“Não há nada
tão inútil quanto fazer eficientemente algo que não deveria ser feito”. Peter Drucker
Peter Ferdinand Drucker nascido em 19 de novembro de 1909 em Viena e falecido em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca. É considerado “pai da administração”, ou da “gestão moderna”, em vista do fato social de que é o mais reconhecido dentre os pensadores contemporâneos do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral, e em particular nas organizações, subentendendo-se a administração moderna, como ele próprio dizia “a ciência que trata sobre pessoas nas organizações”, melhor dizendo, de gente de carne e osso. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de Ciências Sociais da Claremont Graduate, na Califórnia, publicou inúmeros artigos e 30 livros. O sociólogo produziu em seu ersatz mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e conhecimento das tendências cruciais, como definiu o jornalista Robert Heller (1932-2012), editor da Management Today. - A gestão é um processo e meio de trabalho comunicativo para o funcionamento eficiente das organizações, independentemente da função de trabalho, forma, tamanho e natureza do mercado.
Management Today
é um periódico de acesso aberto revisado por pares, publicado uma vez a cada
três meses, tanto impresso. Todos os artigos são indexados por Cross Ref, International
Society Indexing (ISI) e International Innovative Journal Impact Factor
(IIJIF) para facilitar a referência. O Fator de Impacto da Revista,
calculado pelo Institute for Scientific Information (ISI) para 2016 é de
1,532. A Revista não cobra nenhum valor pela publicação. O periódico foi
incluído pela University Grants Commission, sediada em Nova Delhi, na
lista dos periódicos aprovados para cálculo do Academic Performance
Indicator (API). A natureza e a complexidade do gerenciamento variam de estratégia
para organização. A administração está crescendo com certos princípios,
conceitos e construções de outras disciplinas. Management Today é uma
revista internacional de estudos de gestão. Ele fornece a acadêmicos,
pesquisadores e gerentes uma plataforma comum para se reunirem e trocarem
experiências, como resultados de pesquisas e ideias inovadoras em gestão. Tem
como objetivo criar um fundo de conhecimento na área de gestão por meio da
coleta, publicação e preservação de artigos de pesquisa de qualidade.
Dez
anos depois de publicar o livro Administrando para o Futuro (1992), e
cinco depois de Managing in a Time of Great Change (1995), e seu livro, Management
in the Next Society, Peter Drucker explorou as tarefas sociais imprescindíveis
da alta gerência nas primeiras décadas do século XXI. Ele partiu de uma
minuciosa descrição do cenário econômico de negócios mais provável, determinado
pela análise das tendências históricas mais marcantes e de suas consequências
mais lógicas, à luz de circunstâncias históricas esclarecedoras por suas
semelhanças com as atuais. - “Já acreditei numa nova economia”, dizia o mais
reconhecido dos teóricos da administração. Drucker explicou que isso ocorreu em
1929, quando “era estagiário nos escritórios europeus de uma grande empresa de Wall
Street”. Seu chefe, um economista europeu, estava convencido de que o boom
de Wall Street duraria para sempre, e o havia demonstrado de forma “conclusiva”
em livro. Dois dias depois da publicação, ocorreu o crash da bolsa. Setenta
anos mais tarde, em meados dos anos 1990, Drucker voltaria a ouvir falar de um boom
perpétuo do mercado acionário, dessa vez impulsionado pela nova economia. – “Senti
que já havia estado ali”, escreveu em Management in the Next Society,
elaborado em boa parte antes dos atentados de 11 de
setembro de 2001, exceto de dois capítulos.
Otimista com o futuro da sociedade brasileira, ele afirmou não concordar com a visão hegemônica em voga em fins dos anos 1990, de que o Brasil havia fracassado em sua ansiedade tipológica de tornar uma nação economicamente “desenvolvida”. – “Conheço os tremendos problemas brasileiros, mas houve enorme progresso, tanto social como econômico, mas, principalmente, psicológico”. De suas principais ideias – uma das mais surpreendentes “é a previsão de que aumentará a mobilidade social, a partir do acesso à educação formal”. Outra característica importante será a existência de duas forças de trabalho distintas à disposição dos empregadores: a das pessoas de menos de 50 anos e as pessoas de mais de 50 anos de idade. As empresas deverão remunerá-las de modos diferentes: as primeiras necessitarão de renda constante e emprego estável; as segundas poderão cuidar dos chamados “trabalhos temporários”, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços como tem ocorrido com as universidades públicas. Peter Drucker (1909-2005) iniciou com o conceito de “(re)privatizações”, isto é, “a privatização dos serviços públicos, como forma de reduzir a burocracia”. O segundo conceito pode ser a “gestão por objetivos”, ou seja, um tipo normalização de gestão caracterizada como um método de planejamento e avaliação, baseado em fatores quantitativos. O terceiro conceito é a “descentralização das empresas” que ele podia explicar como sendo relativo à questão divisão de trabalho.
Para
entendermos o que está por trás das relações sociais estabelecidas através da
profissão Youtuber, fora de dúvida a fenomenologia Michel de Certeau
(2018) ajuda-nos a compreender aspectos culturais distintos que atravessam as
fronteiras que permitem as classificações de trabalho ou lazer.
Embora sejam relativas às possibilidades oferecidas pelas circunstâncias, essas
táticas desviacionistas não obedecem à lei do lugar. Não se definem por este. Sob
esse ponto de vista, racionalista, são tão localizáveis como as estratégias
tecnocráticas e escriturísticas que visam criar lugares segundo modelos abstratos.
O que distingue estas daquelas são os tipos de operações nesses espaços
que as estratégias “são capazes de mapear e impor”, ao passo que as táticas
“só podem utilizá-los, manipular e alterar”. É preciso, portanto, especificar,
metodologicamente, esquemas de operações. Como na literatura podem se
diferenciar “estilos” ou maneiras de escrever, também se podem distinguir
“maneiras de fazer” – de caminhar, ler, produzir, falar etc. Esses estilos de
ação intervêm num campo que os regula num primeiro nível, mas introduzem aí uma
maneira de tirar partido dele, que obedece a outras regras e constitui como que
um segundo nível imbricado no primeiro. Assimiláveis a “modos de emprego”,
essas “maneiras de fazer” criam um jogo estratificado de funcionamentos
diferentes e interferentes. Sem sair do lugar onde tem que viver e que lhe
impõe uma lei, ele aí instaura pluralidade e criatividade. Por uma arte de
intermediação ele tira daí efeitos imprevistos.
Essas
operações de emprego – ou melhor de reemprego – se multiplicam com a
extensão dos fenômenos de aculturação, ou seja, com os deslocamentos que
substituem maneiras ou “métodos” de transitar pela identificação com o
lugar. Isso não impede, que correspondam, segundo Michel de Certeau, a uma arte muito
antiga denominada de “fazer com”. Podemos dar-lhes o nome de usos, embora a
palavra designe geralmente procedimentos “estereotipados recebidos e
reproduzidos por um grupo, seus usos e costumes”. O problema está na
ambiguidade da palavra pois, nesses “usos”, trata-se precisamente de reconhecer
“ações” (no sentido militar da palavra) que são a sua formalidade e sua
inventividade próprias e que organizam “em surdina o trabalho de formigas de
consumo”. Já faz muito tempo que se vem estudando em outras sociedades as
inversões discretas e, no entanto, fundamentais ali provocadas pelo consumo. Na
realidade diante de uma produção racionalizada, expansionista, centralizada,
espetacular e barulhenta posta-se uma produção de tipo totalmente diverso,
qualificada como “consumo” que tem como característica suas astúcias, seu
esfarelamento em conformidade com as ocasiões. Em grau menor, o processo se
encontra no uso que os meios “populares” fazem das culturas difundidas pelas
“elites” produtoras de linguagem. Os conhecimentos e as simbólicas impostos são
o objeto de manipulações pelos praticantes que não seus fabricantes.
É
necessário ainda precisar a natureza dessas operações por outro prisma,
não mais a título da relação que mantêm com um sistema ou uma ordem, mas
enquanto há relações de forças definido as redes onde se inscrevem e
delimitam as circunstâncias de que podem aproveitar-se. Sendo assim, de uma
referência linguística é preciso passar a uma referência polemológica. Trata-se
de combates ou de jogos entre o forte e o fraco, e das “ações” que o fraco pode
empreender. Produtores desconhecidos, poetas de seus negócios, inventores de
trilhas nas selvas da racionalidade funcionalista, os consumidores produzem uma
coisa que se assemelha às “linhas de erre” de que fala Fernand Deligny. Traçam “trajetórias indeterminadas,
aparentemente desprovidas de sentido porque não são coerentes com o espaço
construído, escrito e pré-fabricado onde se movimentam. São frases
imprevisíveis num lugar ordenado pelas técnicas organizadoras de sistemas. Embora
tenham como material os vocabulários das línguas recebidas, embora
fiquem enquadradas, embora fiquem enquadradas por sintaxes prescritas,
essas “trilhas” continuam heterogêneas aos sistemas onde se infiltram e onde
esboçam as astúcias de interesses e de desejos diferentes. Elas
circulam, vão e vêm, saem da linha e derivam num relevo imposto, ondulações
espumantes de um mar que se insinua entre os rochedos e os dédalos de uma ordem
estabelecida. Dessa régua regulada em princípio pelas redes institucionais que
de fato ela vai aos poucos erodindo e deslocando, as estatísticas não conhecem
quase nada da realidade.
As estatísticas se contentam em classificar, calcular e tabular. Por
isso elas só captam o material utilizado pelas práticas de consumo e não a formalidade
própria dessas práticas, seu “movimento” sub-reptício e astucioso, isto é,
a atividade de “fazer.com”. A força desses cálculos se deve à capacidade
analítica de dividir, mas essa capacidade analítica suprime a possibilidade de
representar as trajetórias táticas que, segundo critérios próprios, selecionam
fragmentos tomados em vários conjuntos da produção para a partir deles compor histórias
originais. Isto é decisivo no ato da criação. Contabiliza-se aquilo que é usado, mas não as maneiras
de utilizá-lo. Paradoxalmente, estas se tornam invisíveis no universo da
codificação e da transparência generalizada. Dessas águas que se vão insinuando
em toda parte só se tornam perceptíveis a quantidade e a localização dos
produtos consumidos. Elas circulam sem ser vistas, perceptíveis somente por
causa dos objetos que movimentam e fazem desaparecer. As práticas do consumo
são os fantasmas da sociedade que leva o seu nome. Como os “espíritos” antigos,
constituem o postulado multiforme e oculto da atividade produtora. Para dar
conta dessas práticas Certeau recorre à categoria “trajetória”. Ela deveria
evocar um movimento temporal no espaço, isto é, a unidade de uma sucessão
diacrônica de pontos percorridos, e não a figura que esses pontos articulados formam num lugar de realidade supostamente sincrônico ou acrônico.
Uma
distinção entre estratégias e táticas parece apresentar um esquema inicial mais
adequado. Chamo estratégia, diz Certeau, o cálculo (ou a manipulação) das
relações de forças que se torna possível a partir do momento em que um sujeito
de querer e poder (uma empresa, um exército, uma cidade, uma instituição
científica) pode ser isolado. A estratégia postula um lugar suscetível de ser
circunscrito como algo próprio e ser a base de onde se podem gerir as relações
com uma exterioridade de alvos ou ameaças: os clientes ou os concorrentes, os
inimigos, o campo em torno da cidade, os objetivos e objetos da pesquisa etc. Como na administração de empresas, toda racionalização “estratégica”
procura em primeiro lugar distinguir de um “ambiente” um “próprio”, isto é, o
lugar do poder e do querer próprios. Gesto cartesiano: circunscrever
um próprio num mundo enfeitiçado pelos poderes invisíveis do Outro. Gesto da
modernidade científica, política ou militar. A instauração de um corte entre um
lugar apropriado e seu outro é acompanhada de feitos consideráveis, alguns dos
quais devem ser apontados três aspectos significativos:
1.
O “próprio” é uma vitória do lugar sobre o tempo. Permite capitalizar vantagens
conquistadas, preparar expansões futuras e obter assim uma independência em
relação á variabilidade das circunstâncias. É um domínio do tempo pela fundação
de um lugar autônomo. 2. É também um
domínio dos lugares pela vista. A divisão do espaço permite uma prática
panóptica a partir de um lugar de onde a vista transforma as forças estranhas
em objetos que se podem observar e medir, controlar, portanto, e “incluir” na
sua visão. Ver (longe) será igualmente prever, antecipar-se ao tempo pela
leitura de um espaço. 3. Seria legítimo
definir o poder do saber por essa capacidade de transformar as incertezas da
história em espaços legíveis. É mais exato reconhecer nessas “estratégias”
um tipo específico de saber, aquele que sustenta e determina o poder de
conquistar para si um lugar próprio. De modo semelhante, as estratégias
militares ou científicas são inauguradas à constituição de
campos “próprios”: cidades autônomas, instituições “neutras” ou independentes. Um poder é a preliminar deste saber, e não apenas o efeito ou atributo. Permite e comanda as suas características. Ele se produz aí.
Definindo o ofício como “obreiro que
cria vídeos e os divulga na plataforma social do YouTube com amplo alcance de
seguidores e afins”, o Projeto de Lei Nº 10938 de 2018 quer regulamentar a
atividade social de trabalho youtuber no Brasil. A proposta é do deputado federal Eduardo da
Fonte (PP-PE) e foi apresentada na Câmara dos Deputados. Entre os direitos para
o “youtuber profissional” previstos no projeto estão não participar de trabalho
que ponha em risco sua integridade física e carga horária máxima de 6 horas
diárias e 30 horas semanais com intervalo de 45 minutos para almoço e descanso.
Isso inclui o tempo necessário para planejamento, gravação, edição, publicação
e promoção dos vídeos. Caso o horário de trabalho seja excedido, o youtuber
passa a ter direito a 1 hora de intervalo para repouso e alimentação e a
remuneração com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. Além disso, os
youtubers teriam que seguir prevalentemente o Código de Ética dos Jornalistas (1987) que em seu Art.
1º especifica: - O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o
direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de
informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Nos pontos não especificados no Projeto de Lei (PL), cabem os preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para regulamentar a relação social. Em sua justificativa, o deputado afirma que o youtuber “trabalha, na maioria das vezes, autonomamente ou exposto a contratos de trabalho sem as proteções legais previstas, com jornadas incompatíveis com a função exercida”. Ele diz ainda que é importante regulamentar, dentro do possível, o conteúdo veiculado por esses profissionais, “tendo em vista que influenciam a formação de opinião de parte significativa da sociedade, em especial os mais jovens”. Essa é a primeira versão oficial do projeto, que pode ser modificado durante o andamento do processo. Pelo teor dos artigos e da justificativa, o Projeto de Lei parece ter como principal objetivo proteger os youtubers quando estes são contratados por outras empresas para fazer vídeos e campanhas promocionais. Como a profissão não é regulamentada, os profissionais dessa área podem ficar expostos a contratos sem as proteções legais de outras atividades. O Projeto de Lei está aguardando despacho do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Você pode deixar sua opinião sobre a proposta respondendo à enquete disponível no site da Câmera ou discutindo o tópico nos fóruns da plataforma e-Democracia.
No
primeiro lugar destacadamente dentre os youtubers famosos, PewDiePie, seu canal reúne
mais de 102 milhões de inscritos. Produzindo “conteúdos” diários voltados para
games e humor, Felix tem uma legião de fãs fiés, chamada de Bro Army.
Segundo o Social Blade, é um site gratuito que presta o serviço de
rastreamento de estatísticas e análises de mídias sociais. A principal
ferramenta do site gira em torno da plataforma de vídeos YouTube, mas também
gera informações e números sobre o Twitch, Mixer, Dailymotion,
Twitter, Instagram e outros. É referência quando se trata deste
tipo de serviço, além de receber milhares de visitas diariamente de
diferentes países e usuários ele fatura entre $895.7K – $14.3M anuais apenas
com a monetização dos vídeos. Felix Arvid Ulf Kjellberg, nascido em Gotemburgo,
24 de outubro de 1989, reconhecido sob o apelido online PewDiePie, é um
comediante de internet e produtor de vídeos. Felix Kjellberg originalmente
procurou se graduar na Universidade Técnica Chalmers da cidade de Gotemburgo na
Suécia.
Ao contrário da Universidade de Gotemburgo, o Chalmers é propriedade duma fundação. Foi fundado em 1829, e tem 10. 300 estudantes – chamados “chalmeristas”. É constituído por dois campi: Johanneberg e Lindholmen. O Campus de Johanneberg – vulgarmente referido como o Chalmers – é o local dos cursos de engenharia civil e ainda das instalações do corpo de alunos. O Campus Lindholmen é o local dos cursos de engenheiro universitário (högskoleingenjör) e do curso de oficial da marinha mercante da velha escola náutica (Sjöbefälsskolan). Além destes campi, o Chalmers tem um observatório astronômico em Onsala (Onsala Rymdobservatorium), um instituto de produtos alimentares e de biotécnica em Delsjön (Institutet för Livsmedel och Bioteknik) e departamento de biotecnologia molecular Lundberg (Lundbergslaboratoriet). Em 2010, durante seus estudos na universidade, num processo de criatividade estabeleceu o canal PewDiePie no Youtube. No ano seguinte, deixou a universidade para trabalhar tendo como escopo a produção de vídeos, “para muito desgosto de seus pais”. Sem o apoio deles, Felix começou a trabalhar num carrinho de cachorro-quente para financiar seus vídeos e logo começou a reunir um número rapidamente crescente de seguidores online. Em 2012, seu canal ultrapassou 1 milhão de inscritos. Desde 15 de agosto de 2013, o canal PewDiePie se tornou “o canal com mais inscritos no Youtube”, sendo brevemente ultrapassado em novembro e dezembro de 2013 pelo canal Spotlight do Youtube. Mantendo a posição desde 22 de dezembro de 2013, o canal alcançou mais de 51 milhões de inscritos em dezembro de 2016, tornando-se o primeiro canal do mundo ocidental a receber a Placa de Rubi. Seu recente recorde foi em 10 de janeiro de 2018 quando ele chegou aos 70 milhões de inscritos. Em julho de 2014, o canal ultrapassou RihannaVEVO para ser “o canal com mais visualizações de todos os tempos e, a partir de dezembro de 2016, o canal recebeu mais de 14 bilhões de visualizações de vídeos”.
O termo youtuber refere-se às pessoas cuja principal atividade ou única plataforma são canais do YouTube, “subpáginas personalizadas da plataforma de compartilhamento de vídeos”. O domínio da Internet youtube.com foi ativado em 14 de fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, quando eles trabalhavam para o PayPal. O primeiro canal do YouTube Jawed foi criado em 23 de abril de 2005 pelo cofundador do YouTube com o mesmo nome. Ele fez o upload do primeiro vídeo do YouTube, um pequeno clipe de vlog intitulado: “Me at the zoo”, no mesmo dia. Em outubro de 2005, o YouTube introduziu a capacidade de se inscrever nos canais do YouTube. O New York Times afirma que a maioria dos vídeos do YouTube até 2006 se concentrava em diferentes formas de talento, citando acrobacias, sincronia labial e o talento de outras pessoas que estavam sendo transferidos por meio de clipes como clipes do Saturday Night Live. Em junho de 2006, empresas reconhecidas de Hollywood e da indústria da música começaram a estabelecer laços comerciais formais com o talento caseiro do YouTube - o primeiro a ser considerado o blogueiro comediante Brooke “Brookers” Brodack por meio de Carson Daly), o cantor Justin Bieber, através de Usher, e o médico satirista Bassem Youssef, através de mediação da rede de televisão egípcia. Em 2007, o YouTube iniciou o “Programa para Parceiros”, um “acordo de compartilhamento de receita de anúncios que permitia aos youtubers ganhar dinheiro com os vídeos enviados para o site”.
Composto
pelos irmãos gêmeos norte-americanos Coby e Cory Cotton e seus amigos Garrett
Hilbert, Cody Jones e Tyler Toney, o canal de entretenimento esportivo Dude
Perfect ocupa o segundo lugar na lista dos youtubers famosos. Segundo o Social
Blade, eles ganham entre $622.6K – $10M anuais apenas com a monetização
dos vídeos. O conteúdo mais popular criado pelo Dude Perfect consiste
principalmente em vídeos que demonstram vários truques e acrobacias (trick
shots) realizadas em conjunto com músicas animadas. O grupo também envia
regularmente “vídeos de batalhas”, em que os membros individuais competem entre
si em um jogo ou concurso temático de bom humor, geralmente com elementos e
giros criativos em diferentes esportes e com um conjunto único de regras. O grupo
também tem dois outros canais no YouTube, o Dude Perfect Plus, onde eles
demonstram os erros de gravação e os momentos por detrás das câmeras e o Dude
Perfect Gaming. Eles têm um patrimônio líquido estimado em mais de 50
milhões de dólares. Em seu primeiro vídeo, o grupo estava apostando sanduíches “por
meio de tiros de basquete no quintal, que acabaram sendo filmados por uma
câmera acabou sendo lançado no YouTube. Em uma semana, o vídeo recebeu 200. 000
visualizações. Depois, foi lançado um vídeo de truques do acampamento de verão
cristão Sky Ranch, que agora possui mais de 18 milhões de visualizações; para
cada 100 000 visualizações do vídeo, o Dude Perfect prometeu patrocinar
uma criança da Compassion International. Depois, o E:60 da ESPN entrou
em contato com o grupo por um segmento e, no terceiro andar do Kyle Field do
Texas A&M, Toney “converteu um chute, que viajou 3,9 segundos, um recorde
mundial”. O chute teve aparições na televisão nos programas First Take, Pardon
the Interruption, Around the Horn e SportsNation da ESPN. Em
2014, o Dude Perfect apresentou a mascote Panda que “tornou-se um
símbolo popular nos jogos de basquete da Texas A&M ao provocar jogadores do
time adversário”.
Germán Alejandro Garmendia Aranis nascido em Copiapó, 25 de abril de 1990, é um comediante e escritor chileno reconhecido pelos canais do YouTube, HolaSoyGerman e JuegaGerman. Ele produziu uma variedade de músicas junto com sua banda Ancud, todas disponíveis no YouTube e no Spotify. Seu livro intitulado: #ChupaElPerro foi lançado em várias lojas na América Latina e na Espanha em 28 de abril de 2016. Seus canais são o 5º e 18º mais assinados no YouTube, totalizando mais de 60,8 milhões de inscritos. Seu canal principal, o HolaSoyGerman, também é o canal do YouTube com mais inscritos em espanhol. Ele também foi destaque na versão em espanhol do Ice Age: Collision Course como Julian. Germán Garmendian é o nome de batismo do proprietário do canal HolaSoy German. O youtuber espanhol de 29 anos conseguiu conquistar seus fãs com conteúdo de vlog e gameplays. Segundo o Social Blade, seu canal principal gera entre $100.2K – $1.6M anuais, apenas com a monetização dos vídeos. Já seus vídeos de gameplays são carregados em um segundo canal - oJuegaGerman - que tem mais de 37,8 milhões de inscritos. Garmendia enviou “seu primeiro vídeo do YouTube em 2011 após ser incentivado por seus amigos”. Em agosto de 2014 e 2015, ele ganhou o prêmio “Ícone do Ano” da MTV Millennial Awards 2014. Nesta ocasião ele fez uma breve aparição no YouTube Rewind 2014 e fez uma outra aparição mais longa nas versões de 2015 e 2016 devido ao quanto ele havia conseguido durante aquele ano. Em fevereiro de 2018, seu canal principal do YouTube tinha mais de 33 milhões de inscritos, tornando-se o quarto canal do YouTube mais subscrito no mundo e o mais subscrito no idioma espanhol.
O
primeiro brasileiro desta lista, o piauiense de 25 anos, Whindersson Nunes,
ocupa o quarto lugar dentre os youtubers famosos. Seu canal possui mais
de 2 bilhões de visualizações e mais de 28 milhões de inscritos. Segundo o
Social Blade, ele fatura entre $111.7K – $1.8M anuais apenas com a monetização
dos vídeos. Whindersson Nunes Batista nasceu em Palmeira do Piauí, 5 de janeiro
de 1995, é um comediante, youtuber, cantor e ator brasileiro, reconhecido pelos
seus vídeos de humor no YouTube desde 2013. Ele se apresenta no cenário trap
usando o nome artístico Lil Whind. Com 15 anos de idade, decidiu que queria
fazer vídeos para o YouTube, tentou por diversas vezes fazer com que o seu
canal fosse reconhecido, sem obter êxito. No entanto, voltou a produzir vídeos
para o canal, e os vídeos passaram a receber mais visualizações. Foi quando
lançou a paródia “Alô Vó, Tô Reprovado”, sucesso da música “Vó Tô Estourado” do
cantor sertanejo Israel Novaes em 2012, que alcançou a marca de cinco milhões
de visualizações em uma semana. A paródia se transformou em um viral. O canal conta, atualmente, com mais de 42
milhões de inscritos, mais de 3 bilhões de visualizações e mais de 333 vídeos, de
conteúdo diversificado com paródias, vlogs, músicas autorais e críticas
de filmes.
Suas principais marcas são as simplicidades de edição, cenário e figurino usados por Whindersson, que quase sempre grava sem camisa em um quarto bagunçado, sem qualquer tipo de edição além de cortes. Sempre começando seus vídeos com a frase: - “E aí, galerinha que assiste meu canal, tudo bem com vocês?”, retrata com humor assuntos do seu dia-a-dia e de sua infância. O canal é o segundo do YouTube mais influente, segundo pesquisa feita pela Snack Intelligence. O vídeo mais assistido do canal é a paródia intitulada: Qual é a Senha do Wifi? - Paródia Adele - Hello, que ultrapassou setenta milhões de visualizações. Além de fazer trabalhos como youtuber, Whindersson também faz interpretações como ator e stand-up. Ele está no elenco de “Os Penetras 2” com PC Siqueira, Júlio Cocielo e Maju Trindade como novatos no elenco e os veteranos são a atriz Mariana Ximenes, e os atores Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch. Whindersson também está no elenco de “Internet – O Filme”, junto com outros grandes. youtubers, entre eles: Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo e Rafinha Bastos.
Reconhecido como El Rubius, o espanhol Rubén Doblas Gundersen de 29 anos estudava modelação e animação em 3D antes de entrar no universo da criação de conteúdo para o YouTube. Com vídeos de gameplays e vlogs, ele conquistou mais de 36 milhões de fãs. Segundo oSocialblade, os conteúdos rendem entre $321.5K – $5.1M anuais. É um youtuber espanhol-norueguês. Seu canal do YouTube elrubiusOMG possui quase 9 bilhões de visualizações e 39,1 milhões de inscritos, tornando-se o 38º mais inscrito no YouTube e o quarto canal mais inscrito em língua espanhola. Ruben Doblas nasceu em Mijas, mas durante a infância mudou-se para Bergen, devido ao divórcio dos pais. Desde 2006 ele publica vídeos no YouTube, mas seu canal se tornou popular apenas em 2011, após a publicação do vídeo The Elder Scrolls V: Skyrim. Em fevereiro de 2013, alcançou 1 milhão de inscritos, tornando-se o canal espanhol com mais inscritos, e dois anos depois, em fevereiro de 2015, tornou-se o primeiro youtuber espanhol cujo canal atingiu 10 milhões de inscritos. Em 2014, Doblas fez uma aparição no filme Torrente 5, estrelado e dirigido por Santiago Segura. No mesmo ano, ele publicou El libro Troll, um livro interativo que possui desafios. O livro alcançou 1º lugar em vendas na Espanha por oito semanas e foi um best-seller na Feira do Livro de Madri. Em setembro de 2015, lançou uma história em quadrinhos intitulado ElRubius: Hero Virtual. Sua segunda parte, cujo título é Virtual Hero II: La torre imposible, foi publicado em 2016. A terceira e última parte da saga foi publicada em 2017 e foi intitulada Virtual Hero III: La máscara del troll.
Felipe Neto Rodrigues Vieira é um dos Youtubers mais famosos do Brasil. Ele foi pioneiro na plataforma, começou a publicar vídeos em 2010 e, rapidamente, seu canal ganhou fama pelo tom “irônico e as críticas que Felipe costumava a fazer na época em seus vídeos”. O canal já conta com mais de 35,6 milhões de inscritos e, em 2019, ele se tornou o segundo youtuber mais assistido do mundo. De acordo com o SocialBlade, Felipe Neto fatura entre $761.4K – $12.2M por ano apenas com a monetização dos vídeos de seu canal. Felipe Neto Rodrigues Vieira nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1988), reconhecido por Felipe Neto, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 43 milhões de inscritos e mais de 14 bilhões de visualizações acumuladas. Seu sucesso inicial se deu demonstrando, nos seus vídeos, “sua opinião sobre celebridades, atividades do cotidiano e filmes, geralmente com tom fortemente crítico e/ou cômico, sendo o primeiro a conquistar 1 milhão de inscritos no Brasil”. Seus vídeos têm dado uma maior ênfase ao entretenimento geral. É irmão do ator Luccas Neto. Em 2019, tornou-se o segundo youtuber mais assistido do mundo ocidental. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como “um dos maiores influenciadores digitais do Brasil”. Em 2020, foi incluído na tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, organizada pela revista norte-americana Time. Felipe foi o fundador da Paramaker, empresa de network dentro do YouTube, que é dono de canais como o Parafernalha, IGN Brasil Network, gerenciando cerca de 5 mil canais em toda a sua rede, “como um esforço para profissionalizar o mercado de vídeos online no Brasil”.
Luís
Fernando Flores Alvarado, salvadorenho de 26 anos possui um canal no YouTube
voltado para games. Um fato curioso é que o número de inscritos do seu canal –
34,6 milhões – “é muito maior do que o número de habitantes no seu país natal,
El Salvador com 6 milhões de habitantes”. Segundo o Social Blade, ganha
entre $274.6K – $4.4M anuais apenas com a monetização dos vídeos. Luís Fernando,
nascido em 7 de julho de 1993, é reconhecido por seu apelido, ou nome social Fernanfloo,
um YouTuber de jogos salvadorenho. Com um total de mais de 8 bilhões de
visualizações, mais de 570 vídeos e 40 milhões de inscritos, seu canal é o 41º
canal mais inscrito no YouTube, o quarto mais inscrito em canais de língua
espanhola atrás de El Reino Infantil, Badabun, e Germán
Garmendia e o canal mais inscrito de seu país natal, El Salvador.
