo de orientação política marxista dedica-se a participar do movimento social e político popular e a editar o jornal Hora do Povo. Também é responsável pelo Partido Pátria Livre, fundado em 2009, e fundido ao Partido Comunista do Brasil em 2019. Na década de 2000 o cinema nacional nos países latino-americanos comparativamente cresceu, retomando o fôlego inicial. Os principais países produtores de cinema são o Brasil e a Argentina, sendo que a Argentina possui uma maior percentagem de público consumidor do cinema nacional, porém isso vem mudando no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão oficial do governo federal, constituída como agência reguladora, com sede na cidade de Brasília, cujo objetivo é fomentar, regular e fiscalizar a indústria cultural cinematográfica e videofonográfica nacional, o público que assistiu a filmes nacionais em 2017, dobrou com relação a 2012, indo de dados estatísticos concretos em torno de 15 milhões para 30 milhões de telespectadores. Argentina, Brasil e México lideram a produção, com o ingresso de uma considerável cinematografia singular de Cuba, e nahuatl nas sociedades latino-americanas da Colômbia, Chile, Bolívia, Peru e Venezuela.

Bibliografia Geral Consultada.

STAVENHAGEN, Rodolfo, “Siete Tesis Equivocadas sobre a América Latina”. In: Desarrollo Indoamericano, 1 (1966); RIBEIRO, Darcy, Os Índios e a Civilização. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1970; STEIN, Stanley, The Colonial Heritage of Latin America. Essays on Economic Dependence in Perspective. Oxford University Press, 1970; MARIÁTEGUI, José Carlos, Defensa del Marxismo. 6ª edición. Lima: Biblioteca Amauta, 1974; ARGUEDAS, José María, Señores e Indios: Acerca de la Cultura Quéchua. São Paulo: Editora Arca, 1976; MONTALBÁN, Manoel Vásquez, História y Comunicación Social. Madrid: Editorial Alianza, 1985; SILVA, Carlos Eduardo Lins da, O Adiantado da Hora. A Influência Americana sobre o Jornalismo Brasileiro. Tese de Doutorado. São Paulo: Editora Summus, 1991; SODRÉ, Muniz, A Comunicação do Grotesco. Petrópolis (RJ): Editoras Vozes, 1991; SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais, Boris Casoy: O Âncora no Telejornalismo Brasileiro. Petrópolis (RJ): Editoras Vozes, 1993; CAMLONG, André, “La Technê Rhetorikê”. In: Diacrítica, nº 15, pp. 3-53; 2000; MENEZES, José Eugênio de Oliveira (Organizador), Os Meios da Incomunicação. São Paulo: Editora Annablume; Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia, 2005; BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (Organizadores), Cinema Mundial Contemporâneo. Campinas: Papirus Editora, 2008; PEÑA, Gonzalo Barroso, La Dictadura de Pinochet a Través del Cine Documental: 1973-2014. Tese de Doutorado em História. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 2017; LE BRETON, David, Antropologia das Emoções. Petrópolis (RJ): Editoras Vozes, 2019; BUENO, Samuel Torres, “O Exílio Chileno pelas Lentes do Cinema (1973-1983)”. In: Temporalidades – Revista de História. Edição 37, Volume 14, n° 1 (jan./ago. 2022); SILVA, Licene Maria Batista Garcia da, Da Solidão ao Exílio: O Amor como Laço. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Centro de Educação e Humanidades. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024; LEONE, Daniela de Almeida, A Tradução Parcial Comentada de Sexe et Mensonges, de Leïla Slimani: Vozes Atravessadas pela Violência e pelo Patriarcado. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos. Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto: Universidade Estadual Paulista, 2025; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário