“Homem livre, tu sempre gostarás do mar”. Charles Baudelaire (1821-1867)
Um oceano é o componente principal
de representação da superfície da Terra, constituído por água salgada. Forma a
maior parte da hidrosfera: aproximadamente 71% da superfície da Terra,
constituindo uma área em torno de 361 milhões de km. Mais do que a metade desta
área tem profundidades maiores que 3.000 metros. A noção de oceano global, como
um corpo contínuo de água para a oceanografia, e oceano terrestre para efeitos
práticos de compreensão do conceito de ideologia, é normalmente dividido
em várias partes, demarcadas por continentes e grandes arquipélagos é a
oficialmente adotada, desde 2000, pela Organização Hidrográfica
Internacional, da qual países como o Brasil e Portugal são membros. Regiões
menores dos oceanos são reconhecidas como mares, golfos e estreitos. Em 20 de
julho de 2009, cientistas do Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados
Unidos da América (EUA), informaram à imprensa que os oceanos estão com a temperatura
média de 17 °C, a mais alta desde 1880, quando se iniciou os registros. O
estudo dos oceanos da Terra são chamados oceanografia. As viagens na
superfície com os botes são pré-históricas,
mas só aparecem na literatura mágica e litúrgica, com a designação bíblica nos “últimos
tempos” quando as explorações submarinas se tornaram possíveis, eficazes e
comuns.
Para a questão da consciência, e a consciência filosófica considera que o pensamento que concebe constitui o homem real e, por conseguinte, o mundo só é real quando concebido -, portanto, o movimento das categorias surge como ato de produção real – que concebe um simples impulso do exterior, o que é lamentado – cujo conteúdo é o mundo; e isto é exato na medida em que a totalidade concreta enquanto totalidade-de-pensamento, enquanto concreto-de-pensamento, é de fato um produto do pensamento, da atividade de conceber; ele não é pois, de forma alguma o produto do conceito que engendra a si próprio, que pensa exterior e superiormente à observação imediata e à representação, mas um produto da elaboração de conceitos a partir da observação imediata e da representação. O todo, afirma metodologicamente Marx (2011), na forma em que aparece no espírito como todo-de-pensamento, é um produto do cérebro pensante, que se apropria do mundo do único modo que lhe é possível, de um modo que difere da apropriação desse mundo pela arte, pela religião, pelo espírito prático. Antes como depois, o objeto real conserva a sua independência fora do espírito; e isso durante o tempo em que o espírito tiver uma atividade meramente especulativa, meramente teórica. Nunca é demais repetir, também o emprego do método teórico é necessário que o objeto abstrato, a sociedade, esteja constantemente presente no espírito como dado primeiro. Em relação à propriedade a categoria mais simples surge como a relação de comunidades simples de famílias ou de tribos no âmbito da globalidade.
O ponto talvez mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no oceano Pacífico, próximos às Ilhas Marianas, com uma profundidade máxima de 11.037 metros, de acordo com a inspeção feita em 1960, pelo batiscafo da Marinha britânica Challenger 2, que deu seu nome à parte mais profunda da fossa, Challenger Deep. Os oceanos da Terra também desempenham um papel vital em limpar a atmosfera, e algumas atividades práticas do homem pode os alterar severamente. A Terra é o único planeta reconhecido cientificamente com a água líquida em sua superfície e é certamente o único no nosso próprio sistema solar, formado pelo conjunto de oito planetas e pelos diversos objetos e corpos celestes que orbitam a principal estrela dele: o Sol, soberano. No entanto, existem as suposições teóricas de que algumas luas possuírem água líquida escondida sob a superfície, como Europa e, com menos certeza, Calisto e Ganímedes; Luas e planetas terem tido água líquida em sua superfície, no passado - como parece ser o caso da camada sobre o polo norte de Marte, resultados recentes da missão Mars Exploration Rovers, consiste no envio ao planeta Marte pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), de dois pequenos veículos (rovers) geológicos gêmeos, equipados com instrumentos modernos de exploração do ambiente, capazes de se locomover, ‘a fim de procurar respostas sobre a existência de água no planeta”. Cada veículo foi transportado em seu próprio foguete e pousaram na região equatorial de Marte, no espaço de alguns dias de diferença, um em cada lado do planeta, indicam que Marte teve “água parada”, por um período em pelo menos um local, mas sua extensão não é reconhecida; Luas e planetas possuírem outros líquidos, em sua superfície, como observado em Titã, de extensão pequena e lagos, que talvez seja um termo mais preciso.
Na sociedade num estágio superior, ela aparece como a relação mais simples de uma organização mais desenvolvida (cf. Till, 2007). Mas pressupõe sempre o substrato concreto que se exprime por uma relação de posse. O dinheiro pode existir e existiu antes de existir o capital, os bancos, o trabalho assalariado, etc. Nesse sentido, podemos dizer que a categoria de trabalho mais simples pode exprimir relações dominantes de um todo menos desenvolvido ou, pelo contrário, relações subordinadas de um todo mais desenvolvido, relações que existiam já historicamente antes que o todo se desenvolvesse no sentido que encontra a sua expressão numa categoria concreta. Assim, abstração mais simples, que a economia política moderna coloca em primeiro lugar e que exprime uma relação muito antiga e válida para todas as formas de sociedade, só aparece, no entanto, sob esta forma abstrata como verdade prática enquanto categoria da sociedade mais moderna. Poder-se-ia dizer que esta indiferença constituída nas relações sociais em relacionadas a forma determinada de trabalho, que se apresenta noutros países como produto histórico, se manifesta como uma disposição natural. Este exemplo do trabalho mostra com toda evidência que até as categorias mais abstratas, ainda que válidas – precisamente por causa de sua natureza abstrata – para todas as épocas, não são menos, sob a forma determinada desta mesma abstração, o produto de condições históricas e só se encontram válidas nestas condições e no quadro de pensamento destas condições.
Através de avanços tecnológicos, é cada vez mais claro de que forma é que o Titanic se afundou - desta forma surgindo novas teorias de campo de como e quando é que o barco realmente se separa. O naufrágio mais famoso do mundo contemporâneo, o Titanic, está a mais de três mil quilômetros de profundidade, nas águas geladas do Oceano Atlântico. Desde a descoberta do naufrágio, em 1985, aconteceram inúmeras expedições, mas, nada registrado de forma completa o que realmente permanece nesta remota área do fundo do mar. Depois de um século desta trágica perda, somos capazes de revelar uma visão geral do local do naufrágio procedendo com a técnica de drenar virtualmente o Titanic. Novas técnicas de visualização ilustram a drenagem e oferecem aos pesquisadores uma visão do navio emergindo pelas ondas - visto em sua totalidade pela primeira vez desde 15 de abril de 1912. Um desfile virtual nos permitirá explorar o local e apresentar suposições de mistérios antigos. Combinando os dados estatísticos recentes com hardware de Computer Graphic Imagery (CGI) de topo e software, obtém-se a extração da água através de procedimento mental, abstratamente, por esse meio e processo de trabalho, para revelar montanhas, desfiladeiros, planícies e vulcões que são mais dramáticos do que qualquer outra imagem que possa ser vista em terra.
Um marinheiro é, em sentido lato, uma pessoa que opera embarcações ou assiste à sua operação, manutenção ou serviço de trabalho. O termo aplica-se aos profissionais das marinhas de comércio e pesca, aos militares das marinhas de guerra e aos profissionais e amadores certificados da náutica de recreio. Além do sentido lato segundo o qual se refere sociologicamente desde ao grumete até ao almirante, e sobretudo nas marinhas de guerra, o termo marinheiro designa, em sentido restrito, uma ou mais graduações dentro da categoria social de praças. Igualmente, na marinha mercante, o termo marinheiro refere-se a uma ou mais categorias profissionais do pessoal do convés, dentro escalão da marinhagem. A marinha mercante representa o conjunto social das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. A marinha mercante constitui o ramo civil da marinha. Em alguns países, no entanto, a marinha mercante está organizada de modo a transformar-se numa força auxiliar da marinha de guerra, em caso de situação de guerra ou de exceção.
Em
janeiro de 1895, após ter cuidadosamente verificado não haver nenhum vestígio
de controle sobre as ilhas Senkaku, anteriormente a esse período, o governo do
Japão incorporou as ilhas ao território japonês por meios legais. Após a 2ª guerra mundial, o Tratado de Paz de São Francisco colocou as
Ilhas Senkaku sob a administração dos Estados Unidos da América, como parte de
Okinawa, reafirmando assim a situação das ilhas como parte do território
japonês. As ilhas Senkaku foram incluídas em 1972, no Acordo de Devolução de
Okinawa entre o Japão e os EUA, como parte dos direitos político-administrativos
que foram devolvidos ao Japão pela ordem internacional do pós-guerra, e justamente
em conformidade com as regras do direito internacional. O governo do
primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com razão quer gastar cerca de US$ 1,82
bilhão na Guarda Costeira do Japão no ano fiscal com reforços adicionais
planejados para as disputadas ilhas do Mar da China Oriental. A proposta política
eleva o orçamento da guarda costeira em cerca de 20 bilhões de ienes para o ano
fiscal de 2017. Esse dinheiro inclui um pedido adicional de cerca de 10 bilhões
de ienes, feito após o pedido inicial de orçamento da Guarda Costeira,
principalmente para novos navios de patrulha costeira para reforçar a
segurança em torno das Ilhas Senkaku, administradas pelo Japão, mas que a China
também reivindica e chama Diaoyu.
Um
navio de defesa de costa é um tipo de navio de guerra concebido para a defesa
costeira contra ataques vindos do mar, utilizado sobretudo no período situado a
década de 1860 e a década de 1920. Constituindo uma variante do couraçado,
estes navios são também reconhecidos como “couraçados costeiros” ou “guarda
costas couraçados”. O projeto dos navios de defesa da costa dava-lhes
geralmente um aspeto de couraçados pré-dreadnoughts em miniatura. Dispunham de
um porte equiparado ao de cruzadores, mas com uma blindagem mais pesada
e armamento mais poderoso, sacrificando a velocidade e a autonomia em
detrimento daqueles. O seu deslocamento situava-se, normalmente, entre as 1 500
e as 8 000 toneladas. Os navios de defesa de costa distinguem-se dos mais
antigos monitores por disporem de uma maior borda livre, por poderem alcançar
maior velocidade e por disporem de maior autonomia. Além disso poderiam dispor
de artilharia principal e secundária montada, tanto em torres como em casamatas,
ao contrário dos monitores que normalmente apenas dispunham de artilharia
principal montada em torres. Os Países Baixos usaram navios de defesa de costa
sobretudo para defender os seus “interesses ultramarinos”, em particular seus
territórios coloniais das Índias Ocidentais e Índias Orientais. Dispunham de
elevada autonomia, destinando-se a fornecer apoio de artilharia às operações
anfíbias e a transportar as tropas e equipamentos a essas operações. Os navios
tinham de ser suficientemente armados e blindados para enfrentar os cruzadores
da Marinha do Japão, sendo o seu potencial inimigo. Assim, esperava-se que os
navios atuassem como pequenos couraçados e não meros navios de defesa costeira.
Historicamente
o Kniaz Potemkin Tavricheskiy representou um navio de guerra da Frota do Mar
Negro da Rússia. Foi construído nos estaleiros de Nikolayev em 1898 e entrou ao
serviço em 1904. Foi batizado em homenagem a Gregório Alexandrovich Potemkin,
um militar do século XVIII. A construção do navio foi baseada no Couraçado Tri
Sviatitelia e numa versão modernizada da classe de Couraçados Peresviet. Este
navio tornou-se famoso devido à revolta da sua tripulação, que nele ocorreu em junho
de 1905. Depois do domingo sangrento, o encouraçado Potemkin, da esquadra do
mar negro fez levantes militares e acarretou o czar a assinar o Tratado de
Portsmouth. Após a revolta o navio mudou de nome para Panteleimon, a partir de
São Pantaleão, tendo voltado ao nome original em fevereiro de 1917. A seguir à
Revolução de Outubro, seu nome foi alterado definitivamente para Boretz za
Svobodu. Em 1918 foi capturado em Sebastopol pelo Exército alemão, sendo
mais tarde recapturado ao Exército branco e entregue em 1919 às forças aliadas,
que por vingança fizeram explodir, de modo a impedir a sua utilização como
“máquina de guerra” pelos Bolcheviques. O Couraçado Potemkin seria finalmente
desmantelado em 1922. Serguei Eisenstein realizaria, em 1925, um filme sobre a
revolta, chamado Bronenosets Potyomkin, tornando-se marco da
história.
Entre
as marinhas cujos navios de defesa costeira se tornaram os principais navios de
guerra das suas esquadras estão as da Argentina, Brasil, China, Dinamarca,
Finlândia, Grécia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suécia e Tailândia, bem
como as colónias britânicas da Índia e de Vitória. A Alemanha e a Rússia também
os operaram, tendo três navios de defesa da costa russos entrado na Batalha de
Tsushima, ocorrida em 27 e 28 de maio de 1905, foi uma batalha naval inserida no
âmbito da Guerra Russo-Japonesa de 1904 e 1905. Nesta batalha a frota japonesa
sob o Almirante Tōgō Heihachirō destruiu dois terços da frota russa, sob o
Almirante Zinovy Rozhestvensky, que viajou mais de 18 000 milhas náuticas (33
000 km) para alcançar o Extremo Oriente. Em Londres em 1906, Sir George
Sydenham Clarke escreveu: - “A batalha de Tsu-shima é de longe o maior e mais
importante evento naval desde Trafalgar”; décadas depois, o historiador Edmund
Morris concordaria com a sua opinião. Antes da Guerra Russo-Japonesa, os países
construíam seus couraçados com baterias mistas de canhões de 150 mm (6
polegadas), 203 mm (8 polegadas), 254 mm (10 pol.) e 305 mm (12 pol.), com a
intenção de que estes couraçados atuassem na linha de batalha originada em uma
área restrita. A batalha demonstrou que grandes canhões com
alcances longos eram mais vantajosos durante as batalhas navais do que “baterias
mistas” de diferentes tamanhos.
As
atividades humanas têm um impacto social dinâmico em praticamente todas as
partes do oceano. Redes perdidas e descartadas continuam a aprisionar
letalmente peixes, aves marinhas e mamíferos marinhos pois estes flutuam. Os
navios derramam petróleo e lixo e transportam criaturas para habitats estranhos
que não estão preparados para a sua chegada. As florestas de mangues são
eliminadas para a construção de casas e para a indústria. Mais de metade da
população dos Estados Unidos da América vive em zonas costeiras, despejando
lixo e esgotos no oceano. O escoamento de fertilizantes das quintas transforma
vastas extensões do oceano em zonas mortas, incluindo uma área do tamanho de
Nova Jérsei no Golfo do México. O dióxido de carbono dos gases com efeito de
estufas está a acidificar as águas oceânicas e um afluxo de água doce dos
glaciares que estão a derreter ameaçam alterar as correntes marítimas que
influenciam a meteorologia. Os ambientalistas pedem salvaguardas internacionais para a proteção e reposição dos
recursos de peixes nos oceanos, que estão em declínio, e reduções dos gases com
efeito de estufa para contornar o aquecimento global.
As
guerras intercontinentais têm fomentado “cemitérios de aviões”. O cemitério de
aviões havia sido esquecido até que Brand Mueller, um marinheiro que fez parte
da guarda costeira norte-americana, mergulhou na região e fez imagens submersas
de 150 aviões que “ainda hoje repousam a cerca de 40 metros da superfície em um
local ainda controlado por militares”. O fundo do Oceano Pacífico guarda muitos
“tesouros” para exploradores. Vestígios da 2ª guerra mundial podem ser
facilmente encontrados nas profundezas do mar. Vários aviões foram derrubados
nas águas durante o conflito e seus restos permanecem em diversos pontos dispersos
do Pacífico. O que pouca gente sabe, em função do controle político das
notícias, é que algumas aeronaves foram simplesmente descartadas nas águas. Nas
Ilhas Marshall repousa um verdadeiro cemitério de aviões. De acordo com Brandi Mueller, o descarte acontecia porque era muito caro levar os
aviões de volta aos Estados Unidos da América após o fim da guerra. A fotógrafa
e pesquisadora realizou um ensaio sobre os destroços das aeronaves.
A
Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (United Nations
Convention on the Law of the Sea), é um tratado multilateral celebrado sob
os auspícios da Organização das Nações Unidas em Montego Bay, Jamaica, a 10 de dezembro
de 1982, que define e codifica conceitos herdados do direito internacional
costumeiro referentes a assuntos marítimos, mar territorial, zona econômica
exclusiva, plataforma continental e outros, e estabelece os princípios gerais
da exploração dos recursos naturais do mar, como os recursos vivos, os do solo
e os do subsolo. A Convenção também criou o Tribunal Internacional do
Direito do Mar, competente para julgar as controvérsias relativas à
interpretação e à aplicação daquele tratado. O texto do tratado foi aprovado
durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar,
que se reuniu pela primeira vez em Nova York em dezembro de 1973, convocada
pela Resolução nº 3067 (XXVIII) da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas,
de 16 de novembro do mesmo ano. Participaram da conferência mais de 160
Estados. O Brasil, que ratificou a Convenção em dezembro de 1988, ajustou
seu Direito Interno, antes de encontrar-se obrigado no plano internacional. A
Lei nº 8.617, de 4 de janeiro adota o “conceito de zona econômica exclusiva
para as 188 milhas adjacentes”. A Convenção regula uma grande província do Direito
Internacional, que compreende não apenas as regras da soberania do Estado
costeiro sobre as águas adjacentes e, por oposição, conceitua o alto-mar, as
normas a respeito da gestão dos recursos marinhos e do controle da poluição
marítima.
Alto-mar
é um conceito de direito do mar, definido como sendo todas as partes do mar não
incluídas no mar territorial e na zona econômica exclusiva de um Estado
costeiro, nem nas águas arquipelagicas de um estado arquipélago. Em outras
palavras, alto-mar é o conjunto das zonas marítimas que não se encontram sob
jurisdição de nenhum Estado. Nos termos do direito do mar, qualquer
reivindicação de soberania sobre tais zonas, da parte de um estado, é
ilegítima. O limite interior do alto-mar corresponde ao limite exterior da zona
econômica exclusiva, que é fixado a, no máximo, 200 milhas náuticas (370
quilômetros) da costa. Mas há no tratado uma possibilidade de ampliação em mais
150 milhas náuticas sobre a extensão da Plataforma Continental. Brasil e
Portugal fizeram esse pedido, que estão sob análise da Organização das Nações Unidas.
No alto-mar, vigora o princípio da liberdade do alto-mar: são livres a
navegação, o sobrevoo, a pesca, a pesquisa científica, a instalação de cabos e
dutos e a construção de ilhas artificiais. Outro princípio fundamental de
direito do mar aplicável o alto-mar é o do uso pacífico.
Charles Baudelaire (1821-1867) foi um poeta boêmio, dandy, flâneur
e teórico da arte francesa. É considerado um dos precursores do simbolismo e
reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em
poesia, juntamente com Walt Whitman (1819-1892), embora tenha se relacionado
com diversas escolas artísticas. Sua obra abstrata também influenciou
profundamente as artes plásticas do século XIX. Além de ser evidentemente, um
precursor de todos os grandes poetas simbolistas, Charles Baudelaire é
considerado pela maior parte dos críticos como o mais provável fundador da
poesia dita moderna. Isto deve-se ao fato de que, através da percepção do real,
chegava sempre a um correlato objetivo para o sentimento que desejasse
expressar, tal qual T. S. Eliot define o termo, observando o uso precursor de
tal conceito na poesia do francês. Veja-se o poema “Correspondances”, de As
Flores do Mal, onde Baudelaire expõe a origem de seu “projeto simbólico”.
Segundo Pierre Bourdieu, na obra As Regras da Arte, Baudelaire foi “um
fundador das normas do emergente campo literário francês, um nomoteta”. Com o
livro As Flores do Mal, instituiu pela primeira vez o corte significativo
entre “edição comercial” e “edição de vanguarda”, contribuindo para fazer surgir
um novo espaço dinâmico de trabalho de editores para seus
correspondentes escritores.
Lembrando
que o editor de As Flores do Mal, Auguste Poulet-Malassis (1825-1878) foi
pesadamente condenado e forçado a exilar-se. Desta forma, sua poesia tendeu
para a expressão de imagens cotidianas, o “visto pelo autor”, tendo, o poeta,
sido quem melhor intuiu a mudança radical provocada pela metrópole sobre a
sensibilidade. Em 1857, é editado o livro As flores do mal, contendo 100
poemas. O autor do livro é acusado, no mesmo ano, pela justiça, de ultrajar a
moral pública. Os exemplares são apreendidos, pagando, de multa, o escritor,
300 francos, e a editora, 100 francos. Essa censura se deveu a apenas seis
poemas do livro. Baudelaire aceita a sentença e escreve seis novos poemas, “mais
belos que os suprimidos”, segundo ele. Mesmo depois da censura, Baudelaire
tenta ingressar na Academia Francesa. Há divergência, entre os estudiosos,
sobre a principal razão pela qual Baudelaire tentou isso. Uns afirmam que foi para
se reabilitar aos olhos da mãe que, talvez dessa forma, lhe daria mais
dinheiro, e outros dizem que ele queria se reabilitar com o público em geral,
que via suas obras com maus olhos em função das duras críticas que ele recebia
da postura conservadora de parte da burguesia. Foi na Bélgica que Baudelaire
encontrou Félicien Rops, que ilustra “As flores do mal”. Durante uma visita à
Igreja de St. Loup, de Namur, Baudelaire perde a consciência. Este colapso é
acompanhado por alterações cerebrais, particularmente afasia. Desde março de
1866, ele sofre de hemiplegia. Ele morreu de sífilis em Paris, em 31 de agosto
de 1867, sem a realização do projeto de uma edição final de “As flores do mal”,
como ele desejava. O escritor está enterrado no Cemitério de Montparnasse
(sexta divisão), no mesmo túmulo de seu padrasto, o general Jacques Aupick, e
de sua mãe, Caroline Archimbaut-Dufays. Morreu prematuro sem conhecer a sua extraordinária fama literária.
A
naturalidade com a qual a sociologia retoma assuntos de sua própria história
social não é de se estranhar. Não só por causa do surgimento espontâneo e
abrupto da redescoberta da perspectiva histórica, mas, também, porque não há
justificativa para essa virada. Isso parece ainda mais estranho, na medida em que o tratamento de clássicos na sociologia é quase sempre
ambivalente. A sociologia acentua com mais ênfase que as demais ciências a
condição social dos enunciados científicos. Ser ultrapassado seria, não só um destino, mas uma finalidade de todo trabalho científico.
Isso coincide, cientificamente, com a crença em um progresso da argumentação
científica. O progresso é entendido como diferenciação da sociologia, mesmo
quando o objeto de pesquisa sumiu há muito tempo. O que resta é uma
multiplicidade de construções teóricas abstratas e metodológicas, sobre níveis
separados de problemas, sem ser independentes, dispostos lado a lado, nos quais
a história da sociologia é usada para colocar em primeiro plano de maneira construtiva.
Desde de 1920 nenhum projeto teórico, que não se legitimou em
discussão com Émile Durkheim, Vilfredo Pareto, Georg Simmel, Ferdinand Tönnies
ou Max Weber, logrou obter repercussão positiva.
É
hora de problematizar a falta de desenvolvimento teórico na sociologia.
Isso inclui procurar, finalmente, o comum entre as tentativas de definições da
sociologia, além de tudo o que as separa. Isto é, com isso, será possível, também,
tratar a pergunta sobre por que os clássicos ainda não puderam ser
ultrapassados. Colocar tais perguntas numa fase de um discurso de “crise da
sociologia” não desfaz a nossa responsabilidade de levar em conta esse discurso
como problema. Mas a crise da sociologia e o mal-estar da sociologia consigo
mesma não são novidade. Isto é, o estabelecimento da sociologia como ciência
repousa sobre a precondição da crise da sociologia. Haverá uma crise permanente
da sociologia ou tratar-se-ia de uma crise do próprio objeto com impactos
sociais na sociologia? Uma contradição que aparentemente está no fundo de boa
parte da crise da sociologia reside em sua tarefa difusa e equívoca, assumida
pela sociologia ao longo do processo da sua cientificação e a ela atribuída,
parcialmente, pelas exigências sociais e políticas. Por um lado, a sociologia
como análise concreta do presente considera a sua tarefa primordial como sendo
descobrir a “modernidade concreta”, de mostrar e tornar compreensíveis
tendências do desenvolvimento social, assim como de proporcionar medidas para a
solução de problemas sociais. A sociologia é uma teoria social
com tendência para a análise e visão de problemas. Mas concentra-se como tal,
frequentemente, em dados sociais e objetos particulares nacionais. Assim, a
análise da modernidade, no âmbito da concepção de teoria da sociedade, reduz-se
a uma análise de sociedades nacionais que não satisfaz a pretensão de uma
teoria da dinâmica atual.
A unidade entre teoria geral da sociedade e análise genial começa com a renúncia à premissa do progresso, nos clássicos modernos, em torno da virada do século. A concepção da sociologia nesses clássicos, com os seus entendimentos e a sua proliferação, repousa sobre uma interdisciplinaridade que é abandonada, em grande parte, pela sociologia. Melhor dizendo, a sua relação com teorias complexas interdisciplinares, como a teoria de sistemas, a teoria da evolução, as teorias da informação e da comunicação, é mais caracterizada pelo não-entendimento, pela adaptação ou pela rejeição precipitadas do que pela disposição aberta para aprender. Por causa disso, a sociologia mal contribui, de maneira inovadora, para o discurso interdisciplinar. Mas o isolamento perante as ciências históricas, a psicologia, a biologia ou a economia, só permite, atualmente, esperar uma nova concepção teórica interdisciplinar, que deveria ser aceita, de antemão, como uma pretensão geralmente científica de estilo comtiano. Onde se pratica, a re-historização da sociologia com a concentração sobre a época clássica ocorre, simultaneamente, o discurso sobre a crise da sociologia. Alguns estudam os clássicos por causa de soluções exemplares de problemas abstratos, desenvolvidas no contexto da própria “construção” teórica; outros usam o retorno aos clássicos para a reconstrução de um auto-entendimento histórico da sociologia, buscando reconstruir, frequentemente, nada além daquele “auto-entendimento histórico” que serve para a própria posição, justificando-a com o brilho de uma legitimação histórica. O interesse, amplamente na moda, hic et nunc, pela história da sociologia é uma consequência da crise muito citada da disciplina, mas esse interesse histórico não é nenhum interesse simples e único, é de fato real.
A
Guarda Costeira Federal (Küstenwache des Bundes) da Alemanha é uma
organização civil de autoridade marítima cujas principais funções são as de
proteção das fronteiras, de proteção ambiental marítima, de segurança da
navegação, de proteção das pescas e de controlo aduaneiro. A Küstenwache
não constitui uma entidade única, como as guardas costeiras de outros
países, mas sim numa associação de vários organismos federais. Participam na
associação a Polícia Federal, a Administração Federal das Hidrovias e
Navegação, a Administração Federal das Alfândegas e o Instituto Federal para a
Agricultura e Alimentação. Os diversos organismos que compõem a Küstenwache têm
um plano de ação comum e dirigem as suas operações a partir de dois centros de
guarda-costeira, um para o Báltico e outro para o Mar do Norte. Os meios navais
usados pela Küstenwache são disponibilizados pelos seus organismos
componentes e incluem seis navios da BPol, quatro navios polivalentes de alto
mar da WSV, 13 embarcações de fiscalização aduaneira da BVZ e seis embarcações
de fiscalização de pescas da BLE. Todas as embarcações são marcadas com numa
banda nas cores alemãs no casco, a inscrição Küstenwache e as suas
armas. No entanto, a cor do casco varia de organismo para organismo: azul para
a BPol, negro com superestrutura branca para a WSW, verde para a BVZ e negro
com superestrutura cinzenta para a BLE. As tripulações são também cedidas pelos
diversos organismos, podendo ter poderes de autoridade policial. As embarcações
da Küstenwache são desarmadas, mas as que são tripuladas por agentes
policiais levam normalmente a bordo as armas ligeiras individuais dos agentes.
A
guarda costeira é uma instituição nacional responsável pela prestação de vários
serviços marítimos, normalmente relacionados com a autoridade. O termo
refere-se a instituições com responsabilidades que podem variar bastante, de
país para país. Assim, conforme o país, a natureza da sua guarda costeira pode
ir desde uma força militar fortemente armada com amplos poderes de autoridade
policial, até a uma simples organização de voluntários com funções limitadas à
busca e salvamento marítimo, sem qualquer autoridade. Por outro lado, existem
países que não dispõem de guarda costeira - sendo as suas funções exercidas por
outras instituições - e outros países em que a instituição com funções de
guarda costeira tem uma outra designação oficial. Em tempo de guerra, as guardas costeiras que
constituem forças militares também poderão ter funções de defesa marítima dos
portos, de segurança de infraestruturas portuárias e costeiras e de vigilância
e patrulhamento costeiro. Uma grande parte das guardas costeiras do mundo
adotou como marca de identificação” uma banda diagonal, normalmente com as
cores nacionais, que é pintada nos cascos das suas embarcações, bem como nas
aeronaves, veículos e outros meios”. Esta marca foi originalmente adotada pela
Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA) em 1967, ficando reconhecida
como Racing Stripe (“listra de corrida”), que consiste numa banda
tricolor, com 64º de inclinação, composta por uma listra estreita azul, uma
listra estreita branca e uma listra larga vermelha com o emblema da Guarda
Costeira centrado. A Racing Stripe passou a estar pintada em quase
todas as embarcações e aeronaves da Guarda Costeira, bem como passou a
ser usada nas mais diversas aplicações em embarcações.
O litoral do Brasil tem 7 491
quilômetros de extensão, o que o torna o 16º maior litoral nacional do mundo. O
Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8.514.876
km². O país possui um litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo oceano
Atlântico. Toda a costa encontra-se ao lado do Oceano Atlântico. Um número
considerável de características tanto geográficas como oceanográficas podem ser
encontradas nas áreas costeiras brasileiras, tais como ilhas, arrecifes e
baías. As praias do Brasil representam um total de 2 095; são famosas no mundo
todo e recebem um grande número de turistas. Dos 26 estados brasileiros, nove
não têm acesso ao mar, além do Distrito Federal. A maioria dos 17 estados
costeiros têm suas capitais próximas do litoral, com exceção de Porto Alegre
(Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná), São Paulo (São Paulo), Teresina
(Piauí), Belém (Pará) e Macapá (Amapá). No entanto, Porto Alegre, Belém e
Macapá estão perto de rios navegáveis; enquanto Curitiba e São
Paulo se situam em áreas de planalto a menos de 100 quilômetros de distância do
Oceano Atlântico, em linha reta e Teresina é a mais distante da costa, em torno
de 330 km.
O marinheiro como força de trabalho representa um auxiliar de operações marítimas, seja no âmbito das embarcações de empresas privadas ou de embarcações estatistas, públicas. O marinheiro soldado da Marinha é um militar, portanto, suas funções são as de obediência de rotinização militar, servindo para proteger e garantir a soberania da nação. A revolta em questão reuniu uma parcela bem definida de homens, em uma atividade de trabalho unissexual, que em determinado momento estabeleceu pontos em comum e decidiu conquista-los. Durante meses houve um planejamento em que eles se organizaram politicamente em diversos locais e elaboraram uma proposta de mudanças, apresentadas ao presidente da República nos dias de novembro de 1910 (cf. Almeida, 2009). A sublevação deu-se quando o marinheiro Marcelino Rodrigues levou 250 chibatadas por ter machucado um companheiro da Marinha no interior do navio de guerra denominado Minas Gerais, que se encontrava a caminho do porto do Rio de Janeiro. Os rebeldes em confronto com as forças militares assassinaram o capitão do navio e mais três militares. O líder da insurreição naval, João Cândido – que se tornou com a revolta o célebre Almirante Negro -, foi o responsável por escrever a missiva ao presidente da República com as solicitações exigidas para o fim da revolta da classe.
Para aqueles marinheiros, as
águas do mar não eram azuis, ao contrário, eram negras como a consciência de
sua condição humilhante. Indignados com a alimentação estragada, com os
trabalhos pesados e os castigos corporais, os brasileiros se revoltaram na
madrugada do dia 23 de novembro de 1910. A tripulação do navio Minas Gerais se
amotinou, matou 4 oficiais e conseguiu o apoio do Encouraçado São Paulo,
Deodoro, do cruzador Bahia e de mais seis embarcações menores. João Cândido
havia encontrado um meio de conquistar a sonhada liberdade: a Revolta da
Chibata. Enviaram um ultimato ao Presidente da República: abririam fogo sobre a
Capital, se não melhorassem a comida e se não fosse dada anistia aos revoltosos
e apontaram os canhões para Capital do país. O trecho do documento confirma a
luta engajada pela liberdade e pela “exigência de reformar o código imoral e
vergonhoso que nos rege, a fim de que desapareça a chibata, o bolo, e outros
castigos semelhantes; educar os marinheiros que não têm competência para vestir
a orgulhosa farda”. As autoridades duvidavam que aparentemente marujos
conseguissem conduzir a segunda esquadra mais vigorosa do mundo. João Cândido
demonstra sua capacidade realizando, perfeitamente, a revolta exigindo, “uma
armada de cidadãos e não uma fazenda de escravos que só têm dos seus senhores o
direito de serem chicoteados”. Do ponto de vista de guerra naval a revolta foi
considerada primorosa, recebendo o adjetivo “Almirante Negro” amplificada pela imprensa.
João
Cândido foi levado para o Hospital dos Alienados em 18 de abril de 1911, por lá
ficando por alguns meses fazendo exames psiquiátricos e passando por
vários médicos para tentar encontrar algum sinal de loucura dele. Com o tempo,
os sinais de estresse pós-traumático que obteve ao ver os seus companheiros
morrendo na masmorra da Ilha das Cobras foram passando. Fez amizades com
pacientes, teve comportamento normal, e estava em um quarto de frente, bem
arejado e com muito sol. Contemplava a enseada de Botafogo e lia alguns
jornais. Dois meses depois, recebeu alta hospitalar assinada pelo então diretor
do hospital, o Dr. Juliano Moreira. Só que a alta não significou a liberdade.
João Cândido foi enviado à prisão da Ilha das Cobras por dois anos. Enquanto
esteve lá, teve início o julgamento dos marinheiros que participaram da Revolta
da Chibata e suspeitos de participação da revolta do Batalhão Naval. Eles não
tinham advogados, mas a Irmandade da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
contratou três dos melhores causídicos para a defesa dos réus: Evaristo de
Morais, Jerônimo de Carvalho e Caio Monteiro de
Barros. Eles entraram em contato social com os marinheiros e os encontraram com
a saúde abalada, fracos e alguns com tuberculose. Os advogados
aceitaram a causa, recusando pagamento da Irmandade.
Do
ponto de vista técnico-metodológico o litoral brasileiro é beneficiado pelas
condições favoráveis de navegação de cabotagem durante o ano inteiro,
nele se explora a pesca, com produção modesta com relação à produção internacional.
O termo “cabotagem” é derivado do nome Sebastião Caboto, um navegador Veneziano
do século XVI que explorou a costa da América do Norte. Ele adentrou o Rio da
Prata em busca da mítica Serra da Prata durante dois anos. Em cada país, a
cabotagem segue leis próprias. Como exemplo, nos Estados Unidos ela deve ser
realizada por embarcações construídas e documentadas no próprio país, sendo que
tanto seu proprietário quanto 75% da tripulação devem ser cidadãos
estadunidenses. Na Comunidade Econômica Europeia, havia liberdade para operar
na cabotagem de qualquer Estado-Parte, condicionados aos navios registrados em
pelo menos um dos Estados-Parte, navegando com sua bandeira, sob regulamentação
específica. O transporte por cabotagem foi muito utilizado no Brasil na
década de 1930 no transporte de carga a granel, tendo sido o principal modelo
de transporte utilizado no país quando as malhas ferroviária e rodoviária
apresentavam condições precárias. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento do Governo Federal, cabotagem é “o transporte de cargas
realizado entre os portos ou cidades do território brasileiro, utilizando a via
marítima ou vias navegáveis interiores”.
O litoral do Brasil, por possuir uma costa de grande extensão próximo aos 8.500 quilômetros, favorece a navegação marítima e principalmente a utilização da cabotagem entre portos. Ainda segundo o Ministério da Agricultura, entre 2003 e 2008 houve um aumento de mais de 350% no transporte por cabotagem no país. Essa atividade é supervisionada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, vinculada à Presidência da República Federativa do Brasil. Em trechos do litoral existem salinas, principalmente no Nordeste, em particular o Rio Grande do Norte e Ceará e no Sudeste, Rio de Janeiro, que garantem a autossuficiência brasileira na produção de sal. O litoral catarinense é formado por inúmeras áreas protegidas como enseadas e baías, favorecendo as atividades de maricultura, fazendo deste estado o maior produtor de moluscos do país. Além disso, estes ambientes propiciam ambientes com águas mais calmas e tranquilas favoráveis ao turismo de veraneio com diversas atividades náuticas. Na plataforma continental existem reservas petrolíferas, cuja exploração corresponde por 70% da produção brasileira de petróleo. O Atlântico Sul apresenta uma salinidade média de 37‰, mais elevada que a das águas oceânicas do planeta (35‰). As temperaturas elevadas, os ventos constantes e a intensa evaporação fazem com que esses índices aumentem ainda mais nas regiões de salinas. As marés são em geral baixas, com amplitudes que oscilam de 2 a 4 metros.
Apenas
o litoral maranhense registra marés altas: de 7,80 metros, em São Luís, e de
até 8,16 metros, em Itaqui. O litoral brasileiro sofre influência climática de
três correntes marítimas: a das Guianas e a Brasileira, que são quentes, e a
das Malvinas, que é fria. A corrente das Guianas banha o litoral norte, e a
Brasileira, o litoral leste. A corrente das Falklands, proveniente do polo sul,
banha pequeno trecho do litoral sul. Quanto ao relevo, o Atlântico Sul
apresenta a plataforma continental, que submerge até 200 metros, seguida de
declive abrupto, o talude continental, desnível que alcança até dois mil metros
de profundidade e vai até a região pelágica, onde surgem as bacias dorsais e
oceânicas, melhor dizendo, cordilheiras submarinas. Abaixo desse limite
inicia-se a região abissal, do oceano profundo, com mais de 2.000 metros e
menos de 6.000 metros de profundidade, fria e escura, correspondente a cerca de
75% do fundo oceânico e à região mais extensa do globo terrestre,
desenvolvendo-se, mar adentro, além da zona com fundo oceânico batial. A
largura da plataforma continental brasileira é agigantada e bastante variável.
Alcança cerca de 400 quilômetros do litoral do Pará, estreitando-se bastante no
estupendo litoral nordestino. Ela é mais larga junto à foz dos grandes rios,
onde há o acumulo de muitos depósitos de cascalho, areia e outros sedimentos.
A
Guarda Costeira (GC) é uma das duas componentes das Forças Armadas de
Cabo Verde, estando sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional. A GC tem
como missões: participar na defesa militar do país, assegurar o apoio aéreo e
naval às Forças Armadas, patrulhar o espaço aéreo e marítimo sob jurisdição
nacional, colaborar com as entidades competentes no combate à imigração
clandestina e tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, garantir a
salvaguarda da vida humana no mar, exercer as funções de autoridade marítima,
participar no sistema nacional de proteção civil, cumprir missões de
fiscalização, controlo e repressão de atividades ilícitas no mar, colaborar em
tarefas relacionadas com a proteção do meio ambiente e apoio às populações e
desempenhar outras missões de interesse público. A Guarda Costeira inclui o
Comando da Guarda Costeira, o Centro de Operações para Segurança Marítima
(COSMAR), a Esquadrilha Naval e a Esquadrilha Aérea. Apesar de fazerem
atualmente parte da Guarda Nacional, os fuzileiros podem ser colocados sob o
controle da Guarda Costeira em reforço das equipas de fiscalização no Mar. Atualmente,
os meios aéreos e navais da Guarda Costeira incluem uma unidade aérea Dornier
Do 228, um navio patrulha oceânico, quatro lanchas de fiscalização. Estão em
processo de aquisições de mais navios de patrulha oceânico e patrulhas de
fiscalização, aviões, helicópteros de busca e salvamento e lanchas (SAR).
Do
ponto de vista teórico metodológico uma concepção amplamente associada
ao conservadorismo político, retrata o desenvolvimento da modernidade, segundo
Giddens (1991), como rompendo as velhas formas de “comunidade”, em detrimento
das relações pessoais nas sociedades modernas. Este ponto de vista foi
proeminente no fim do século XIX e ainda mantem seus representantes. Assim,
Peter Berger, toma emprestada uma noção de Arnold Cohen, afirma que a esfera
privada se tornou “desinstitucionalizada”, como resultado do predomínio de
organizações burocráticas de larga escala e da influência da chamada sociedade
de massas. A esfera da vida pública, por outro lado, tornou-se “excessivamente
institucionalizada”. O resultado é que a vida pessoal se torna atenuada e
privada de pontos de referência firmes: há uma volta para dentro, para a
subjetividade humana, e o significado e a estabilidade são buscados em seu
interior. As instituições modernas são vistas como tendo assumido grandes áreas
da vida social despojando-as do conteúdo significativo que elas já tiveram. A
esfera privada é deste modo deixada enfraquecida e amorfa, mesmo
considerando-se que muitas das satisfações primordiais da vida devem ser nela
encontradas porque o mundo da “razão instrumental” de que falava Habermas é
intrinsecamente limitado em termos dos valores de que pode conceber, pois
decorre da separação de sistemas técnicos como variante desta posição.
A
questão para Anthony Giddens é: como estas mudanças afetaram as relações de
intimidade pessoal e sexual? Pois estas não são apenas simples extensões da
organização da comunidade ou do parentesco. A amizade, por exemplo,
desde Georg Simmel ou Friedrich Nietzsche, foi pouco estudada pelos sociólogos,
mesmo se considerarmos a intuição de Alain Touraine a respeito, mas ela
proporciona uma pista importante para fatores de amplo alcance que influenciam
a vida pessoal. Temos de compreender o caráter da amizade em contextos
pré-modernos precisamente em associação com a comunidade local e o parentesco.
A confiança nos amigos era frequentemente de importância central. Nas
culturas tradicionais, com a exceção parcial de algumas vizinhanças citadinas
em Estados agrários, havia uma divisão bem clara entre membros reconhecidos
como “os de dentro e os de fora ou estranhos”. As amplas arenas de interação
não hostil com outros anônimos, característica da atividade social moderna, não
existia. Nestas circunstâncias sociais, a amizade era institucionalizada e vista como meio de criar alianças mais ou menos duradouras com outros
contragrupos potencialmente hostis.
A
República Popular da China (RPC) dispõe de vários organismos de guarda
costeira, incluindo a Guarda Costeira da China, a Administração de Segurança
Marítima da China, a Vigilância Marítima da China e o Comando de Fiscalização
das Pescas da China. A Guarda Costeira da China serve como órgão de coordenação
para a busca e salvamento marítimo nas águas territoriais da RPC. Constitui o
ramo marítimo das Tropas de Segurança Pública de Fronteira, uma força
paramilitar sob tutela do Ministério da Segurança Pública. A Administração de
Segurança Marítima é um organismo do Ministério dos Transportes da República
Popular da China (RPC), responsável pelas operações de busca e salvamento. A
Vigilância Marítima da China é um organismo de polícia paramilitar da
Administração Estatal Oceânica da RPC, sendo responsável pela manutenção da lei
e da ordem nas águas territoriais, zona económica exclusiva e costas chinesas,
pela proteção do ambiente e dos recursos naturais marítimos, pelas ajudas à
navegação e pelos levantamentos hidrográficos. Em caso de emergência, pode ser
empenhada em outras missões militares como as de busca e salvamento. O Comando
de Fiscalização das Pescas é um órgão do Departamento de Gestão das Pescas do
Ministério da Agricultura da RPC. É responsável pela fiscalização do
cumprimento das leis no que concerne aos recursos pesqueiros e marítimos nas
águas territoriais e zonas económicas exclusivas da RPC. As responsabilidades
do Comando da Fiscalização das Pescas incluem a proteção das embarcações e
pessoal pescador, a resolução de disputas nas atividades piscatórias, o combate
à pesca ilegal e a proteção dos recursos marinhos.
Amizades institucionalizadas eram essencialmente formas de camaradagem, assim como ocorrem nas “fraternidades de sangue” ou dentre “companheiros de armas”. Institucionalizada ou não, a amizade era caracteristicamente baseada em valores des sinceridade e honra. A sinceridade é obviamente possível de ser uma virtude altamente valorizada em circunstâncias onde as linhas divisórias entre “amigo” e “inimigo” eram geralmente distintas e tensas. A vasta extensão de sistemas abstratos associada à modernidade transforma a natureza da amizade. Não por acaso o sociólogo inglês percebe que a amizade é com frequência um modo de reencaixe, mas ela não está diretamente envolvida nos próprios sistemas abstratos, que superam explicitamente a dependência a laços pessoais. O oposto de “amigo” discursivamente, já não é mais “inimigo”, nem mesmo “estranho”; ao invés disto é “conhecido”, “colega”, ou “alguém que não conheço”. Acompanhando esta transição, a honra é substituída pela lealdade que não tem outro apoio a não ser o afeto pessoal, e a sinceridade substituída pelo que podemos chamar de autenticidade: a exigência de que o outro seja aberto e bem intencionado.
–
“Um amigo não é alguém que sempre fala a verdade, mas alguém que protege o
bem-estar emocional do outro. O “bom amigo” – alguém cuja benevolência é
dispensável mesmo em tempos difíceis – é o substituto nos dias de hoje para o
“honorável companheiro”. Podemos relacionar esta análise de uma maneira direta
à discussão da confiança, no caso brasileiro entre Fernando Haddad, um
acadêmico, advogado e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), e o
ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva. Ipso facto Haddad foi ministro da
Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito da
cidade de São Paulo de 2013 a 2016. Embora estas conexões sociais possam
envolver “intimidade emocional”, isto não é uma condição da manutenção da
confiança pessoal. Laços pessoais institucionalizados e códigos de sinceridade
e honra informais ou informalizados fornecem estruturas de confiança. É
bastante errôneo, contudo, realçar a impessoalidade dos sistemas abstratos
contra as intimidades da vida pessoal como a maior parte das explicações
sociológicas correntes tendem a fazer hic et nunc. A vida pessoal e os
laços sociais que ela envolve estão profundamente entrelaçados com os sistemas
abstratos de mais longo alcance como ocorre com o partido político.
O termo “confiança” aflora com muita frequência na linguagem comum. Alguns sentidos do termo, embora partilhem amplas afinidades com outros usos, são de implicação relativamente desimportante. Alguém que diz: “confio que você esteja bem”, normalmente quer dizer algo mais com esta fórmula de polidez do que “espero que você esteja com boa saúde” – embora mesmo aqui “confio” tenha uma conotação algo mais forte que “espero”, implicando algo mais próximo a “espero não ter motivos para duvidar”. A atitude de crença ou crédito que entra em confiança em alguns contextos mais significativos já se encontra aqui. Quando alguém diz: “confio em que X se comportará desta maneira”, esta implicação social é mais evidente, embora não muito além do nível do “conhecimento indutivo fraco”. É reconhecido que se conta com X para produzir o comportamento em questão, dadas as circunstâncias normais apropriadas. Eles não se relacionam aos sistemas perpetuadores de confiança, mas são designações referentes aos comportamentos dos outros; o indivíduo envolvido não é requisitado a demonstrar aquela “fé” religiosa que a confiança envolve em seus significados mais profundos.
A
principal definição de “confiança” no Oxford English Dictionary é
descrita como “crença ou crédito em alguma qualidade ou atributo de uma pessoa
ou coisa, ou a verdade de uma afirmação”, e esta definição proporciona um ponto
de partida útil. “Crença” e “crédito” estão claramente ligados de alguma forma
à “fé”, da qual, seguindo Simmel, mas embora reconhecendo que a fé e confiança
são intimamente aliadas, Niklas Luhmann faz uma distinção entre as duas que é a
base de sua obra sobre confiança. A confiança, diz ele, deve ser compreendida
especificamente em relação ao risco, um termo que passa a existir apenas
no período moderno. A noção se originou com a compreensão de que resultados
inesperados podem ser uma consequência de nossas próprias atividades ou
decisões, ao invés de exprimirem significados ocultos de natureza ou intenções
inefáveis da Deidade. Mas “risco”, substitui em grande parte o que antes era
pensado como fortuna (fortuna ou destino) e torna-se separado das
cosmologias. A confiança pressupõe, segundo Giddens, consciência das
circunstâncias de risco, o que não ocorre com a crença. Tanto a confiança como
a crença se referem a expectativas que podem ser frustradas ou desencorajadas.
A crença, como Luhmann a emprega, se refere a uma atitude mais ou menos tida
como cera de que as coisas similares permanecerão estáveis.
Quando
se trata da questão de confiança, o indivíduo considera conscientemente
as alternativas para seguir um curso específico de ação. Alguém que compra um
carro usado, ao invés de um novo, arrisca-se a adquirir uma dor de cabeça. Ele
ou ela deposita confiança na pessoa do vendedor ou na reputação da firma para
tentar evitar que isto ocorra. Deste modo, um indivíduo que não considera
alternativas está numa situação de crença, enquanto alguém que reconhece essas
alternativas e tenta calcular os riscos assim reconhecidos, engaja-se em
confiança. Numa situação de crença, uma pessoa reage ao despontamento culpando
outros, em circunstâncias de confiança ela ou ele deve assumir parcialmente a
responsabilidade e pode se arrepender de ter depositado confiança em alguém ou
algo. A distinção entre confiança e crença depende de a possibilidade de
frustração ser influenciada pelo próprio comportamento prévio da pessoa e,
portanto, de uma discriminação correlata entre risco e perigo. Isto é, Luhmann
alega a possibilidade de separar risco e perigo deve derivar de características
sociais da modernidade. Ela surge, essencialmente, de uma compreensão do
fato de que a maioria das contingências que afetam a atividade humana são
humanamente criadas, “e não meramente dadas por Deus ou pela natureza”. A abordagem sociológica é importante e dirige
nossa atenção para várias discriminações conceituais que deve ser feita na
compreensão da confiança.
O
que indica isto em termos de confiança pessoal? A resposta a esta
questão segundo Giddens, é fundamental para a transformação da intimidade no
século XX. A confiança em pessoas não é enfocada por conexões personalizadas no
interior da comunidade local e das redes de parentesco. A confiança pessoal
torna-se um projeto, a ser “trabalhado” pelas partes envolvidas, e
requer a abertura do indivíduo para o outro. Onde ela não pode ser
controlada por códigos normativos fixos, a confiança tem que ser ganha,
e o meio de fazê-lo consiste em abertura e cordialidade demonstráveis. Nossa
preocupação peculiar com “relacionamentos”, no sentido em que a palavra é agora
tomada, é expressiva deste fenômeno. Relacionamentos são laços baseados em
confiança, onde a confiança não é pré-dada, mas trabalhada, e onde o trabalho
envolvido significa um processo mútuo de autorrevelação. A confiança pessoal,
por conseguinte, tem que ser estabelecida através do processo de
autoquestionamento: a descoberta de si torna-se um projeto diretamente
envolvido com a reflexividade na modernidade sociológica. Nas palavras de
Christopher Lasch: - conforme o mundo vai assumindo um aspecto cada vez mais
ameaçador, a vida torna-se interminável busca de bem-estar através de
exercícios, dietas, drogas, regimes espirituais de vários tipos, autoajuda
psíquica e psiquiatria.
Os
benefícios do exercício, ou da dieta, não são descobertas pessoais, mas
vêm da recepção por parte do leigo, do conhecimento perito no apelo da terapia
ou da psiquiatria. Os regimes espirituais podem ser um conjunto eclético, mas
incluem religiões e cultos de várias partes do mundo. Para Giddens, a
transformação da intimidade envolve as seguintes questões: 1. Uma relação
intrínseca entre as tendências globalizantes da modernidade e eventos
localizados na vida cotidiana – uma conexão dialética, complicada, entre o
“extensional” e o “intencional”. 2. A
construção do eu como um projeto reflexivo, uma parte elementar da
reflexividade da modernidade, um indivíduo deve achar sua identidade entre as
estratégias e opções fornecidas pelos sistemas abstratos. 3. Um impulso para a
autorrealização, fundamentado na confiança básica, que em contextos
personalizados só pode ser estabelecida por uma “abertura” do eu para o outro. 4.
A formação dos laços pessoais e eróticos como “relacionamentos”, orientados pela
mutualidade de autorrevelação. 5. Uma preocupação com a autossatisfação,
que não é apenas uma defesa narcisista contra um mundo externo ameaçador, sobre
os quais os indivíduos têm pouco controle, mas também em parte uma apropriação
positiva de circunstâncias nas quais as influências globalizadas invadem a vida
cotidiana.
A
segunda questão abordada sociologicamente se coloca da seguinte forma: como
poderíamos procurar analisar o “aspecto ameaçador” do mundo do qual fala Lasch?
Para fazê-lo é preciso olhar mais detalhadamente para o perfil do risco
específico à modernidade, que pode ser delineado da seguinte forma: 1. Globalização
do risco no sentido de intensidade: por exemplo, a guerra nuclear
pode ameaçar a sobrevivência da humanidade. 2. Globalização do risco no
sentido de expansão da quantidade de eventos contingentes que afetam todos ou
ao menos grande quantidade de pessoas do planeta: por exemplo, mudanças da
divisão do trabalho. 3. Risco derivado do meio ambiente criado, ou natureza
socializada: a infusão de
conhecimento humano no meio ambiente material. 4. O desenvolvimento de riscos
ambientais institucionalizados afetando as possibilidades de vida de
milhões: por exemplo, mercado de investimentos. 5. Consciência de risco como
risco: as “lacunas de conhecimento” nos riscos não podem ser convertidas em
“certezas” pelo conhecimento religioso ou mágico. 6. A consciência bem
distribuída do risco: muitos dos
perigos que enfrentamos coletivamente são conhecidos pelo grande público. 7. Consciência
das limitações da perícia: nenhum sistema perito pode ser inteiramente
perito em termos das consequências da adoção de princípios peritos.
Se,
por um lado, os mecanismos de desencaixe proporcionaram grandes áreas de
segurança no mundo de hoje, o novo elenco de riscos que por ali foram trazidos à
vida é realmente formidável. O que o autor chamou de “intensidade do risco” é
certamente o elemento básico no “aspecto ameaçador” das circunstâncias em que
vivemos. A possibilidade concreta de guerra nuclear, calamidade ecológica,
explosão populacional incontrolável, colapso do câmbio econômico global, e outras
catástrofes globais potenciais, fornecem um horizonte inquietante de perigos externos
para todos. A intensidade global de certos tipos de risco transcende todos os
diferenciais sociais e econômicos. O risco diferencial – em relação, por exemplo,
a níveis de nutrição e suscetibilidade a moléstias – é uma grande parte do que
realmente é tido como “privilégio” e “despossessão”. A guerra nuclear é
potencialmente o mais imediato e catastrófico de todos os perigos
globais correntes. Desde o início da década de 1980, reconhece-se que os
efeitos climáticos de confronto nuclear bastante limitado poderiam ter um
grande alcance. A detonação de um pequeno número de ogivas poderia produzir
danos ambientais irreversíveis que poriam em perigo a vida de todas as espécies
animais mais complexas. O limiar para a ocorrência de um “inverno nuclear” foi
calculado entre 500 e 2.000 ogivas – menos de dez por cento do total possuído
pelas nações nucleares.