Em
1 de maio de 2011, ele criou seu canal no YouTube “Fernanfloo”, cujo nome é uma
combinação composta de seu Fernando Flores. Em 2015, Fernanfloo com BBTV lançou
um aplicativo chamado The Fernanfloo Game, que recebeu 2,3 milhões de downloads
em sua primeira semana de lançamento, e foi posicionado em 24 horas como número
1 em 17 países. Em 2016 foi indicado ao MTV Millennial Awards 2016 nas
categorias de “Ícone Digital do Ano”, perdendo para Sebastián Villalobos, e “Master
Gamer”. Em 2017 foi novamente indicado ao MTV Millennial Awards 2017, desta vez
nas categorias “Miaw icon of the year” e “Celebrity challenge”, perdendo para
Juanpa Zurita e CD9, respectivamente. Em 2017, Fernanfloo participou do filme
equatoriano Dedicada a mi Ex, atuando como garçom. Este filme foi
lançado em 8 de novembro de 2019 no Equador. Nesse mesmo ano, através de um
vídeo carregado em 6 de agosto, anunciou a publicação de seu primeiro livro,
uma graphic novel intitulada: Curly está en peligro. Depois de
quatro meses desaparecido, postou um vídeo intitulado “Se Acabó”, no qual
afirmava que: “As coisas realmente vão mudar. Você não verá muitos vídeos como
houve durante estes sete anos que me acompanharam ao longo desta jornada”.
- Muitos fatores que foram verdade, mas o mais forte é que eu cansei de entrar na rotina de pensar que vídeo vou gravar, que gameplay, que minisketch, que perguntas e respostas, como vou gravar, editar e publicar, fique atento das minhas redes sociais. Quando adormeci cabra, começou outro dia e a mesma coisa, o que vou gravar…. e assim por diante durante sete anos”. – Fernanfloo. Sobre o tema dos vídeos, disse: “Acredito que se respeitar essa essência que tive, vou continuar a fazê-los mesmo que não seja com tanta frequência. Assim faço melhor e gosto mais”. Em janeiro de 2019, ele anunciou sua colaboração com a desenvolvedora de jogos Capcom para participar do remake de Resident Evil 2, em um vídeo intitulado “Soy un Zombie” (I`m a Zombie). maquiagem feita e seus movimentos capturados para ser um dos muitos zumbis do jogo, mais tarde nesse mesmo vídeo aparece um trailer promovendo o 1-Shot Demo. Em 2020 a desenvolvedora BBTV anunciou o lançamento de “Fernanfloo Party”. Em 16 de setembro de 2021, o YouTuber Bambiel, reconhecido por sua música intitulada: “El Rap de Fernanfloo” em colaboração com Fernanfloo eles interpretaram e publicaram uma música Rap inteiramente dedicada aos haters, um termo usado na internet “para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério”. O videoclipe obteve recepção com mais de 4 milhões de visitas e se tornou o número 2, em tendências, depois em 24 de setembro de 2021, em torno de 10 milhões de visitas. Luís Fernando Flores Alvarado nasceu em 7 de julho de 1993 em San Salvador, El Salvador. Fernanfloo se identificou em suas palavras como assexual, e agnóstico.
Sendo um dos mais famosos do Brasil, o Você Sabia foi criado por Lukas Marques e Daniel Molo. Inicialmente os dois youtubers eram donos do Calma, Cara, um blog sobre notícias do cotidiano. Atualmente, com o canal do Youtube em seu auge: mais 30,8 milhões de inscritos, estima-se que o faturamento anual seja entre $500.9K – $8M, apenas com a monetização dos vídeos. Daniel Mologni é italiano! O youtuber nasceu e viveu até os 15 anos de idade na Itália. Lukas Marques e Daniel possuem uma tatuagem em homenagem ao canal Você Sabia?! Eles fizeram a tattoo quando alcançaram a marca de 1 milhão de inscritos! O canal Você Sabia? já teve quadros de desafios. Um deles foi o #QuemDisseIsso, onde a dupla realizava ações que os inscritos enviavam. Daniel Molo já teve uma banda de Axé Gospel! Quando Lukas Marques nasceu, quase teve seu olho arrancado por um fórceps, instrumento usado em partos normais para auxiliar na retirada da criança de dentro da barriga da mãe. O canal Você Sabia? começou à distância. Foi depois de um bom tempo que Lukas e Daniel começaram a morar na mesma cidade e a gravar juntos. O primeiro contato de Lukas Marques com games foi aos 5 anos de idade! E o primeiro jogo foi Super Mario Word. O cartucho veio com defeito e não salvava o jogo. Daniel Molo é pai! O filho do youtuber se chama Felippo e nasceu em 2017.
Antes do Você Sabia? Lukas Marques tinha um canal com desafios! A dupla do canal Você Sabia? lançou um livro e um jogo recheados de curiosidades! No início, Lukas Marques e Daniel Mologni tinham um blog juntos, chamado Calma, Cara, que reunia notícias do cotidiano. Após o ensino médio Daniel Mologni e Lukas Marques se mudaram, voltando a se encontrar novamente após dois anos em um evento da YouPix. Os vídeos eram gravados à distância e juntados durante a edição. Com o crescimento do canal, a dupla mudou para São Paulo onde a produção começou a ficar profissionalizada. Em 2017, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria explicando que o canal Você Sabia? tinha recebido 65 mil reais do Ministério da Educação para fazer publicidade da proposta do Novo Ensino Médio, e ainda ressaltou que o canal Você Sabia? não tinha dito que seria um conteúdo publicitário. A Folha publicou outra matéria ressaltando que o YouTuber, havia postado vários posts ofensivos e preconceituosos “contra negros, mulheres e gays em sua conta no Twitter em 2014. Devido à forte polêmica, o canal perdeu muitos inscritos e os YouTubers suspenderam a postagem de vídeos do canal”.
Luccas
Neto Ferreira é irmão de Felipe Neto, youtuber que também está no Top 6 da
lista. O canal de Luccas já tem mais de 28 milhões inscritos e seu conteúdo é
dedicado comercialmente ao público infantil. Por esse motivo, ele é considerado
um dos maiores influenciadores infantis da internet. Pela plataforma SocialBlade,
estima-se que ele ganhe anualmente entre $1.2M – $19.3M com a monetização de
seus vídeos. Luccas Neto Ferreira nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, no Buraco
do Padre, bairro do Engenho Novo, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Ele é
filho de Rosa Esmeralda Pimenta Neto e também cresceu com seu irmão, o Youtuber
Felipe Neto. Sua mãe é portuguesa. Luccas Neto possui as duas nacionalidades,
brasileira e portuguesa. Luccas iniciou sua carreira em uma agência de network
e posteriormente criou o seu próprio canal no YouTube em 2014, se intitulando Hater
Sincero e fazendo vídeos controversos para o público adulto. Em 2017,
começou a investir no conteúdo infantil, com a criação da Luccas Toon, que
rendeu destaque nas mídias sociais brasileiras. Ao mesmo tempo, Luccas e Felipe
Neto iniciaram juntos um canal denominado “Irmãos Neto”. Em maio de 2020,
anunciou o lançamento do canal voltado para o público adulto, o “Luccas Life”.
Em novembro de 2021, o Diário de Notícias publicou em Portugal um artigo apontando que devido ao fato de assistirem muito as produções do Luccas Neto, existem no país crianças que só falam português brasileiro, em vez da versão da língua materna, o português de Portugal. Devido ao caso, foi anunciado que as produções do Luccas Neto serão dubladas com sotaque de Portugal. Ao lado de João Pedro Paes Leme, jornalista e ex-diretor executivo da Rede Globo, de seu irmão Felipe Neto e Cassiano Scarambone, ele integrava o time de sócios da Take 4 Content, empresa especializada em curadoria de conteúdo digital. Em agosto de 2019, Luccas e Felipe junto com João Pedro deixaram a Take 4 Content após 2 anos de atividade, apenas Cassiano permaneceu no comando do local. Felipe e João Pedro criaram a Play9 uma empresa que faz parte de um grande hub de inteligência para levar soluções digitais integradas aos clientes, sejam eles marcas pessoais ou empresas, por conta da participação menor do Youtuber nos vídeos, o canal “Irmãos Neto” muda de nome, denominado hoje como “Canal IN”, é um dos principais canais de entretenimento infanto-juvenil do Brasil, que passou por uma reformulação.
Atualmente
assume a Luccas Toon, responsável pela expansão dos seus negócios, que
hoje envolvem licenciamento de produtos, produção de filmes para várias
plataformas, além do canal no YouTube. A fabricante de brinquedos Grow
firmou parceria com a Luccas Toon para “promover a venda de seus
produtos”. Em 2018, a Luccas Toon contratou uma equipe de profissionais
de diversas áreas, como psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, que
supervisionam e aprovam os conteúdos dos episódios. Em março de 2018, a Luccas
Toon lançou sua linha de brinquedos, cujo primeiro artigo foi um boneco.
Nesse mesmo ano foram vendidos mais de 240 mil artigos. No lançamento do primeiro livro no mercado brasileiro, bateu o recorde de
pré-venda que antes era de Harry Potter. Ele vendeu 54 mil livros, contra
46 mil antes vendidos por JK Rowling. Segundo o site especializado Publish
News, o primeiro livro As Aventuras na Netoland, configurou o
recorde de vendas do país em 2018.
Foram mais de 500 mil exemplares vendidos. Durante a turnê “Netoland Com Luccas Neto”, mais de 200 mil pessoas assistiram ao show em todo o país. Foram 93 sessões no total, sendo que 75 esgotadas. Só na Jeunesse Arena, espaço de shows localizado no Rio de Janeiro, o público chegou a 12 mil espectadores. O filme especial Perdidos na Noite de Natal, disponível na plataforma Net NOW, contou com 200 mil locações em apenas um mês. Em junho de 2018, a Luccas Toon liderou o ranking mundial com 400 milhões de visualizações, à frente do aclamado PewDiePie e dos irmãos norte-americanos Logan e Jake Paul. A Luccas Toon “está no top 5 canais brasileiros em números de inscritos”. A empresa é a mais assistida em um único mês no Brasil, ao conquistar 310 milhões de visualizações, ultrapassando o canal de seu irmão Felipe, detentor do antigo recorde de 256 milhões. No quesito “novos inscritos”, em maio de 2018, foi o canal que mais ganhou fãs em 30 dias, registrando 1,35 milhões de seguidores. Desde novembro de 2017, ocupa a posição do canal mais assistido no Brasil, atingindo a marca estatística de 356 milhões de visualizações por mês.
Por ano, o canal cresce em
média 196%, enquanto por dia, atinge a marca de 14,1 milhões de visualizações. A
Luccas Toon contabilizou 27 milhões de inscritos no canal, média de crescimento
por mês é de 500 mil seguidores, sendo que em outubro e novembro de 2017, o
canal da Luccas Toon foi o que mais cresceu mundialmente. Em fevereiro de 2018,
a Luccas Toon bateu o recorde do YouTube, com 304 milhões de visualizações em
30 dias. Em novembro de 2019, o número de brinquedos do Luccas Neto superou os
da boneca Barbie, com 750 mil unidades vendidas, de acordo com NPD Group,
até nesse período a Luccas Toon é responsável por empregar 50 pessoas
diretamente e outras centenas indiretamente. Foi o segundo brinquedo mais
vendido do Brasil, em 2019. Os livros “As Aventuras na Netoland Com Luccas Neto”
e “Brincando Com Luccas Neto” entraram na lista dos 15 mais vendidos de 2019 no
Brasil. Em 15 de abril de 2021, lançou o filme “Luccas Neto em: Duas Babás
Muito Esquisitas”. Em 15 de dezembro de 2021, lançou o filme “Luccas Neto em: O
Hotel Mágico 2”, com versão de dublagem em português de Portugal.
O serviço foi criado por três ex-funcionários do PayPal - Chad Hurley, Steve
Chen e Jawed Karim em fevereiro de 2005. PayPal é uma empresa de pagamentos
online situada em São José, na Califórnia, Estados Unidos da América. Fundada
em 1998 por Peter Thiel e Max Levchin, opera na divisão internacional do
trabalho e é uma das maiores do ramo do ponto de vista da movimentação do
capital financeiro “por ser capaz de realizar pagamentos rápidos e auxiliar em
envios de dinheiro”. A Google comprou o site em novembro de 2006 por US$ 1,65
bilhão. Desde então o YouTube funciona tecnologicamente como uma das
subsidiárias da Google. A primeira edição da Time foi publicada em 3 de março
de 1923, com Joseph G. Cannon (1836-1923), da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos
na capa. Antes dos seus dois principais concorrentes, a Time “inventou
o conceito de revista semanal de notícias”. Foi cofundada em 1923 por Briton
Hadden e Henry Luce que já haviam trabalhado juntos na Universidade de
Yale, com Hadden e Luce servindo como presidente e editor-gerente da Yale Daily News, uma revista realizada pelos alunos
da Universidade.
Este
fenômeno de participação de alunos como autores/produtos tem se
estendido mundo afora. Quando o diretor Bong Joon-ho subiu pela quarta vez ao
palco do Oscar, para receber o prêmio de melhor filme por Parasita
(2019), ele sabia que estava fazendo história. Um filme falado em outro idioma
que não o inglês nunca havia ganho o prêmio principal da cerimônia. Foi a
consagração final do longa-metragem sul-coreano, que já havia vencido outras
três categorias das seis categorias em que concorria na categoria de diretor,
filme internacional e roteiro original. O cinema sul-coreano não havia recebido
até então uma única indicação sequer ao Oscar, apesar de ser reinventado a
partir dos anos 1990, tornando-se um sucesso de bilheteria e crítica e
conquistando prêmios nos mais importantes festivais do mundo. O Oscar foi a
forma de Hollywood, após ter ignorado os filmes da Coreia do Sul por tanto
tempo, finalmente reconhecer sua qualidade, diz Marc Raymond, professor do
Departamento de Comunicação da Universidade Kawngwoon, em Seul, Coreia do Sul.
– “Parasita é um filme excelente, feito por uma indústria excelente. Era
vergonhoso que nenhum filme sul-coreano tivesse sido ainda indicado ao Oscar.
E, veio uma enxurrada de prêmios. Foi um reconhecimento dos trabalhos feitos há
quase duas décadas pelo país”, afirma Raymond em entrevista à BBC News Brasil.
Filme
taiwanês: Amor a Prazo (2021) dirigido por Chen-Hao Yin. Trata-se de um
drama ambientado entre jovens trabalhadores, em particular um jovem gangster
que tenta desajeitadamente cortejar uma garota por quem ele tem gosto. Mas a
questão é a seguinte, envolvido com a criminalidade urbana ele poderá
conquista-la e deixar o submundo para trás? Antes de mais nada, no artigo
assinado por Liu Lyla, intitulado: “O drama taiwanês Man in Love atinge
NT $ 300 milhões (US$ 10,7 milhões) nas bilheterias”. In: Taipei Times,
21 de abril de 2021, para bom entendedor meia palavra basta. Exibido pela primeira vez em 1º de abril, a
bilheteria de “Man In Love” em Taiwan ultrapassou o filme de ficção científica
sul-coreano “Seobok” e “Godzilla vs. Kong”. Além disso, este é o primeiro
longa-metragem do diretor Yin Chen-hao. Estrelado pelos atores taiwaneses Roy
Chiu e Ann Hsu, “Man In Love” foi adaptado do filme sul-coreano de mesmo nome
lançado em 2014. Ambientado em cenários típicos de Taiwan, o filme tenta
capturar as lutas das pessoas comuns pessoas. Gangster A-cheng, interpretado
por Chiu, se apaixona pela funcionária de escritório de Hsu, Wu Hao-ting, ao
cobrar dívidas do pai doente de Wu. Ele oferece à filha a opção de quitar a
dívida do pai com datas. Chiu começou a ganhar atenção depois que assumiu o
papel principal no drama taiwanês “Dear Ex” em 2018. Desde então, ele ganhou
prêmios no Taipei Film Awards e no Osaka Asian Film Festival. O cantor taiwanês
Cai Zhen-nan, o comediante Chung Hsin-Lin e o apresentador de TV Huang Lu Tzu
Yin completam o elenco deste extraordinário filme.
Taiwan
é um Estado insular localizado na Ásia Oriental. Evoluiu de um regime
unipartidário, com reconhecimento mundial e jurisdição plena sobre toda a China
para uma República com reconhecimento internacional. Mas é limitado e com
competência apenas sobre a ilha Formosa e outras menores, apesar de usufruir de
relações políticas com muitos outros países. Até 1949, o governo chinês foi
reconhecido internacionalmente e, como tal, foi um dos membros fundadores das
Nações Unidas e um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da
organização, até ser substituído pela República Popular da China em 1971. A
República da China foi fundada em 1912 e abrangia grande parte da China
continental e da Mongólia. No final da 2ª guerra mundial, com a rendição do
Japão, o país anexou as ilhas de Formosa e Pescadores (Penghu)
à sua jurisdição. Quando o Kuomintang (KMT), o Partido Nacionalista
Chinês, perdeu a guerra civil para o Partido Comunista chinês em 1949, o
governo da República da China foi transferido para Taipé, capital de Taiwan e
estabeleceu a cidade como capital temporária, chamada de “capital da guerra”,
por Chiang Kai-shek (1887-1975), não por acaso, os comunistas fundaram a
República Popular da China (RPC) na China continental. A Ásia Oriental abrange
uma área de 12 000 000 km², ou cerca de 32% do continente asiático. Com mais de
1 522 milhões de habitantes, representando um quinto da população mundial no
Leste da Ásia, faz da região um dos locais habitáveis mais populosos do
mundo.
O
que determina a escolha de um ponto de vista sobre o sujeito e o mundo são os
objetivos pragmáticos. Deixamos de lado a posse de uma teoria fundada em
exigências lógicas ou achados empíricos incontestáveis. Poder, interesse,
dominação, realidade material, são indispensáveis à análise que nos habituaram
a aceitar como verdadeira, pela força ou persuasão dos costumes. Para efeitos
da ação, só existem eventos descritivos. A descrição preferida do intérprete
será a mais adequada às suas convicções morais e não a mais iluminada pela
Razão. Política é regulação da existência coletiva, poder decisório, disputa
por posições de mando no mundo, confrontos entre mil formas. Violência em
última análise. Assim, é também diferente da produção simbólica porque se
exercita sobre o interesse dos agentes sociais, quando não sobre o seu próprio
corpo. Não produz mensagens, discursos cotidianos, produz obediências,
obrigações, submissões, controles. Poder, na modernidade é uma
relação social de mando e obediência.
São
decisões tomadas politicamente que se impõe a todos num dado território ou
unidade social. Todavia, convertem-se em atividades coercitivas,
administrativas, jurídico-judiciárias e deliberativas. Eis a grande questão: o
processo político diz respeito a pergunta: “Quem pode o quê sobre quem”? A
mesma pulsão escópica frequenta a ficção que cria leitores, que muda de legibilidade
a complexidade urbana. Não é mais suficiente para compreender as estruturas de
poder deslocar para os dispositivos e os procedimentos técnicos uma
multiplicidade humana, capaz de transformar, disciplinar e depois gerir,
classificar e hierarquizar todos os desvios concernentes à aprendizagem, saúde,
justiça, forças armadas ou trabalho. Na política contemporânea o que faz andar
são relíquias de sentido e às vezes seus detritos, os restos invertidos de
grandes ambições. Nome que no sentido preciso da memória deixaram de ser
próprios. Nesses núcleos simbolizadores se esboçam e talvez se fundem três
funcionamentos distintos (mas conjugados) das relações políticas entre práticas
espaciais e significantes: o crível, o memorável e o primitivo.
A expressão sociológica Tigres Asiáticos
e mormente Quatro Tigres Asiáticos referem-se às economias dos países
Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e República da China. São metáforas de poder. Esses territórios e
países localizados no sudeste da Ásia apresentaram grandes taxas de crescimento
econômico e social e rápida industrialização entre as décadas chave de 1960 e
1990. A sua indústria de tecnologia desempenha ipso facto um papel-chave na
economia global. A República da China é classificada como desenvolvida em
termos de liberdade de imprensa, saúde, educação pública, liberdade econômica,
entre outros indicadores socioeconômicos. A partir da década de 1980, alguns
territórios do Pacífico malaio-asiáticos começaram a apresentar os chamados
altos índices de crescimento econômico e importante influência no mercado
mundial globalizado, sendo por isso designados metaforicamente tigres
asiáticos. Os termos lembram agressividade e essa a característica fundamental
das quatro economias, ainda que Hong Kong não possa ser considerado “um Estado
Nacional, na esfera política ainda que sua estrutura forme esse grupo”. Eles se
utilizaram de estratégias arrojadas para atrair capital estrangeiro, apoiada
exploração da mão-de-obra disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos
custos de instalação de empresas. O país asiático que iniciou esse “ciclo” de
crescimento econômico foi o Japão, “com uma bem sucedida reforma agrária,
seguida de um aumento rápido da renda dos fazendeiros, que criou um mercado
local para novas fábricas”.
Taiwan
é uma ilha que tem como representação cerca de 23 milhões de habitantes que funciona como uma
democracia semipresidencialista. Localizada a 180 km da China, a ilha luta para
que permaneça independente e não seja reconhecida como parte do território
chinês. Para garantir sua soberania contra um dos maiores impérios do mundo,
Taiwan apostou na tecnologia e desenvolveu o Escudo de Silício, uma estratégia
que evita o ataque dos vizinhos chineses. O termo foi criado por Craig Addison,
um jornalista que escreve para o The South China Morning Post. O
profissional lançou o livro Silicon Shield: Taiwan`s Protection Against
Chinese Attack (2001) e concedeu entrevista à BBC falando sobre o
tema. O primeiro esclarecimento é que Taiwan não possui um escudo de verdade,
como os antimísseis que Israel utiliza para evitar ataques da Palestina. No
caso, a terminologia funciona como “uma estratégia da ilha”, já que ela é líder
mundial na fabricação de chips semicondutores. Os produtos eletrônicos que
são essenciais na fabricação de celulares, computadores, videogames e carros,
são geralmente fabricados pelo silício e acabam sustentando parte da economia
moderna. Um ataque chinês ao país poderia afetar a produção dos chips e
causar um estrago não só na economia chinesa, mas mundial. - O escudo de
silício é semelhante ao conceito de Destruição Mútua Assegurada (MAD)
que teve sua progênie na Guerra Fria, porque qualquer ação militar no estreito
de Taiwan seria tão prejudicial para a China quanto para Taiwan e os Estados
Unidos da América.
A
Time tem a maior circulação do mundo para uma revista semanal de
notícias e tem um público de 26 milhões de pessoas, 20 milhões das quais
baseadas nos Estados Unidos. Em 2012 teve uma tiragem de 3,3 milhões de
exemplares, tornando-se a 11ª revista de maior circulação nos Estados Unidos e
a segunda de circulação semanal, atrás da People. Em 2015, a sua circulação foi
de 3 036 602. Richard Stengel era o Editor-chefe de maio de 2006 a outubro de
2013, quando entrou para o Departamento de Estado dos Estados Unidos. Nancy
Gibbs foi a editora-chefe da publicação de 2013 a 2017, sendo substituída por
Edward Felsenthal. A revista norte-americana Time, edição de 13 de
novembro de 2006 elegeu o YouTube a melhor invenção do ano pelos
seguintes motivos econômicos e sociais, “criar uma nova forma para milhões de
pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma
maneira como nunca foi vista”. Em 2010, no aniversário de cinco anos do
YouTube, por exemplo, foi divulgado que até então o site não havia sido
lucrativo para os seus proprietários. Do ponto de vista tecnológico VP9 é um
codec de vídeo desenvolvido pelo Google que permite o streaming de
vídeos em HD, Full HD e até 4K sem comprometer a sua conexão com a rede mundial
de computadores. Em outras palavras, o VP9 executa vídeos com resoluções
avançadas sem ocupar mais da sua banda larga, garantindo, assim, a qualidade da
reprodução consumindo metade da quantidade de conexão consumida por outros
codecs. É o codificador/decodificador, dispositivo de hardware ou software que
codifica/decodifica sinais. Os codecs sem perdas são codecs que codificam som
ou imagem, para atingir certa medida de compressão, garantindo que o processo
de descompressão reproduz o som ou imagem originais.
Quando os dados são descodificados, o arquivo reconstruído é uma cópia idêntica do original. Este tipo de codec normalmente gera arquivos codificados com técnica de baixas taxas de compressão em relação aos formatos com perdas pois são entre 2 a 3 vezes menores que os arquivos originais. São muito utilizados pelas produtoras de conteúdo, na indústria do cinema, pois mantêm o som ou imagem originais. Exemplos são os codecs flac, é um codec de compressão de áudio sem perda de informação, shorten, um formato de arquivo usado para compactar dados de áudio, wavpack, um formato de compressão de áudio multiplataforma de código aberto que pode oferecer, tanto codificação sem perda de dados (lossless), ou um único modo híbrido (entre os codecs lossless), com perdas (lossy) e sem perdas, simultaneamente e Monkey`s audio, Monkey`s Audio é um codec de compressão de áudio gratuito. Sua taxa de compressão é de aproximadamente 50% em relação a um arquivo WAV. Seus arquivos tem extensão do tipo “ape” e são muito populares na rede internet para comprimir imagens de CD acompanhadas de arquivos CUE. Seu principal concorrente é gratuito o open-source flac, para a distribuição do som. Exemplos desse tipo de codec para vídeo são HuffYUV, MSU, MPEG, H.264 e FFmpeg Vídeo. Exemplos para imagens estão representados nos formatos PNG e TIFF. Arquivos PNG são um pouco menores do que TIF LZW (ambos usos de compressão sem perda, de diferentes tipos), mas o PNG é talvez um pouco mais lento para ler ou escrever. Ele ainda é menos utilizado do que TIF ou JPG, mas é outra boa opção para um trabalho aparente de qualidade sem perdas.
Os
codecs com perdas são codecs que codificam som ou imagem, gerando uma certa
perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão.
Essa perda de qualidade é balanceada com a taxa de compressão para que não
sejam criados artefatos perceptíveis. Por exemplo, se um instrumento muito
baixo toca ao mesmo tempo que outro instrumento mais alto, o primeiro é
suprimido, já que dificilmente será ouvido. Nesse caso, somente um ouvido bem
treinado pode identificar que o instrumento foi suprimido. Os codecs com perdas
foram criados para comprimir arquivos de mídia a taxas de compressão muito
altas. Por exemplo, o Vorbis e o MP3 são formatos para som que facilmente
comprimem o arquivo em um décimo do tamanho original sem gerar perdas significativas
de qualidade. Exemplos de codecs com perdas são representados pelos formatos
Ogg Vorbis, MP3, AC3 e WMA, para som. Para vídeo, temos o Xvid, DivX, RMVB,
WMV, Theora e Sorenson. E para imagens temos o JPEG, JPEG 2000 e GIF.
Apontado
por muitos como o futuro do streaming de vídeo, a tecnologia open
source já é utilizada massivamente por gigantes do setor produtivo de
comunicação social, como YouTube e Netflix. De acordo com o portal de vídeos do
Google, apenas em 2014, mais de 25 bilhões de horas em vídeo VP9 foram vistas
no site. “Bilhões das quais não seriam executadas em alta definição sem os
benefícios de consumo de banda do VP9”, garante o engenheiro de software do
YouTube, Steven Robertson, em postagem no blog oficial do portal. O YouTube utiliza
o codec de vídeo VP9 primariamente para disponibilizar o conteúdo, mas é
utilizado também H.264. Os codecs de áudio AAC, Opus e Vorbis são utilizados.
Hospeda grande variedade de filmes, videoclipes. O material encontrado no
YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais
através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site. Possivelmente interessado
em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também
em se consolidar como dentre os maiores serviços de Internet do mundo, foi
anunciada em 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de 1,65 bilhão
de dólares em ações. O resultado desta aquisição fez com que o Google
encerrasse as atividades do Google Vídeo. Em 2006, Susan Wojcicki era a
chefe do extinto Google Vídeo, enquanto o YouTube ainda era uma pequena startup
no Vale do Silício “que sequer rendia algum lucro aos seus criadores”. Foi
então que a executiva encontrou o vídeo de dois garotos chineses cantando “As
Long As You Love Me” (1997), da banda Backstreet Boys, e a ideia surgiu.
Sociologicamente
um youtuber, também reconhecido como personalidade do YouTube, ou
criador de conteúdo do YouTube, é um “tipo personificado de cinegrafista
da Internet que ganhou popularidade comercial no site de compartilhamento de
vídeos YouTube”. Às vezes, networks (redes) apoiam influenciadores
técnicos e sociais. Alguns destes trabalhadores sociais do YouTube têm
patrocinadores corporativos que pagam pela colocação de produtos em clipes ou
produção de anúncios online. Desde maio de 2019, a gravadora de Bollywood,
T-Series, é o canal comercial com mais assinaturas no YouTube, com mais de 100
milhões de inscritos. Enquanto o Canal KondZilla é o canal lusófono com mais
inscritos no YouTube, tendo em torno de 50 milhões de inscritos. Bollywood é a
indústria de cinema bem-sucedida de língua Hindi, falada por 70% dos indianos,
principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade
dialetal da família indo-ariana fortemente associado a religião hindu. É a
maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível
nacional e internacional.
O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim, que por um lado, diz respeito ao antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta “indústria cultural”, e por outro lado, de menção a Hollywood, nome dado à indústria cinematográfica estadunidense. Contudo este nome é utilizado por vezes para “designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta”. Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na maior parte musicais. Espera-se sempre que contenham algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança. O sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais. Geralmente as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o interesse do público consumidor no filme. O público indiano espera fazer o seu dinheiro valer o ingresso quando vão ao cinema. Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e ação são todos misturados num espetáculo de três horas de duração com intervalo. Esses tipos de filmes são chamados de masala, nome dado a uma mistura de especiarias da culinária indiana. Tal como os masalas da culinária, filmes são uma mistura de muitas coisas. É por isso que existem tantas diferenças culturais, mesmo sendo pertencentes à experiência da espécie humana como centro de todas as coisas que existem pelo fato de existir.
Bibliografia
geral consultada.
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