A
segunda categoria de riscos globalizados se refere à extensão planetária
dos ambientes de risco, ao invés de uma intensificação dos riscos. Todos os
mecanismos de desencaixe tiram as coisas das mãos de quaisquer indivíduos ou
grupos específicos, e quanto mais esses mecanismos forem de escopo global, mais
tendem a ser assim. A despeito dos altos níveis de segurança que os mecanismos
globalizados podem propiciar, o outro lado da moeda é que novos riscos
surgiram: recursos ou serviços já não estão mais sob controle legal e não
podem, portanto, ser localmente reordenados no sentido de irem ao encontro de
contingências inesperadas, e há o risco de que o mecanismo como um todo possa
emperrar, afetando assim a todos que comumente fazem uso dele. Desta forma,
alguém que tenha aquecimento central a óleo e nenhuma lareira é particularmente
vulnerável a mudança no preço do óleo. Em circunstâncias como a “crise do
petróleo” de 1973, produzida como resultado das ações do cartel da Organização
dos Países Exportadores de Petróleo, todos os consumidores de produtos do
petróleo foram afetados. Sociologicamente
é uma organização intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de setembro de
1960 em Bagdá pelos cinco membros fundadores: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia
Saudita e Venezuela, com sede desde 1965 em Viena, na Áustria.
O
nacionalismo representa uma importante tese de natureza ideológica surgida historicamente
após a revolução francesa. Em sentido estrito, consubstanciaria um sentimento
de valorização marcado pela proximidade e identificação com uma nação. Costuma
diferenciar-se do ideário do patriotismo devido à sua definição mais estreita.
Ipso facto, entendemos que o patriotismo é considerado mais uma manifestação
amorosa aos símbolos do Estado, inclusiva ao Hino Nacional e a Bandeira, suas
instituições e/ou representantes. O nacionalismo apresenta uma definição
política, sobretudo da preservação da nação enquanto entidade, por vezes
na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo
nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição
identitária ou transformação. O historiador inglês John Dalberg- Acton (1834-1902), afirma que o
patriotismo se prende com os deveres que temos com a comunidade
política, enquanto que o nacionalismo está ligado à etnia. Foram diversos movimentos sociais de espectro político-ideológico que se
apropriam do nacionalismo, como elemento programático, como forma de
propaganda.
Nomeadamente
nos finais do século XIX em Portugal contra o “iberismo”. Ipso facto no
século XX historicamente o nacionalismo permeou movimentos radicais de caráter autoritário/totalitário
com o ideário em torno do fascismo, o nacional-socialismo na Alemanha, o
saudosismo e o integralismo no Brasil e em Portugal, guardadas as proporções,
durante o Estado Novo no Brasil (1937-1945), analogamente à formação autoritária do Estado Novo em
Portugal. A categoria Estado Novo representa o regime político autoritário,
autocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos
sem interrupção, desde a aprovação da Constituição de 1933 até o fim pela
revolução de 25 de abril de 1974. A designação oficial da ditadura de Estado
Novo, criada, sobretudo por razões ideológicas e propagandísticas, serviu para
assinalar a entrada num novo período político aberto pela chamada revolução de
28 de maio de 1926 que ficou marcado por uma concessão presidencialista,
autoritária e antiparlamentar através do Estado. Neste sentido, o Estado Novo
encerrou o liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a
Primeira República, como também a experiência do Constitucionalismo monárquico.
Independentemente do modo como o regime de Salazar se via a si próprio, a questão gira em torno de saber em que características, essenciais ou secundárias, o Estado Novo diferiu do padrão fascista: existência ou não de movimento de massas, papel do partido único, estrutura, lugar e papel dos sindicatos classistas e corporações no Estado, características e estilo de governação do chefe carismático, grau de autonomia do poder judicial, liberdades públicas, nível de repressão das oposições políticas, independência da Igreja Católica. Nos pontos citados, com efeito, há diferenças e semelhanças entre o Estado Novo e a dimensão política efetiva do fascismo: há diferenças flagrantes no papel atribuído ao movimento de massas e no estilo autoritário de governação do chefe; há semelhanças muito vincadas no papel e função do partido único e no lugar praticado dos sindicatos e das corporações tanto quanto na estrutura em torno do Estado, assim como no cercear das liberdades públicas e no nível de repressão das oposições políticas. Na década de 1970, as restrições políticas de reserva mercado econômico na produção de petróleo levaram a um aumento dramático nos preços e na receita e riqueza da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), com consequências duradouras e de longo alcance histórico para a economia global.
Na década de 1980, começou per se a estabelecer metas de produção para seus países membros; geralmente, quando as metas são reduzidas, os preços do petróleo aumentam. A progressão é aritmética onde a diferença entre dois termos consecutivos e sempre a mesma. A gasolina é um derivado de petróleo, ipso facto seu preço está diretamente condicionado ao da commodity. Se o preço do petróleo aumenta, o da gasolina também aumenta. Isso ocorreu nas decisões ocorridas de 2008 e 2016 da organização de reduzir o excesso de oferta. Em setembro de 2018, os então 14 países membros representavam 44% da produção global de petróleo e 81,5% das reservas de petróleo “comprovadas” do mundo, dando à organização uma grande influência nos preços globais de petróleo, previamente determinados pelos chamados agrupamento “Sete Irmãs” de empresas multinacionais de petróleo. A missão declarada da organização é “coordenar e unificar as políticas de petróleo de seus países membros e garantir a estabilização dos mercados de petróleo, a fim de garantir um fornecimento eficiente, econômico e regular deste recurso aos consumidores, uma renda estável aos produtores e um retorno justo de capital para aqueles que investem na indústria petrolífera”. Sua formação marcou um ponto decisivo para a normalização histórica sobre a soberania nacional, sobre os recursos naturais e as decisões políticas da organização que passaram a desempenhar um papel de destaque no mercado global de petróleo e nas relações econômicas e políticas internacionais.
Bibliografia Geral Consultada.
ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte. São Paulo: Cortez Editor, 2005; TILL, Geoffrey, El Poder Marítimo: Una Guia para el Siglo XXI. Buenos Aires: Instituto de Publicaciones Navales, 2007; ALMEIDA, Silvia Capanema Pereira, “Nous, Marins, Citoyens Brésiliens et Republicains”: Identités, Modernité et Memoire de la Revolte dês Matelots de 1910. Tese de Doutorado em História. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 2009; MARX, Karl, Contribuição à Crítica da Economia Política. 4ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011; FOUCAULT, Michel, Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. 42ª edição. Petrópolis (RJ): Editoras Vozes, 2014; PIÑON, Charles Pacheco, A Liberdade de Navegação e as Medidas de Restrição e Controle do Tráfego Marítimo na Proteção de Infraestruturas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos. Rio de Janeiro: Marinha do Brasil: Escola de Guerra Naval, 2016; ARÉVALO, Jorge Luis Sánchez, Análise Econômica das Relações entre Brasil e Peru: Evidências da Rodovia Interoceânica sobre Integração. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2017; MATOS, Eder Ludovico de, A Busca Boliviana pelo Acesso Soberano ao Mar. As Vertentes Marítima e Continental em Torno do Conflito entre Chile e Bolívia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. Marília: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2017; CUNHA, Ricardo Borges da, O Estado e o seu Papel na Indústria Naval Brasileira: Uma Análise das Ações dos Atores Políticos Territoriais e as Dinâmicas para o Polo Naval Offshore de Rio Grande. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020; POTY, Italo Barreto, Os Estados Unidos e a China: Competição Geopolítica e Crise da Ordem Liberal Internacional (2009-2020). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional. Instituto de Economia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022; GUIMARÃES, Matheus Silveira, Dos Escravos que Vão por Mar e por Terra: O Comércio Atlântico de Escravos para as Capitanias do Norte e sua Dinâmica Interna (1654-1760). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2022; entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário